Praia de Manhattan

Resenhas - Praia de Manhattan

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marina.Castro.F 04/11/2022

Não fez sentido
Não gostei do livro porque apesar da escrita fluida, a história não é conectada. Achei que os dilemas surgem do nada e também são encerrados da mesma maneira. Livro cansativo com trechos demasiado descritivos. Não recomendo.

Vinder 25/08/2022

Bom livro, mas leitura um pouco arrastada; alguns detalhes que parecem não fazer muita importância para o enredo. De qualquer forma, a pesquisa da escritora é excelente e a escrita muito boa.

Marcianeysa 04/08/2022

Boa surpresa
A autora escreve muito bem, a historia tem uma reconstrução histórica excepcional. Mas que capa HORROROSA!
Ana Bellot 12/11/2022minha estante
Hahaha a capa não faz jus à obra. Odiei tbm. Kkkk

gigi 03/07/2022

ícone injustiçado
esse livro é totalmente diferente do que eu costumo ler, mas tem elementos tão bons que a leitura me fisgou.

a história se passa na década de 1940, na zona portuária dos Estados Unidos. nela acompanhamos anna, uma garota comum que trabalha com tecidos para navios, ajuda a mãe a cuidar da irmã doente e a qual o pai (que ela era muito próxima durante toda infância) desapareceu.

a jennifer tem um jeito bem detalhista de escrever e ambientar o livro, e eu simplesmente amei. em nenhum momento isso foi massante para mim, na verdade, tornou a leitura ainda mais agradável porque eu rapidamente ficava imersa nas palavras e descrições. claro que todos esses detalhes deixam a leitura mais lenta, uma vez que demora um pouco mais para a gente digerir as palavras, e não é um livro que tem ação o tempo todo, mas ainda assim foi muito agradável. é algo para desviar um pouquinho do habitual.
é difícil gostar quando já está acostumado e prefere leituras mais rasas, onde você só ver o ponto de vista de um personagem e só recebe um monte de diálogo e ação, sem a construção profunda de um ambiente. pra quem, assim como eu, está acostumada a livros assim, fica mais difícil de apreciar a leitura, mas é bom ter em vista que cada livro e história tem sua forma de ser contada, e não faz sentido abrir um livro noir, esperando uma escrita igual a de um romancezinho água com açúcar (sem nenhuma ofensa ao romancezinho água com açúcar, pois também amo!).

eu adorei a construção dos personagens. a anna é uma mulher comum mas que faz coisas extraordinárias, é impulsiva e persistente e gostei muito de acompanhar isso nela. já dexter styles... o que dizer desse homem? desde a primeira vez que ele apareceu já fiquei toda ablu blu blé das ideias. ele é um gangster com um coração enorme, gostoso mas também fofinho, arrogante mas ao meu mesmo tempo solidário. aiii, fiquei toda bobinha!!

(pequenos spoilers abaixo)

não tinha certeza se rolaria um romance entre ele e a anna, fiquei com medo de ter me enganado, mas MEU DEUS, que alegria que os dois se encontraram. queria ter mais deles, mas achei bem realista a forma que autora descreveu como se relacionaram.
sei que o dexter era casado, mas sinceramente, não dou a mínima. o livro não é uma história de amor e naquele época, acredito que adultério, por parte dos homens, claro, era bem comum e "normalizado".

o restante dos personagens teve minha simpatia. gostei muito como a autora colocou cada um deles, como retratou, singelamente, o racismo, sexismo e a homossexualidade naquela época (foi muito singelo mesmo, mas achei que trouxe ainda mais veracidade a história por ser do ponto de vista de pessoas brancas. por exemplo, quando o eddie percebeu que a segregação entre os negros e os brancos um dia, e ele mesmo pensa que nunca tinha reparado naquilo).

não senti tanto da parte de investigação, mas teve sim um mistério. foi noir o suficiente? não achei.

por fim, quero dizer que fui positivamente surpreendida pela história. gostei de todos os aspectos, e é uma ótima leitura pra quem gosta de histórias que costumam discorrer sobre o dia a dia de uma certa pessoa e o comportamento humano. eu amei como quase tudo levava ao mar, acho que a praia teve um lugar especial e importante na história (é onde ela começa e termina), e foi muito interessante ver como é mergulhar e como era naquela época.

não dei 5 estrelas porque queria uma conclusão um pouco mais fechada e porque não entendi direito o motivo do que rolou com o dexter, mas a última parte talvez seja burrice minha.
não é um livro extremamente marcante que ensina diversas coisas, mas foi uma leitura nova e especial para mim.

Hibrael.Araujo 24/06/2022

Não me pegou tanto
O livro retrata muito bem a época em que se passa, os E.U.A durante o período da segunda guerra mundial, o surgimento de organizações criminosas, trabalhos voltados para produção de armamentos navios e etc. Contudo não curti muito a escrita, achei bem enrolada mesmo, muitas voltas pra chegar em pontos não tão impressionantes, grande parte dos personagens não foram tão bem desenvolvidos, com exceção de Anna e Dexter Styles a maioria dos outros personagens não me chamaram tanta atenção. Pra quem goste muito da ambientação do tema pode ser um ótimo livro, mas pra mim não deu muito certo não.

Lucas Gabriel 31/05/2022

Demora para engrenar
A pesquisa que Jennifer Egan fez para a recriação do período histórico é incrível! Porém o primeiro terço do livro é extremamente arrastado, inclusive com algum excesso de detalhes por vezes desnecessários. Na metade, a história começa a engrenar e você passa a se envolver um pouco mais com as personagens. As últimas ~150 páginas são bem interessantes e finalmente conseguiram me prender, apesar do último capítulo meio morno.

Danielle530 26/05/2022

Não julgue o livro pela capa
Foi impressionante ver o quanto a autora pesquisou para escrever esse livro. Rico em detalhes sobre o momento histórico em que se passa a história, tiveram momentos em que visualizei a cena como em um filme.
Sander.Garcia 04/08/2023minha estante
Tive essa mesma impressão.. conseguia imaginar as cenas vividamente. Me peguei pensando no trabalho de pesquisa tão profundo que a autora teve.. eu amei.

Bruno.Coelho 27/03/2022

Que história!
Livro sensacional. Poderia fazer uma resenha enorme aqui, mas como evito fazer textos grandes irei me conter.
A história, a escrita da Jeniffer, os personagens, a narrativa detalhada. Todos esses pontos e outros levam esse livro a uma das melhores obras que li ultimamente.

Histórico e sensível. A vida da protagonista nos leva a ver a vida de um modo mais simples e sensível. Aconselho demais.

Nota:
5/5

Amanda.Cavalcante 01/03/2022

"Não ponha nada por escrito se puder só falar, e não fale nada se silêncio for suficiente."
Eu, pessoalmente, fico feliz por Egan ter posto por escrito essa história.

Anna, Eddie e Styles são personagens que estão morando na minha cabeça até hoje, alguns dias depois de terminar a leitura.

A história acontece em NY, entre a quebra da bolsa, em 29, e o curso e final da 2ª Guerra, em meio a gangues e pessoas comuns.

Anna criança e Anna jovem me deixaram com sensações conflitantes. Muita humanidade. É uma personagem para amar, para não entender, para criticar. Um mulher forte (uma redundância? Acho que sim) e que faz coisas contra intuitivas (pra mim) buscando respostas e, no final das contas, buscando ser feliz - que é o que fazemos todos. Torci muito por ela.

A escrita de Jennifer Egan é arrebatadora pra mim. Sei disso desde A visita cruel do tempo. É uma escrita perfeita mesmo quando eu discordo dos rumos.

É que para o livro ser bom, não é necessário que tome os rumos que a gente prefere. É gostoso quando toma. Mas é real quando nos faz questionar.

Indico para quem gosta de livros que não são truncados, mas que não são simples de lidar.

site: https://www.instagram.com/emcadapalavra/

Thaís 27/02/2022

O protagonismo da história
Egan sempre me surpreende com seu jeito de contar histórias. Elas parecem tomar forma e caminhar sozinhas. Não existe uma personagem principal, sempre tenho a sensação de que eles são apenas coadjuvantes do contexto. Tudo é tão vida real que dá até aquela tensão ao esperar uma catástrofe. Ela costuma vir, mas diferente do que esperamos, sutil, delicadamente, muito cotidianamente. Toda vez que termino uma história dela, fico na dúvida se gostei muito ou se amei.

dudu 02/02/2022

abandonei duas vezes
é um romance histórico que me chamou muita atenção pela sinopse, e prometia ser um pouquinho misterioso. A realidade, uma escrita totalmente maçante, com tantos, mas TANTOS detalhes irrelevantes que me fizeram abandonar a história duas vezes... entendo que era necessário passar uma boa ambientação da Nova York nos anos 40, mas a imensa descrição pra todo esse pano histórico acabou me cansando. Na terceira tentativa fui até o fim mesmo brigando com o livro que, nesta edição, possui um tamanho de letras bem pequeno. Outros pontos negativos são as amizades da protagonista e os momentos conflituosos do gangster Dexter, que não me despertaram nenhum interesse. Só consigo me lembrar positivamente de poucos aspectos do desenvolvimento dos principais personagens, como as motivações de Anna e seu pai.

Mah 31/01/2022

Praia de Manhattan - Jennifer Egan
Sinceramente "Praia de manhattan" não é um livro que eu leria de novo porém recomendo muito essa leitura, tem paixão tem misterio e varrios pontos de vista diferentes. Muitas vezes enquanto eu lia eu me pegava pensando " o que que ta acontecendo por que a gente ta falando disso" a escrita da autora mesmo sendo boa e bem construida é muitas vezes muito enrolada e entediante por isso que eu demorei varias semanas para acabar. Apesar desses pontos negativos o livro é muito bom e os plots são extremamente bem construidos a pesquisa da que a autora fez para escrever esse livro foi muito bem feita e fez com que a historia desse a sensação de ser realmente verdadeira recomendo esse livro e é um solido 7/10.

Sarah 29/01/2022

Se virar filme, tem o meu dinheiro
Praia de Manhattan é "apenas" um clássico noir fora de época e estou aqui por isso mesmo! Magnífico. Adorei a narrativa, além de um teor investigativo/policial, também há muito sobre uma investigação de motivações, desejos e construção de personagens. É uma história que te leva de um ponto à outro, no crescimento dessas pessoas e como elas precisam arcar com seus objetivos e desejos. Cada segundo valeu super à pena, adoro como todos os personagens são feitos, com seus problemas e vidas para além da protagonista.
Outra coisa incrível nesse livro é toda a atmosfera, é sensacional como eu realmente acreditei em cada minuto que estava vivendo no período da Segunda Guerra, além de como relacionei facilmente toda a história à um filme p&b da Janus Films. Certamente é um roteiro de cinema desenrolado em prosa.
Por último, adorei como todo o livro sempre volta ao dia na praia, com a Anna e o seu pai. Por mais que ela ganhe uma vida para além de seu pai, do que aconteceu com ele, ainda assim a história sempre busca voltar para esse momento, para a relação que eles tinham até aquele dia e como tudo mudou depois dele.
Me deu vontade de ler outros livros dessa autora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6