Dez Anos Depois

Dez Anos Depois Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

leticia_scherer 08/02/2022

Um pouco enrolado, porém uma leitura leve e reflexiva ?
Quem nunca quis ter a oportunidade de esquecer 10 anos da sua vida não é mesmo?! Eu, pelo menos já tive kkkkk Liane Moriarty me fez refletir sobre as mudanças que passei que me tornaram quem eu sou hoje, e quem me trouxeram ao momento da vida em que me encontro hoje, e que jamais devo me esquecer do meu "eu mais novo", porque conforme vamos envelhecendo, vamos amadurecendo e esquecendo, muitas vezes, do que nos faz feliz. Dei ??? e meia porque pra mim a leitura fluiu quase na metade do livro, e o que me impulsionou foi saber mais sobre os 10 anos da vida de Alice que ela perdeu em algum canto da mente.

Um livro ótimo pra pensar sobre os relacionamentos que formamos e cultivamos, principalmente com a família. Recomendo super!!

Denise Ximenes 05/02/2022

Tempo, compositor de destinos!
A vida de quem escolhe ter filhos não é das mais fáceis. É mais tranquilo lidar com noites mal-dormidas e falta de tempo até pra escovar os dentes do que com as incertezas que vêm nesse combo.

Liane Moriarty, em mais uma de suas comédias-suspenses, nos alivia ao mostrar que mães não precisam ser perfeitas. Entre dificuldades pra engravidar e todos os problemas advindos da maternidade, a autora nos apresenta Alice e Elisabeth, irmãs com vidas opostas, que "padecem" dos mesmos perrengues, quando o assunto é ser mãe... e mulher.

Foi preciso a protagonista perder a memória dos últimos 10 anos pra que ela entendesse que problemas não devem reduzir a vida! O tempo (cantado em verso e prosa por tantos) é, de fato, um dos deuses mais lindos. Com ele, vem a maturidade; e com ela, a sensatez.

Como na música de Caetano, o tempo é sim o compositor de destinos!

estanted4ari 02/02/2022

O QUE ALICE ESQUECEU
Em um belo dia Alice perde a memória fazendo step na academia e quando acorda acha que está no ano de 1998, na sua primeira gravidez e bem casada com Nick. Mais na verdade estão em 2008 e que se passou 10 anos, agora Alice tem três filhos e seu casamento vai de mal à pior. Porém não se recorda de nada disso e vai lutar para reconquistar seu futuro ex-marido, seus filhos e sua relação conturbada com sua irmã Libby e aos poucos descobrir o porque Gina faz parte da sua história.

Por muito pouco não desisti da leitura mas não por conta do livro. Mais quem nunca né?. Mais a leitura engatou e não parei mais ainda quando os assuntos dos mais variados surgem no caminho e vai deixando a história mais empolgante, divertida e também com várias intrigas.

Luiza.Andrade 01/02/2022

Uma chance de recomeçar
Uma queda, uma batida na cabeça, e lá se foi toda memória recente. Assim, de uma hora para outra Alice perde 10 anos de sua vida, e descobre-se uma pessoa totalmente diferente daquela jovem recém casada. Será que ainda é possível resgatar sua história, salvar seu casamento e trazer de volta a leveza da jovem , para a vida adulta de esposa e mãe atuante na sociedade. Será que Alice consegue reparar seus erros e ponderar os conflitos desses 10 anos?

Mari 28/01/2022

Simplesmente incrível
Ahhh foi meu primeiro livro dessa autora (o único por enquanto),e me surpreendi bastante.
Amo demais e até ja reli ele umas 4vezes

AHHHHH

Arla.Campos 27/01/2022

Esquecer, lembrar, perder, recuperar.
A história é muito intrigante e instigante. A perda de memória de Alice e a realidade na qual ela se encontra ao "perder" 10 anos de sua vida desperta profundas reflexões durante a leitura. Além da semente de curiosidade plantada (típica do estilo da autora) recuperar as memórias junto com Alice nos faz questionar o que guardar das experiências e lembranças da vida.

A história de Alice e todos os envolvidos nessa teia de relacionamentos de sua família e amigos abraça o leitor e dá conselhos valiosos através da metáfora geral do livro: esquecer, lembrar, perder e recuperar.

P.s.: confesso que chorei em algumas passagens.

Ana 21/01/2022

Alice sofre uma queda durante a aula de step na academia. Ao acordar ela não fez ideia de onde está e quem são aquelas pessoas ao seu redor. Ao ser informada, do que aconteceu, ela fica atônita, afinal não costuma praticar atividades físicas e não faz muito sentido começar justo agora que está grávida. Logo Alice descobre que está no ano de 2008, porém só se lembra de sua vida até o ano de 1998 quando estava grávida do seu primeiro filho e vivendo muito feliz ao lado do seu esposo Nick. Aos poucos ela vai descobrindo que muita coisa mudou nesses 10 anos apagados da sua memória. Ela teve 3 filhos, está no meio de um processo de divórcio e disputa de guarda, tem uma rotina bem diferente, e as relações com a família e amigos também mudaram muito. Os dias vão passando e a medida que tenta recuperar a memória, Alice se surpreende com o rumo que sua vida tomou e com a pessoa que ela se tornou. A história vai narrar essa jornada de autoconhecimento, falar muito sobre família, casamento, maternidade, feminilidade... Não só focado na protagonista Alice, mas abordando também os conflitos vividos pela sua irmã Elizabeth, sua mãe e sua avó. Os capítulos intercalam a descrição dos acontecimentos da vida de Alice, com uma espécie de diário da sua irmã e textos escritos pela avó para um blog (essa parte achei chata).

Flavia 15/01/2022

Encontrei a autora por indicação dos leitores daqui, e que grata surpresa! Fiquei encantada com a escrita envolvente, com a riqueza das personagens e com as reflexões sobre a vida e as transformações que podem nos surpreender no decorrer dela. Amei.

juliaalves 11/01/2022

Deus me livre acordar 10 anos atrás
Alice, coitada, bate a cabeça em uma queda e perde a memória dos últimos dez anos. O livro todo é tentando descobrir o que houve e me pergunto quem das pessoas mais próximas a mim teria a capacidade de me contar o tanto de coisa que me aconteceu nos últimos três anos, quem dirá dez.
A leitura em si achei bem arrastada e o enredo foi salvo aos 45 minutos do segundo tempo no epílogo. O primeiro livro de 2022 deixou muito a desejar, ao meu ver, principalmente por ser de um grande nome da literatura contemporânea.

Tefinha 09/01/2022

Apesar da história ter me prendido bastante, confesso que em alguns momentos ficou meio repetitivo, e isso acabou tornando a leitura tediosa em alguns momentos. O final do livro já havia ficado meio óbvio e por isso, não causou aquela sensação de reviravolta que as histórias da Liane costumam me causar. É um livro bom, mas poderia ser melhor.

sol 06/01/2022

Comecei ele achando um tédio mas valeu muito a pena ter insistido. A forma que a autora conseguiu trazer a dinâmica familiar, traumas e relacionamentos é encantadora. A história é num todo muito bem construída, e me apaixonei pelo jeito que ela pôde tratar a realidade mas ainda deixando a magia que um leitor procura, vale muito a pena!

Alice 04/01/2022

Liane, eu te venero!
Esse é o quarto livro que eu leio da autora e eu sigo encantada com o quanto amo a escrita dessa mulher.

Liane sabe escrever sobre mulheres e construir personagens de uma forma magnífica. Ela dá uma profundidade impressionante a estes personagens e é possível se colocar no lugar deles durante toda a leitura.

Me identifiquei com Alice em varios pontos e amei descobrir esses 10 anos da vida dela com ela. Confesso que fiquei incomodada com as pessoas não querendo contar tudo que havia acontecido para ela, mas tudo tinha uma razão, o livro precisava ser assim. As perspectivas de Elizabeth e Frannie deixam a leitura muito rica e tocante, eu amei demais acompanhar essas mulheres!

Eu amei esse livro tanto, tô emocionada com toda história (e vamos de favoritar outro livro dessa maravilhosa)!!! Confesso que acho que esse livro daria uma excelente minissérie caso estivesse nas mãos certas.

Camila.Godoy 03/01/2022

Muito bom pra refletir o quanto nossa vida pode mudar, o quanto nossos sentimentos sofrem influências externas, de acordo com oque vivemos e como muitas vezes nos perdemos.

mcaroltheiss 02/01/2022

1 de 2022
Primeiro livro finalizado do ano, e Liane não decepciona. Alice é uma protagonista encantadora e fácil de se identificar...continuo ainda mais com vontade de ler tudo que essa mulher já escreveu ?