Saúde Mental, Gênero e Dispositivos

Saúde Mental, Gênero e Dispositivos Valeska Zanello




Resenhas - Saúde mental, gênero e dispositivos


34 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Gabi Dornelas 13/12/2022

Leitura necessária!
A Valeska é uma pesquisadora sensacional, e nesse livro ele desenha todo o processo de construção do machismo e da misoginia vivida e sentida na pele por nós mulheres hoje em dia, e nos ajuda a entender como chegamos nesse "estilo" de vida, e abre os olhos pra situação que muitas vezes passam despercebidos.

Não é uma leitura fácil, pois a linguagem utilizada é a mesma de artigos científicos, e o tema também é bastante denso, porém acredito que lendo com calma, é possível entender as ideias abordadas ao longo do livro.
comentários(0)comente



Natche 13/12/2022

Uma leitura necessária.
Trabalha na área de saúde mental e essa leitura se faz necessária. Tenho indicado para todas as minhas colegas. Esse livro trouxe um aprendizado muito grande e certamente agregou muito à minha prática clínica.
Apenas, leiam.
comentários(0)comente



Bombonatoligia 25/11/2022

Imprescindível
Toda mulher deveria ser obrigada a ler este e todos outros livros da Zanello. Compreender o quanto o papel da cultura do machismo nos molda e faz parte do nosso adoecimento mental é fundamental para tentar romper com o que parece ser natural.
comentários(0)comente



Nazrat 01/11/2022

Desconstruções
Impressionante a quantidade de elementos históricos e científicos apresentados nesta obra. Tudo corrobora para as questões relacionadas aos dispositivos materno e amoroso, presente na construção das mulheres, e o dispositivo de eficácia, na parte dos homens. Como um sistema que se retroalimenta e busca perpetuar ideias que são alegadas como naturais e biológicas, mas que, na verdade, são construções sociais.
comentários(0)comente



Letícia Mapeli 01/10/2022

Livro excelente, traz muitos aspectos desconfortáveis de serem questionados, mas cujo questionamento se faz indispensável. Discordo de alguns pontos trazidos, mas no geral, é um livro muito bom e que reflete, direta ou indiretamente, a realidade de todo mundo. Minhas discordâncias muito provavelmente se devem ao fato de que minha abordagem psicológica é diferente da autora, logo interpreto determinados fenômenos sob outra ótica, mas ainda assim é um dos melhores livros que li durante a minha graduação. Minha professora de fenomenologia como sempre nos trazendo ótimas indicações.
comentários(0)comente



@beonquita 29/09/2022

caramba!! a valeska faz um trabalho fundamental aqui, nem tenho palavras pra agradecer todo esclarecimento e tudo que pude aprender com essa leitura. o livro conseguiu sistematizar e exemplificar várias coisas de uma forma muito simples. me fez imergir nos meus relacionamentos amorosos com homens de um jeito muito importante mesmo que eu esteja só o pó agora kkkkkk também percebo que tem ajudado na construção da minha clínica. recomendo a leitura pra todas as mulheres, principalmente.
comentários(0)comente



Jana 08/08/2022

Essencial
Leitura extremamente importante para entender o funcionamento das diferenças construídas entre os gêneros a partir das diferenças biológicas. Um livro que vale a pena ser relido.
comentários(0)comente



Natalia 14/07/2022

Leitura necessária
A autora discorre sobre a formação de comportamentos de gêneros que são lidos hoje como comuns porém que foram incutidos na sociedade a partir de interesses patriarcais e comerciais, desde a abordagem histórica até seus reflexos psicológicos tanto em mulheres quanto homens. Leitura necessária para conscientizar sobre a formação dos chamados dispositivos de gênero e os reflexos e prejuízos (e ganhos) na socialização.
comentários(0)comente



Adriana Scarpin 05/07/2022

Se eu tivesse que indicar um livro contemporâneo sobre gênero hoje é este que eu indicaria. Trabalhamos ele no grupo de leitura feminista do qual participo nos últimos dois meses. Tremendo trabalho de pesquisa condensado em 300 páginas de puro deleite. Deleite para o masoquista porque sobra tapa na cara para todo mundo. Rá!
Zanello vai fundo nas relações de gênero e, para mim, foi particularmente revelador entender os dispositivos que regem as mulheres que amam o amor, quer dizer, passei a vida inteira não entendo minhas amigas sendo subjugadas por homens que não valiam nada e agora entendo que essas mulheres tem o amor como fator identitário e são subjetivadas nisso a partir de performance de gênero.
Como não binária e arromantica não me identifico particularmente com o gendramento da performance feminina colocada no livro, mas sei muito bem que a maioria das mulheres ao meu redor cabe nessa caixinha de viver em função de um relacionamento amoroso ou maternal e é muito bom aprender sobre como esses dispositivos funcionam para essas mulheres e como os homens subjetivam de forma diferente. Freud já cantava essa bola, mas nunca escreveu de forma tão clara e precisa quanto Zanello, para não dizer que Freud errou feio e rude nos pingos dos is.
O que fica é que homens ou mulheres, interessados ou não em psicologia e gênero: LEIAM ESSE LIVRO.
Priscilla Teles 20/07/2022minha estante
tenho medo de ler e querer explodir o mundo




Suzana Mendonça 03/07/2022

Frustrante
Um livro que traz muitos dos obstáculos experimentados e plenamente conhecidos pelas mulheres. A autora propõe três dispositivos associados à mulher, porém, a mensagem transmitida pode ser frustrante, especialmente por apenas descrever de maneira intensa os pontos negativos conectados à mulher, sem propor ideias que tornem a vida feminina um pouco mais fácil.

Ao descrever todos os obstáculos postos à experiência feminina, a autora acaba usando termos de baixo calão, bem como linguagem de certa forma indelicada, especialmente nos adjetivos que retratam mulheres e homens - uma surpresa negativa para um livro técnico sobre a temática de gênero.
Jana 08/08/2022minha estante
Compreendi os termos chulos como exemplos de como a linguagem opera na vida real, representam a linguagem carregada de machismo.




Pietra 30/10/2021

Leitura indispensável
Fenomenal! Terminando a leitura ainda mais fã do trabalho da professora Valeska. Muitas perguntas foram respondidas acerca do tornar-se homem e tornar-se mulher; e muitas perguntas e admiração surgiram ao longo das páginas. Perfeito para quem busca entender nossas ações, pensamentos e comportamentos num contexto histórico, social e de gênero.
comentários(0)comente



Lari 04/10/2021

Para além da psicologia
Eu recomendo esse livro não apenas para psicólogas(os) ou estudantes de psicologia. Acho que traz pontuações importantíssimas e nos faz pensar em muitas questões. Acho que todos se beneficiariam da leitura, a não ser que não estejam prontos para ela, mas é mais do que um livro voltado para profissionais da psicologia (apesar de se utilizar de alguns termos e ideias que não psicólogas dificilmente entenderão, é possível fazer bom proveito da leitura).

Para psicologia, acho essencial estudos de gênero, pois jamais podemos esquecer que estamos trabalhando com pessoas inseridas em uma sociedade, em uma cultura... questões sociais interferem diretamente, precisamos amplias nosso olhar para elas também.
comentários(0)comente



Karliana.barbosa 12/09/2021

Livro espetacular
Recomendo a leitura a todos que desejam entender e desconstruir as relações de gênero engendradas em nossa sociedade através da cultura. A autora Valesca Zanello, a partir de uma vasta pesquisa como psicóloga e estudiosa, discute em seu livro como as mulheres e homens são subjetivados, as mulheres, através dos dispositivos amoroso e materno, os quais fazem a mulher acreditar que só serão felizes caso sejam escolhidas por um homem(prateleira do amor) e sejam capazes de exercer a maternidade. Já os homens são subjetivados a partir do dispositivo da eficácia, a partir do sucesso profissional(ser provedor) e do desempenho sexual (comedor).A leitura desse livro no faz repensar os lugares nos quais somos invariavelmente colocados sem questionarmos o porquê.
comentários(0)comente



Sunkey 30/06/2021

DISPOSITIVOS DE GÊNERO
Zanello apresenta três dispositivos que regulam os processos gendrados de subjetivação em nossa cultura:

1. DISPOSITIVO AMOROSO: o amor romântico, no sentido de ser escolhida por um homem, é um fator identitário para as mulheres, de modo que a mulher precisa cumprir com um ideal estético para se sentir desejável na prateleira do amor. Além disso, é considerado melhor estar com um homem abusivo e perebento do que correr o risco de ficar sozinha e encalhada.

2. DISPOSITIVO MATERNO: trata-se da construção da ideia de que ser mãe e cuidar é algo natural do instinto da mulher. A maternidade é um trabalho não-remunerado cuja responsabilidade recai toda sobre a mulher. Além disso, mesmo que não tenha filhos, a mulher será demandada a ser cuidadora, como cuidar de idosos ou adentrar em empregos voltados para o cuidado (enfermeira, professora infantil, empregada doméstica, babá, etc.)

3. DISPOSITIVO DE EFICÁCIA: requer dos homens que apresentem uma virilidade laborativa (que trabalhem, sejam provedores do lar, tenham dinheiro, poder e status) e uma virilidade sexual (o homem deve ser um "fodedor" que "come" muitas mulheres e que possui um alto desempenho sexual, no entanto, deve manter o "cu fechado", nunca se permitindo ser "penetrado" e jamais demonstrando características efeminadas).
comentários(0)comente



romulorocha 08/06/2021

Saúde mental, gênero e dispositivos - Nota 10/10
Valeska Zanello é professora, doutora e pesquisadora da Universidade de Brasília. Com mais de 20 anos de experiência na clínica psicoterápica e 13 anos de dedicação em pesquisas sobre saúde mental e gênero, este livro deixa um legado inestimável para a área.

Em Saúde mental, gênero e dispositivos, Valeska Zanello discute de forma cirúrgica, e muito bem fundamentada, os mecanismos estruturais e históricos do machismo, bem como seus impactos nos diversos âmbitos da saúde mental de mulheres, tais como identidade, autoestima, valores e atitudes, ao longo dos anos. Para tanto, a autora lança mão de diversas fontes, tanto científicas quanto do senso comum, o que torna a compreensão da temática bastante didática, mas não menos impactante.

O livro é bastante didático e possui uma linguagem razoavelmente acessível, sem requerer alguma leitura prévia. Dada a complexidade do tema, talvez esta ?didática? tenha sido intencional por parte da autora. É muito bem fundamentado, o que lhe rende inúmeras notas de rodapé, rsrs.

Não posso deixar de destacar também que o livro foi uma indicação da @andressazap, que teve a oportunidade de conhecer a autora em um Encontro em Brasília, e desde então, eu já vinha há muito desejando ler a obra, pois vira e mexe Andressa me comentava algo sobre as inúmeras inquietações que o livro havia gerado nela. Hoje, após ler, confesso, você tinha razão, este livro é um ?bem necessário? a todos!

Bom, não me faltam elogios e indicações para que mais e mais mulheres e homens tenham acessória está obra. Na minha opinião, este é aquele tipo de livro que precisa ser lido, discutido e refletido em mais ambientes e com mais pessoas, pois não se tratam apenas de ideias sobre um fenômeno, mas sobre uma realidade que precisa ser combatida não só em meios estudantis ou sociais, mas ou principalmente na ?casa dos homens?.

#resenhadoromulo
#valeskazanello
#saudementalgeneroedispositivos
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR