Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Ju 02/06/2020

Um livro que trata de assuntos muito necessários com uma naturalidade importante e mostra o poder da amizade, fora que o romance é fofo e gostei bastante da construção dos personagens

paginas.de.livros 07/06/2020

Decepcionante
?Cecília acabou de fazer 18 anos e sua vida está uma bagunça. Após perder o emprego e brigar com a mãe, acaba indo passar alguns dias na casa da melhor amiga, consequentemente, se aproxima de Bernardo, o irmão de Iasmin.

?Ele sempre foi sua paixonite e vê realmente a possibilidade de serem algo mais. Entretanto, Bernardo tem dúvidas se quer realmente se comprometer e vive com seus traumas e medos, enquanto Cecília tenta lidar com suas inseguranças quanto ao próprio corpo e seu turbilhão de sentimentos.

? Nem sei bem como começar, talvez com "Aviso: o livro em questão trata de doenças mentais sérias e possui gatilhos". Bom, apesar de abordar temáticas sérias e importantes (pra mim é uma das únicas partes positivas, além da amizade bem feita) toda a construção é muito rasa.

?Eu esperava um final mais bem amarrado quanto aos relacionamentos, principalmente com a mãe dela, todos os problemas começam daí e a autora deu pouca atenção a isso no final. Além disso, o romance acontece muito rápido e sem elaboração, sem uma história, só? acontece.

?Às vezes a principal me irrita (não acho ela cativante e algumas vezes ela complica muita coisa que poderia ser mais fácil) e o Bernardo também não me agradou muito com suas atitudes. Porém, o livro tem uma leitura fácil e isso tornou uma leitura rápida, bem fluida.

Lara2206 07/06/2020

Esse livro me deixou sem palavras
Em primeiro de tudo eu amei esse livro. Ele me ganhou pelo título e sua história é linda.

Este livro conta a história de Cecília que enfrenta problemas na família, problemas com a aparência e se automutila, mas no fim nós mostra uma história linda de como ela tem pessoas que a apoiam. E uma delas é Bernardo, o irmão da sua melhor amiga, que era sia paixonite de infância e que continuou ao longo do tempo até que eles viraram namorados.

Franciele114 09/06/2020

Acredite em você!
? Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.

Esse é um daqueles livros que vai te fazer enxergar que a vida tem muito pra nos ensinar todos os dias e que nunca devemos deixar de ter esperança.
Céu sem estrelas conta a história de Cecília que cresceu sem o pai e toda vez que faz algo errado a mãe a manda para a casa da avó. A menina sempre se achou insuficiente e incapaz de ser amada, após uma discussão com a mãe, Cecília vai morar na casa da melhor amiga Iasmim onde acaba se aproximando do irmão da garota que sempre foi seu amor platônico.
Entretanto, para além do romance o livro aborda assuntos bem relevantes , como: saúde mental, relacionamento abusivo, problemas de auto aceitação, abandono ... Todos de forma muito delicada e através do olhar da protagonista é possível realmente sentir tudo aquilo e entender que aquele comentário bobo que fazemos sobre uma pessoa às vezes pode ter mais impacto do que pensamos.
A escrita da autora é muito fluída e apesar dos temas polêmicos a leitura é bem rápida.
Ameii!!

robert 09/06/2020

Que orgulho da Iris!
Cecília, sinto dores parecidas com as que você sente. Foi importante me conectar com sua história e reconhecer situações parecidas com as que vivo diariamente. O processo de leitura foi muito gostoso, a Iris escreve como ninguém! Creio que este seja o melhor YA que li neste ano!

Davi.Martins 11/06/2020

Céu sem estrelas
Livro muito bom.
Uma história interessante,fácil e divertida de ler mesmo evolvendo temas sérios como depressão.

Carol 13/06/2020

Temas muito sensíveis abordados com delicadeza.
A escrita da autora é ótima, envolvente. Não conseguia largar o livro. Aborda temas bastante difíceis, mas com cuidado. Mesmo assim pode conter diversos gatilhos para pessoas com problemas similares de saúde mental, por isso, merece atenção na hora de começar a leitura.

Emi 15/06/2020

Extremamente NECESSÁRIO
Nunca senti TANTO gosto e necessidade de escrever uma resenha quanto agora para esse livro. Que história incrível, que narrativa, que orgulho de saber que é uma obra BR cheia de representatividade, eu não sei nem por onde começar sem me perder por que só quero falar sobre tudo descaradamente. É uma leitura na qual você se sente muito bem localizado, mesmo não sendo do rio de janeiro, o sentimento de pertencimento é incrível. A forma como a autora tratou de temas EXTREMAMENTE relevantes foi de uma sensibilidade e responsabilidade sem igual, foi de uma maestria difícil de superar, além de tudo existem trocas de narrativas, de personagens e isso tudo deixa o leitor com mais e mais vontade de ler. O final do livro mostra a vida como ela é, sem banalizar, sem dar um final, apenas um ponto e vírgula, ela continua

Guilherme Sobral 16/06/2020

Céu Sem Estrelas é um livro nacional escrito pela carioca Iris Figueiredo que nos leva para dentro da mente dos jovens Cecília e Bernardo enquanto eles enfrentam seus próprios monstros pessoais.
Cecília acabou de completar 18 anos e tem uma relação um tanto conturbada com a mãe, após uma briga ela decide passar um tempo na casa da melhor amiga Iasmim e acaba se envolvendo com o irmão dela.
Bernardo é um estudante de engenharia que não tem muita certeza se quer realmente fazer isso da vida, pra piorar ele percebe que seus amigos não tem muita coisa compatível com ele. Ele é o irmão de Iasmin, com quem Cecília se envolve.
CSE é uma livro de superação, sobre encontrar forças e seguir em frente mesmo quando nada parece ter futuro. Iris escreveu uma história que pode acontecer com qualquer um de nós, sobre como deixamos as vezes passar batido os sinais que nossos amigos e familiares apresentam sobre coisas que o afetam, e como até mesmo ignoramos o que realmente estamos sentindo e deixamos acumular por muito tempo até tudo aquilo explodir e nos levar para um caminho nebuloso.

Daiane TO 19/06/2020

Comecei a ler este livro pela sinopse e por ser de autora brasileira, mas confesso que no começo me peguei pensando que não era pra mim por os personagens principais estarem saindo adolescentes. Porém quis saber como era a história e continuei. E foi ótimo ter feito isso pois a história é muito mais que isso, trata de assuntos muito sérios e importantes. Gostei bastante da forma como a autora expôs o tema. E principalmente da nota no fim falando sobre os meios de ajuda. Vale muito a leitura.

Patricia 21/06/2020

Maravilhoso!
um livro sobre protagonista gorda em que não é só a transformação e perda de peso. li esse livro e senti tudo o que a cecília viveu, entendi sua dor e cada momento feliz. estive próxima de uma personagem, amei e me assustei com cada pedacinho dela. é isto, ainda estou absorvendo. resumindo, adorei esse livro.

John87 22/06/2020

Onde se escondem as estrelas?
Eu estou tentando processar tudo o que este livro me passou. Eu comecei detestando, sério, achei o Bernardo muito sem sal, a Cecília sem um pingo de felicidade. Tipo eu entendo a condição que ela estava, passei por coisas parecidas na vida e muita das vezes reagi da mesma forma, mas poxa, nem mesmo um churrasco com os amigos terminava bem para Cecília.
Acredito que é um livro bom, nem ótimo, mas também não é ruim. A Iris é uma autora excelente e eu comecei a gostar do livro mais a partir do capítulo 48. Espero que seja uma leitura reconfortante para as pessoas, infelizmente pra mim foi um livro que não me tocou da forma como eu gostaria.

juleaina 24/06/2020

Gostei da autora abordar um transtorno pouco conhecido, gostei ainda mais da maneira que ela o abordou. Não é o meu livro favorito, mas me fez pensar sobre algumas coisas.

Juliana - @estantedaju 27/06/2020

Tocante
O livro conta a história de Cecília, uma adolescente que acabou de completar 18 anos e entrar na faculdade. Depois de perder seu primeiro emprego e mentir a respeito disso para sua mãe, com quem ela não tem a melhor das relações, Cecília sai de casa e vai morar durante um tempo com Iasmin, sua melhor amiga, e a família dela. Lá, ela acaba se aproximando de Bernardo, irmão de sua amiga, e logo os dois começam a se envolver escondidos.
O livro é narrado intercaladamente por Bernardo, que está tentando entender e aceitar o que sente por Cecília; e por Cecília, que está lidando com todos os tipos de problema: sua autoestima, sua família, seu psicológico. .
Não foi uma leitura fácil, sobretudo pelos temas abordados no decorrer da história, mas foi uma leitura extremamente importante. Recomendo para quem gosta de Young Adults que falam sobre saúde mental. E aviso novamente que pode conter gatilhos.
"Eu sabia que era mais que meu corpo, mas naqueles instantes sempre me sentia reduzida a ele - fora do padrão, estranha, indesejável. A referência do que ninguém queria ser."
"Eu estava cansada de pedir desculpas por meus sentimentos. Às vezes tinha a impressão de que fazia isso o tempo todo."
"Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão encobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar. É como a esperança."

Juliana Santos - @jubisreads 27/06/2020

Com capa tão meiga não imaginei que iria chorar tanto!
Logo de início me identifiquei demais com Cecília e senti que terminaria esse livro favoritando ele.
A forma como a escritora abordou assuntos importantes foi magnífico (e respeitoso), eu que lute pra dormir com o nariz tapado viu.
Amei e vou panfletar sim, e claro, fazer minha mãe ler. Devo ter chorado tanto pois o mesmo relacionamento que Cecília viveu com a mãe dela eu tbm vive e senti que Iris estava me descrevendo ali.
Sem falar outras crises que Cecília e os outros personagens passam que é demais o desenvolvimento.