Dez Anos Depois

Dez Anos Depois Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

ROSA 10/01/2023

O que Alice esqueceu
Esse livro traz uma leitura leve, as vezes cansativa, mas a narrativa me lembra muito aquelas comédias românticas que encontramos por acaso na Tv no domingo a tarde.

Faby 09/01/2023

O que Alice esqueceu
O livro narra uma vida ta?o cotidiana que conseguiu me transferir para dentro da personagem Alice. Senti a aflic?a?o, a alegria, o estranho sentimento de ter ?perdido? dez anos de vida. O na?o reconhecimento dos tre?s filhos, o processo de divo?rcio com o amor da vida de Alice, enfim, um misto de sentimentos, a mudanc?a de personalidade, tudo foi ta?o real e ate? assustador. Comecei lendo despretensiosamente e logo me vi envolvida querendo ler logo pra ter mais informac?o?es sobre o que Alice esqueceu. O enredo e? todo familiar, me lembrou um pouco os livros da autora Danielle Steel, mas sem o cansac?o que ela me causa com o excesso de descric?a?o do que esta? em volta do personagem. Em alguns momentos me peguei pensando ?e se fosse comigo?, esquecer dez anos de vida... gostei muito de tudo, da forma como a autora escreve, da mensagem que o livro traz, mostrando que nem tudo e? sempre ?preto no branco?, que as pessoas mudam, que podemos magoar sem perceber. O livro foi maravilhoso!??

Beatriz.Lima 09/01/2023

inédito e cotidiano
Por mais que ocorra um grande acidente que bloqueia a memória de Alice, o que realmente me prende são os personagens entrelaçados na história dela.
Realmente dá vontade de conhecer Elisabeth, Frannie, as crianças?
Uma preciosidade do livro são as cartas de Elisabeth para o psicólogo e o Blog da Frannie, são avassaladores é inevitável não amar.
Eu deseja um final melhor, mas já era esperado algo nesse teor mesmo.

Thays 04/01/2023

Alice perde a memória dos últimos 10 anos, e tem que lidar com uma família problemática.

Ver alice percebendo o que se tornou nós últimos anos foi um choque de realidade pra ela.

Confesso que a história de Elizabeth me envolveu, foi mais tocante.

É um livro interessante.

Sofia 28/12/2022

Após uma pancada na cabeça, Alice perde a memória de 10 anos, acreditando que ainda está em 1998. Ela se depara com uma vida completamente diferente da que possuía anteriormente: mãe de 3 filhos, sempre ocupada e passando por um divórcio complicado. Com o passar dos dias, algumas memórias vão sendo desbloqueadas aos poucos por meio de cheiros, lugares e sensações e, junto com a protagonista, vamos descobrindo seus novos relacionamentos e cotidiano através de uma leitura leve.

A trama é retratada a partir de três diferentes perspectivas femininas: um narrador relatando a parte de Alice; o diário de sua irmã para o psicólogo; e o blog da avó. Cada uma com suas questões, mas complementando a narrativa. Apesar de ter achado o livro um pouco clichê - por isso as três estrelas -, me senti atraída pela história desde o início, visto que a autora traz abordagens cotidianas e delicadas, como os relacionamentos diários, os problemas de um casamento e a maternidade, além de mostrar a nossa mudança de visão do mundo em um determinado espaço de tempo. A forma com que Alice lida com essas "novidades" reflete justamente essa evolução pessoal nos 10 anos "perdidos". Seu ponto de vista mais leve e desacelerado espelha seu eu mais jovem, apesar de não condizer com suas necessidades atuais. Ao fim, quando ela consegue analisar e conciliar essas duas formas de levar a vida - mais leve, mas com mais responsabilidade -, trazemos a situação para o nosso caso e percebemos a necessidade de desacelerar e sair do automático.

Carol 25/12/2022

Um livro pra refletir
Comecei essa leitura, despretensiosamente, e me surpreendeu demais!
A escrita da autora é muito envolvente, e faz você querer ler sem parar...
Ao longo da história que gira ao redor de Alice, você começa a se apegar aos outros personagens e torcer por eles o tempo todo.
Refleti muito durante a leitura, pensando como seria se o meu "eu" de 10 anos atrás tomaria as mesmas decisões e levaria a vida do mesmo jeito que meu "eu" atual (com certeza não rs). Onde eu estava há 10 anos? Será que eu me surpreenderia muito ao me deparar com minha vida 10 anos depois?

Sempre pensamos que o quanto mais velhos mais sábios, e usamos aquela velha frase "se naquela época tivesse a cabeça que tenho hoje...", mas esse livro me fez pensar diferente...
Às vezes no meio das responsabilidades da vida, perdemos um pouco a leveza das coisas, e talvez, até nossa essência...o ideal mesmo seria buscar um equilíbrio entre todas as experiências e vivências, com um toque de leveza dos pensamentos despreocupados da juventude.
Foi muito gostoso conhecer essa história, e super recomendo pra quem quer uma leitura leve e sensível ?

Clarice 23/12/2022

perfeito!!
amei demais esse livro, fiquei muito envolvida nessa história e curiosa para saber o que tinha acontecido nesses 10 anos esquecidos pela Alice. O livro tem uma escrita maravilhosa e também descreve a perspectiva de três personagens diferentes. Apenas leiam!

Vivi 17/12/2022

O livro gira em torno da personagem principal, que aos 39 anos cai na academia e perde a memória dos últimos dez anos. Quando acorda, acha que tem 29 anos e passa a não entender o comportamento de certas pessoas (que ela jurava que se davam bem com ela) e não reconhecer inúmeras outras (como os seus três filhos, todos com menos de 10 anos).
É fácil de ler, não traz grandes reflexões. Os personagens são comuns e sem grandes complexidades. Alguns trechos são meio lentos, parece que foram escritos como roteiro de filme. Acho que é uma leitura boa para quando estamos em ressaca literária, com preguiça de ler algo que nos faça pensar muito. ????

mhrossetti 12/12/2022

Melhor do que eu esperava
Acabei de ler e me surpreendi! Os diálogos e situações são reais e complexas (apesar de ser um romance). Os personagens sao muito bem construídos e a leitura é envolvente, fui do começo ao fim lendo a cada momentinho de pausa que eu tinha... super recomendado!!!

Duda 23/11/2022

Jesus que leitura intensa. Eu fiquei intrigada do início ao fim. Percebi coisas interessantes sobre a vida. A primeira delas sobre como uma pessoa pode afetar tanto a sua vida, mudando até a forma como vemos outros. Segundo: laços fraternais são eternos, seja entregue a isso. Terceiro: podemos perdoar coisas que achávamos que não perdoaríamos por puro orgulho. Quarto, as vezes nosso eu do passado é mais legal do que nosso eu do presente, e nós podemos nos transformar em pessoas amargas e irritantes. Cuide da sua personalidade. Regue ela com amor. Você não pode ficar insuportável. Proteja suas relações. Elas são seu bem mais precioso
mhrossetti 12/12/2022minha estante
amei sua resenha!!! senti o mesmo, Duda!

Ju Martinez 21/11/2022

Nunca torci tanto por um relacionamento fictício como esse kkk
Realmente estava torcendo pra Alice ver as coisas pela perspectiva que trouxesse a verdadeira felicidade para ela e a família dela. Só vale o insistir em algo que vai te deixar completo e não ranque um pedaço seu.