Não me dê flores!

Não me dê flores! C. Caraciolo

Resenhas - Não me dê flores!

Bela 21/04/2020

O livro é bom, mas não sei se realizei a leitura em um mal momento. O que acontece é que ele não me prendeu, não daquele jeito que a gente deseja viver o livro e quer ler a todo momento. Acho que faltou aquela magia no romance entre os personagens, não foi convincente para mim e acabei arrastando um pouquinho para finalizar a leitura!
Beatriz 21/05/2020minha estante
eu achei a msm coisa, acho q os personagens são bons mas n teve um nom desenvolvimento

Iza 23/06/2020minha estante
Vocês leram o livro fisico, meninas? To com dificuldade de encontrá-lo para compra.

A.Maia 30/09/2018

Não Me Dê Flores
A definição para todo o enredo do livro é: uma incrível comédia romântica! Tom é aquele típico cara que exala charme. Enquanto Júlia é uma mulher forte e só deseja concluir seus estudos e voltar para o Brasil. O casal é extremamente maduro, os dois estão cursando doutorado.

O cenário da história é os EUA, mas a personagem principal é brasileira. Gostei muito da preocupação da autora em mostrar a cultura diferente entre os países. Como, às vezes, isso pode interferir na forma de comunicação, mesmo quando acontece no mesmo idioma. Encontrei um leve tom clichê e várias mensagens nas entrelinhas. Pontos importantes são abordados, sutilmente, em meio a ficção, como o fato de que existe certo preconceito com estrangeiros.

A narrativa em primeira pessoa, por parte dos dois personagens, traz o que cada um pensa sobre o outro, além de ser possível sentir a sincronia de pensamentos dos dois. Leitura leve e extremamente divertida, me fez rir em vários momentos. Um livro que me fez acreditar no amor novamente!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Yasmin 25/09/2020

Resolvi ler pq a principal é quimica como eu, mas que decisão errada, o livro é sem graça, não tem nada que prenda e a Julia é bem chatinha. Como eu consegui terminar de ler eu não sei.

Mariana 16/03/2021

É legalzinho
Um romance gostosinho e leve, não fica naquela chateação toda na hora de resolver o problema que aparece lá pro final. A única coisa que me incomodou é na forma como a Júlia ou qualquer outro personagem falavam de Kate e Cindy. (Tudo bem, a gente já entendeu que elas são lésbicas, não precisa ficar falando a todo momento pois acaba soando forçado demais.)

Carla.Maria 08/08/2020

Ótimo livro!
Um livro de romance perfeito para esquentar o coração. Achei a escrita muito boa e nada maçante!

Ellen358 03/08/2020

Não é que seja um livro ruim, mas tem muito diálogo irrealista, a personagem principalmente me parece forçada demais e a reviravolta foi fraca e desproporcional ao que aconteceu, enfim, achei fraco.

Duda Razzera 17/07/2018

Uma comédia romântica que explora a questão do pré-julgamento
Li esse livro esse mês e eu AMEI a história. Achei muito bem escrita, adorei a protagonista ser mulher, negra, empoderada e super inteligente. Afinal, precisamos de mais diversidade na literatura! E eu ainda não conhecia o trabalho da C. Caraciolo e fiquei bem impressionada com a sua escrita.

Sinopse: Tom é um ex-jogador de futebol americano acostumado com a presença de “alpinistas sociais”. Ele, inclusive, conhece cada tipo possível de mulheres interesseiras, da boa moça até a marrenta, passando pela falsa nerd, o tipo mais comum na universidade onde conclui seu doutorado, a Caltech.

Júlia é uma mulher que simplesmente não liga a mínima. Dona de uma língua afiada, olhos que não perdem nada e um filtro que funciona só quando quer, ela não está nem um pouco interessada naquele ricaço metido a besta. Júlia somente deseja terminar seus estudos e voltar para o Brasil, antes que enlouqueça em solo norte-americano.

Tudo segue normalmente, até que em um encontro nada oportuno, Tom rapidamente classifica Júlia como mais uma das mulheres que querem um pedaço de sua fortuna, enquanto Júlia vê na sua frente apenas mais um homem arrogante e preconceituoso que quer um pedaço... bem... dela.
O que nenhum dos dois imagina é que há muito mais por trás do que as aparências mostram e que, sim, a paixão pode surgir mesmo entre duas pessoas tão diferentes. Não seria a primeira vez, certo?

A escrita de C. Caraciolo
O nome da autora é, na verdade, Clara Cacaciolo Taveira, se você a quiser encontra pelo facebook. Ela é escritora, revisora, blogueira e mais um monte de coisas (pelo que pude pesquisar HAHAHA) e tem vários outros livros que parecem super bacanas e já me deu vontade de ler.

Apesar do livro não se passar no Brasil, eu gostei muito do enrendo e ficou bem coerente o motivo da personagem estar nos Estados Unidos. Por que eu digo isso? Porque às vezes escrevemos histórias com background norte-americano porque é o que mais consumimos e está à nossa disposição, mas é muito legal ver quando livros se passam no Brasil, com a nossa cultura. Mas, Clara não deixa a desejar nesse ponto, mostrando a cultura brasileira e desmistificando um pouco de como são as coisas aqui no Brasil para um norte-americano jogador de futebol.

"Não me dê flores!" é uma comédia romântica com uma pitada de MUITO MAIS
Gostei muito dos personagens, da dinâmica entre eles e como uma comédia romântica pode explorar a questão do pré-julgamento. Como pensamos que conhecemos uma pessoa só por causa da profissão que ela tem, da cor de pele, da blusa que ela usa, enfim. Estamos sendo julgando as pessoas, às vezes, sem perceber. É algo automático e precisamos mudar isso.

A mensagem de Não me dê flores
Para mim, ficou claro que a mensagem a ser passada é que precisamos nos despir de nossos julgamentos se queremos entrar de cabeça no amor. Mas, não só isso, se queremos realmente ser pessoas diferentes, que pensam diferente e que fazem a diferença. Assim como a personagem Júlia quer.

E a química entre ela e Tom é perfeita. Adorei a insistência dele, a "marrentice" dela e algumas explicações sobre as "taxas" que nós, latinos, temos que pagar no exterior - preconceitos e julgamentos implícitos, e que mulher tem que pagar, e que negros tem que pagar. O desprendimento e ao mesmo tempo intensidade da personagem nos fazem querer ser amiga dela, saber mais do que ela gosta, o que ela lê e o que come. HAHAHA

Eu recomendo a leitura. E já quero conhecer mais da autora. Vocês já conheciam? Contem para mim! Estou curiosa para saber a opinião de vocês!

site: https://www.burnbook.com.br/resenhas/nao-me-de-flores-c-caraciolo/

Larissa 27/04/2020

potencial
Sou apaixonada por clichê. Adoro história em que o bad boy se apaixona por uma menina estudiosa, um rico que se apaixona por uma pobre, melhores amigos que se apaixonam etc. Logo, quando li a sinopse do livro ''Não me de flores" adorei a ideia pois o clichê gritava nas frases. Mas não só porque é uma formula batida que é fácil ou agrada a todos. Esse livro tem vários problemas.

Começando que os diálogos são terríveis. Possuem muitas repetições de frases (eu perdi as contas de quantos ''eu te amo'' aparecem na história), tem frases de efeito, senso comum e jargões que também se repetem. Isso tornou a leitura chata e muito previsível.
Acho que o pior foi o apelido que os protagonistas se deram e SEMPRE, toda hora se chamavam assim. Muito chato.
Falando nos protagonistas, esses são sem personalidades, não evoluem, não possuem um plot bom (apenas se apaixonam e ficam juntos), a trama não sai do lugar e nem vai para lugar nenhum.
Tinha uma leve expectativa de um romance legal mas fui frustada. Enfim a nota não foi boa e fico triste por dar essa nota, mas infelizmente foi uma das minha piores leitura.

laura 13/04/2020

Tinha visto algumas pessoas falarem bem e fiquei curiosa para ler. Me decepcionei bastante. Achei tudo muito rápido, sem grandes explicações, o romance das duas amigas delas foi muito jogado, se tivesse sido mais desenvolvido teria gostado do casal. A forma como ela tratava as amigas também, principalmente quando estava tentando fazer elas ficarem juntas, achei péssima. Também não gostei da escrita.
Acredito que a história tinha um grande potencial mas precisava ter sido bem mais desenvolvida.

Luisa.Beatriz 29/07/2020

Não conhecia a escrita da autora, encontrei esse livro por acaso, mas gostei bastante! Li de forma bem rápida.

jenny 23/08/2020

A história é legal e divertida, tem um plot e personagens promissores mas achei um pouco acelerada, principalmente do meio pro fim. Boa pra ler sem muita expectativa.

anarontani 27/06/2023

é legal, mas não é NOSSSSAAA q legal?

um romance básico, frescurinhas e pre-conceitos de relacionamentos padrões ?

o protagonista é bem machistinha?

a mina é bem desencanada e as amigas são legais ?

de resto só mais do msm.

rhai 01/05/2020

Li o livro nessa madrugada em 3 horas e é bom pra passar o tempo.