O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Niájera 25/12/2019

Não esqueceu como ser chata.
A protagonista passa por algumas fases que variam de chata pra caramba até insuportável. Não podemos esquecer também dos demais personagens que vão de problemáticos monotemáticos, crianças xiliquentas até aqueles famosos "o que esse personagem agregou nessa história, alguém me explica please?". Leitura indicada para noites de insônia.

Jaqueline @icontextualize 29/12/2019

O que Alice Esqueceu || Liane Moriarty || @intrinseca || 416p. || 5 ⭐️ + ♥️.
📖 Neste livro teremos uma narrativa em 3° pessoa, onde conheceremos a história de três mulheres.
📖 A 1° é Alice. Ela está na academia como de costume, mas acidentalmente cai, bate a cabeça e acaba perdendo 10 anos da sua vida.
📖 Temos também a Elisabeth. Ela é a irmã de Alice, e a conhecemos através dos seus escritos ao seu terapêuta, contando sobre sua vida e tudo que passou ao longo desses anos de uma maneira muito crua.
📖 E por fim, vamos conhecer a Frannie, que é a avó das duas e tem um blog onde aborda muito sobre a morte e sobre a perspectiva sobre a vida das netas, e o mais inusitado são os comentários.
👤 Minhas impressões:
💬 É impressionante como a Liane consegue interligar três histórias com tanta facilidade. Ela não dá a história toda de cara, nós descobrimos junto com os personagens essas revelações.
💬 É incrível acompanhar Alice descobrindo tudo sobre sua vida. Seu casamento, seus relacionamentos sociais e sua parentela. Ela não consegue olhar para sua vida atual e acreditar que tudo aquilo que contam para ela, de fato aconteceu.
Outro ponto interessante foi dela tentar reconstruir a relação com a irmã mesmo sem se lembrar o por que de estarem afastadas, e aí, durante os escritos, vamos ver como e porque isso aconteceu.
Sobre o blog, no início eu não entendi muito bem o por que dele estar ali, mas aos poucos vi a importância para discutir as ações das pessoas nas redes sociais, e a falta de interpretação é notória.
💬 É um livro que vai falar sobre: adoção, maternidade, superação, perda, recomeço e traumas.
💬 O grande mistério em torno do que ela esqueceu não é algo surpreendente, mas o desenvolvimento dos personagens e da história supera qualquer coisa.
💬 O livro me fez refletir em quem sou hoje e quem eu quero ser daqui a 10 anos.. será que eu vou ser a pessoa que eu planejei? Será que eu vou estar 100% para as pessoas importantes? É uma coisa a se refletir.
💢 O que achou? Vem conversar comigo nos comentários ❤️.

Jaqueline @icontextualize 29/12/2019

O que Alice Esqueceu || Liane Moriarty || @intrinseca || 416p. || 5 ⭐️ + ♥️.
👤 Minhas impressões:
💢 O que achou? Vem conversar comigo nos comentários ❤️.

Elyene 09/01/2020

Sabedoria e esperança
Pode não ter sido meu livro preferido na Liane Moriarty, mas nem por isso deixou a desejar a nível de experiência. Foi um livro com poucas reviravoltas e, assumo, um pouco lento no início. Apesar disso, foi um livro que me fez refletir muito sobre as minhas próprias questões, exercitar pesar essa passagem de década, minhas expectativas, minhas conquistas e o que eu mesma posso melhorar. Enfatiza a importância da sabedoria e da esperança e como é mais importante ainda que estejam balanceadas. A autora ainda aborda temas relevantes com a mesma maestria de sempre, trazendo informações em forma de sentimento. Este não seria, talvez, o livro que eu usaria para apresentar a autora a novas pessoas, porque existem outros que nos surpreendem mais. Porém, ainda assim, vale a pena a leitura!

Fabiana 13/01/2020

Instigante
Impressionante como a autora consegue dar uma aura de suspense em seus livros, que não são de suspense!
Sempre há um mistério a ser revelado no final.
Além disso, a narrativa parece ser escrita para cada um dos leitores, trazendo com clareza aspectos da vida cotidiana das pessoas.
Com 3 narradores, sendo 2 deles personagens, vamos conhecendo, juntamente com Alice, como transcorreu sua vida nos últimos 10 anos, descobrindo com ela as agruras e delícias da vida familiar.

Barbara Lima 13/01/2020

Originalmente publicado no blog Garotas entre Livros
Que livro galera! Que livro!

Nunca tinha lido nada da Liane Moriarty, até o dia em que a Mi comentou sobre um livro aleatório que tinha começado. Enquanto ela falava do enredo, fui me interessando cada vez mais, porém como tinha outras leituras em andamento, deixei esse para depois. Bom, quando comecei não consegui mais parar. Passei um dia e virei uma noite lendo esse livro, foi impossível pausar a leitura até chegar ao desfecho!

O Que Alice Esqueceu conta a história de uma mulher que perde a memória após sofrer um acidente. Alice desmaia e acorda com dez anos de memórias perdidas. Ela acredita estar em 1998, grávida do primeiro filho e loucamente apaixonada pelo marido, quando na verdade está em 2008, mãe de três filhos e no meio de um processo de divórcio tenso!

A verdade é que em 10 anos muita coisa mudou e Alice não é mais a garota jovem, inocente e um pouco boba dos 29. Os fragmentos do que as pessoas a sua volta lhe contam, faz ela perceber que definitivamente não era mais a mesma.

O relacionamento com a irmã era frio e distante, o marido que ela tanto amava sentia raiva dela e os filhos não eram exatamente uns anjinhos rsrs. Tudo o que ela tinha como certo e seguro estava diferente, a questão toda era como colocar sua vida de volta nos trilhos.

Confesso que não sei o que faria no lugar de Alice.

Esse livro nos leva em uma viagem junto com nossa mocinha na tentativa de recuperar a memória e entender que tipo de pessoa se tornou e o que a levou até esse ponto. Para Alice, o maior desastre é o fim do casamento, para ela era difícil acreditar que eles não estavam mais juntos e eu confesso que esse foi um dos motores que me fizeram não parar a leitura, fora todo o mistério das memórias perdidas e uma certa personagem importante: Gina. Gravem esse nome.

Mas o livro não é só isso, temos personagens secundário que tornam o livro ainda melhor, umas passagens da irmã da Alice, Elisabeth, são muito importantes para entendermos como o relacionamento das irmãs se deteriorou e termos vislumbres do passado da protagonista. A avó da Alice escreve um blog muito espirituoso que acaba por trazer certa leveza ao romance, é legal ler as reflexões dessa vovó descolada.

E o final… ah o final! Se fosse diferente, com certeza não receberia cinco estrelas rsrsrs.

O Que Alice Esqueceu me levou a refletir bastante e o que mais gostei é que ao final as coisas não se resolveram magicamente. É uma lição de como a vida muda rápido e de como nos esquecemos dos detalhes bons, das boas lembranças…

Leiam esse livro, fica a dica e se todos da Liane forem tão bons quanto esse, já virei fã da autora rs. Leiam!

site: https://www.garotasentrelivros.com/2019/09/resenha-277-o-que-alice-esqueceu.html

Andreia Pi 09/10/2020

Interessante
Livro que faz refletir sobre a história e trás um pouco para a realidade. Gostei.

Tati.Lima 15/10/2020

Sobre este livro...
Depois de começar este livro no ano passado, abandoná-lo, tentar continuar, abandoná-lo de novo, e uma pausa de quase 6 meses, finalmente consegui concluir a saga de Alice...O meu maior problema com este livro foi q eu criei uma expectativa incrível com ele, e a medida q a leitura corria, eu me deparava com uma história, pelo menos pra mim, extremamente cansativa. O início, pra mim, foi muito detalhado e arrastado, com uma trama meio lenta, acabou se tornando cansativo demais. Retomei a leitura a partir do capítulo 19, pode-se dizer q a partir daí tornou-se bem mais interessante. Não sei o q rolou, mas infelizmente não me senti envolvida por nenhum dos personagens da história. Nem pela própria Alice. A personagem da irmã de Alice, a Elisabeth, SOCOOOOOOORROOOO!!! Prefiro nem comentar pra não dar spoiler. Enfim, eu não suporto criticar um livro, acho desrespeitoso com o escritor, então eu prefiro dizer q li o livro em um mau momento meu. Talvez por isso não tenha fluído. Nota : 3,5 / 5

Steph.Lopes 26/10/2020

Adorei
Gostei bastante do livro, me despertou muitas emoções. Apesar do final esperado, adorei por trazer um quentinho para o coração

Ana 30/10/2020

O que Alice esqueceu te faz refletir
Alice acorda um dia, pensando que está em 1998, mas, na verdade, o ano é 2008 e ela não consegue se lembrar de nada que aconteceu nos últimos 10 anos. A única certeza é que tudo está completamente diferente daquilo que ela imaginava que sua vida seria. É um livro interessante que nos faz refletir sobre como tudo na vida pode mudar e como as escolhas que fazemos podem definir o curso da nossa história.

Carol 16/11/2020

Bom, Mas diferente.
Como uma fã da autora Liane M., eu esperava um pouco mais de intrigas e reviravoltas na história. E apesar de tê-las, o livro é um pouco mais leve que os anteriores da autora. Gostei muito das personagens e das suas imperfeições. Ela sempre consegue definir em poucas páginas a personalidade dos personagens e acho brilhante.

Lótus 17/11/2020

Gostei muito da temática do livro, mas confesso que fui ficando enjoada a medida que lia... achei o ciclo da história um pouco repetitivo e cansativo.. de qualquer forma, o livro me fez pensar muito sobre como a vida muda em uma década. Achei bem legal, mas eu acho que o ritmo poderia ser melhor..

Fernanda Leite 18/12/2020

Primeiro preciso confessar que esse livro estava na minha lista de leitura a um tempo e eu sempre deixava ele pra depois, mas agora que terminei estou me perguntando porque não li antes. O livro é simplesmente maravilhoso, era exatamente o que eu precisava após um decepção com a leitura anterior. O livro conta a historia de Alice uma mulher que aos 39 anos ao participar de uma aula de step leva um tombo cai e esquece da ultima década da sua vida, Alice não lembra dos filhos e muito menos porque está se divorciando do marido, sua relação com a irmã está totalmente diferente do que ela lembra também. A historia é narrada de forma fluida e me deixou sempre curiosa pela próxima cena, me fez sentir raiva e sorrir atoa. Se eu contar que eu amei o epilogo é spoiler? Se for pare de ler bem aqui, se não pode continuar, eu amei o epilogo e amei ainda mais que ele se passa tipo uns 10 anos depois do acidente e ter essa visão do futuro e de como as coisas se acertaram me fez ficar com o coração quentinho. Se tiver a oportunidade leia, vale muito apena.