A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Gisele @abducaoliteraria 06/07/2018

Uma leitura diferente e gostosa
Você está pronto para ler a melhor história de amor (também divertida, incomum e cheia de aventuras) já escrita?
Esperava várias coisas de A Princesa Prometida, mas o livro em si me entregou muito mais. Sobre todas as surpresas, a narrativa recheada de sátiras e um humor descomedido foram o que mais me empolgaram durante a leitura.

Pode-se dizer que o livro nos apresenta duas histórias. Sobre A Princesa Prometida, é claro, e também a de William Goldman, que ao contrário do que se espera, se diz não ser o autor da obra. Segundo ele, o grande criador se chama S. Morgenstern. William nos envolve contando sobre a sua relação pessoal com a história, mostrando o porquê ela é tão especial para ele, e consequentemente, o motivo dele querer publicá-la. Por hora, o que você precisa saber é que, segundo o autor, ele conheceu essa história aos 10 anos, quando seu pai decidiu ler para ele.

Só que não foi uma leitura comum. Willian conta que, muito mais tarde ele descobre a forma com que seu pai decidiu contar essa história: excluindo as partes chatas e se concentrando somente nas partes boas. Naquela época, o que o entusiasmou de verdade foi tudo o que seu pai prometeu sobre a leitura. "Esgrima. Luta. Tortura. Veneno. Amor verdadeiro. Ódio. Vingança. Gigantes. Caçadores. Homens maus. Homens bons. As moças mais bonitas. Cobras. Aranhas. Criaturas de todos os tipos e formas. Sofrimento. Morte. Homens corajosos. Homens covardes. Os homens mais fortes. Perseguições. Fugas. Mentiras. Verdades. Paixões. Milagres". Então, quando a história de A Princesa Prometida de fato começou, eu também esperei por tudo isso.

Buttercup é uma das mulheres mais lindas do mundo, e tem o potencial para se tornar a número um. Só que antes de chamar a atenção do príncipe Humperdinck de Florin, seu coração pertencia ao garoto da fazenda, que anos antes partiu para a América com o intuito de enriquecer e oferecer a ela um bom futuro. O garoto, no qual se chamava Westley, morre ainda a caminho do seu sonho, e com isso, o coração de Buttercup perde a vida junto com o seu amor verdadeiro. Agora, prestes a ser apresentada à sociedade como a noiva de Humperdinck, Buttercup acaba atraindo diversos olhares, alguns deles com intenções nem um pouco boas.

A história se torna ainda mais interessante quando conhecemos uma gangue constituída por três personagens incomuns. Vizzini, Inigo e Fezzik. A princípio, não dei muita importância a eles, imaginei que seriam algo próximo aos trapalhões, mas a história surpreende mais uma vez quando resolve desenvolvê-los, em especial Inigo e Fezzik, que acabaram se tornando meus personagens favoritos. Fezzik, o gigante turco de bom coração, que o que tem de tamanho, não tem de cérebro, mas que ao mesmo tempo adora fazer rimas. E Inigo, o bruxo espadachim que só pensa em se vingar do assassino de seu pai. A história dá uma guinada e de repente você se vê torcendo para os supostos vilões.

Não é um livro para se levar totalmente a sério, então não se espantem com as inúmeras situações inverossímeis que ele apresenta, porque o autor brinca e satiriza diversas situações comuns em histórias de romance ou fantasia. Morgenstern e William compartilham de um humor atípico e semelhante um do outro (até demais), e a narrativa se torna um tanto duvidosa. Falhei ridiculamente ao tentar distinguir até que ponto aquilo que estava diante de mim era verdade, ou se estavam tirando uma com a minha cara (desconfio que foi muito mais a segunda opção). O pior de tudo é que isso também foi muito hilário, e o meu consolo é saber que não fui a única a ser enganada, muito pelo contrário, essa é uma consequência quase natural para qualquer leitor dessa história.

Mas não se equivoquem, a trama não é somente divertida. Mais para o final do livro, algumas coisas tensas começam a acontecer, e eu fiquei com o coração muito apertado. Me senti um tanto traída. Não era para ser uma história leve, divertida , beirando o ridículo com tantos absurdos? Deixem meus personagens queridos em paz! Mas a moral da história, e o que Willian tenta nos ensinar, é que a vida não é justa e nós precisamos aprender a lidar com isso. Então, preparem-se.

A Princesa Prometida é sim, uma história sobre sobre "Esgrima. Luta. Tortura. Veneno. Amor verdadeiro. Ódio. Vingança. Gigantes (…)". Enfim, sobre tudo aquilo que o pai de William prometeu a ele, contada através de uma narrativa deliciosamente cômica que arranca gargalhadas; é quase impossível passar uma página inteira sem rir. A intromissão de Willian com textos em itálico compartilhando sua própria experiência de leitura, nos alertando do que está por vir ou justificando algum corte da "obra original" torna a leitura muito incomum e surpreendente.

Logo quando estava no finalzinho do livro, aproveitei para conferir o filme. Ele é bem legal e fiel, principalmente na caracterização dos personagens (com exceção de Humperdinck) mas é óbvio que o livro entrega muito mais coisa. Senti falta principalmente de alguns backstories e do temível Zoológico da Morte. E obviamente a narrativa espirituosa, que é o grande diferencial do livro, também se perde na adaptação. Então, se você já gosta do filme, a leitura se torna indispensável, porque com certeza irá amar o livro. Foi uma das leituras mais gostosas e diferenciadas que já fiz e não vejo a hora de fazer uma releitura.

E só para complementar: essa é uma das edições mais lindas que tenho na minha estante, está magnífica! ❤

site: http://abducaoliteraria.com.br/

Laura Brand 11/07/2018

Nostalgia Cinza
Histórias de amor sempre vão ter um lugar especial no meu coração e na minha estante. A Princesa Prometida me chamou a atenção com a premissa de ser "a maior história de amor já escrita". O livro homenageia os clássicos e faz o leitor mergulhar no universo fantástico criado por Goldman e seus personagens caricatos.
A Princesa Prometida é uma homenagem aos clássicos épicos com direito a aventuras ao estilo Odisséia, criaturas fantásticas e um romance avassalador entre mocinha e mocinho. Desde o começo da leitura é possível perceber elementos de histórias clássicas, bem ao estilo histórias de ninar. O próprio autor brinca com o fato de que A Princesa Prometida teria sido uma história lida por seu pai quando ele era criança. O livro deu origem ao filme de mesmo nome e é considerado um clássico da sessão da tarde, mas infelizmente a história não fez parte da minha infância e talvez esse seja um dos motivos pelos quais não fui fisgada pelo saudosismo de A Princesa Prometida.

A Princesa Prometida narra a história de amor de Buttercup e Westley. Buttercup é considerada desde jovem uma das mulheres mais lindas do mundo, apesar de seus poucos modos e jeito excêntrico. Westley é um simples servo e trabalhador da propriedade de Buttercup que nutre uma paixão pela moça. Quando ela se declara apaixonada por ele, Westley decide que precisa ir embora e ganhar dinheiro o suficiente para que possa se casar com ela e fazê-la feliz. Buttercup decide esperar por seu amado, mas quando um boato de que ele morreu chega aos seus ouvidos, ela decide aceitar as investidas do príncipe Humperdinck. A partir de então a narrativa conta a história dos encontros e desencontros de Buttercup e Westley, com direito a perseguições, piratas, duelos, obstáculos e seres mágicos.
A Princesa Prometida são dois livros em um. Enquanto existe a trama sobre o amor de Buttercup e Westley, o leitor pode ler os "bastidores" da edição e do apego de Goldman para com a história. Apesar de ter 400 paginas, atendo-se somente à leitura da narrativa ficcional, é possível resumir o livro a 300 páginas. A história em si é bem divertida e encantadora, não é difícil entender porque se tornou um clássico. Goldman consegue desenvolver cenários de forma primorosa e cria personagens encantadores, dignos de uma bela história de fantasia. A escrita do autor também é muito agradável, é fácil passar as páginas e se ver imerso nesse mundo incrível. Entretanto, me deparei com alguns problemas que me impediram de me apaixonar pelo livro.
A Princesa Prometida é, supostamente, uma versão editada por William Goldman do livro de mesmo nome escrito por Morgenstern. De acordo com Goldman, a versão original continha mais de mil páginas que foram reduzidas a pouco mais de 300. O autor defende que preservou as melhores partes e optou por focar na história de amor de Buttercup e Westley. Entretanto, foi graças à Ju do Nuvem Literária que descobri que na verdade Goldman é o autor original e que todos os comentários de Morgenstern são na verdade de William. O fato de não existir Morgenstern e Goldman na verdade ser o autor original deixa a narrativa ainda mais confusa. Apesar de ser um recurso absolutamente inusitado, não contribui para enriquecer a experiência literária uma vez que o foco da história de amor de Buttercup e Westley e as aventuras dos personagens são deixados quase em segundo plano.

Estava esperando que o livro fosse inteiramente uma ficção e, apesar da surpresa inicial que parecia ser um recurso inusitado, fiquei incomodada à medida que passava as páginas. Varias comentários do autor poderiam ser resumidos, uma vez que eles quebraram a narrativa de forma negativa. Quando finalmente me sentia imersa na história o autor me puxava de volta à realidade para comentar sobre determinado capitulo.
A história contém características típicas de alguns romances medievais como a paixão avassaladora que surge de repente entre mocinho e mocinha, as cenas de obstáculos que precisam ser enfrentados para que no fim eles possam finalmente se reencontrar e concretizar essa história de amor. Entretanto, o autor faz diversas pausas ao longo dos capítulos para fazer comentários tanto a respeito de sua suposta experiência pessoal com o livro quanto pra explicar cortes feitos pela "edição" dessa versão.

Os comentários e interrupções de Goldman ao longo do livro servem para instigar o leitor e fazer com que ele queira se apaixonar pela história tanto quanto o próprio autor. É possível perceber o carinho que Goldman sente por essa história, tanto pelos comentários feitos ao longo de todo o livro quanto pela edição feita visando compartilhar uma suposta narrativa que teria marcado sua infância. Mas comigo esse recurso surtiu o efeito contrário, infelizmente.

"Morgenstern" também interrompe a leitura diversas vezes para fazer comentários a respeito de fatos históricos e dados presentes na história. Esses comentários são divertidos e tornam a leitura mais leve e dinâmica, ao contrário das pausas feitas pelo próprio William. Gostaria muito mais de ter lido um compilado de descrições e relatos "pessoais" ao final do livro ao invés de lê-los ao longo da história.
Os últimos capítulos são compostos por narrações de acontecimentos da própria vida do autor, incluindo os bastidores da escolha e produção do filme de A Princesa Prometida e com mais olhares sobre a vida do escritor e roteirista. Inclusive, fiquei surpresa quando descobri que William Goldman é responsável pela adaptação do roteiro de Todos os homens do presidente.

A edição de A Princesa Prometida merece elogios à parte. Além da ilustração maravilhosa que enfeita o livro, a capa dura torna essa edição ainda mais bonita. Até mesmo a lombada faz referência a livros clássicos, parece que temos em mãos um livro que atravessou o tempo, o que de fato aconteceu. O mapa na contracapa me lembrou bastante a edição de The Kiss of Deception e é um ótimo recurso para situar melhor o leitor dentro da história e servir como localização para os acontecimentos barrados. O livro em si é uma bela aquisição para a minha estante, o acabamento é muito bonito e a Intrínseca caprichou nessa edição.

Vi várias resenhas positivas a respeito da história e realmente gostaria de ter me encantado pelo enredo e pela estrutura narrativa criada por Goldman como a maioria das pessoas, mas infelizmente não fui fisgada dessa vez. Os mesmos elementos que cativaram tantas pessoas foram os responsáveis por me perder ao longo da leitura.

É uma história divertida, perfeita para amantes de histórias clássicas, mas que não correspondeu às minhas expectativas. Gostaria de ter tido mais A Princesa Prometida e menos Goldman. Um livro muito bem pensado, bem elaborado e bem escrito, mas que poderia ter sido mais.

site: https://goo.gl/Upqnj3

Shaykovisky 13/07/2018

A Princesa Prometida - @Shaybooksoficial
RESENHA: A Princesa Prometida (título original: The Princess Bride) - Willian Goldman.

Publicado originalmente em 1973, e agora no Brasil pela Editora intrínseca, A Princesa Prometida propõe uma história cheia de aventura com terríveis vilões, piratas, vinganças, gigantes e uma grande história de amor.

É importante mencionar que na contracapa somos indagados sobre estarmos prontos para ler ?A MELHOR HISTÓRIA DE AMOR JÁ ESCRITA?. Isso mesmo, o enunciado afirma que A Princesa Prometida é a melhor história de amor já escrita. Muito afoito, não acha? Então, eu achei e fui conferir.

Então, a história é muito divertida, maluca - no melhor sentido, e traz grandes surpresas - os plot twist são inesperados, inimagináveis e até bizarros, o que torna a história cômica. O autor consegue nos ?enganar? e surpreender. É uma história um tanto diferente de várias que já li e que, talvez, você já tenha lido. Mas, e a melhor história de amor já escrita?

Acredito que quando falaram sobre ser ?A melhor história de amor já escrita?, estejam falando de uma história de amor totalmente fora do comum e cheia de ?absurdos?. Então, história tem romance? Sim, mas não espere um romance clássico como há tantos escritos. Não é nada parecido com ?A bela e fera?, ?Cinderela? ou ?Branca de Neve?. A Princesa prometida quebra todo esse padrão.

Além disso, a leitura me lembrou bastante os livros ?Desventuras em Série?, pois, o estilo em que história é narrada é bastante similar. Durante a história, o autor faz algumas interrupções para fazer comentários sobre a cena ou sobre sua relação com a história, o que acaba sendo em alguns momentos um ponto negativo, já que alguns comentários são um pouco extensos e corta a emoção de um ponto alto da história.

Portanto, A Princesa Prometida é uma leitura leve e engraçada, com personagens maravilhosos e que possuem histórias individuais marcantes, e nos lembra um pouco daqueles filmes sobre primeiro amor da sessão da tarde, mas que cumpre o que promete. O que Willian Goldman veio nos ensinar com A Princesa Prometida, foi que a vida não é justa, mas que não podemos desistir dela.

Por: @shaybooksoficial

Bia Abreu 02/08/2018

Confortante, e com narração incrível
O estilo de livro que traz um conforto impressionante, além de uma narração incrivelmente brilhante (sem contar inesperado) do narrador/autor William Goldman (num estilo que meu eu que leu Desventuras em Série aos 10 anos não pode deixar de admirar). Você adentra num mundo de fantasia imerso em faz de conta infantil numa experiência que acho que nunca tive como leitora, sempre satirizada pelo autor de maneira incrivelmente bem bolada. A edição é muito bonita, de capa dura, e uma incrível arte de capa feita pela tailandesa Ise Ananphada (chequem os outros trabalhos dela, são fantásticos).

Hellen @Sobreumlivro 26/08/2018

"A princesa prometida é uma história fictícia baseada num livro fictício sobre supostos fatos históricos passados numa cidade que nunca existiu."
A princesa prometida conta a história uma das moças mais belas de toda Florim, que se apaixona por um humilde rapaz. E, olhem só, ele também a ama. Tudo perfeito, né? Não! Porque o destino (e os vilões) sempre arrumam um jeito de separar o amor verdadeiro.

Essa parece ser só mais uma clássica história de amor, né? Mas não se engane. No meio dessa história, há boas doses de aventura, duelos de esgrima, piratas, gigantes, lutas corporais, caças, busca por vingança e, claro, bordões memoráveis.
Seguindo duas linhas concomitantes de narrativa, sendo uma delas narrando como o autor/editor Willian Goldman conheceu essa história, ainda criança, e como ele decidiu lançar uma nova edição, no qual mantém somente as "partes boas". Em contrapartida, há a história original, escrita por S. Morgenstern*.
⚔ A princesa prometida é diferente e muito mais do que imaginei. Confesso que o que me chamou atenção nesse livro foi a edição incrível que a editora Intrínseca fez, mas fico feliz por ter dado uma chance a história, que é incrivelmente leve, divertida e cheia de aventuras.

Nessa fábula satirizada de outros contos de fadas, tem-se personagens encantadores e divertidos: Buttercup e Westley tentando sobreviver a um romance improvável; e os capangas Inigo e Fezzik, que deram o tom cômico e adorável a história, com seus bordões e rimas divertidas - melhores personagens.

A princesa prometida é uma fantasia muito bem humorada, que mistura ficção com realidade. O autor conversa com o leitor durante toda a história, tornando-a mais divertida e instigante. Poucas vezes me deparei com um estilo de narrativa tão único como a de William Goldman. Porém, não é um livro Incrível. Em alguns momentos, essas notas do autor são longas e desnecessárias.

Por fim, esse conto de fadas é cheio de aventuras e reviravoltas, que vai deixar saudades naqueles que adoram clássicos romances épicos.
🎬 Vocês já leram ou assistiram o filme? Soube que passava bastante na sessão da tarde. Vamos conversar.

site: https://www.instagram.com/sobreumlivro/

Kel Pasianotto 04/09/2018

"Quando a vida for dura com você seja duro com ela."
A princesa prometida foi originalmente escrita por Morgenstern, com mais de mil páginas ele conta a história de seu país de uma forma satirizada, depois William Goldman resolve reescrever a história contanto só as partes boas e resumindo para aproximadamente 300 páginas. A história é um conto clássico, temos uma mocinha muito bonita, uma princesa, um príncipe, o malvado, o rei, a madrasta má, um bruxo, uma bruxa, um milagreiro, um espadachim, um homem muito forte, um homem muito inteligente, um país rival, uma possível guerra, um zoológico, um pirata, e o homem de preto.

A história se passa em Florin, onde uma menina muito bonita se apaixono pelo garoto da fazenda, e um promete o coração ao outro, ainda muito jovem Westley (o garoto da fazenda) sai para juntar muito dinheiro, para que no futuro possa se casar com Buttercup (a garota bonita, meio burra) ela se torna uma das 20 garotas mais bonitas do reino.

Entre idas e vindas, acontece muitas coisas como sequestro, luta de esgrima e muito mais, apesar de já ter mencionado que é um conto clássico, este aqui é bem diferente dos contos que estamos acostumados, pois os personagens são atrapalhados, Buttercup sempre fica a espera de Westley e não faz questão alguma de facilitar a vida do rapaz, sempre a espera de ser salva pelo seu amado, e por estar perdidamente apaixonado Westley enfrenta tudo e todos para que possa chegar até Buttercup, o final não é aquele que nós esperamos de um conto de fadas, mas toda a história é bem humorizada.

Acredito que esta edição não seja tão maravilhosa só porque é bem resumido com apenas as partes mais legais do texto original, mas, ela é maravilhosa por causa dos comentários de Willian Goldman, é um dos primeiros livros que eu não fiquei com aquela pulga atrás da orelha de contar alguém o que estava acontecendo porque o próprio Willian conversa com o leitor sobre a época de quando tinha 10 anos, quando seu pai leu pela primeira e segunda vez a história para ele.

Eu achei muito legal da parte de William não só contar a história, mas também tudo o que ele passou com ela, suas impressões, o porquê de ele ter cismado com o livro, o que ele passou para conseguir colocá-lo nas lojas, é essa paixão que nos fazer se sentir tão bem, o querer que o filho conhecesse a melhor história da vida dele e depois, mostra-la ao mundo, algo que mudou a vida para ele, espero muito que saia a continuação escrita por William.

"Ele não disse nada porque, no fundo não tinha nada a ser dito."

site: https://corte-de-livros.webnode.com/l/a-princesa-prometida/

Bia 04/09/2018

Divertido, porém cansativo no final
O livro é bem divertido, e ter "insights" da história de vida do autor é algo que torna o livro bem agradável. Entretanto, quando o final vai se aproximando, as narrativas ficam mais longas, o que desanima um pouco. Vale a pena ler, mas tenha paciência com a reta final.

Gladis Klein 03/03/2019

Sensação de dejá vu
Uma delícia de leitura, me fez viajar a minha infância. Mal podia esperar acabar o livro para rever o filme. Uma história encantadora que só aumenta a minha paixão pela leitura.

EstanteColoridadaIsis 16/11/2018

#ResenhadaColorida
Willian Goldman virou escritor devido ao livro A Princesa Prometida de S. Morgenstern que seu pai leu para ele quando era apenas um menino e estava muito doente. Sua paixão pela literatura começou e ele sempre guardou esse livro com muito carinho no coração. Quando dá de presente o livro A princesa prometida para seu filho e descobre que ele não gostou, fica muito chateado, mas então ele mesmo pega o livro para ler e descobre que seu pai pulou muitas partes (de pura enrolação) e citou somente as melhores, com cenas de amor e aventura, por isso que ele amou tanto a história e seu filho não. Então ele tem uma brilhante ideia: irá editar e publicar o livro em uma nova versão resumida, só com as melhores partes. A partir desse momento somos inseridos no livro escrito por Willian e conhecemos a história de Buttercup e seu amado Westley e tudo o que fizeram em nome do amor.
Vocês sabiam que existe um filme inspirado nesse livro ? E que ele foi lançado em 1988 e passou várias vezes na sessão da tarde? Como que eu nunca assisti esse clássico? Eu não conhecia nem o livro e nem o filme !

Enfim, como expliquei na resenha, a narrativa inicia com Willian, o escritor que edita um livro antigo. Esse é um momento breve da história, porque logo somos inseridos no livro que Willian editou, que é a Princesa Prometida e conhecemos personagens como Buttercup, Westley, Inigo Montoya e muitos outros. Ele foi escrito como uma sátira (que é uma técnica literária que ridiculariza um determinado tema) e isso tornou tudo muito engraçado. Na minha humilde opinião, parece uma paródia de um romance de época e eu dei boas risadas com A Princesa Prometida. Foi uma leitura diferente, agradável, me prendeu para descobrir o que seria de Buttercup e Westley e o romance impossível deles. Na trama tem príncipe mal, um gigante bonzinho, um espanhol em busca de vingança, uma mocinha linda, mas burra igual a uma porta e um mocinho que vira pirata. Quer mais ?😂 Recomendo para quem gosta de aventuras e quer algo mais que um simples romance.

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Edilena.Risuenho 09/12/2018

Olá, meu nome é Inigo Montoya, você matou meu pai, prepare-se para morrer.
Acho que uma das frases mais emblemáticas que já ouvi veio de Inigo Montoya, o bruxo, como é descrito na Princesa prometida. O livro é o que promete: romance, príncipes, princesas, aventura, mortes...tão tão tão "vira-pagina" que foi lido em questão de poucos dias. Conheci a obra por conta do filme que passava insistentemente na TV, e claro, sempre o assistia. Sonhava em ter um Westley, uma amor tão lindo que só pode ser um conto de fadas. É livro que te permite sonhar e aflorar sentimentos de enorme pureza...foi leve, divertido e cativante.

Lili 24/12/2018

A princesa prometida
No decorrer do livro percebi que já conhecia aquela história, mais não me lembrava de onde, até na que chego na parte onde Wesley duela com inigo no rochedo, foi aí que me lembrei que já tinha assistido o filme.

Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa. Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro.

Porco 16/01/2019

#11 A Princesa Prometida
A Princesa Prometida é um livro engraçado.

Pensei em começar a resenha assim (como de fato o fiz), mas acredito que essa seja uma afirmação muito pobre para representar o livro. O que William Goldman fez está além do engraçado. É um humor leve, divertido e, acima de tudo, muito inteligente.

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2018/09/19/11-a-princesa-prometida/

Queria Estar Lendo 01/02/2019

Resenha: A Princesa Prometida
Um clássico que com certeza roubou corações de quem o conhece pelos filmes, A Princesa Prometida é, antes disso, uma obra aclamada que foi esquecida por muito tempo. Editada por William Goldman, a conhecida história da princesa Buttercup ganhou uma edição maravilhosa pela Editora Intrínseca.

Caso você não conheça a história, deixe-me explicar... Não, não. É muita coisa. Vou resumir pra você. Buttercup é a mulher mais bonita que existe, depois que as outras mais bonitas acabam sofrendo algumas fatalidades. Ela entregou seu coração a um jovem camponês que partiu em um navio para ganhar dinheiro pelos dois - mas acabou morto por um pirata infame. Depois disso, Buttercup jurou nunca mais amar.

"Toda vez que dizia "Garoto, faça isso", você achava que eu estava respondendo "Como quiser", mas só porque estava ouvindo errado. Eu estava dizendo "Eu te amo", mas você nunca ouvia."

Quando um príncipe "propõe" casamento a ela - ou isso ou a morte - ela aceita. Mas Westley, seu doce Westley, está vivo. E determinado a salvá-la. Some isso a duelos de espada, sequestros e monstros pantanosos e você tem um pouco do que é essa história.

A Princesa Prometida é um conto clássico escrito por S. Morgenstern, mas este livro em si é composto por todas as "partes boas" e foi editado por William Goldman. A história de outra história que foi baseada em uma História que supostamente existiu. Confuso, mas fácil de acompanhar - se você nunca assistiu o filme, por favor, assista. Depois de ler, meu coração ficou cheio de alegria pelo fato de ter sido uma adaptação tão fiel à trama e aos personagens, e também pelo simples detalhe de ser um clássico tão adorado.

É um livro fácil e divertido, com um tom satírico pontual, que usa artifícios clichês de contos de fadas para construir o seu cenário cheio de sarcasmo e de piadas escondidas. Através dos personagens, temos críticas sutis a déspotas e à coroa, temos a busca incessante pelo amor verdadeiro e pela concretização dele e até mesmo uma corrida pela vingança.

Eu amo e sou apaixonada por tudo no filme, então obviamente amei e me apaixonei de novo por tudo neste livro. Os pequenos detalhes que não couberam na adaptação são magníficos, as personalidades bem diversificadas e as histórias dos coadjuvantes são encantadoras. Inigo Montoya, Frezzik, Vizzini, o esquisito príncipe Humperdinck, Westley e Buttercup e tantos outros nomes excêntricos que passam pela história são de uma riqueza sem fim. São personagens usados para sátira, mas é fácil demais amá-los.

"- Filho, não me venha dizer o que vale a pena... O amor verdadeiro é a melhor coisa do mundo, depois das balas de menta."

Buttercup, sempre minha favorita, debochada e melancólica. Westley e sua postura corajosa, preparado para tudo (mas nem tanto). Inigo e sua sede de vingança e suas frases icônicas que, quando apareceram no livro, me fizeram pular no sofá. Frezzik e seu coração de ouro. Humperdinck e... sua existência sedenta por poder. A Princesa Prometida é o tipo de história que flui fácil, independente de você conhecer pelo filme ou não. Mesmo com algumas interrupções na narrativa pelo autor - William Goldman tinha algumas explicações a dar durante os cortes e edições e eu, pessoalmente, achei divertido como ele entrava na história e desaparecia em seguida - a narrativa se desenvolve rapidamente e deixa saudade.

A edição da Intrínseca está um espetáculo e eu poderia colocar esse livro num pedestal de adoração porque é onde ele deveria estar. A capa é linda, a diagramação é linda. É tudo lindo.

"- Olá. Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer."

A Princesa Prometida vai agradar os fãs do filme, mas também vai conquistar quem tem curiosidade ou até nunca ouviu falar da história. É um conto de fadas com todos os seus clichês, mas com um tom de deboche muito bem pontuado e uma história de amor pra roubar seu coração.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/02/resenha-princesa-prometida.html

Ellem - @colecionandoprimaveras 14/02/2019

Buttercup é uma jovem camponesa que se apaixona por Westley, um dos empregados da fazenda onde mora. Eles começam a viver uma história de amor, porém, pouco tempo depois, o rapaz parte em busca de um futuro melhor para os dois.

Algum tempo depois Buttercup recebe uma trágica notícia sobre o seu amado e promete nunca mais amar ninguém. Porém, com o passar dos anos, ela se torna uma das mulheres mais lindas e chama atenção do malvado príncipe Humperdinck, que fará de tudo para se casar com ela.

Será que o amor verdadeiro entre Westley e Buttercup será forte o suficiente para vencer tantos obstáculos?

OPINIÃO

Já quero começar dizendo que esse livro é diferente de tudo o que eu já li. Na verdade é uma história clássica (escrita por S. Morgenstern), editada por William Goldman. Nessa edição, ele retirou todas as partes chatas e cansativas e deixou apenas as partes boas.

Eu gostei muito da história, tem romance, aventuras, gigantes, piratas... como não gostar? 😍

Mas o que me encantou mesmo foram as notas e intervenções do Goldman, amei o humor dele, sempre com uma ponta de sarcasmo e amei muito conhecer a relação dele com esse livro, de onde surgiu a ideia de editá-lo... era como conversar com alguém sobre seu livro favorito.

Porém, mesmo tirando as partes cansativas, ainda achei alguns capítulos bem lentos, mas valeu à pena insistir na leitura ❤️

Ahh, se você achou essa sinopse levemente familiar, assim como eu, você deve ter assistido ao filme inspirado no livro incontáveis vezes na sessão da tarde.

site: https://www.instagram.com/p/BsZEHHBh5J7/