The Priory of the Orange Tree

The Priory of the Orange Tree Samantha Shannon

Resenhas - The Priory of the Orange Tree

Maria 13/07/2021

honra o gênero fantasia
Quando você expõe para um não leitor o hábito de leitura de fantasia, ele tende a entender aquilo como algo de outro mundo, envolto em sua própria atmosfera. Ele logo pensa em dragões, fadas, magos e todo aquele esteriótipo. Depois de muito tempo lendo fantasia, tal descrição tende a enjoar e logo você se encontra em busca do diferentão. Você se acostuma com um gênero que deveria ser mágico em cada leitura, em cada livro a magia da fantasia deveria te envolver. Não que os livros de fantasia atual não sejam bons, eles são, mas por muito tempo não me sentia envolta em um sentimento de magia. The Priory of The Orange é o livro perfeito para te colocar nas nuvens. A descrição dos acontecimentos, os backgrounds dos personagens só tornam o livro um dos melhores que já li. UMA RESENHA MEIO NADA VER, mas se você entendeu o sentimento que eu tentei descrever e sente falta dele nas fantasias atuais, LEIA priory que eu tenho certeza que não se arrependerá.

Sara.Froes 11/01/2023

Uma boa leitura, mas demorada, fluída em alguns momentos, errática em outros. Geralmente costumo ler um livro em 2 dias, mas esse levei 2 anos. Acho que se fosse dividido, fluiria melhor. O final pareceu apressado e destoante do resto da narrativa e não tão épico assim. Gostei, mas quando lembro, me sinto meio decepcionada. Acho que algumas coisas ficaram resumidas para serem melhor exploradas em outro livro.
Preciso dizer aqui que os meus povs preferidos foram do Niclaus, uma escolha bem peculiar e interessante de narrador, que me tocou por representar a solidão (e as fases do luto) de um idoso e as perspectivas de um futuro pra uma idade que costumamos deixar de fora das nossas especulações de aventura e vida.

bmt 27/07/2021

Foi uma grande jornada
Foi uma ótima leitura. A escrita do autora é envolvente.

Eu queria mais. Ao final da história, senti a necessidade de um segundo livro para desenvolver mais alguns aspectos da história. Mesmo assim, o livro provou ser muito agradável.

yas :) 22/09/2021

"And we will find our somewhere"
Um conto de fantasia tão completo e detalhado quanto muitos outros mais famosos. Eu passei um mês pra terminar The Priory Of The Orange Tree e olha..foi um mês em que eu me vi imersa em um universo *fantástico*. As histórias são incríveis, os personagens muito bem desenvolvidos e os romances.....

Acho que o livro assusta porque é enooorme, mas de verdade, se você gosta de fantasia, dragões, guerras, magia..não deixe de ler essa obra!!

Evelin 01/01/2023

Decidi ler The Priory of the Orange Tree em inglês como um desafio pra mim mesma, que estou aprendendo, mas também porque sabia que a edição brasileira não estava completa e não queria ler um livro dividido, ainda mais porque lido muito bem com leituras longas, até mesmo gosto. Dito isso, quando li, as vezes quis que a história estivesse dividida.

Esse é um livro bom. Tem um universo bem construído, fundamentado, a forma com a qual as histórias de cada nação são contadas é ótima e fica perceptível a dedicação em criá-las. Mas, eu gostaria de ter tido mais tempo para absorvê-las. Em 100% do livro, tem muita coisa acontecendo e não há a menor pausa para absorver os cenários e os contextos de cada nação o que, para mim, afetou a imersão. O mesmo vale para os personagens. Eles são inteligentes, interessantes e mesmo carismáticos, mas estão a todo instante tão ocupados que não há tempo para conhecê-los e entender melhor as razões das suas ações. Está tudo dito, mas a impressão que a história deixa é muito rápida, como se a narradora parasse e dissesse: "Ó, agora vou explicar. Entendeu? Então vamos" e enfiasse o pé no acelerador da história, não dá pra ver por onde e por quem ela tá passando direito.

Não vou negar que é um livro que te segura e te leva até o final sendo muito interessante e cativante, porque isso ele faz, e muito provavelmente também satisfaz certos tipos de leitores. Mas, para mim, deixou a desejar nesse envolvimento.

O que comentei no início de querer que a história fosse dividida, foi imaginando que, tendo a história sido desenvolvida em "porções menores" e com mais calma, haveria mais tempo para que o impacto de cada acontecimento se instalasse no leitor, para que o apego fosse maior. Certas descobertas levariam mais tempo, ofereceriam mais chances a quem está acompanhando de entender melhor o que está acontecendo ? e também de se deixar enganar pelos plots mais complicados e se surpreeender depois!

Resumindo, gostaria de ter tido mais tempo, dentro da narrativa, para aproveitar a história ? que é muito boa, ainda assim, e que me deixa ansiosa para experimentar futuros trabalhos da autora.

Ju Biasuz 18/12/2021

Apesar de ser muito grande é uma leitura que prende muito, ainda mais pra quem ama fantasia épica, vale muito a pena!!
isa 16/02/2022minha estante
o que você achou do inglês amg??

karumawa 12/02/2024

AMEI
Abrir este livro é como entrar num mundo completamente fantástico, simplesmente um dos melhores livros de fantasia que eu já li. A escritora é um gênio, o mundo é extremamente bem construindo e os personagens são incríveis cada um com uma história diferente mas no final acabam sempre por estar destinados a encontrar-se e a trabalhar juntos. A escritora não deixa absolutamente nada de fora e não erra em explicar o mundo do priorado da laranjeira. Um livro excepcional e muito bem escrito. Recomendo para todos os amantes de fantasia, porque este livro é tudo o que um livro de fantasia deve ser. Apesar de ser 800+ pág, não existe nada que seja arrastado, cada página é necessária para o desenrolar da história. Tinha algumas expectativas para este livro mas elas foram sem dúvida superadas, O Priorado da Laranjeira entrega tudo o que promete e muito mais. Comparam este livro com GOT não acho que tenha muitas parecenças em termos de história, tirando o facto de ambos serem fantasias épicas com dragões.

iara 28/10/2022

Uma das melhores leituras do ano
Esse livro é enorme, e com motivo: cada página relata um mundo tão vivo, perfeito para quem quer mergulhar em uma boa narrativa.

Seguimos a história de Ead, criada da rainha de Inys, Tané, uma treinadora de dragões, e Niclays, um alquimista exilado no Leste. Essas histórias se desenvolvem separadas e se entrelaçam no caminho, ao que uma ameaça força o mundo a respeitar suas diferenças e se unir.

Eu amei as personagens, e especialmente amei a amizade de Tané e Niyamathun. Amei acompanhar como cada sociedade enxerga os dragões e interpreta a história deste mundo.

Fernando Lafaiete 21/03/2019

The Priory of the Orange Tree: A perfeição em forma de livro!
******************************NÃO contém spoiler******************************

No meio de tanto livro de fantasia está cada vez mais difícil achar uma estória que inove, que desperte sentimentos únicos e que nos puxe para dentro das páginas de forma a nos aprisionar e fazer com que não queiramos mais sair do universo criado pelo (a) autor (a). Quando me deparei com a capa de “The Priory of the Orange Tree” no site da Amazon enquanto pesquisava novos livros de fantasia, foi amor à primeira vista. Uma bela capa, bastante chamativa e com um dragão na mesma, uma das criaturas que mais costumam me encantar. Acabei decidindo que leria o livro assim que ele fosse lançado; sentimento que foi reforçado quando li a sinopse e percebi que ele seria aparentemente protagonizado por duas mulheres.

Já conhecia Samantha Shannon, a escritora, devido sua trilogia “Temporada dos Ossos” publicada pela editora Rocco; e, apesar de ouvir muita pouca gente comentando sobre ela, já esperava que “The Priory” fosse ser no mínimo bom. Mas minha gente... como explicar a magnitude deste livro? Primeiramente, gostaria de dizer que ele já ganha um ponto por ser uma fantasia de volume único (aparentemente). Ao começar a leitura me vi tão imerso e tão viciado na estória, que fiquei chocado com o poder narrativo de Shannon. Mas do que se trata este romance? Irei apresentar alguns tópicos importantes, já que a estória é repleta de curvas.

1. Um reino governado há milhares de anos unicamente por mulheres, onde o poder de governar é passado de mãe pra filha. Um costume milenar que não corre risco já que toda rainha que engravida tem uma filha que possui exatamente suas mesmas características. Ter um filho não é um risco a qual a rainha atual deva se preocupar. A estabilidade e sobrevivência do reino depende sempre da geração de uma herdeira; já que enquanto houver uma Berethnet no trono, um ser milenar e maligno (um antigo inimigo) não despertará, colocando a humanidade em risco. O problema é que Sabram Berethnet, a rainha atual, não deseja se casar tão cedo, e esta decisão já preocupa a todos; já que ela passou a ser alvo constante de tentativas de assassinatos.

2. Em um lugar distante de Virtudom, o reino de Berethnet, há “O Priorado da Laranjeira”, uma ordem de magos e feiticeiras que possui a missão de defender e preservar a vida da rainha atual, descendente da lendária rainha Cleolind, uma das duas rainhas guerreiras que foram responsáveis pelo aprisionamento do tão temido “The Nameless One” (Aquele Que Não Possui Nome).

3. Em Cape Hison, um outro reino, há a “Alta Guarda do Mar”, uma ordem formada por guerreiros que cavalgam dragões de água e que são rejeitados pelo reino de Sabram Berethnet, já que o ser que todos temem que retorne é exatamente o rei dos dragões, a primeira criatura a surgir de uma milenar energia que do céu despencou. A questão é: tal ordem e tais dragões rejeitam o dragão rei e seus seguidores, e são o oposto dos dragões malignos de “The Nameless One”, os dragões do fogo. Portanto, tal rejeição não passa de puro preconceito.

4. E ainda há um outro reino, isolado dos demais, que trata o temido ser maligno como um deus e que é, portanto, mais uma ameaça ao reino de Berethnet. Além de uma misteriosa doença proveniente dos dragões, que todos temem que se espalhe por todos os reinos.

São milhares de detalhes e o que apresento acima não é nem a ponta do iceberg. Samantha Shannon constrói um universo fantástico, que cativa, emociona e que nos choca. A narrativa é extremamente rápida e a autora não se torna refém de seus próprios mistérios. Ela constrói e desconstrói verdades na velocidade da luz e quebra muitos paradigmas. “The Priory” é dominado por mulheres empoderadas e são elas que carregam e lideram a narrativa do começo ao fim. As posições de destaque são todas ocupadas por mulheres, e feminismo e sororidade transbordam das páginas. Algo muito parecido com o que ocorre em “As Brumas de Avalon. ” A autora não perde tempo criando conflitos desnecessários e a narrativa não perde em momento algum ritmo e nem qualidade. Muito pelo contrário, o livro só melhora. E não se preocupem, também temos personagens masculinos importantes... eles não são desrespeitados e exercem papéis cruciais. Mas saibam que “The Priory of the Orange Tree” é a pura força feminina em forma de romance.

Temos rainhas lendárias, temos dragões, temos guerreiros que cavalgam dragões de água, temos magos e feiticeiras, temos artefatos mágicos e lendários, temos piratas, temos representatividade, temos profecias, temos manipulações políticas, temos mistérios a serem desvendados, temos cenas excelentes de ação, temos ótimos vilões e temos reviravoltas magníficas e um desfecho MUITO bom. A autora também trata certas questões como normais, sem perder tempo problematizando homossexualidade entre outros assuntos.

A fantasia épica de Samantha Shannon é um dos melhores livros de fantasia que já li e entra fácil no meu top 10. Não consigo apontar um ponto negativo e achei tudo tão incrível, que se tem algo que pode ser encarado como ruim, é o fato dele ser volume único. E não duvidem de todos os elogios que ele vem recebendo. Este livro é muito, mas MUITO espetacular.

Eu sempre afirmo que tem personagens femininas que todos devem conhecer, como Vin de Mistborn, Lisbeth Salander de Millenium, Herminone de Harry Potter, Sarene de Elantris.... E agora passo a afirmar que todos precisam conhecer as mulheres de “The Priory of the Orange Tree”, em especial, a maravilhosa e poderosa Ead. Façam este favor a vocês mesmos e não hesitem... leiam "The Priory", esta obra-prima. Um baita livro de fantasia que mostra com maestria tudo que uma boa estória de fantasia épica e feminista precisa ter e ser. Uma verdadeira perfeição!
@retratodaleitora 21/03/2019minha estante
Como não desejar esse livro depois de uma resenha fantástica como essa? PRECISO ler

Dani 21/03/2019minha estante
Já estava muito curiosa com esse livro, mas um pouco receosa pq não gostei muito de "Temporada de ossos", mas essa sua resenha me animou bastante. Com certeza irá entrar nas minhas próximas leituras.

Lucas 21/03/2019minha estante
Ótimo livro. Foi difícil não devorá-lo durante a leitura conjunta.

Fernando Lafaiete 21/03/2019minha estante
Leiam mesmo! Eu e o Lucas lemos juntos e mesmo sendo normalmente chatos, não conseguimos não dar a nota máxima para este livro. Ele é bem rápido de ser lido, apesar do tamanho, e é muito envolvente. Deem uma olhada também nos comentários da Amazon, só vem recebendo elogios e nota máxima, algo bem raro de acontecer. Eu ainda não li "Temporada dos Ossos", mas uma amiga leu e já me disse que "The Priory" é anos luz melhor. Depois que lerem, voltem aqui e dividam suas opiniões conosco. :)

aline:) 03/02/2022

The priory of the orange tree ?
Uma longa e criativa fantasia!

Eu tava tão ansiosa para começar esse livro que no primeiro dia do ano já não via a hora de ler ele. E valeu a pena toda essa espera.
Confesso que apesar de ter gostado, acho que não tinha necessidade de tantas páginas, foi mais uma demora pro glorioso final, que nem foi glorioso, porque, nas últimas páginas, tudo foi corrido (principalmente a batalha) e isso foi bem decepcionante.
Entretanto, a história em si é boa, cansativa sim, mas genial.

Amei os personagens e a trajetória de vida deles. Tem umas migalhas de romance espalhadas pelo livro que fez valer a pena também.

Recomendo apenas para alguém que realmente ame fantasia e esteja preparado para enfrentar 896 páginas.
isa 16/02/2022minha estante
o que você achou do inglês??

aline:) 16/02/2022minha estante
eu li traduzido amg, mas imagino que o inglês deve ser bem complicado pq até no português o vocabulário era imenso

Ana 10/04/2022

Aquele meme do cavalo
O livro é mal executado em três aspectos.

Personagens: não há desenvoltura suficiente sobre o introspecto dos personagens, o que dificulta nos envolver com as suas trajetórias. Eles acabam parecendo figuras planas com emoções rasas. Talvez a personagem principal, Ead, e Niclays sejam as únicas exceções. Mas durante 96% do livro o desenvolvimento de Niclays fica estagnado, o que não me fez criar nenhum interesse na sua jornada, pelo contrário. Quanto à Ead, a autora a prendeu demais a Sabran, o que a ofuscou consideravelmente.

História: o lore e a história são interessantes, mas infelizmente não creio que seja possível em quase 900 páginas desenrolar satisfatoriamente as sucessões de eventos e o passado de um mundo tão rico. Impasses cruciais foram resolvidos na sorte ou naquela coincidência conveniente. Alem disso, o livro tem um pace irregular: algumas cenas importantes são rápidas demais, e outras cenas sem peso para a história (para a minha incompreensão) se delongam desnecessariamente. O livro teve ainda a covardia de não nos mostrar a reação de um personagem importante ao descobrir um dos, se não o maior, segredo da história (à la jon snow na 8a temp de got).

Ideias: o livro toca em ideias maturas (religião, política, mito, tradição), mas sem nenhuma sensibilidade intelectual. Ver tópicos tão complexos serem tratados com tanta simplicidade (e às vezes até infantilidade) foi decepcionante.

No fim, é óbvio que the priory foi um projeto ambicioso: escrever uma história de alta fantasia em um único livro é um desafio. Infelizmente, o desafio não foi vencido. As primeiras 200 páginas foram incríveis, parecia uma aventura sem fim. Mas aventura sozinha não faz um bom livro

Eris 25/07/2022

Comecei porque tinha dragões e eu gosto de tudo relacionado a eles.

Enfim, eu gostei do livro. O começo é bem enjoado e meio maçante, mas depois a história vai fluindo bem.

Não é ruim, mas também não é o melhor livro que eu já li. É simplesmente ?bom?

Mesmo com o grande número de páginas, acho que vale a pena a leitura.

Leticia.Polinario 31/03/2024

Amo muito
Assim como minha (recente) leitura anterior, eu adoro essa história, o único ponto que me incomoda é a presença de vários pontos de vista, às vezes estou empenhada num enredo e de repente ele muda drasticamente.
fora isso, é PERFEITO.

LMunique 06/05/2022

eu não tenho palavras pra descrever o quão perfeito esse livro é, suas quase 900 páginas poderiam ser bem mais, estou completamente apaixonada por tudo nele ?