Como fazer amigos e influenciar pessoas

Como fazer amigos e influenciar pessoas Dale Carnegie

Resenhas - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Victorgelado 12/04/2024

Amigo, estou aqui!
Gostei bastante do livro, conciso, objetivo e agradável. É repleto de histórias bem interessantes(reais) que você pode buscar depois caso tenha interesse. Já li algumas resenhas e avaliações associando este livro a um de manipulação como "As Leis" de Robert Greene, mas eu discordo. Claro, você pode usar o conhecimento para influenciar tomadas de decisão, porém, "manipulação" seria uma extrapolação muito grande do conteúdo e objetivo da obra.
Além de poder ser usado como um "manual de como fazer amigos", pode ser usado também como um "manual de como se portar em público" ou, pelo menos, um de como não irritar alguém, o que já ajuda causar uma boa primeira impressão (que de acordo com o ditado, é a que fica).
Tendo em vista que Dale Carnegie -com o passar de sua vida foi se tornando um palestrante e o que viriamos a chamar hoje de "coach"-, não me surpreende o uso desse livro no meio empresárial; em alguns lugares sendo quase que "obrigatória sua leitura" em determinadas companhias e determinados cargos...

Veredito:Leia.

Mary 11/04/2024

É um livro MUITO bom pra refletir sobre como não é difícil agir de uma forma que seja boa pra outra pessoa e não ficar no egoísmo e egocentrismo de sempre falar de si mesmo e do que a gente quer, os interesses dos outros também são importantes, pq as pessoas não vão se interessar no que você fala se você não se interessar pelo que elas querer falar. Essa foi a maior reflexão que tirei desse livro, mas cada um dos princípios faz sentido.
Único ponto negativo pra mim foi o excesso de exemplos de alunos e históricos, poderia ser algo mais direto o livro, os exemplos me pareceram muito encher linguiça as vezes.

Janilson10 10/04/2024

Eu amei
Eu amei. Vamos ser amigos ?? Kkkk
Gente, sério esse livro é surreal ghhshshshshshsjsjsjsjhshshsusjsjsjsj

Evelise12 09/04/2024

Um dos melhores livros, até aqui, sobre a relação humana e a melhor forma de lidar com pessoas. Um dia terá rejeitará, talvez. Ganhou meu coração!

Bethania.Rodrigues 05/04/2024

Como fazer amigos e influenciar pessoas
Gostei muito do livro, ele vem trazendo suas experiências nas suas aula .
O bacana é que todas as coisas que ele traz é experiência vividas dos seus alunos.

Patric A. 03/04/2024

Ótimo Livro
Essa foi umas das leituras mais proveitosas até o momento no ano, leitura leve bem explicativo conceitos fáceis de entender e podem ajudar bastante no seu desenvolvimento;

Pretendo aplicar os passos a passos no meu dia a dia, embora algumas coisa sejam difíceis acredito que é um boa abordagem para alcançar os resultados necessários!

Hanelore 03/04/2024

Negócios, negócios... amigos à parte
Sempre que vou ler esse tipo de livro (o que só acontece de eu ganho de presente), entro com poucas expectativas. A ideia de que existe uma fórmula para as relações humanas não me convence muito bom.

O livro é mais interessante do que achei que seria, escrita é agradável e a leitura flui bem. As lições começam um tanto básicas, mas depois vão ganhando complexidade.

O que eu mais gostei foi que o livro foca em entender o outro e não diretamente persuadir as pessoas a fazer o que queremos, mas vale deixar claro, não é sobre fazer amigos, apenas negócios.

Gustavo 02/04/2024

Um livro superestimado mas que tem boas ideias
Conheço esse título a mais de uma década, mas só embarquei na leitura em pleno 2024.
Títulos considerados de desenvolvimento pessoal (ou auto-ajuda, como preferir) tem um quê de fórmula pronta para a vida e não são exatamente aquilo que estimo em literatura se forma geral.
Entretanto, resolvi ler esse para poder entender mais sobre o que se tratava realmente o conteúdo.
Pois bem. Dele Carnegie possui uma excelente ideia na década de 1930 mas que para os dias atuais com tantas mudanças nas relações e interações humanas, acredito que ficou superestimado as ideias propostas nesse livro.
Ainda ressalto que, mesmo informado que todos os profissionais poderiam agregar boa parte das ideias aqui apresentadas, nota-se pela leitura que há um direcionamento para o mundo dos negócios, em especial, para aqueles que residem nos Estados Unidos e que possuem uma cultura completamente diversa da brasileira.
Portanto, como um livro, tem o seu valor, mas fica bem aquém do que muitos consideram como um livro indispensável, afinal mesmo com avisos que houve atualizações, algumas ideias propostas são incondizentes com certos ambientes laborais.

Lissa.Araujo 02/04/2024

Diferente do que eu esperava
Eu acreditava que esse livro seria mais didático talvez.
Ele traz princípios interessantes sobre como lidar com as pessoas de uma forma mais agradável e que pode ajudar para que elas colaborem com você.
Por ser um livro tão recomendado achei que seria mais agradável de ler, mas achei muito cansativo o uso excessivo de exemplos e casos de outras pessoas que utilizaram o princípio citado.
Além disso apenas reforçou para mim que pessoas que tem uma facilidade em ser sociável e é boa em convencer as demais, costuma ser falsa e manipuladora.
Então no fim não me ajudou muito com o que eu gostaria que era aprender a interagir melhor e tentar mudar minha personalidade antissocial

Paula 02/04/2024

Eu não gostei muito da leitura achei um pouco cansativa, mas o livro é meio que aprendemos a lhe da com as situações do cotidiano sobre apontamentos de erros, julgamentos, posições de fala etc.
É muito sobre como não ter uma comunicação e convivencia agradável evitando atritos.

ATHOS 01/04/2024

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas: Um Clássico Atemporal
Em um mundo cada vez mais conectado, onde as relações interpessoais são cruciais para o sucesso, "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" de Dale Carnegie surge como um guia atemporal e prático para navegar pelas nuances das interações humanas.

**Um Mergulho na Psique Humana:**

Carnegie não se limita a oferecer dicas superficiais, mas sim tece uma análise profunda da psique humana, revelando os desejos e motivações que impulsionam nossas ações. Através de exemplos vívidos e histórias inspiradoras, ele nos guia por uma jornada de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades interpessoais.

**Princípios Atuais e Adaptáveis:**

Os princípios abordados no livro, como o interesse genuíno no outro, a valorização do nome das pessoas e a arte de escutar ativamente, transcendem o tempo e se aplicam a qualquer contexto social. Seja no ambiente profissional, em relacionamentos pessoais ou em situações de liderança, as ferramentas oferecidas por Carnegie são valiosas para construir pontes e alcançar resultados positivos.

**Um Leitor Cativado:**

A escrita de Carnegie é envolvente e cativante, conduzindo o leitor por uma leitura fluida e agradável. Sua linguagem acessível e exemplos práticos facilitam a assimilação dos conceitos e permitem a aplicação imediata na vida cotidiana.

**Um Legado Inestimável:**

"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" transcende o gênero de autoajuda, tornando-se um manual essencial para qualquer pessoa que busca aprimorar suas habilidades sociais e construir relações sólidas e duradouras. Através de sua sabedoria atemporal, Dale Carnegie nos presenteia com um legado inestimável que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de milhões de pessoas ao redor do mundo.

**Recomendação Entusiasta:**

Recomendo enfaticamente este livro a todos que desejam navegar com sucesso pelas complexas relações interpessoais da vida moderna. "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" é um investimento que trará benefícios duradouros para qualquer área da sua vida.

**Pontos Positivos:**

* Abordagem profunda da psique humana
* Princípios atemporais e adaptáveis
* Escrita envolvente e cativante
* Exemplos práticos e aplicáveis

**Pontos Negativos:**

* Alguns podem achar a linguagem um pouco antiquada
* Exemplos históricos podem não se conectar com todos os leitores

**Conclusão:**

"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" é um clássico atemporal que oferece ferramentas valiosas para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a construção de relações sólidas. A leitura deste livro é uma oportunidade única para aprimorar sua comunicação, conquistar a simpatia dos outros e alcançar o sucesso em todas as áreas da vida.

Camila.Guntzel 01/04/2024

Necessário, relevante, atemporal
De início, mesmo com muitas indicações deste livro, não queria lê-lo por achar o título bastante apelativo. Iniciei a leitura com os dois pés atrás e fui cativada nos primeiros princípios. O livro traz consigo características inatas do ser humano que por vezes ignoramos e deixamos de utilizá-las tanto para benefício da comunicação nas relações, mas também satisfação pessoal de quem recebe este tipo de tratativa.

Incrível, clássico e certamente a partir de agora, minha leitura eterna de cabeceira, para ser retomado sempre!

raphael_ras 30/03/2024

Sorte de quem ler esse livro
Terminei a leitura do livro hoje e posso dizer que foi um dos melhores livros que já li.
É um livro escrito há um século atrás e ainda assim é muito atual.
Como fazer amigos e influenciar pessoas é um manual com histórias reais de como crescer sua rede de amigos, sua empresa e seu potencial humano.
Juju e Jojo 30/03/2024minha estante
????????

Marcelo1339 29/03/2024

Reflexões e Nuances em "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas"
"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" de Dale Carnegie, publicado em 1936, transcende o tempo como um guia prático para navegar no complexo mundo das relações interpessoais. Mais do que um manual de técnicas, o livro convida a uma jornada de autoconhecimento e aperfeiçoamento das habilidades sociais, essenciais para o sucesso em diversas áreas da vida. Quando falamos de liderança, é fundamental que um líder tenha habilidades desenvolvidas de sua principal ferramenta de trabalho: A comunicação. Liderar é comunicar, criar e orientar sentido e conquistar as pessoas e a obra de Carnegie desafia o tempo se mantendo atual, mesmo quase 100 anos após sua primeira publicação.

Desvendando os Pilares da Comunicação Eficaz

Carnegie destaca a importância da escuta ativa como base para a comunicação eficaz. Essa habilidade, em contraste com a mera audição passiva, exige atenção genuína ao outro, demonstração de interesse e empatia. É através da escuta ativa que se constrói a confiança e o respeito mútuo, pilares de relacionamentos sólidos e duradouros. As pessoas têm necessidade de poder, necessidade de sentir-se importante e ouvir de forma interessada, ativa, é um dos caminhos para gerar essa percepção de valorização, além de abastecer um banco de dados que será fundamental para a manutenção desta relação e até mesmo no estabelecimento de novas conexões associadas.

O autor também enfatiza a importância da linguagem positiva. Palavras carregam o poder de construir ou destruir pontes entre as pessoas. Optar por uma linguagem encorajadora, elogiosa e focada nas qualidades do outro contribui para um ambiente positivo e receptivo. Vale ressaltar que existe uma linha tênue entre a simpatia e a manipulação. Usar uma linguagem positiva é, de fato, algo que alavanca os relacionamentos e gera um movimento positivo, porém, evitar as críticas e os conflitos respeitosos e sadios pode prejudicar o desenvolvimento e impactar o desempenho do liderado, principalmente quando saímos das relações meramente comerciais entre compradores e fornecedores e entramos nas relações diárias entre líderes e liderados. É fundamental ter uma linguagem positiva, mas é impossível se eximir da responsabilidade de líder de gerar evolução no liderado. Dar retorno transparente, individual e constante gera não só a evolução, traz à reboque respeito e admiração.

A Força Transformadora da Empatia

Carnegie reconhece a empatia como a chave para compreender e conectar-se com o outro. Ao colocar-se no lugar do outro, é possível enxergar o mundo sob sua perspectiva, reconhecendo suas necessidades, sentimentos e motivações. Essa habilidade, essencial para a resolução de conflitos e a construção de relacionamentos harmoniosos, torna-se ainda mais crucial em um mundo cada vez mais individualista, distante e frio. Hoje é normal observar que as pessoas não assistam vídeos maiores que 5 minutos no “youtube”. Tudo é muito personalizado, individualizado, as famílias possuem cada vez menos filhos, compartilhar passou a ser algo cada vez mais raro. Com o advento da pandemia do COVID 19 popularizaram-se as reuniões virtuais e o afastamento das pessoas, cada um vive em seu mundo e os contatos exteriores, a visão do outro, é cada vez mais distante da minha realidade. Criar conexão e ser de fato empático neste novo tempo talvez seja um dos maiores desafios da próxima geração de lideranças.

O Equilíbrio entre Otimismo e Realismo

O autor acredita na bondade inerente do ser humano e no poder do reconhecimento e da valorização para despertar o melhor em cada indivíduo. Essa visão, embora inspiradora, pode ser considerada idealista por alguns, especialmente diante das realidades complexas e desafiadoras do mundo contemporâneo.

É importante reconhecer que, embora a busca pelo lado positivo das pessoas seja louvável, a visão de Carnegie não ignora as falhas e sombras da natureza humana. O livro oferece ferramentas para lidar com diferentes tipos de pessoas e situações, sempre buscando o equilíbrio entre o otimismo e o realismo. Não é possível alienar-se e resumir a complexidade humana em uma bondade infinita. Faz-se necessária uma critica profunda dos relacionamento, e na priorização destes, a fim de evitar-se o sofrimento de viver em um mundo idealizado, mas é fundamental contrapor essa visão para não excluir. O líder é aquele que extrai o que há de melhor de cada um, fazendo a moderação moral do meio comum para o alcance dos objetivos estabelecidos, mas é necessário lembrar que o líder não é um mago, alguém que transformará todos que encontrar pelo caminho. A arte de liderar é o constante balanço entre buscar e deixar no momento adequado.

O Poder e a Responsabilidade da Sugestão

Carnegie apresenta o conceito de sugestão como uma ferramenta para influenciar o comportamento dos outros. Através da comunicação persuasiva e da plantação de ideias positivas na mente das pessoas, é possível guiá-las de forma sutil e eficaz.

No entanto, é crucial reconhecer a responsabilidade ética que acompanha essa técnica. A manipulação, disfarçada de sugestão, pode ser prejudicial e comprometer a confiança e a autenticidade nas relações. Saber identificar e respeitar os valores morais individuais nos auxiliará a manter erguidas pontes criadas. Entender o outro e criar sentido entre as crenças deste e o que precisa ser executado sem negociar valores não pode sair de nossas mentes. É fundamental utilizar essa ferramenta com discernimento e respeito à autonomia do outro.

Ampliando a Perspectiva: Diálogos com Outros Autores

Para aprofundar a análise de "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", é enriquecedor dialogar com outros autores que se debruçaram sobre as relações interpessoais.

1. Erich Fromm e o Amor como Alicerce das Relações

Em seu livro "A Arte de Amar", Erich Fromm propõe uma visão do amor que vai além do romantismo, definindo-o como uma habilidade que se aprende e se desenvolve. Fromm distingue cinco tipos de amor: fraternal, materno, erótico, de si mesmo e a Deus.

Ao analisar a obra de Carnegie à luz da perspectiva de Fromm, é possível observar que o autor americano se concentra principalmente no amor fraternal, que se manifesta na amizade e no companheirismo. No entanto, a visão de Fromm nos convida a considerar a importância dos outros tipos de amor na construção de relações interpessoais saudáveis e completas. Essas visões complementares são fundamentais no que tange a construção de relações densas, genuínas e duradouras. Provoco o leitor a pensar em qual tipo de líder ele procura ser e também refletir em qual o limite de envolvimento que deve ser buscado.

2. Robert B. Cialdini e os Princípios da Persuasão

Em seu livro "As Armas da Persuasão", Robert B. Cialdini explora seis princípios psicológicos que influenciam o comportamento humano e podem ser utilizados para persuadir de forma ética e eficaz.

Ao comparar as técnicas de Carnegie com os princípios de Cialdini, encontramos pontos em comum, como a importância da reciprocidade, da prova social e da apreciação. No entanto, Cialdini oferece uma análise mais profunda dos mecanismos da persuasão, fornecendo ferramentas para identificar e evitar táticas manipuladoras. Em minha visão, a obra de Cialdini é um complemento necessário à visão de Carnegie, principalmente quando estamos falando de relações de longo prazo, que ultrapassarão as protocolares reuniões comerciais e encontros esporádicos. É no convívio diário que o Lider faz a diferença, e nesta mesma rotina diária ele, assim como avalia, é avaliado, medido e admirado ou não.

Reflexões e Estímulos: Um Manual Fundamental, mas não Exclusivo

Esta obra de Dale Carnegie é uma leitura indispensável para quem deseja aprimorar suas habilidades interpessoais e fortalecer vínculos mais consistentes e positivos. Ela proporciona perspectivas valiosas sobre a comunicação eficaz, a relevância da empatia e o impacto da sugestão.

Contudo, é crucial reconhecer que o livro não se trata de uma solução milagrosa para o sucesso. As estratégias apresentadas por Carnegie são instrumentos que requerem discernimento e adaptação a diferentes circunstâncias e contextos.

Um Convite à Reflexão:

Acima de tudo, "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" convida-nos à reflexão sobre o que significa ser um comunicador eficaz, um amigo genuíno e um líder inspirador. Ao absorvermos as lições do livro e aplicá-las em nossa vida cotidiana, podemos nutrir relacionamentos mais saudáveis, alcançar sucesso pessoal e profissional, e contribuir para um mundo mais positivo e interligado. Devemos sempre lembrar que ser líder é servir, assumir compromissos e ocupar espaços e o primeiro passo para essa caminhada é uma comunicação eficaz e inspiradora.