A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Larissa | @paragrafocult 21/12/2020

" - A vida é sofrimento. - retrucou a mãe. - Se alguém lhe disser o contrário, é porque está tentando vender algo."
Adoro filmes e livros antigos. Costumam me trazer um ar de nostalgia enorme mesmo que em muitos dos casos eu nem era nascida na época de seus lançamentos. Assim como muitos leitores, passei várias tardes quando criança, assistindo aos filmes da Sessão da Tarde, que era recheada de pérolas oitentistas como Os Goonies, Conta Comigo e claro, A Princesa Prometida. Esses filmes me lembram da minha infância e por isso, fiquei muito feliz quando o exemplar do livro chegou para mim aqui em casa. Não sou a maior fã de romances mas a Ley está de prova do quanto eu estava empolgada para começar a leitura.

Porém, apesar de amar o filme por conta da nostalgia, vou tentar ao máximo separar as duas obras (livro e filme) uma da outra para não me deixar ser influenciada em nada durante a resenha, então não vou citar o filme aqui, ok?

O livro é narrado pelo próprio William Goldman que aqui diz não ser o próprio autor da obra e sim um tal de S. Morgenstern e que essa história lhe foi contada durante a infância. Ele mesmo diz que está apenas recontando a história (só as partes boas, segundo ele) para quem quer que estiver lendo o livro. Por conta disso, a narrativa da história é bem naquele estilo de algo contado por alguém mesmo, como uma história para dormir.

A protagonista da história é Buttercup, uma jovem bonita e livre que de início não parece ter muita ideia de sua beleza que só aumenta com o passar do tempo. Seus pais são donos de uma fazenda e é lá que a garota que adora correr livre com seu cavalo chamado Cavalo, acaba se apaixonando por Westley, um rapaz que não parece ser tão inteligente e que trabalha para seu pai há alguns anos.

Esse amor é correspondido por Westley com a mesma intensidade, que decidido a melhorar de vida para dar a Buttercup uma vida melhor, parte em busca de algo mais promissor do que teria por trabalhar na fazenda. O problema é que Westley acaba morrendo nessa busca, deixando Buttercup devastada pela perda. Ela então decide não se apaixonar mais, já que o amor a machucara muito. Os anos se passam e a jovem que antes era apenas uma das mais belas do mundo, se torna a mulher mais bonita que um dia já existiu e por conta de sua beleza, acaba chamando a atenção do Duque e do Príncipe Humperdinck, um cara sádico, mimado, apaixonado por caça e de temperamento detestável.

Ela e o príncipe então entram em um acordo para terem um casamento sem amor, com a única finalidade de apresentar um herdeiro para o reino já que o rei está definhando por conta de sua saúde. Buttercup passa a estudar na escola da realeza e se preparar para ser apresentada para o povo como a sua nova rainha.

Claro que Buttercup com toda a sua beleza, acaba se tornando o centro das atenções e agradando o povo. Isso parece algo muito bom, até ela acabar sendo sequestrada por uma pequena quadrilha de três homens que está sendo seguida de perto por um misterioso Homem de Preto. Essa pequena quadrilha é comandada por Vizzini, um cara corcunda de grande inteligência, Inigo, que é um mestre na luta de espadas e Fezzik, um gigante de imensa força porém sem muita inteligência.

Os três podem não chamar muita atenção de início mas além de importantes, acabam roubando toda a cena do livro. Inigo e Fezzik se tornando facilmente os meus personagens preferidos (e vi que muita gente que leu o livro, acabou achando a mesma coisa). Eles dois são carismáticos e quando desenvolvidos, nos conquistam rapidamente. Fezzik é um gigante amante de rimas que sempre foi julgado pela aparência e força, o que acaba o tornando meio estabanado, às vezes. Já Inigo só quer se vingar da morte do seu pai, que era um mestre na fabricação de espada e que foi morto por um de seus clientes, um homem com seis dedos que foi responsável por deixar duas enormes cicatrizes em seu rosto.

É um romance, claro. Com muitos momentos de juras e juras de amor entre Westley e Buttercup mas ao mesmo tempo, é bem difícil de não dar algumas risadas porque o próprio autor escreveu de forma que fica parecendo que a sua intenção ali era justamente a de fazer piada com as histórias do gênero.

O autor em vários momentos se mete na narrativa para fazer alguns comentários sobre suas mudanças na história original do "autor original" da história, para falar o que pensou na primeira vez que a escutou e para enfatizar em vários momentos que apesar de ser uma história que à primeira vista pode parecer romântica e divertida, a vida não é justa. De início os comentários me deixaram meio cansada mas conforme fui me acostumando com a narrativa, tudo ficou mais fácil.

Tenho que admitir que só uma coisa me incomodou na história: a Buttercup do início do livro é bem diferente da que aparece no final. Sei que a vida e acontecimentos nos mudam mas fiquei triste de sua mudança não ter sido positiva. Apesar de sempre ter sido mostrada como uma garota caprichosa e até um pouco mimada, ela sempre teve um jeitão mais livre, sem se importar muito com como as pessoas a viam. Ela era ela, sem ligar se era a mais bela ou não. Porém depois que se apaixona por Westley, ela se torna uma mulher tão vazia, passiva e que parece só se importar se está bonita para ele ou não. Já não tinha mais aquela aura livre de antes, era apenas uma princesinha tipicamente vazia das histórias de romance (não sempre, mas em vários momentos). A coisa boa é que apesar disso, ela manteve a sua língua afiada, o que era divertido de ver em suas discussões com Westley.

Também tenho que falar da obra que chegou aqui. Estou apaixonada até agora pela edição da Intrínseca. A capa dura tem as imagens dos personagens do famoso filme oitentista dispostos de forma muito bonita. Ah, quanto ao filme, ele é no geral bem fiel ao livro, com algumas mudanças pequenas que quem leu o livro pode sentir falta. Senti que era como se um completasse o outro, então amei demais a leitura. A Princesa Prometida é um romance divertido e com um final de te deixar apreensivo. Uma leitura muito divertida, principalmente para os fãs do filme.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/11/resenha-princesa-prometida.html

Daniela.Danna 30/12/2020

clássico. Muito bom

letscia 09/02/2024

21 (2024) as estrelas entraram em extinção, bobinha.
"A Princesa Prometida" foi uma das melhores leituras que fiz este ano. Que livro encantador, em todos os sentidos! A história foi leve e a ação foi o ponto supremo do enredo. Apesar de muitas resenhas criticarem as partes em que o autor interrompia a narrativa, esse recurso foi um dos aspectos mais cativantes da escrita - achei muito semelhante ao estilo de Lemony Snicket, inclusive.
Buttercup é uma personagem que aprendemos a amar gradualmente. Ela é corajosa e direta, apesar de ser tola - o que é totalmente compreensível pela sua idade. Westley teve sua chance de ser o mocinho da história e foi um personagem excelente, mas Inigo e Fezzik roubaram o protagonismo...
Fazia tempo que não lia uma história de aventura tão envolvente. Compartilho da mesma sensação que o jovem William teve aos 10 anos durante o episódio de pneumonia. Aos 10 anos, li minha saga favorita e nunca mais parei de ler. "A Princesa Prometida" talvez não tenha tido o mesmo impacto em mim que teve no personagem, mas, ainda assim, tive uma ótima experiência.
Nunca assisti ao filme e, antes de ler o livro, não conhecia a história, mas a frase "Olá. Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer." acabou comigo e já chegou para mim cheia de significados.
O autor afirma que o ensinamento do livro é "a vida não é justa", mas eu discordo. Para mim, a lição é que "a vida pode lançar um destino sobre você, mas o amor tem o poder de mudar tudo". Assim como Fezzik estava destinado a ser covarde, Inigo a ser um alcoólatra vingativo, Buttercup a ser orgulhosa e infeliz, e Westley a ser o 'menino da fazenda', todos eles encontraram uma saída em suas amizades e amores, durante grandes aventuras. Fezzik, o medroso, revelou coragem e bravura. Inigo soube quando parar (pelo menos é o que eu gosto de imaginar, com base na "cena solta"). Vizzini não foi o fim deles. Buttercup descobriu que sua vida não tinha sentido sem o amor. Westley derrotou todos os obstáculos, passou por um milagre e construiu uma família linda. E não importa o que Goldman ou Morgenstern tenham escrito, todos eles foram felizes para sempre e o westley nunca morre.

Rony 17/01/2021

Um livro sobre um livro
Conheci a Princesa prometida como a maioria deve ter conhecido, através do filme que passava na sessão da tarde, sem nem imaginar que existia um livro. E ironicamente, o autor faz esse exato registro no livro, antes mesmo do lançamento do filme.
Vamos acompanhar a história de William, o fato dele usar sua identidade como personagem é o que faz com que a história pareça real, que era fanático por esportes, mas quando teve uma pneumonia, seu pai, um imigrante semianalfabeto em inglês lê o livro A princesa prometida, mudando para sempre a vida de Billy e fazendo com que se interessasse por livros e virasse um escritos.
Anos mais tarde, no aniversário de 10 anos de seu filho, a mesma idade em que ele leu o livro, paga uma fortuna em duas versões do seu livro predileto em um sebo esperando que o filho tivesse a mesma reação que si, mas qual sua surpresa ao descobrir que o filho só conseguiu ler um capítulo e odiou? Pela primeira vez Billy abre o livro e percebe que o que seu pai lhe contava, não era necessariamente o que estava escrito: ele só lia as partes boas.
Com isso em mente, William resolve fazer uma adaptação do clássico livro que é basicamente sobre a história do país e escreve um livro só com as partes boas:
Esgrima,luta,tortura,veneno, amor verdadeiro, ódio, vingança, gigantes, caçadores, homens maus, homens bons, cobras, aranhas, sofrimento, morte, homens corajosos, perseguição, fugas, paixões, milagres.
De forma humorada acompanhamos um livro que se utiliza do clichê para existir.
Constantemente percebi durante a leitura uma alfinetada aos livros clássicos, principalmente aqueles que têm como plano de fundo a história do país e estão fazendo uma crítica social através de seus romances.
Os personagens principais não são os melhores, mas tudo é compensado pelo gigante e pelo Inigo.
Extremamente frustrada com a parte do O bebê de Buttercup, queria realmente que não existisse ou que de fato houvesse uma continuação.
Leitura fácil e fluida.

Isa_Andradre 06/10/2022

A história é legal, sério, meio fraquinha mas empolgante e engraçada, os personagens são cativantes, a Buttercup, o Westley, o Inigo e o (meu favorito) Fezzik, são todos bem legais.
Ah!! mas se é tão bom pq eu você deu duas estrelas e meia? Pq o autor é INSUPORTÁVEL sério perdi toda a graça do livro por causa das anotações, talvez o livro até mereça uma nota melhor mas eu tô com um ódio tão grande desse cara. Ele não deixava a história correr, toda hora uma anotação, isso quando ele não contava o que ia acontecer. Tipo cara faz um twitter vai desabafar lá, me deixa ler a história em paz.
Não vou nem comentar sobre os comentários de mal gosto dele principalmente sobre a família pq eu não quero me estressar com isso.... Mas eu peguei uma raiva tão grande desse livro que nem me deu vontade de terminar, sinceramente decepcionante.

Pudim 04/03/2021

Nostálgico
Esse é um daqueles livros que te deixa com o coração quentinho. Eu amei esse livro, tanto quanto amei o filme. Eu lembro que quando tinha uns 5 anos era completamente apaixonada por essa história e via o filme todas as vezes que passava na sessão da tarde. Só que eu nunca lembrei o nome do filme kk. Depois de uns 12 anos eu finalmente descobri o nome e desde aí consegui mergulhar em umas das minhas histórias preferidas da infância. Sendo assim, mesmo com 21 anos ainda acho linda a jovem Buttercup e além disso, estou ainda mais apaixonado pelo o querido e corajoso Westley. Portanto, se quiser viver muitas aventuras e se apaixonar perdidamente, recomendo que leia esse livro o mais rápido possível.. ??

Marcos Mateus 06/04/2024

Um livro no qual até Stepehn King é personagem !
Há muito tempo, eu vi o filme que tem o titulo desse livro, e encantei com a história e claro o ator q interpretava o Westrey, com o passar dos anos soube que havia um livro sobre, resolvi comprar para le-lo e assim começa a minha aventura ao lado de muita aventura e Romance. Mas além de contar a linda história de Westrey e Buttercup e a sofrida história dos destemidos e maravilhosos Inigo e Fezzik, o livro aborda uma serie de questões como a importância da leitura, o incentivo que o autor teve ainda criança pela professora e pelo seu pai no que cuminou ser sua vocação profissional e até uma pequena critica a religião, no comentário de um dos sequestradores ao dizer que se Deus faz tal maldades pq ele n faria? O autor faz varias quebras na história com o intuito de dialogar com o leitor, é um artificio interessante, mas tem q saber dosar, mas no geral ele soube dialogar. Na história começamos com Westrey e Buttercup ainda criança sobre a incrivel beleza de ambos, o modo como viviam e que após um dia se veem apaixonados, a partir disso a aventura começa, uma mistura de romance, fantasia e aventura, William Goldman soube dosar as partes boa do livro, teve vezes achei um pouco confuso a forma como foi contada ( principalmente a parte do bebê de Buttercup) , as as escolhas, cortes dele foram muito acertivas para a narrativa e encantar multidões com essa linda história. O livro conta com um personagem muito inusitado, Stephen King ! Não que ele estava na história ao lado de Buttercup e Westley, mas estava brevemente presente auxiliando o autor no sucesso q viria a ser, muito legal saber disso. Fico triste com a esposa do autor, pelo visto ela não era naada entusiasmada com a leitura, com a historia de A Princesa Prometida e isso foi aos poucos afastando os dois, mas felizmente o Goldman encontra felicidade e amparo na compania do filho e do neto, peças importantíssimas nesse livro que retrata tanto a beleza que existe na arte de contar histórias.
PS O Filme é bonito, bem produzido e os atores estavam ótimos, a trilha sonora é encantadora e tem belas fotografias, entretando achei o começo um pouco corrido e faltou um ritmo melhor dos acontecimentos, parecia tudo muito rápido, mas é uma bela adpatacao e merece ser apreciada.

Bolseiro Míope 08/03/2021

Incrível
Uma história incrível, com personagens incríveis. Amei o livro, as sinopses, as falas do escritor, tudo! Fantasia, romance, comédia e ironia. Sem dúvida vai para a estante dos favoritos!

Jaqueline.Marcondes 19/04/2021

Um clássico
Desde o dia em que minha irmã me convenceu a ver o filme, todas as referências sobre essa história fizeram sentido.
Depois descobrimos que era inspirado no livro, e claro, precisamos ler também.

Um livro sobre piratas, lutas de espadas, princesas, casamentos, aventuras e romance!!!! Uma história que agrada meninos e meninas, homens e mulheres, que passa de geração em geração.

site: https://dicadelivroefilme.blogspot.com

Lala 21/06/2021

É um livro muito gostosinho de ler, leitura fácil, perfeito pra tirar alguém de uma ressaca literária, os personagens são sarcásticos, engraçados, mas, como tudo tem seu lado ruim, a protagonista feminina é extremamente fraca e o livro é bem machista, porém temos que levar em consideração a época em que foi escrita também, teria sido meu preferido se não fosse por esse detalhe, o romance é fraco também, é mais focado na aventura que em si é bem legal de se ler, recomendaria pra alguém que anda lendo uns livros pesados e queria um descanso

Isabella2232 10/04/2024

Uma divertida expansão do filme
Eu amo o filme e esse livro expande a história de certos personagens e oferece contexto a várias cenas, tudo isso com um narrador meio insano (o que eu amo, é sempre interessante quando eu não sou a pessoa mais surtada na leitura)
É em várias maneiras uma carta de amor ao ato de ler atenciosamente e das histórias que nós Lemos jovens que nos marcam
Eu me diverti, muitas vezes quando pego um livro que originou um filme ou um clássico tem uma porcentagem que é entediante ou desnecessária, mas dessa vez eu tinha o narrador pra cortar tudo isso pra mim

Madu 16/02/2021

Surpreendente
A Princesa Prometida ultrapassa as expectativas, não é nada do que se espera. É romântico, divertidíssimo e dramático. Westley e Buttercup se completam e nos mostram que o amor verdadeiro nunca morre.

Anne 29/03/2021

A princesa prometida?
A obra de William Goldman possui muitos pontos positivos a serem comentados, dentre os quais escolho destacar as reviravoltas inesperadas da história e a incrível amizade entre Inigo e Fezzik. No entanto ao meu ver faltou certo protagonismo na protagonista do livro (?) Buttercup é por diversas vezes retratada de forma que nos leva a entender que ela tem somente a beleza a seu favor, o que não era esperado por mim.
É uma obra que vale a pena ser lida, mas não sei se leria novamente