Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Thamiris.Bueno 24/03/2020

A mente humana...
Amei o livro, muito! Muitos e muitos anos me senti da mesma forma que a personagem principal do livro, mesmos pensamentos e comparações. Acredito que obesidade ligada à baixo auto estima nos fazem deixar de ver a beleza que temos.
Cecília me tocou de formas inimagináveis, me fez ver que podemos sim ter estrelas em nosso céu e que podemos ter dias bons e dias ruins. Faz parte! Se emocionem como me emocionei.

Tati 25/03/2020

Irís Figueiredo me cativou usando cenários brasileiros e com o romance construído entre os personagens Cecília e Bernardo. No entanto, tenho ressalvas: o enredo se parece muito com o que encontramos em Por Lugares Incríveis, da autora norte americana Jenifer Níven. Além disso, senti falta de um aprofundamento em personagens como a irmã de Bernardo e a mãe de Cecília.

Raphaella.Saintclair 25/03/2020

Foi um livro bem marcante.

Naraiane.Martins 25/03/2020

RESENHA - Céu sem estrelas | @aquarelandosonhos
Em "Céu sem estrelas" iremos encontrar uma história linda, repleta de sentimentos e conflitos. Um livro que vai fazer você dar valor a um céu cheio de estrelas.

Simplesmente INCRÍVEL!!

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 25/03/2020

“Acho que todo mundo só enxerga no outro aquilo que é conveniente”
Esse é um livro que tem a sua dose de romance (coisa que eu amo), mas que vai muito além disso. A narrativa é alternada entre capítulos de Cecília e de Bernardo, que é o irmão mais velho de Iasmin, que, por sua vez, é a melhor amiga de Cecília.
Cecília é uma garota que sofre com seus ataques de pânico e com uma mente que não consegue controlar, além de ter de lidar com olhares e palavras maldosas dos outros (inclusive familiares) por estar acima do peso. Para completar seu infortúnios, ela não se dá muito bem com a mãe a ainda perde o emprego, o que gera uma briga familiar e tanto.
Bernardo, por outro lado, vem de uma família rica e aparentemente bem estruturada. Mas sabemos que isso geralmente é só aparência mesmo. Seus pais vivem brigando e, em seu íntimo, Bernardo sofre com isso.
Como esperado, Iasmin também é uma personagem importante ao longo da trama, e por meio dela a autora ainda consegue nos fazer refletir sobre relacionamentos abusivos.
Para completar o trio de amigas inseparáveis temos, Rachel, que é cadeirante e provavelmente uma das personagens mais sensatas da história.
Por meio dos personagens secundários, Iris ainda consegue retratar muito da vida (e do estilo de vida) dos jovens universitários e também da rotina da faculdade em si.
A leitura flui muito bem, daquele jeitinho que a gente não quer largar o livro até o final, mesmo quando percebe que vai dar tudo errado.
Não sei se essa história poderia ser gatilho para algumas pessoas, mas acredito que não. Cecília vive na pele um pouco de tudo. Senti que a história conseguiu ser realista e sensível, mostrando inclusive como é difícil pedir ajuda ou mesmo entender o que se está passando.

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/2020/03/25/ceu-sem-estrelas-iris-figueiredo/

Juliana 26/03/2020

FUSCA AZUL!
Céu Sem Estrelas foi um livro que me deixou muito feliz. Há um tempo eu venho me esforçando para ler mais livros nacionais, mas a verdade é que muitos deles acabam por me deixar irritada, me fazendo sentir que desperdicei meu tempo.
Não foi o caso desse livro aqui.
Céu Sem Estrelas foi uma leitura rápida e gostosa, apesar de abordar temas sérios como problemas de autoestima, síndrome de borderline e gordofobia, a narrativa é conduzida com muita sensibilidade, e mais do que isso, responsabilidade.
Acompanhar os personagens principais dessa história pra mim foi uma lição de empatia, me fez sair da zona de conforto e encarar o mundo pelos olhos de pessoas completamente diferentes de mim. E isso é maravilhoso! É uma das vantagens da leitura.
Céu Sem Estrelas renovou minha fé nos romances nacionais YA e eu recomendo muito a leitura.

Evellyn.Souza 27/03/2020

"Há dias piores que outros."
Vamos lá. Pensei muito no que iria escrever. É um livro com ótimas indicações e que estava na minha lista um tempinho.

Primeiramente, não consegui gostar plenamente do Bernardo. Eu sei que ele é o queridinho de todo mundo,mas não consegui gostar dele.Por outro lado,eu amei a Cecília, ela é boa mesmo com tanta coisa acontecendo com ela. O relacionamento deles não foi uma coisa que me prendeu,era de certo modo.. sufocante.

A questão é que o ponto forte do livro é essa incrível diversidade de tudo. Por exemplo,não vemos muitas protagonistas fora do padrão de beleza adotados pela sociedade, não vemos personagens cadeirantes,nem uma variedade de etnias como tem neste livro.

Além disso,muito é discutido sobre abandono,depressão, abuso psicológico, relacionamento abusivo,diversidade, etc. Eu me senti muito próxima daquela realidade, pareceu que eu vivia com eles,gostava de tudo o que a Cecília falava.

Enfim,é um livro ótimo! Queria mais capítulos da própria Cecília para entender mais o que ela sentia, queria tanto saber o que aconteceu com o relacionamento da Iasmim,da mãe dela,dos pais do Bernardo, enfim. É um livro necessário para que as pessoas possam ter contato, pelo menos, uma vez na vida, para pensarem além do que lhes é proposto.

Mariane 27/03/2020

"Um romance sensível e envolvente sobre autoestima, família e saúde mental."
Um livro muito bom. Conseguiu fazer com que eu me sentisse muito próxima dos dois protagonistas, Cecília e Bernado, e que compreendesse o ponto de vista de ambos.
É realmente um romance sensível e envolvente, os personagens são muito reais e o apego à eles é inevitável. Entretanto, o desfecho dessa história deixou a desejar, parece que tudo ficou meio vago e corrido, não teve a sensibilidade que o desenrolar do livro trouxe.

Isa 27/03/2020

Céu sem estrelas
Quase não consigo finalizar, não consegui sentir empatia pela Cecília, talvez fosse a escrita da escritora que não me convenceu, muita coisa seria resolvida com um diálogo e um psicólogo (que demorou demais para aparecer)

Sofia 27/03/2020

Ganhou um lugar especial no meu coração!
Em Céu Sem Estrelas vamos conhecer Cecília e suas lutas, tanto internas quanto externas.
A garota enfrentava sua família, críticas sobre seu corpo, problemas profissionais e em seus relacionamentos.
Mas nada disso se comparava ao medo que a consumia: todos a abandonarem.
O que ela deve fazer para superar tudo isso e mais um pouco ?
Recomendo muitooooo!

Neallen 29/03/2020

INCRÍVEL!
Livro maravilhoso e MUITO necessário sobre a importância de cuidarmos da saúde mental (com gatilhos para automutilação, depressão etc), CHEIO de representatividade e muito fofo! Profundo, mas também muito suave (ainda que aborde temas tão sérios)! YA nacional incrível, já é um dos meus favoritos do ano!

Ferdy 29/03/2020

me surpreendeu positivamente a trama, só achei que por abordar temas mais fortes como saúde mental e afins, poderia ter um aviso de gatilho na descrição da obra. mesmo assim, acho interessante para os jovens!