Pós-F

Pós-F Fernanda Young

Resenhas - Pós-F.

1 | 2 | 3 | 4

Paula1630 07/04/2024

Fernanda faz uma imensa falta, sua obra é visceral e indigesta para alguns. Talvez ela seja mal interpretada, ou não, mas eu compreendo o seu raciocínio e concordo com ele em sua grande maioria.
Teve textos que eu me identifiquei tanto, que senti que foram escritos pra mim.

Lara 02/04/2024

É uma leitura interessante mas tem falas que é preciso ler com uma mente crítica, e não simplesmente aceitar tudo como verdade . A Fernanda Young tem posicionamentos intrigantes e me ofereceu novas perspectivas mas é uma obra delicada no sentido de que algumas coisas você adquire e outras você descarta, como ela falando que catcalling não é assédio, por exemplo.

elainegomes 27/03/2024

Pós-F de Fernanda Young. nao ficção, que descortina uma Fernanda contraditória, frágil e forte, angustiada e corajosa, que buscava fugir de estereótipos e arquétipos definidores de gêneros, mas que ora ou outra esbarrava justamente nestes subterfúgios. Sua constante inadequação e rebeldia para além do masculino e do feminino, torna a leitura interessante. Posso dizer que a Elaine de hoje concorda com 40%, mas já me senti 100% deslocada do mundo com Young, a vida é assim, constante aprendizado, o importante é sempre respeitar o outro (independente de seu gênero) ?um mundo de encontros de desejos, sem interdições ou medos?.

Ruth 10/06/2023

Há uns quatro anos que eu tinha vontade de ler as obras da Fernanda Young, mas por algum motivo desconhecido nunca comprava nenhum livro. Até que em um stand no meio do shopping aqui perto de casa, vi um único pós-f no meio de vários outros livros e decidi que seria esse o momento pra finalmente lê-lo. Comprei e voltei para casa muito feliz, de noite já mergulhei na leitura, Fernanda trás em suas palavras uma sensação de conforto, principalmente, por ser diferente. Isso não faz de mim pior ou melhor que os outros, mas para o momento que estava naquela semana eu me acalmei quando li, percebi que o caos seria passageiro. Obrigada, Fernanda Young por fazer história e se manter viva mesmo após partir deste plano.

pierrealmeidaba 14/05/2023

?que, num último dia nesse mundo, eu me abrace muito e me jogue muito pro alto, porque eu consegui fazer coisas incríveis nessa vida?

PÓS-F: livro que reflete e desnuda a Fernanda Young que conhecemos como roteirista da série de sucesso ?os normais?, do programa totalmente sem pudores ?irritando Fernanda Young?, bem como ?saia justa?, em seus tempos áureos (que saudade!). em diversos momentos o leitor pode se deparar com opiniões ?indigestas?, que não cabem nos tempos atuais e podem - em um primeiro momento - chocar, mas não podemos deixar de entender que temos Young trazendo a nós uma sucessão de pontos que nos levam a refletir sobre muito do que já foi feito e do que ainda virá. esta - para mim - é a grande sacada do livro: incomodar tanto ao ponto de analisarmos sob um ponto de vista mais crítico

Charleees 27/03/2023

PÓS-F - para além do masculino e feminino - Fernanda Young
"E, se me contradigo em alguns momentos desta jornada, não é por fraqueza, mas porque a vida é inexata e segue me espantando. Humildemente questiono a cada instante o anterior."

Acho que essa é a frase que sintetiza todo o livro. Fernanda comete aqui o 'crime' de sincericídio, ela expõe suas verdades, suas contradições sem considerar o sentimento do receptor e a conveniência social. É um relato autobiográfico em que ela se desdobra em vários temas, mas deixando claro que não é especialista de coisa pronta, que sua obstinação era compreender a si mesma e o mundo ao qual ela habitava.
O livro, que foi um pedido da editora Leya para Fernanda acabou sendo, em minha opinião, a oportunidade para ela se indagar sobre o feminino o feminismo, o masculino o machismo e tudo que está em volta desses termos, a oportunidade para ela colocar e imortalizar em um livro todas suas contradições.
E só digo uma coisa, leiam, leiam e leiam! Nos destaques do perfil tem uma sequência de stories comentando esse livro, vejam e mandem dm.

PÓS-F - para além do masculino e feminino
Livro 04 de 2021
Editora: Leya

Sabrina320 13/01/2023

Não?
Sou tão forte, mas não ouse me atacar. Fernanda Young como sempre foi, sem papas na língua? de uma fortaleza gigante? saudades.

tinhooo 25/05/2022

nem sei o que dizer... primeira vez que leio algo da fernanda e por mais que sejam temas já supostamente muito "batidos", a gente ainda se surpreende com a escrita tão leve e sincera que ela tem. quero mais fernanda young!!!

Pâm 26/04/2022

Um livro necessário para todos
"Não vou dizer que me irrita essa sua cegueira específica em relação a mim, pois faço de tudo para ser entendida. Por todos. Sempre me esforço ao máximo para que isso ocorra, aliás; então a sua total ignorância meu respeito, após todo esse tempo, nós dois tão perto, mexe, sim, lentamente, com a minha paciência."

Pós F, um livro que questiona o feminino a nível que nos faz refletir e evoluir, uma crítica leve mas muito importante. Além disso, Fernanda se coloco como personagem em relatos sinceros conta sobre suas experiências vividas. Fernanda quebra paradigmas sobre feminismo, machismo entre outras coisas. Uma leitura leve, gostosa e que todos deveriam ler.

Lorena1059 22/04/2022

difícil opinar sobre esse livro. em alguns momentos fiquei desconfortável com certas falas, principalmente quando ela cita os corpos trans, e quando me pareceu simplificar os feminismos em um único #feminismo. talvez ela estivesse justamente criticando este feminismo que virou uma mercadoria e estampas de camisetas, ou talvez ela estivesse generalizando e colocando tudo em uma mesma prateleira, vai saber... eu enquanto leiga no assunto, porque ainda não li muito e não sei quase nada sobre as teorias e os movimentos - apesar de querer muito aprender, não para ter razão sobre alguma coisa, mas para não sair por aí falando o que bem entender sobre aquilo que não entendo -, me peguei torcendo um pouco o nariz enquanto lia suas opiniões porque, ao meu olhar leigo, me pareceram simplesmente provocativas só para provocar mesmo, incomodar, e não parar causar alguma reflexão. mas não sei, posso ter entendido errado e esse livro ter sido uma piada interna dela com ela mesma. ou com seus entes e amigos queridos. talvez não era pra refletir coisa nenhuma. afinal, o livro tem um tom de despedida mesmo, e no fim da vida acredito que a gente pare de se importar com "embasamento teórico" e só saia por aí falando o que pensa sem muita preocupação sobre a responsabilidade das nossas palavras. eu não sou grande conhecedora de fernanda young. na verdade, me aproximei de sua escrita muito recentemente, pouco antes dela morrer. apesar de sua atitude "rock n' roll", sempre achei muito visíveis seus privilégios e sua postura burguesa classe média alta carioca. o que não é necessariamente um problema, mas tem seu peso quando ela decide falar sobre questões que fogem um tanto da sua vivência. mas é isso, não tenho conclusão nenhuma sobre essa leitura. se a intenção era provocar e incomodar acredito que ela conseguiu realizar isso com sucesso. a gente é que lute pra lidar com as nossas opiniões sobre o que a fernanda quis dizer ao escrever esse livro, né? depois que o autor publica um livro, ele é praticamente do mundo. então o problema é todo nosso mesmo.

anarontani 15/04/2022

me identifiquei muito com a maior parte do q ela disse ?
mas não concordo com nada sobre o q ela explanou sobre feminismo ?

gostei muito do final e minha parte favorita foi a carta q ela escreveu pra culpa.

Bruna Tiene 13/04/2022

Sempre falo que Fernanda Young é uma artista que faz falta nesses tempos sombrios que estamos vivendo.
E por esse livro eu confirmo minha sensação!!!

Um livro feminista real, que nos ajuda a enfrentar o machismo no dia a dia, de forma sensata!!!
Só soube que eu precisava desse livro, ao ler!!!!!
Muitas vezes, quando leio sobre Feminismo, penso em como posso levar o assunto para os homens, pois sinto que nós, mulheres, estamos estudando, descobrindo, mas e eles???
E essa leitura me trouxe um pouco dessa resposta!!

Eu já era apaixonada por essa mulher, agora estou quase obcecada!!

Kátia 07/03/2022

Pós Fernanda Young...
No braço esquerdo Fernanda Young ela tinha tatuado uma frase de uma música da Madonna: "Do you know what it feels like in this world for a girl?" essa é a pergunta que ecoou em sua cabeça por alguns anos e no livro Pós-F ela conta um pouco de como se sente uma garota neste mundo.

Ela fala sobre feminismo, sobre relacionamento, sobre maternidade e auto sabotagem e tudo o mais que se passa uma cabeça feminina. Não espere uma aula sobre feminismo ou uma análise sobre ter ou não ter um bebê. Aqui são textos sobre as decisões dela e o que ela considerou para tomar algumas atitudes. São reflexivos, não concordei com tudo, mas pouco importa, a vida é dela e ela escolheu assim... como todos nós, certo?

Há também algumas cartas com teor mais cômico, direcionada aos vendedores de ilusão, à bunda, à Lata de Leite e ao sabotador interno que vive em nós! Amei essas cartas! Aqui demonstra a parte criativa como escritora e como ela utilizou de palavras tão específicas para deixar todo o texto com um sentido único. (parecia um roteiro de "Os normais", série que ela escreveu para os personagens de Rui e Vani).

"Estou cheia de você atrás de mim o tempo todo. Fica se fazendo de fofa, enquanto, pelas minhas costas, chama a atenção de todo mundo para meus defeitos. (...)
Por que você nunca encara as coisas de frente, bunda?
Você diz que está decidida e que eu preciso ver os dois lados da questão. Ora, seja mais firme, deixe de balançar nas suas posições.
Lamento, isso dói mais em mim do que em você, mas merece o chute que estou lhe dando."

"Você nunca consegue nada sem frustração. Imagine filhos, que é, efetivamente, a única coisa de que você não pode se desvencilhar?"

"Eu queria ter engravidado de novo, mas, infelizmente, não consegui. Queria ter de novo essa experiência de "estar acompanhada"."

1 | 2 | 3 | 4