Não me dê flores!

Não me dê flores! C. Caraciolo

Resenhas - Não me dê flores!

Bela 21/04/2020

O livro é bom, mas não sei se realizei a leitura em um mal momento. O que acontece é que ele não me prendeu, não daquele jeito que a gente deseja viver o livro e quer ler a todo momento. Acho que faltou aquela magia no romance entre os personagens, não foi convincente para mim e acabei arrastando um pouquinho para finalizar a leitura!
Beatriz 21/05/2020minha estante
eu achei a msm coisa, acho q os personagens são bons mas n teve um nom desenvolvimento

Iza 23/06/2020minha estante
Vocês leram o livro fisico, meninas? To com dificuldade de encontrá-lo para compra.

Duda Razzera 17/07/2018

Uma comédia romântica que explora a questão do pré-julgamento
Li esse livro esse mês e eu AMEI a história. Achei muito bem escrita, adorei a protagonista ser mulher, negra, empoderada e super inteligente. Afinal, precisamos de mais diversidade na literatura! E eu ainda não conhecia o trabalho da C. Caraciolo e fiquei bem impressionada com a sua escrita.

Sinopse: Tom é um ex-jogador de futebol americano acostumado com a presença de “alpinistas sociais”. Ele, inclusive, conhece cada tipo possível de mulheres interesseiras, da boa moça até a marrenta, passando pela falsa nerd, o tipo mais comum na universidade onde conclui seu doutorado, a Caltech.

Júlia é uma mulher que simplesmente não liga a mínima. Dona de uma língua afiada, olhos que não perdem nada e um filtro que funciona só quando quer, ela não está nem um pouco interessada naquele ricaço metido a besta. Júlia somente deseja terminar seus estudos e voltar para o Brasil, antes que enlouqueça em solo norte-americano.

Tudo segue normalmente, até que em um encontro nada oportuno, Tom rapidamente classifica Júlia como mais uma das mulheres que querem um pedaço de sua fortuna, enquanto Júlia vê na sua frente apenas mais um homem arrogante e preconceituoso que quer um pedaço... bem... dela.
O que nenhum dos dois imagina é que há muito mais por trás do que as aparências mostram e que, sim, a paixão pode surgir mesmo entre duas pessoas tão diferentes. Não seria a primeira vez, certo?

A escrita de C. Caraciolo
O nome da autora é, na verdade, Clara Cacaciolo Taveira, se você a quiser encontra pelo facebook. Ela é escritora, revisora, blogueira e mais um monte de coisas (pelo que pude pesquisar HAHAHA) e tem vários outros livros que parecem super bacanas e já me deu vontade de ler.

Apesar do livro não se passar no Brasil, eu gostei muito do enrendo e ficou bem coerente o motivo da personagem estar nos Estados Unidos. Por que eu digo isso? Porque às vezes escrevemos histórias com background norte-americano porque é o que mais consumimos e está à nossa disposição, mas é muito legal ver quando livros se passam no Brasil, com a nossa cultura. Mas, Clara não deixa a desejar nesse ponto, mostrando a cultura brasileira e desmistificando um pouco de como são as coisas aqui no Brasil para um norte-americano jogador de futebol.

"Não me dê flores!" é uma comédia romântica com uma pitada de MUITO MAIS
Gostei muito dos personagens, da dinâmica entre eles e como uma comédia romântica pode explorar a questão do pré-julgamento. Como pensamos que conhecemos uma pessoa só por causa da profissão que ela tem, da cor de pele, da blusa que ela usa, enfim. Estamos sendo julgando as pessoas, às vezes, sem perceber. É algo automático e precisamos mudar isso.

A mensagem de Não me dê flores
Para mim, ficou claro que a mensagem a ser passada é que precisamos nos despir de nossos julgamentos se queremos entrar de cabeça no amor. Mas, não só isso, se queremos realmente ser pessoas diferentes, que pensam diferente e que fazem a diferença. Assim como a personagem Júlia quer.

E a química entre ela e Tom é perfeita. Adorei a insistência dele, a "marrentice" dela e algumas explicações sobre as "taxas" que nós, latinos, temos que pagar no exterior - preconceitos e julgamentos implícitos, e que mulher tem que pagar, e que negros tem que pagar. O desprendimento e ao mesmo tempo intensidade da personagem nos fazem querer ser amiga dela, saber mais do que ela gosta, o que ela lê e o que come. HAHAHA

Eu recomendo a leitura. E já quero conhecer mais da autora. Vocês já conheciam? Contem para mim! Estou curiosa para saber a opinião de vocês!

site: https://www.burnbook.com.br/resenhas/nao-me-de-flores-c-caraciolo/

nat 18/09/2018

Eu não posso negar que quis ler esse livro inicialmente por causa dessa capa maravilhosa. Mas, depois que comecei a ler eu fiquei extasiada. Caramba, que livro incrível!

A obra foi muito, muito bem escrita mas o que mais me surpreendeu foi o jeito leve com que a autora faz a história se desenvolver. Ficou uma história tão divertida que li em torno de 4 horas!

Gostei muito de como o relacionamento do Tom e da Júlia começou. Gostei muito das personalidades de cada personagem. Júlia com a sua perspicácia deixou tudo mais incrível.

A leitura vale muito a pena e eu não seria capaz de descrever a história só em algumas palavras. De verdade, leiam esse livro!!

Não conhecia nada da autora mas com toda certeza vou querer ler mais alguns livros.

A.Maia 30/09/2018

Não Me Dê Flores
A definição para todo o enredo do livro é: uma incrível comédia romântica! Tom é aquele típico cara que exala charme. Enquanto Júlia é uma mulher forte e só deseja concluir seus estudos e voltar para o Brasil. O casal é extremamente maduro, os dois estão cursando doutorado.

O cenário da história é os EUA, mas a personagem principal é brasileira. Gostei muito da preocupação da autora em mostrar a cultura diferente entre os países. Como, às vezes, isso pode interferir na forma de comunicação, mesmo quando acontece no mesmo idioma. Encontrei um leve tom clichê e várias mensagens nas entrelinhas. Pontos importantes são abordados, sutilmente, em meio a ficção, como o fato de que existe certo preconceito com estrangeiros.

A narrativa em primeira pessoa, por parte dos dois personagens, traz o que cada um pensa sobre o outro, além de ser possível sentir a sincronia de pensamentos dos dois. Leitura leve e extremamente divertida, me fez rir em vários momentos. Um livro que me fez acreditar no amor novamente!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

eusayo 02/10/2018

Prefiro cactos!
Primeiras impressões e pré-julgamentos podem definir o início de muitos relacionamentos.
Tom achou Júlia impaciente, sem freio na língua e uma possível caça fortunas, embora muito bonita e de atitude!
Júlia achou Tom arrogante, cheio de si e pomposo, mas um gostoso de primeira classe!
Ainda bem que primeiras "más" impressões podem ser desfeitas. Um pedido de desculpas, um convite pra sair, uma atração forte, duas teses com problemas, duas pessoas inteligentes e esforçadas.
Parece uma estranha receita, eu sei, mas acredite em mim é apaixonante!
Júlia realmente não tem freio nenhum na língua, é uma brasileira arretada que só quer concluir seu doutorado e voltar para o Brasil. Tom é realmente um gostosão, mas muito gentil, de coração bom e romântico.
Um amor que nasce da atração física, e precisa superar dois teimosos.
O cenário, é a Caltech, universidade da Califórnia, onde nosso casal faz doutorado em áreas completamente opostas, mas que tem a biblioteca como refúgio e lugar preferido de ambos. E é nesse lugar MARAVILHOSO que vemos o nascimento desse romance.
E deixa eu te dar um spoiler: nossa costureira linda de Amor nas Alturas, da as caras por aqui, mesmo que só ao telefone. 😍❣️
A Clara escreveu um romance lindo, com tensão, romantismo, muita atitude e lições pra se levar pra vida! Recomendo que leia a lista de supermercado dela também, a menos que você não goste de mamão, aí é melhor não ler KKKKKKKKKKKKKK

Tatynha - @cantinho_datati 02/10/2018

Comédia Romântica
Adorei a história leve e descontraída que a autora nos apresenta aqui. A Júlia é uma figura. Tom é um gentleman, ou tenta ser, já que ela não é dessas de facilitar as coisas,hahaha. Os outros personagens também são muito legais, curti muito esse livro e claro que recomendo.

Mundo da Vavah 04/10/2018

"Não me dê flores" nos traz a história de Tom e Júlia.
Ambos estão cursando seus doutorados quando se conhecem, um episódio muito engraçado e desastroso por sinal.
Júlia é uma brasileira que esta fora para estudar. E Tom, um ex jogador de futebol americano, ricasso, acostumados com relacionamentos de interesse com as chamadas "alpinistas sociais". Mas com Júlia tudo começa e tudo será diferente. Ela não é uma dessas "qualquer" e vai mexer muito com os sentimentos do nosso bonitão.
Júlia é uma personagem forte e de muita atitude. Ela não tem reserva na língua, faz e fala o que lhe vier a cabeça, é muito convicta de si e isso deixa Tom cada vez mais interessado por ela. Eu particularmente, como publiquei no diário de leitura, não gosto de pessoas com a personalidade da Júlia, acho que são um pouco arrogantes e ate egoístas, mas no caso do livro, não teria sentido se ela não fosse assim, então ela está na minha lista de pessoas que tolero com essas características hahaahahaha.
Já o Tom é um fofo, ele tem seus desejos e sonhos reprimidos, é educado, galanteador e príncipe ❤️ apesar de fazer uma "merdinha" que quase traz tudo por água abaixo, afinal gente, ele é homem e seria estranho se ele fizesse tudo perfeito, vamos dar um desconto!
Enfim, nesta história vamos acompanhar esse relacionamento maluca, cheio de diversão e com altos e baixo. Eu dei muitas risadas durante a leitura, mas também sofri um pouquinho e fiquei ansiosa.
A escrita é simples, bastante atual e os capítulos com a narração alternada entre nossos protagonistas deixa o livro mais dinâmico e interessante.
Eu não poderia terminar o post sem falar de Cindy e Kate as amigas maluquinhas de Júlia e logo, do casal.
É interessante como temos a sensação de que o ambiente feliz sempre pode nos trazer uma surpresa, como se apesar de tudo estar lindo e maravilhoso precisamos ficar na defensiva e isso nos faz devorar o livro para saber os desfechos.
É uma ótima leitura.

Vanessa Comenta 08/10/2018

Resenha original no blog Diário de Vanessa
O que falar desse livro lindo que já me conquistou pela capa? Primeiro livro da Clara que eu leio e já adorei a escrita dela, achei simples e direta. Júlia foi minha personagem favorita, achei que ela fugiu um pouco daquele clichê da mocinha injustiçada sabe? Júlia enfrenta a vida de cabeça erguida e não leva desaforo para casa, é independente e sabe correr atras dos seus abjetivos e o que mais amei nela? Ela é uma figura, dei muitas risadas ao longo da leitura pois o temperamento e modo de pensar dessa mocinha é único. E claro que seu encontro com Tom não poderia ser menos do que desastroso, acho que depois desse livro nunca mais vou conseguir aturar alguém descascando um chiclete perto de mim haha

Tom por outro lado só conseguiu me conquistar após alguns capítulos, no início achei ele um pouco mala e sem educação mas é óbvio que ao longo da leitura acabei me encantando pelo mocinho assim como a Júlia. Tom é podre de rico e acha que tem o direito de julgar todo mundo principalmente as mulheres, por ter muito dinheiro ele acha que as mulheres só se aproximam dele por interesse, as famosas “alpinistas sociais” apelido muito usado por ele no livro.

Gostei de ver como os personagens foram se descobrindo ao longo da história, o livro nos mostrou que a primeira impressão nem sempre é a que conta. Tom e Júlia estão longe de serem perfeitos mas foi através dessa imperfeição que eles acabaram se descobrindo e descobrindo os sentimentos que possuem um pelo outro.

Marcia livros.e.musicas 11/10/2018

Não me dê flores
Tom era um dos melhores jogadores do NY Giants, mas uma lesão no joelho acabou com sua carreira cedo demais. Decidiu retornar os estudos e ingressou na Caltech.
Conseguiu ganhar muito dinheiro. Tinha tudo que precisava. Sobrava luxo, faltava "calor". Não aguentava mais as garotas que só estavam interessadas em seu dinheiro. Tudo parecia um mar de falsidade e futilidade.
Júlia era uma mulher com objetivos, planos e metas a seguir. Não podia perder seu tempo com "firulas" sociais. Já estava morando nos EUA havia quatro anos. Por ser negra precisava se esforçar mais para conseguir o mesmo que um branco conseguia. Largou tudo no Brasil e era doutoranda na Caltech. Não via a hora de voltar para o conforto de sua casa e para junto de sua irmã.
Ela passava horas na biblioteca. Sempre ficava na mesma mesa, longe do vai e vem das pessoas. Naquela manhã tinha certeza que sua vida mudaria, mas logo sua convicção evaporou-se. Lá estava aquele homem fazendo um barulho irritante que lhe tirava a concentração. Não suportando mais, foi até ele para reclamar. Assim se dá o encontro de Tom e Júlia. Apesar de toda irritação, sentem-se atraídos um pelo outro.
Como tenho amado os livros com esse toque de humor... Sempre preferi os dramas, mas tenho que admitir que esse humor irônico e irreverente dos personagens tem me cativado bastante.

Bya/ @thebook_andthegirl 13/10/2018

Um romance que mostra o quanto um pré julgamento pode atrapalhar um relacionamento.
Tom é um cara "podre de rico" e por conta disso tem em mente que pode simplesmente olhar para uma pessoa e sem conhecê-la dizer quem ela de fato é. Mas em sua condição, ele faz isso pelo de fato de viver rodeado de gente ambiciosa, sempre ouvindo tudo o que quer. Em um certo dia, na biblioteca ao estar tentando finalizar sua tese de doutorado ele acaba conhecendo Júlia e a classifica como mais uma "alpinista social". O que ele não contava é que pela primeira vez na vida seu julgamento iria estar completa errado e sua vida iria virar de pernas para o ar.
Júlia é aquela pessoa que independente de sua situação enfrenta a vida de cabeça erguida e que acha inadmissível levar desaforos para casa. Independente ela luta dia após dia para alcançar suas metas e vencer seus obstáculos. E Tom acabará por se tornar um desafio em sua vida: afinal ele é o tipo de pessoa que por seu status acaba se achando melhor e superior que tudo e todos. Mas por que ela se sente tão atraída a ele? Atração, negação e amor andam de fato de mãos dadas?
Não Me Dê Flores é uma comédia romântica divertida e apaixonante. Tom e Júlia são as pessoas mais divertidas que já vi em um livro. Confesso que ri, xinguei, suspirei. Afinal, que os opostos se atraem nós já sabemos; mas o quão opostos são esses dois?
Mas também temos questões mais sérias para analisar no decorrer da história: por que acabamos SEMPRE por fazer um pré julgamento de uma pessoa que não conhecemos? Será que dá para dizer quem de fato uma pessoa é ou não só de analisá-la? Tom acabou por rotular Júlia sem conhecê-la e quando de fato a conheceu viu a pessoa forte e guerreira que ela é. Para viver um romance devemos esquecer essa mania de julgar as pessoas sem dar a chance dela mostrar que é.
Com uma escrita deliciosa, Clara consegue te manter preso na história do início ao fim. E acabou que minha única ressalva foi que a história teve um final meio corrido, ela poderia ter ido um pouquinho alem. Enfim, Não Me Dê Flores é aquele clichê ideal para ler em uma tarde, e que tem todos os elementos essenciais para roubar nosso coração e nossos sorrisos.

Eliziane Barbosa 17/10/2018

Clara me surpreendeu com uma escrita carregada de expressões típicas de brasileiro, como: "caroço naquele angu", "piranha seca" e diversas referencias da música e até do famoso e não menos importante, a pegadinha do "gêmidão do WhatsApp". Tem coisa mais brasileira que isso gente, morri tanto ri.
Fora as diversas frases bafônicas de Julia, como:"espécime de delícia cremosa".
Com uma narrativa em primeira pessoa por ambos personagens, intercalados por capítulos, leitura fluida, muito leve e descontraída. Mas algo me deixou incomodada, foi a repetição de narrativa de Julia e Tom em cada capítulo, deixou um pouco cansativo.

Uma história divertida e cheia pontos importante para ser pensado e colocado para vida. Assuntos tratados como, preconceito e de como devemos abandonar o pré-julgamento ao próximo se buscamos o amor verdadeiro, pois muito vezes o que procuramos está ao nosso lado mas não podemos ver.
Me apaixonei pela história, mas confesso que fiquei um pouco com raiva pelo comportamento de Julia em alguns momentos.
Com certeza um livro recomendado e pretendo ler outros de Clara, que estão disponíveis em e-book na Amazon com valores muito camaradas.

Vem ver a resenha completo no Blog!
Link: http://www.elizianebarbosa.com/2018/10/nao-me-de-flores-clara-caraciolo.html

Talita 19/10/2018

Não Me Dê Flores!
Júlia Martins uma mulher negra e Brasileira morando nos Estados Unidos à 4 anos, com uma personalidade forte, é direta e fala o que pensa. Júlia está cursando doutorado na Caltech na área de Química. Júlia só quer concluir seus estudos e voltar para o Brasil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❝Eu tinha um objetivo, planos, metas a seguir. E eram muitas, então não podia perder meu precioso e contado tempo com firulas sociais.❞
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tom Harris um homem negro, ex-jogador de futebol americano, aposentado após uma lesão no joelho. Tom está cursando doutorado na Caltech na área de Ciências Políticas. Apesar de estar caminhando para conquistar o que deseja profissionalmente, Tom sente que falta algo em sua vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❝Não sei, me faltava algo, e eu não sabia o que era. Tempo? Espaço? Diversão? O que falta na vida de uma pessoa que já tem tudo?❞
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ambos estão passando por problemas em sua tese. Após uma conversa um tanto quanto "grosseira" na biblioteca da universidade, os dois passam a prestar mais atenção na presença um do outro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Minha Opinião: Nesse livro vamos conhecer a história de um casal maduro, com seus trinta e poucos anos. O livro é narrado através de ponto de vista intercalado entre os dois protagonistas, com uma escrita envolvente e gostosa. Uma história de amor e amizade, divertida e quente, com personagens que você se identifica. Os personagens secundários foram muito bem construídos e fiquei encantada com todos eles. Júlia é o meu tipo de personagem favorito, direta e que não se importa com o que as pessoas pensam. Não Me Dê Flores! é um livro rápido de ler, e definitivamente o livro mais divertido que já li, essa história me fez dar muitas risadas. Super indico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Adoro um desafio, e eles se tornaram tão raros...

site: Instagram: @tatimundoliterario

Nós Literários 26/11/2018

Não me dê flores
Não me dê flores é um romance de caráter chick-lit que trás em cena 2 personagens bastante distintos: Tom e Júlia são duas pessoas completamente diferentes e ao mesmo tempo complementares. Ambos tem ideais e posições sobre um assunto que defendem com unhas e dentes. Vale salientar que não se trata de adolescentes ou jovens adultos. São homem e mulher com trinta anos e que já passaram por muita coisa nessa vida. E, sim. A forma como eles se conhecem que é hilária!
Júlia, uma mulher totalmente independente, acorda todos os dias bem cedinho e corre para a biblioteca da Caltech, onde queima todos os seus neurônios tentando encontrar uma resposta para a falha que há em sua tese de doutorado. No entanto, não é apenas ela quem faz o mesmo ritual diário, Tom, um ex-jogador de futebol americano, também comparece ali, na mesma biblioteca. Sendo um local público, Júlia não pode controlar quem entra e sai, mas Tom possui um vício que tira totalmente sua concentração: mascar chiclete. E em um dia que ela se enfeza com o ato, acaba confrontando Tom sobre seus hábitos incômodos.
Como Tom é considerado uma celebridade, está acostumado com mulheres que babam por ele e chegam a fazer loucuras por sua atenção, só que não é o caso de Júlia, e quando ele vê que aquela marra toda não é charme e sim que ela está furiosa, o rapaz se vê perdido em pensamentos obscenos com ela.
São diversas as vezes que eles se confrontam e depois pedem desculpas, até que finalmente eles saem e quem convida, é Júlia, deixando Tom totalmente de queixo caído. E como previsto, ambos formam um casal de arrasar: ela, toda desbocada e afrontosa, e ele, um santo que atura ela.
A relação deles tem tudo para dar certo, ela ajuda ele com o problema que está enfrentando em sua tese, e ele se torna tudo o que ela sempre precisou ali, até ele pisar na bola e quebrar uma promessa que fez à ela. É aqui que as coisas começam desandar. O livro tem uma escrita fácil, a leitura é tranquila, no entanto, nesta história não gostei da Júlia, teve horas que ela se tornou um ranço, em compensação o Tom torne-se um lorde de tão romântico.

Vivi 02/02/2019

Amo cactos.
Tomei vergonha na cara e passei só pra contar o quanto amo as personagens femininas da Clara. As "Bela, recatada e do lar" que me perdoem, sou muito mais as empoderadas. "Não me dê flores!" não deixa a desejar em nada no quesito "mulher que sabe o quer", NFL é um amor, mas Júlia é a alma dessa história.

Quando for ler esse livro, não espere por grandes catástrofes amorosas, traições imperdoáveis ou fim trágico. NMDF é um livro divertido, leve, perfeito para passar algumas horas longe do problemas do dia a dia. Apenas arrume um canto confortável e aproveite esse momento ao máximo.