Tempo de migrar para o norte

Tempo de migrar para o norte Tayeb Salih

Resenhas - Tempo de migrar para o norte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Natália 25/01/2021

Tempo de sair da zona de conforto é o nome
Pra ser mais simples, vou começar falando por onde tive acesso ao livro que vou apresentar aqui.
Pela TAG Curadoria.
A TAG é como um club do livro, que envia um livro diferente todo mês.
E isso é tão emocionante, você fica na expectativa de que livro será esse mês.

Em maio de 2018, com curadoria de Milton Hatoum, recebi “Tempo de Migrar para o norte”.
E eu enrolei muito para ler esse.
Confesso.
Fiquei com receio de ser aqueles livros difíceis.
Sabe quando você olha e pensa: “Não sou inteligente o suficiente para ler isso”?
Foi o que pensei quando recebi a caixa de maio de 2018.

Mas finalmente li.
É um livro que realmente me tirou da minha zona de conforto, em muitos níveis.
Ele é diferente do que costumo ler, de uma cultura que não estou habituada, e uma escrita que na primeira impressão parece complexa.
O autor aborda a cultura do Sudão, e os efeitos de uma colonização inglesa. A religião da época, com seu machismo e mutilação feminina. E uma visão de mundo bem diferente.

Achei um pouco confuso às vezes, principalmente pelas trocas de perspectivas entre narrador e personagens. Tempos. Falas.
Ele vai deixando pontos abertos, você se sente perdido como o narrador.
Mas faz parte da construção poética que o autor usou no livro.

O autor, Tayeb Saih, disse em uma entrevista que queria escrever um thriller sobre assassinato. Mas ao desenvolver da história, percebeu que ela caminhava para outra direção, com uma visão conflituosa sobre os resquícios da colonização e a da relação que se formou com a Europa. E assim, com essa troca de caminhos, nasceu uma das mais impactantes e importantes obras da literatura árabe do século XX.

A conclusão que tiro aqui é, não se julgue incapaz de ler algo porque soa como complexo, difícil, inteligente demais.
Leia. Você vai se surpreender.

(Resenha publicada no blog "Radialista é o nome")

site: https://radialistaeonome.blogspot.com/2021/01/tempo-de-sair-da-zona-de-conforto-e-o.html

Tati Vizú 17/08/2020

Gostei muito.
Gostei do estilo da escrita, do desenvolvimento dos personagens e da construção da narrativa.

Caroline Mariete 01/08/2020

Instigante
A história se inicia com uma escrita muito boa ao qual te cativa com os personagens e com os assuntos importantes que são abordados pelo autor em seu decorrer.

Karen Silva 22/07/2020

Mustafa Said que se encontra dividido entre dois continentes. Ele é órfão de pai e quando jovem abandona a mãe e parte para Londres onde se destaca profissionalmente. Mas a visão dos britânicos sobre o continente africano e sua própria condição de expatriado são motivos que causam revolta e decepção em Mustafa.

Esse foi o meu primeiro contato com a literatura árabe, e me surpreendi com o quanto a leitura foi leve e gostosa. Tempo de Migrar Para o Norte traz uma crítica interessantíssima sobre o Colonialismo, e explana os benefícios e malefícios de um processo colonizador através das experiências do Mustafa.

Esse é um livro bem reflexivo, acerca de diversos pontos (política, imigração, preconceito racial e de gênero). Mas tive dificuldades em me envolver com a história e me senti confusa em diversas partes. ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

A impressão que ficou é que eu precisava de um conhecimento teórico mais profundo a respeito da cultura colonizadora para entender melhor o livro. E é por isso que pretendo revisitar a história em um futuro próximo em que esteja mais bem informada sobre o assunto.

Mariana 26/04/2020

Colonização e patriarcado
Narrador não nomeado. O tempo presente do narrador mistura-se ao passados dos personagens e aos pensamentos do narrador. O enredo possibilita contato com a cultura árabe-africana, em um período que a sociedade local era camponesa, patriarcal e colonizada pelos ingleses.
Particularmente gostaria de maior aprofundamento em outros personagens. O final também não me agradou muito.

Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 21/03/2020

O livro é intrigante, porém confuso.

Vinicius Dias 06/06/2023

Dando Pitaco
Ótimo livro, li a mais ou menos 3 anos e em alguns momentos ele ecoa em minha mente.

Essa leitura me trouxe diversas reflexões acerca do imperialismo praticado na Africa e nos efeitos disso na sociedade atual.

Recomendo a leitura ?

Paula1882 29/04/2024

Achei interessante ler sobre o Sudão pós colonial, porém achei toda a história do Said extremamente esquisita, então não consegui me envolver com o livro. Além de todo incômodo com a extrema misoginia dos diálogos (mas sei que isso faz sentido com o período em que se passa a história).

Luciana.Lopes 28/05/2018

Tempo de Migrar para o Norte
Gostei muito do livro como um todo. Sua crítica ao Colonialismo e todos os seus atores - colonos e colonizados - elaborada de forma inusitada, sua escrita poetica, seu sensualismo pertinente, a construção da estória, tudo foi fascinante para mim. Valeu a experiência literária! Ahhh....adorei o chá! ??

Leituras do Sam 30/05/2018

São tantas as chave de leitura dessa obra que fico sem saber como começar. As análises aprofundadas ficaram para depois, por hora, digo que é uma excelente leitura, com personagens representativos e interssantes; bem escrito, o livro amplia muito o debate sobre colonialização, machismo (dentro da época à qual o livro faz referência) e qual deve ser a forma de enfrentamento dos resquícios da cultura colonizadora.
O que é bom e ruim em um processo colonizador? Essa é uma das perguntas que ficaram povoando a minha mente logo após a leitura.

@leiturasdosamm

Jéssica (@simboraler) 17/02/2020

Realidade nua e crua
Um livro árabe clássico, se passa no Sudão e conta as moedas de Mustafa e sua busca de vingança de um modo peculiar. Livro para quem tem estômago

Gláucia 10/06/2018

Tempo de Migrar para o Norte - Tayeb Salih
Publicado em 1966 foi indicação de Milton Hatoun no mês de maio/18 da tag.
Traduzido direto do árabe de um autor sudanês traz como protagonista Mustafa Said cuja vida é contada por um narrador não nominado. Ambos tem em comum a origem sudanesa e o fato de terem vivido por alguns anos na Inglaterra, retornando ao seu país, cada um com sua trajetória e vivência com o país colonizador.
O narrador mostra um grande interesse em conhecer o passado misterioso de Said e gostei mais da primeira parte do livro que fala um pouco da relação do narrador com seus país, sua gente, seu passado. Quando o foco é a vida de Mustafa perdi um pouco o interesse. Achei forçada a comparação desse personagem a Otelo. Os dois são negros que se envolvem com mulheres brancas mas só isso é suficiente para serem comparados? O que motiva um é o ciúme doentio, o outro um sentimento de vingança contra seu colonizador que o inferioriza, utilizando a sedução como arma.
O livro é bem curtinho, dá pra ser lido em 1 ou 2 dias (o que daria mais de 55 páginas por dia), tem como mote principal essa relação entre dominador e dominado através de acontecimentos bem extremos. Interessante mas facilmente esquecível.
regifreitas 10/06/2018minha estante
nossa, conta aí pra gente o segredo para ler mais de 55 páginas por dia!! rsrsrs

Gláucia 10/06/2018minha estante
É difícil de acreditar que isso possível né? rss

Livia M. 07/05/2022

Uma escrita lírica e desafiadora
Um encantamento nas palavras
E para além do teor histórico, uma oportunidade de conhecer mais um autor africano, talvez meu primeiro sudanês.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6