Praia de Manhattan

Praia de Manhattan Jennifer Egan

Resenhas - Praia de Manhattan

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lettruce 26/01/2022

Uma estrela pq sou humilde
Tenho tantas coisas a reclamar...
- A história não me prendeu no início, mas confesso que teve momentos (que foram poucos) que me deixaram intrigada e querendo saber mais
- Sinceramente? Só não abandonei esse livro pq paguei por ele, pq se tivesse sido de graça... nem fazendo resenha eu estaria.
- Chegou um momento que eu não consegui ler de tão ruim que estava, narrativa cansativa, além de escrita nem um pouco intrigante e cativante.
- Enredo/história confusa, autora meteu 9 personagens em 4 folhas, calma aí que eu sou uma pessoa só.
- Muitos nomes e poucas explicações.
- Acontecimento sem pé nem cabeça.
- Foi uma conquista persistir nesse livro, para no final nós agradecimentos nem receber um "obrigado aos leitores" :(
- A cena final foi até bem interessante e com referencia a uma cena bem inicial do livro.
- Confesso que ele tentou abordar alguns assuntos, mas foi breve e sutil, como o racismo e relações homoafetivas.
- A principal passou por muito machismo para chegar onde chegou e mostra que ela persistiu em seu sonho e isso é legal.

Dou uma estrela por dó.
Me desculpe a escritora mas esse é um dos piores livros que li.
E um ponto legal do livro é....
A resenha acaba aqui

Brincadeira, a história em si é interessante mas foi encontrada de forma muito enrolada.

Não indicaria a ninguém, sério mesmo.

Debeeð 25/01/2022

Fluxo de vida
Não sei se tenho o coração maduro o suficiente para entender a profundidade e exposição do livro, não é um livro ruim ao meu ver, apenas não estou no mesmo tempo de maturidade que ele. Talvez seja uma releitura muito proveitosa daqui 5 ou 6 anos. Anna é uma mulher tão comum e ao mesmo tempo tão especial, e foi o que me fez continuar até o final. No fim, em algum momento, todas somos e seremos Anna em algum aspecto.

Livrosletrados 14/01/2022

Não aguentava mais?
A leitura foi bem arrastada pra mim, achei que terminaria antes, mesmo sabendo que não era minha zona de conforto literária. Mas, ainda assim gostei bastante do livro, achei o enredo muito inovador e a abordagem da vida feminina bem diferente do habitual hollywoodiano que os outros livros propõem. Achei o desfecho muito bom, mas esperava um pouco mais. Uma boa leitura, recomendo.

Maní 31/12/2021

Uma imersão profunda na história
Após O Grande Gatsby, uma leitura arrastada, Praia de Manhattan apresenta a Nova Iorque pós Crise de 29 de uma forma muito mais imersiva. Reconheci nos relatos e na verossimilhança traços e detalhes da realidade da época (como bonequinhas da Shirley Temple ou promocionais de cigarros) que te arrastam para o cotidiano dos protagonistas de maneira mais acertada que o próprio clássico de Fitzgerald. Como um bom policial, é direto sem perder os floreios das relações familiares e interpessoais em geral, com personalidades marcantes, questões sociais e um recorte incrível de momentos historicos.
Uma obra digna de se ler e reler - e um favoritado.

Kelly718 23/12/2021

Segura na mão de Deus e vai!
Esse livro não foi pra mim!
Desde o início foi uma leitura arrastada e cansativa. Fiquei com a impressão que a autora escreveu muita coisa só para encher páginas.
Pela história se tratar na década de 1940, trás muitas informações sobre a época e como as mulheres sofriam muito preconceito e não tendo os mesmos direitos que o homem.
Mas não gostei da história, da escrita e de como me senti lendo. Eu esperava mais!

Julinha 22/12/2021

?Não há nada que Jennifer Egan não possa fazer?
Realmente não há nada que Egan não possa fazer?
Decidi ler esse livro depois de ter a experiência com ?A visita cruel do tempo?, um clássico de Egan. De primeira, foi um livro que não consegui me identificar, para ler um capítulo demorei dias e mais dias, o larguei um pouco de lado, até que decidi dar uma segunda chance. Sou grata por ter dado uma segunda chance, me encantei pela forma como Egan novamente me fez amar o que ela escreve(mesmo que a leitura tenha sido um pouco pesada, mas depois vai fluindo), a forma como ela interliga os personagens é algo que me fascina, não sei dizer o porque, só sei que fascina, e sem mencionar a riqueza de como ela retratada os fatos históricos de uma forma que lhe faz acreditar, as inúmeras pesquisas e estudos que fizeram esse livro ser real. Um ponto que quero ressaltar é a determinação de Kerrigan, de conseguir realizar o sonho dela de ser mergulhadora onde naquela época as mulheres não podiam exercer certas áreas só por serem mulheres.
OBS: em algumas partes o livro pode ser um pouco enrolado, algumas voltas que podem confundir e se fazer perder.

Kleber 19/12/2021

Esse vai para os "Melhores do ano"
Praia de Manhattan foi uma leitura que eu comecei sem grandes expectativas, e que acabou tornando-se uma das melhores do ano.

O livro foca em três personagens: Anna, uma garota que faz tudo por sua irmã que nasceu com deficiência psicomotora, e que era muito apegada ao pai, mas vê essa relação se desmoronar quando ele some de casa; Eddie, pai da Anna e da Lydia, e esta última a causa de sua maior frustração: ter uma filha deficiente; e por fim, e não menos importante, Dexter Styles, um dos chefões do submundo de Nova York.

As vidas desses três personagens se entrelaçam de uma maneira surpreendente, com direito a reviravoltas, muito suspense (a ponto de me fazer prender a respiração em certos trechos), e muita emoção.

É sem dúvida uma obra-prima da Jennifer Egan, a qual recomendo bastante que todos leiam.

sarah 17/11/2021

poucas emoções
É o que posso dizer que senti ao ler esse livro, talvez iludida por minha própria expectativa sobre o que encontraria por entre essas páginas.

Achando que encontraria aqui um grande mistério sobre o que aconteceu com o pai da protagonista e uma vontade de descobrir seu paradeiro, mas me deparei com descrições de uma vida pacata de uma garota que sonhava alto, e por esse unico motivo foi o que me manteve lendo essa história.

Conheci aqui as personagens Dexter Styles e Eddie Kerrigan mas nada me interessava neles, me sentia presa em palavras arrastadas e pouco desenvolvimento, desejava ler mais sobre Anna Kerrigan e sua vontade por mergulho.

Praia de Manhattan e sua personagem principal me ensinaram a não deixar de lado suas vontades, pois Anna nunca abaixou sua cabeça em um ambiente machista sendo a única e primeira mulher mergulhadora no arsenal de marinha em que trabalhava, e em meio a uma decisão decisiva no desfecho dessa história não deixou que outros dissessem o que ela deveria fazer e seguiu com o que ela queria.

O desfecho agradável, com Anna conseguindo construir uma nova vida com a família mesmo que distantes de seus amigos que conquistou com o tempo, esses que construí um pequeno afeto ao longo do livro e foi muito bom saber que cada um teve o que desejava.

Mas não foi nada além disso, uma leitura pacata e que arrastei por um bom tempo. As três estrelas são para Anna Kerrigan.
Iara Caroline 18/11/2021minha estante
como esperei por essa resenha

@serrarebeca 12/11/2021

?Não há nada que Egan não possa fazer.? ??????????
Embora tenha alguns momentos que a história prenda a atenção do leitor, sem sombras de dúvidas, a leitura é arrastada, pede o foco da história em diversos momentos e tem falas totalmente desnecessárias e, muitas vezes, preconceituosas.

JL Marcal 06/11/2021

Um livro incrível
Uma história muito boa, apesar de que em alguns momentos é arrastada a leitura. Ainda assim, é uma leitura que vale a pena cada segundo. Recomendo demais!!

Gabriela.Schmitt 22/10/2021

Não há nada que Anna e Egan não possam fazer
Para ser lido em pequenas doses diárias. Ainda que na metade do livro a história fique densa e até confusa, os cenários e as personagens compensam demais. É uma viagem à área portuária de Nova York do início do século XX, entrelaçada com a a experiência de uma garota comum do Brooklyn e seu sonho, ser mergulhadora.

Vinicius 20/10/2021

Recriando uma época
Meu primeiro contato com Jennifer Egan e posso dizer que foi muito prazeroso. Não leia este livro se você busca uma trama cheia de energia, reviravoltas e frases de efeito pra destacar. Não.

Egan parece que está além (e nem precisa) disso. Um livro existe por uma razão que só seu criador sabe, assim como cada obra de arte. Talvez agrade uns, outro não, mas isso pouco importa. É uma expressão única.

Todo trabalho de mais de uma década de pesquisas em bibliotecas, museus, entrevistas e diversos relatos, resulta numa ambientação riquíssima de uma NY pós Depressão de 29 até a Segunda Guerra.

Aqui importa mais ser transportado pra dentro de uma família comum, explorar a natureza humana e os detalhes da cultura da época do que um final impactante que leva às lagrimas. É como se a autora pegasse nossas mãos e dissesse: "quer saber como era NY nesses anos? Deixa eu te mostrar um pouquinho."

Leia sem expectativas e saboreie cada construção de frase sem pressa.
Marlo R. R. López 07/02/2022minha estante
Ótima resenha. Sugiro a leitura de 'O torreão', da autora. Um dos livros mais impressionantes que eu conheço do ponto de vista da construção narrativa. Este e o famoso 'A visita cruel do tempo'.

Vinicius 04/02/2023minha estante
Valeu pelas dicas... um ano depois estou lendo A visita cruel do tempo...

Iris Souza 07/10/2021

Praia de Manhattan
Sinopse oficial:

Com quase 12 anos, Anna acompanha o pai à casa de Styles, uma figura enigmática que pode ser crucial para a sobrevivência de sua família. Durante a visita, ela fica completamente hipnotizada pelo mar em volta da construção e pelo mistério que ronda a relação entre os dois homens. Anos depois, o pai de Anna desaparece.

Dentro de duas décadas New York foi lente para vários acontecimentos, como a quebra da bolsa de valores e a chegada da segunda guerra mundial. O mais interessante dentro desse ambiente são seus participantes indiretos que contribuem para o andamento de tudo. O principal cenário que Jennifer Egan nos trouxe é maravilhoso.

O livro começa te deixando em êxtase, sendo contada apartir do ponto de vista de Anna, seu pai e Dexter. O leitor é introduzido na vida atual e passada deles de uma forma espetacular, onde não se consegue largar o livro. Mas todo livro tem seu ponto fraco, a escritora esqueceu de dar mais "suavidade" as mudanças de narrador e acabou se perdendo no meio da própria escrita. Destacou muito mal os locais, com poucos detalhes e introduziu personagens que não fizeram diferença alguma na história.

Opinião pessoal:

A Jennifer Egan esqueceu sua essência nesse livro, nos introduziu em um universo fantástico, e fechou ele muito rápido, com acontecimentos óbvios, faltando 200 páginas para o fim do livro o leitor já tinha noção dos acontecimentos futuros. Se você não liga para acontecimentos óbvios e finais rápidos recomendo a leitura. Foi uma leitura legal, mas não maravilhosa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6