O Tatuador de Auschwitz

O Tatuador de Auschwitz Heather Morris

Resenhas - O tatuador de Auschwitz

naluteixeira.s 27/08/2023

Livro perfeito e como estudante de psicologia me ajudou muito a olhar para várias questões e fazer observação dos comportamentos. Vale muito a pena e passa uma linda mensagem!

Desiree Iasmin 25/08/2023

O tatuador de Auschwitz trás a história de um jovem judeu que, ao ser levado para o campo de concentração, tenta de tudo para sobreviver dia após dia.
Ao ocupar do posto de tatuador, marcando as centenas de pessoas que chegam, dia após dia, Lale conhece Gita, aquela que será o grande amor de sua vida e por quem ele fará de tudo para reencontrar.

rossi18 23/08/2023

O Tatuador de Auschwitz
Essa obra de Heater Morris impressiona pela riqueza nos detalhes relatados, levando o leitor quase que a época dos acontecimentos, além de chocar pela crueldade que foi a realidade de muitas pessoas.

manu368 22/08/2023

Top pra amantes da história
Os fatos são perfeitamente reais e isso agregou muito nas minhas informações sobre a segunda guerra!!! enredo perfeito

Daniela Dos Santos 20/08/2023

Emocionante
Não tem como ler um livro sobre os campos de concentração e não se emocionar. Esse livro mostra um pouco sobre a história de Lale e Gita que sobreviveram os 3 anos daquele inferno que foi o campo de concentração. Cada capítulo é emocionante.

Irla 19/08/2023

Vale a pena
O livro contém muita descrição do local e quem já viu algum filme sobre a segunda Guerra e os campos, consegue imaginar um pouco sobre o quão difícil era o dia a dia ali.
Foi o que mais me pegou!
Eu comecei a ler há muito tempo e tive que parar pois me doía. Hoje com um pouco mais de perseverança consegui concluir a leitura. Vale muito a pena.
A história de Lale e Gita é digna de filme! Apesar de todo o contexto desfavorável, eles conseguiram encontrar um afago em meio a tanto sofrimento.E a autora consegue trazer todo o ambiente e a história, de forma que o leitor se conecte com os personagens e todo o sentimento ali presente.

Brunna194 17/08/2023

Incrível
Essa obra conta uma história real impactante sobre a sobrevivência em campos de concentração, com cenas detalhadas de violência e sobrevivência. A escrita é envolvente e a autora habilmente transforma memórias em uma história definitiva você consegue imaginar as cenas de maneira bem clara.

Jo Stein 16/08/2023

"O tatuador de Auschwitz é a história de duas pessoas comuns, vivendo em um tempo extraordinário, privadas não apenas de sua liberdade, mas de sua dignidade, seus nomes e identidades, e é o relato de Lale sobre o que precisavam fazer para sobreviver. Lale levou sua vida segundo o lema 'Se você acordar pela manhã, é um bom dia.' (...)"

O que somos capazes de fazer para sobreviver?
Como amar em meio à dor, à morte, ao sofrimento, à crueldade? Levado ao campo de concentração em Auschwitz, Lale logo aprendeu o ofício que poderia lhe salvar a vida, o de tatuador. E dentro dessa prisão de terror, ele conheceu Gita, seu grande amor.

É uma obra linda, apesar do enredo referenciar um período trágico de sofrimento extremo dos judeus e de outros grupos, e descrevendo com bastante munuciosidade algumas cenas, aproximando o leitor daquela realidade descrita - chocante e torturante até mesmo de se ler. No entanto, há beleza, uma luz diante desse ambiente de lascerante dor, e essa surge quando o autor é conduzido a presenciar uma história simplória de amor e até mesmo superação de um casal que surge diante de um contexto completamente improvável, com adversidades que comprometem diretamente a vida.

Lale contratou Heather Morris para escrever sua história com Gita e fico imaginando como ela, enquanto escritora, deve ter se sentindo ao ouvir essa narrativa de primeira mão.. Como deve ter sido conhecer e encarar a pessoa que passou por toda aquela tortura, e conseguiu perseverar, se refazer, e estava ali revivendo tudo aquilo para que o mundo conhecesse seu testemunho de uma época que jamais deve ser repetida.

"E, no entanto, ele está ali agora. Dois anos haviam se passado. Ele vive em uma comunidade em grande parte dividida em duas -judeus e romanis-, identificadas pela raça, não pela nacionalidade, e aquilo é algo que Lale não consegue entender.
Nações ameaçam outras nações. Elas têm o poder, elas têm as forças armadas. Como uma raça espalhada em múltiplos países pode ser considerada uma ameaça? Por mais que ele viva, seja pouco ou muito, ele sabe que nunca compreenderá aquilo."

Débora.Dias 16/08/2023

"Se você acordar pela manhã, é um bom dia".
Tocante, realista e perturbador.
Uma leitura válida como lembrete da coragem e resistência dos sobreviventes do Holocausto.

hwokaz 15/08/2023

Relato de resistência e de esperança
É um livro lindo e envolvente apesar de descrever os horrores que todos passaram em Auschwitz, torcemos para que tudo dê certo, se apegamos aos personagens, nos emocionamos e sofremos com eles, o livro é simplesmente emocionante!

Thaiza.Vianna 13/08/2023

Prato cheio pra quem gosta de fatos da segunda guerra
Um forte, dramático e também inspirador relato de um judeu chamado Lale Sokolov, nascido na Eslováquia que atendeu ao chamado do exército alemão para um "campo de trabalho", no qual aceitou com intuito de poupar sua família que fossem levados também. Acompanhamos o desumano tratamento desde o trajeto feito em vagões de gado, sem água, comida, assepsia e liberdade, a chegada ao campo, a forma em que eram escolhidos e separados para diferentes propósitos.. e o dia a dia por todos os anos em que ficaram sofrendo na mão dos nazistas.
Lalo, que aceitou a oportunidade de trabalhar como tatuador para marcar no pulso os números de tantas centenas de pessoas que chegavam todos os dias aos campos de concentração, e com isso teve a oportunidade de ter pequenas regalias e digamos um "menos pior" tratamento que os demais que trabalhavam em campo braçal. Com esta oportunidade ele viu também a possibilidade de tentar ajudar ao máximo de pessoas que podia. E conhecerá assim, tatuando um número em seu braço a Gita, também judia e prisioneira, e nasce um lindo amor a primeira vista. Um romance em meio à tanta crueldade, para trazer um pouco de esperança por dias melhores fora daquela prisão chamada Auschwitz-Birkenau
É uma lindíssima história real de superação solidariedade, amor e altruísmo em meio aos horrores que ocorreram brutalmente no período da segunda guerra.
O posfácio escrito por uma pessoa super especial para esse romance histórico foi de derreter o coração.
Incrível, vale demais a leitura! É um alerta para aproveitarmos e agradecermos mais as coisas boas da nossa vida.

"QUANDO PASSAMOS ANOS SEM SABER SE DAQUI A CINCO MINUTOS ESTAREMOS VIVOS, NÃO HÁ NADA COM QUE NÃO POSSAMOS LIDAR. ELA DISSE: ENQUANTO ESTIVERMOS VIVOS E SAUDÁVEIS, TUDO VAI DAR CERTO"