A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Kel Pasianotto 04/09/2018

"Quando a vida for dura com você seja duro com ela."
A princesa prometida foi originalmente escrita por Morgenstern, com mais de mil páginas ele conta a história de seu país de uma forma satirizada, depois William Goldman resolve reescrever a história contanto só as partes boas e resumindo para aproximadamente 300 páginas. A história é um conto clássico, temos uma mocinha muito bonita, uma princesa, um príncipe, o malvado, o rei, a madrasta má, um bruxo, uma bruxa, um milagreiro, um espadachim, um homem muito forte, um homem muito inteligente, um país rival, uma possível guerra, um zoológico, um pirata, e o homem de preto.

A história se passa em Florin, onde uma menina muito bonita se apaixono pelo garoto da fazenda, e um promete o coração ao outro, ainda muito jovem Westley (o garoto da fazenda) sai para juntar muito dinheiro, para que no futuro possa se casar com Buttercup (a garota bonita, meio burra) ela se torna uma das 20 garotas mais bonitas do reino.

Entre idas e vindas, acontece muitas coisas como sequestro, luta de esgrima e muito mais, apesar de já ter mencionado que é um conto clássico, este aqui é bem diferente dos contos que estamos acostumados, pois os personagens são atrapalhados, Buttercup sempre fica a espera de Westley e não faz questão alguma de facilitar a vida do rapaz, sempre a espera de ser salva pelo seu amado, e por estar perdidamente apaixonado Westley enfrenta tudo e todos para que possa chegar até Buttercup, o final não é aquele que nós esperamos de um conto de fadas, mas toda a história é bem humorizada.

Acredito que esta edição não seja tão maravilhosa só porque é bem resumido com apenas as partes mais legais do texto original, mas, ela é maravilhosa por causa dos comentários de Willian Goldman, é um dos primeiros livros que eu não fiquei com aquela pulga atrás da orelha de contar alguém o que estava acontecendo porque o próprio Willian conversa com o leitor sobre a época de quando tinha 10 anos, quando seu pai leu pela primeira e segunda vez a história para ele.

Eu achei muito legal da parte de William não só contar a história, mas também tudo o que ele passou com ela, suas impressões, o porquê de ele ter cismado com o livro, o que ele passou para conseguir colocá-lo nas lojas, é essa paixão que nos fazer se sentir tão bem, o querer que o filho conhecesse a melhor história da vida dele e depois, mostra-la ao mundo, algo que mudou a vida para ele, espero muito que saia a continuação escrita por William.

"Ele não disse nada porque, no fundo não tinha nada a ser dito."

site: https://corte-de-livros.webnode.com/l/a-princesa-prometida/

Bia 04/09/2018

Divertido, porém cansativo no final
O livro é bem divertido, e ter "insights" da história de vida do autor é algo que torna o livro bem agradável. Entretanto, quando o final vai se aproximando, as narrativas ficam mais longas, o que desanima um pouco. Vale a pena ler, mas tenha paciência com a reta final.

Paulo 06/10/2018

Estamos diante de um clássico desconhecido. A Princesa Prometida é um daqueles filmes da década de 1980 que todo mundo já deve ter visto algum pedaço, mas nunca se lembra do nome do filme. A clássica frase de Inigo Montoya, ou a famosa Buttercup que originará a Fiona de Shrek. A obra de William Goldman talvez seja uma daquelas obras incríveis injustiçadas para toda a eternidade. E a leitura deste livro é tão gostosa e divertida que a gente acaba rindo sozinho com as insanidades criadas pelo autor.

A escrita de Goldman é um pouco pesada, mas ele tem um estilo único. Ele tem uma boa mão para entender que é possível empregar aliterações para criar um efeito cômico e divertido. É a ideia essencial por trás do bordão. Através deles a gente individualiza e caracteriza os personagens. Quando lemos a palavra Inconcebível, já nos lembramos de Vizzini. Ou Buttercup que repete algumas frases para demonstrar suas emoções. Ou Westley com suas expressões de amor exageradas. Essa habilidade de usar de problemas de escrita criativa propositalmente para criar um efeito qualquer é genial.

A narrativa dele é em terceira pessoa, mas funciona como se ele estivesse contando para nós a sua história. O início de A Princesa Prometida vai ser um pouco estranho para os leitores. Goldman nos fala da epopeia por trás da publicação do livro. Ele cita que a obra teria sido escrita pro Morgenstern e ele teria apenas editado a obra e colocado apenas as partes interessantes. O curioso é que Goldman conta a história com tamanha quantidade de detalhes (até pessoais) que o leitor realmente acredita no que ele está falando. Pesquisando um pouco sobre a biografia do autor, garanto que vocês ficarão em choque ao saber que grande parte da narrativa é ficcional. Ele criou detalhes pessoais no formato de uma narrativa dramática. O que impressiona é que ele mistura situações reais com coisas completamente ficcionais como o reino de Florin. Ele quebra muitas vezes a quarta parede ao agir como uma espécie de editor do texto. Em determinados momentos, ele interrompe o texto e tece comentários a respeito do que ele teria "cortado da narrativa original". É quase como se fosse uma espécie de "versão do diretor".

"Meu nome é Inigo Montoya. Você matou o meu pai. Prepare-se para morrer!"

A grande virtude de A Princesa Prometida é não se levar a sério. Goldman brinca com os clichês de livros do gênero. Buttercup não é exatamente o protótipo da princesa perfeita. Ela dispensa rapazes e brinca com os sentimentos de Westley em um primeiro momento. Não tem nada mais canastrão do que as frases do protagonista para sua princesa. Ao mesmo tempo, somos colocados diante de várias situações impossíveis como Fezzik carregando quatro pessoas nas costas para subir um rochedo ou a pílula da ressurreição de Max Milagreiro. Esse espírito gostoso de não se levar a sério é o que vai arrancar várias risadas dos leitores. Para quem é fã de Monty Python vai adorar os trocadilhos e as piadas internas.

A narrativa segue um fio condutor típico de histórias de espadachim (swashbuckling): resgatar a princesa com a ajuda de aliados conquistados ao longo de suas aventuras. Tem uma boa harmonia entre as partes e a gente é guiado pelas várias encrencas nas quais os personagens se envolvem. Só achei que o autor encerra de forma meio estranha as suas histórias (a principal e O Bebê de Buttercup).Entendo que é uma brincadeira com a noção de finais felizes típicos dessas histórias, mas mesmo assim você fica confuso quando termina. Mesmo assim, a história principal tem um excelente ritmo e um timing de comédia que é inacreditável. Sério, gente... não tem como não rir em vários momentos da história. O treinamento do Inigo é absolutamente hilário. Ele demonstrando os vários tipos de bizarrices que ele precisou fazer para aprender suas técnicas de esgrima.

Já O Bebê de Buttercup, que é a segunda história acrescentada posteriormente, tem um ritmo mais truncado. Goldman tentou usar de suas brincadeiras quebrando a quarta parede, mas isso serviu mais para atrapalhar a condução da narrativa do que dar um tom engraçado. As constantes interferências fizeram até com que eu levasse mais tempo para ler esta segunda parte. Fora que a mudança de foco que ele faz em toda a narrativa passando de Fezzik, a um flashback sem sentido de Inigo, para a história de Waverly, é estranha. Eu não curti mesmo.

A Princesa Prometida é aquele tipo de história que todos precisam conhecer. A gente vê referências o tempo todo em séries como Supernatural, Shrek, How I Met Your Mother, The Big Bang Theory, Game of Thrones e a lista segue. Uma obra tão referenciada não tem como não ser boa ou minimamente digna de nota. É um clássico com interferências em vários elementos da cultura pop nos dias de hoje. E está à disposição em uma belíssima edição feita pela editora Intrínseca que produziu uma capa lindíssima e um trabalho de editoração muito competente. É um trabalho digno desta obra e uma edição muito agradável. Recomendadíssimo!

site: www.ficcoeshumanas.com

Porco 16/01/2019

#11 A Princesa Prometida
A Princesa Prometida é um livro engraçado.

Pensei em começar a resenha assim (como de fato o fiz), mas acredito que essa seja uma afirmação muito pobre para representar o livro. O que William Goldman fez está além do engraçado. É um humor leve, divertido e, acima de tudo, muito inteligente.

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2018/09/19/11-a-princesa-prometida/

Ellem - @colecionandoprimaveras 14/02/2019

Buttercup é uma jovem camponesa que se apaixona por Westley, um dos empregados da fazenda onde mora. Eles começam a viver uma história de amor, porém, pouco tempo depois, o rapaz parte em busca de um futuro melhor para os dois.

Algum tempo depois Buttercup recebe uma trágica notícia sobre o seu amado e promete nunca mais amar ninguém. Porém, com o passar dos anos, ela se torna uma das mulheres mais lindas e chama atenção do malvado príncipe Humperdinck, que fará de tudo para se casar com ela.

Será que o amor verdadeiro entre Westley e Buttercup será forte o suficiente para vencer tantos obstáculos?

OPINIÃO

Já quero começar dizendo que esse livro é diferente de tudo o que eu já li. Na verdade é uma história clássica (escrita por S. Morgenstern), editada por William Goldman. Nessa edição, ele retirou todas as partes chatas e cansativas e deixou apenas as partes boas.

Eu gostei muito da história, tem romance, aventuras, gigantes, piratas... como não gostar? 😍

Mas o que me encantou mesmo foram as notas e intervenções do Goldman, amei o humor dele, sempre com uma ponta de sarcasmo e amei muito conhecer a relação dele com esse livro, de onde surgiu a ideia de editá-lo... era como conversar com alguém sobre seu livro favorito.

Porém, mesmo tirando as partes cansativas, ainda achei alguns capítulos bem lentos, mas valeu à pena insistir na leitura ❤️

Ahh, se você achou essa sinopse levemente familiar, assim como eu, você deve ter assistido ao filme inspirado no livro incontáveis vezes na sessão da tarde.

site: https://www.instagram.com/p/BsZEHHBh5J7/

Ely 23/02/2019

Você está pronto para ler a melhor história de amor já escrita?
Você está pronto para ler a melhor história de amor já escrita?
Já adianto que tem muito mais aventura que em qualquer romance. Nem lembro como acabei comprando esse livro, se foi a capa que me encantou, ou se foi recomendação (algo relacionado a Friends), mas, apesar do nome parecer oferecer algo muito romântico, eu sentia que não era apenas uma mera história de amor que ele ofereceria, e não resisti. Bem, foi realmente surpreendente, adoro livros que me fazem apegar a história de cada personagem inserido, e não apenas dos principais. William foi genial e, se realmente for o que eu penso - ainda tentando entender Bildungsroman - ele é mais que isso e eu não sei medir a genialidade dele nesse caso. Acabei de ler e já estava procurando qualquer resenha sobre visitas ao Museu Morgenstern e sobre Florin... e sigo pesquisando, e não encontrando nada especial. É uma pena que ele tenha ido, cadê Max Milagreiro nessas horas? Tenho convicção que ele receberia ainda muitas cartas de pessoas querendo saber sobre a cena do reencontro, uma delas a minha - sim, mesmo com o advento da internet, não podemos negar quão interessante são as cartas. Enfim, foi diferente, de um jeito que, apesar de ser romance e aventura, de ter mocinhos e de ter vilões, você ainda fica com certo receio em imaginar um final feliz, por realmente não saber o que lhe espera e, por mais que no fundo da imaginação a cena linda de uma vida eterna na Ilha da Árvore cresça em você, ainda há as indagações sobre por quais pesares os personagens terão ainda que passar para chegar lá, se vão conseguir... e esse sentimento de ansiedade e desejo de saber mais é o que muito procuramos quando começamos uma aventura, e as vezes é difícil encontrar, e em A Princesa Prometida você lê isso. É tanta coisa para falar, tanto detalhe... mas vou deixar a resenha assim. Espero que se interessem. O amor é forte e presente no romance, junto a ele, as aventuras tornam o livro uma obra completa... Esperando eternamente por O Bebê de Buttercup.

Gladis Klein 03/03/2019

Sensação de dejá vu
Uma delícia de leitura, me fez viajar a minha infância. Mal podia esperar acabar o livro para rever o filme. Uma história encantadora que só aumenta a minha paixão pela leitura.

Bart 04/04/2019

A Princesa Prometida
*S. Morgenstern , editado por William Goldman*

A história desse livro é tão interessante qnt ao conto que ele trás! Qnd criança o pai de William Goldman leu "A Princesa Prometida" p/ele, e o menino ficou encantado! Já adulto, William descobriu q seu pai havia contado só as "partes boas" da trama! E ele ficou tão obcecado pela obra q acabou relançando o livro só com as partes q ele havia gostado, como em 1987 escreveu o roteiro do filme de mesmo nome!
O sucesso foi tanto q, obras como "Shrek" beberam dessa fonte.

A trama conta a história de amor entre Buttercup e Westley, mas a isso some-se mt "tiração de onda" com o conto de fadas, e observações de William Goldman, (no meio da narrativa) onde ele manda parar a trama, e o mesmo começa a escrachar as personagens da trama, e Goldman se dirige diretamente ao leitor... é mt engraçado!

Tem hora q vc nem liga qnd a trama para, vc quer mesmo é saber dos "comentários" do escritor! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente leitura e se prepare para rir muito!

Marina 23/04/2019

A edição é linda!
Eu... Não gostei desse livro.

É claro que ele é um clássico cheio de tiradas ótimas e ele também é muito engraçado. Mas!

O Westley dá um tapa na cara da Buttercup e eu sinceramente não consegui perdoar aquilo. E, como eu sou gorda, toda aquela ladainha sobre o filho super gordo e triste do autor não me comoveu muito, sabe. Talvez porque eu não queira fazer exercício e ficar muito linda e casar com uma mulher igualmente linda, qual foi o destino do menino que era muito feio e gordo que finalmente ficou feliz com as coisas depois de magro.

Mas né, vai saber.

Enfim, o Inigo é meu filho e eu morreria por ele.

Julia 04/07/2019minha estante
Nossa.. eu também não consegui gostar, foi torturante acabar a leitura e confesso que comecei a pular partes só para chegar no final. P/ mim o livro acabou definitivamente com o mesmo tapa que você comentou, eu também não consegui perdoar.. o amor verdadeiro acaba ali, já não teve mais sentido nenhum o livro.

Mari.andreto 06/05/2020

O livro não conseguiu prender a minha atenção.Além disso achei a leitura arrastada,tediosa e vaga.Não consegui me apegar a nenhum personagem.Entretanto,o livro tem os seus bons momentos e algumas partes são interessantes.Porém, pensei em abandonar inúmeras vezes.Terminei o livro na força e na coragem.

Lari Oliveira 02/09/2020

A Princesa Prometida - Willian Goldman
Sempre fui fã do filme e o livro consegue ser ainda melhor. Super divertido!

Lanny 27/10/2020

Não julgue o livro pela capa
sabe quando você sonha com um livro por muito tempo? Você vê a capa e a sinopse de tirar o folego e sempre que abre o serviço de streaming, a adaptação tá lá, só esperando por você.
Isso aconteceu com A Princesa Prometida, mas eu tive uma decepção tão profunda que não consegui terminar
Primeiro que esse livro tem um diferencial: é um autor reescrevendo o livro de outro autor, tanto é que na primeira capa tem "versão com as partes boas". E o Willian Goldman começa a tecer comentários meio que contando o que ele modificou da verão original. E você compra isso e começa a achar isso algo legal... nas primeiras 50 páginas. Depois vira um saco e você ou pula ou perde o ritmo da leitura.
Depois vem o casal principal. E olha... acho que eu não via um casal tão chato em muito tempo. Eu não consegui comprar o romance de "ela faria tudo por ele e ele tudo por ela". Algumas situações são tão forçadas e os dialogos tão chatos que você fica "ah, tá bom então, morram logo" e revira os olhos.
E acho que a pior coisa DO LIVRO é a Buttercup. A gente tenta respeitar a época e tal, mas ela é IN SU POR TÁ VEL. Sua submissão e falta de atitude para sair das situações é enfurecedor. As pessoas falam na cara dela que estão enganando ela e ela fica "ta tudo bem. Vou esperar o Westley me salvar" ou "o principe vai me salvar" e você quer dar dois tapas na cara dela. Poxa, nem a Aurora que tem 18 falas no filme dela é tão chata.
As cenas de luta e alguns conflitos são até interessantes, mas a leitura é tão arrastada que você perde vontade de ver eles se desenvolvendo.
Capa e sinopse são os melhores pontos desse livro, infelizmente.