Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

Nath @biscoito.esperto 20/12/2023

"Eu tenho a infelicidade de não compreender a felicidade. Sou um coração defeituoso, um espírito vesgo, uma alma insípida, incapaz de fidelidade, incapaz de constância. O amor para mim é o idílio de um semestre, um curto episódio sem chamas nem lágrimas".
"Ressurreição" foi o primeiro romance publicado pelo lendário Machado de Assis. Inspirado por um trecho da peça de Shakespeare "Medida por medida", o autor apresenta uma narrativa cômica e incisiva sobre os medos que nos impedem de buscar a felicidade.

É ano novo. Félix, um jovem doutor herdeiro de uma pequena fortuna, está buscando uma vida nova. Ele termina seu namoro abruptamente e logo em seguida busca um novo romance no sarau de um amigo. Quando conhece Lívia, uma jovem viúva, Félix prontamente se apaixona... Mas será que seu ciúme, seu mau gênio e seu medo de se entregar ao amor permitirão que ele viva este romance?

Indo direto ao ponto, Machado pinta um quadro vívido da realidade da alta sociedade do Rio de Janeiro do século XIX. Ele crítica e elogia, morde e assopra, deixa sonhar e joga o balde de água fria. Sua narrativa é ágil e divertida, e me surpreendi muito com esta leitura Adorei o livro e estou muito animada para ler os demais romances do Machadão!

site: www.nathlambert.blogspot.com

Niv 04/12/2023

Muito bom!
Foi muito interessante desfrutar da era mais romântica de Machado de Assis, quando acompanhamos o namorador Félix perdidamente apaixonado por uma bela viúva.

A muito tempo que eu não lia as obras desse grande autor, achei bem breve e tive gosto em aprecia-lá. Como é uma obra que faz a transição de Machado do romantismo para o realismo, acaba sendo bem nítido os aspectos finais que o protagonista tem mas, nada que o autor já não tivesse avisado em sua advertência.

Diego980 28/11/2023

Primeiro romance do Machado
Muito bom o livro, desenvolve bem a história e os personagens, sem exageros desnecessários de descrições inúteis. Aquele drama de amor que só Machado sabe escrever como ninguém

Gika 14/11/2023

E é através da/e Ressurreição que Nasce o maior
Eu amo esse livro, amo o que ele significa e a porta que ele abriu p dps.
Fascinante o quanto cada palavra tem o seu motivo de estar ali. Fascinante o pq do livro chamar ?ressurreição? e fascinante o último parágrafo fazendo analogia a tal título.
Esse livro, assim como todos do Machado, é uma obra prima! Fonte interminável de estudo. Lindo demais poder ler esse momento de transição pr modernismo, e impossível não ler pensando no que viria depois, no maluco obsessivo oficial que viria por fim (Bento
Imortal, Machado.

Pri 07/11/2023

Amanhã entre duas lágrimas, aparece-te um raio de sol
Ressurreição é o primeiro romance de Machado de Assis. Nesta primeira fase romântica, o autor explora bastante a questão amorosa e a análise psicológica dos personagens. Um livro muito tranquilo e de saborosa degustação. Apesar de minha opinião ser a de que o escritor "esqueceu a mão" na feitura do livro, considero ainda obra mui zelosa e que dispõe de valor. Uma obra simples e peculiar que merece nosso tempo e reflexão!

Liih.Meira 25/09/2023

Achei que nunca fosse terminar de ler esse livro kkkkk
Sinceramente, nem tenho muito o que dizer sobre. Achei bem "chato" de ler, algumas vezes pensei em desistir dele. Enfim, finalizado.
Michela Wakami 01/12/2023minha estante
Ainda não li esse. Medo!?

Ana Cristina 14/09/2023

" Narra a história de Félix, emocionalmente instável e sacudido a todo momento por impulsões de ciúme na conquista da bela viúva Lívia."

O tipo de personagem que desejamos que a mocinha dê-lhe uma bela bofetada. 3:)

Lorena 03/09/2023

Esse é meu primeiro livro de literatura clássica. E confesso que não esperava que eu fosse gostar tanto quanto gostei. Foi uma leitura um pouco complicada de entender, mas ainda muito interessante, pois o Felix é um personagem que te faz questionar muito as atitudes que ele toma. Principalmente pelo fato de que ele é uma pessoa como todos nós, com inseguranças e medo de se machucar. Recomendo muito a leitura pra quem tá afim de um livro clássico. A história não é lá tão emocionante, tá mais pra um romance realista na minha opinião. Enfim, boa leitura pra quem resolver começar a ler essa obra.

gustandrade 01/09/2023

Primeiro livro da fase romântica de Machado de Assis, antes dele se tornar o principal expoente do Realismo brasileiro. Como definir Machado de Assis? Simplesmente esse livro (assim como todos) é uma obra de arte. Devemos acordar todos os dias e agradecer por nascer no mesmo país que esse cara e poder ler seus livros na língua nativa.

Amanda.Carvalho 24/08/2023

Ressurreição
Confesso que não achei esse tão bom quanto outros que já li do autor. Ainda assim, é sempre bom ler Machado.

Gilda.Lima 06/08/2023

Não foi um dos melhores do autor que já li, mas gostei. Como sempre, sua escrita é única e inigualável, e a leitura super valeu a pena!

Mariana113 01/08/2023

Ancestral de Bentinho
O doutor Félix é desconfiado e obcecado com o passado da viúva Lívia assim como Bentinho era fissurado em supostos casos de Capitu. Foi uma leitura que custei a terminar, justamente por conta desse comportamento do personagem. Me surpreendi com a referência a Orgulho e Preconceito de Jane Austen ao decorrer da história.

Henrique Artuni 30/07/2023

Machado é um
Ignorância dos estudos literários e, em consequência, dos estudantes em se limitar à leitura da dita fase realista do autor. Esse romantismo, expresso senão pelo conjunto geral da ação do romance, não diminui ou abranda a acidez e astúcia do autor.

"Ressurreição" é de primeira linha como as obras da maturidade e antecipa, e muito, temas, frases e ideias que seguem até o Casmurro. Félix é um homem infeliz, e Lívia uma das grandes mulheres machadianas. "Our doubts are traitors", resume o poeta, mas Machado as amplia, da Tijuca a Laranjeiras.