Sob a Luz da Escuridão

Sob a Luz da Escuridão Ana Beatriz Brandão

Resenhas - Sob a Luz da Escuridão

Suka - Pensamentos & Opiniões 03/10/2018

Sob a luz da escuridão é uma duologia e tem sua história contada de forma intercalada entre os personagens. É um livro que te deixa curioso com a história, com o que pode acontecer com os personagens, que te instiga a querer continuar a leitura.
Dividido em duas partes, na primeira parte “Gênesis”, conhecermos o contexto em que a história é contada, um mundo pós-apocalíptico e seremos apresentado as personagens Lolli e Jazz que foram salvas pelo Chris num ataque ao instituto no qual elas estavam pressas e desconheciam o mundo exterior, fora do instituto é só destruição, após salvá-las o Chris passou a ajudá-las e a ensiná-las a como se defender e sobreviver naquele mundo cruel, sem leis, sem regras. Mas ao serem atacados Chris obriga a Jazz e Lolli a fugirem enquanto ele fica para dá conta do ataque. Lolli tem um carinho imenso por Jazz, um carinho de Mãe/Filha/Amiga.
Elas passarão a viver em busca sempre de um lugar seguro, até que serão levadas pelo Sam para o clã do Evan que é um vampiro (diferente do que estamos acostumados, nesse livro ser vampiro não é ser um ser mitológico, ele era humano e acabou sofrendo mutações). O relacionamento entre Evan e Sam também é de pai/filho, chegando as vezes o papel a ser invertido. Com a chegada delas ao clã algumas mudanças serão feitas, tudo indica que Evan e a Lolli tiveram um passado juntos.
É a partir desse ponto a história irá se desenvolver e muitas questões e perguntas serão esclarecidas.
Na segunda parte "Apocalipse", saberemos mais sobre os "poderes" da Lolli e da Jazz. conheceremos mais afundo sobre os sentimentos do Evan e sobre o Sam, entenderemos sobre a função do instituto. E teremos surpresas nesse desenrolar.
Se eu entrar em detalhes acabarei soltando spoliers.
Mas é um livro envolvente que te prende do inicio ao fim e você acaba se apegando aos personagens. Confesso que ao chegar ao fim do livro eu quase surtei pois fiquei bem curiosa com a continuação.

site: http://www.suka-p.blogspot.com.br

KessGN 26/10/2018

Imagine um mundo devastado por guerras provocadas pela ganância e egoísmo humano. Imagine também um mundo que é apenas um pobre resquício do que um dia foi, onde metade da população foi dizimada, onde a vida humana perdeu o valor e sobreviver se tornou uma luta brutal diária.

Foi nesse mundo que Lollipop acordou. A jovem despertou atordoada em uma instalação laboratorial, sem memória, nem a mínima noção do que aconteceu com o mundo e sequer sabe seu próprio nome. Confusa pelo despertar abrupto e pela falta de memórias, ela fica ainda mais perturbada ao perceber que o lugar em que se encontra está sob ataque. Com sorte, ela consegue fugir apenas para se deparar com um mundo exterior tão deteriorado quanto o prédio do qual acabou de fugir.

Sem ter onde se esconder e sem saber para qual direção deve correr, como um milagre um carro aparece em sua frente e, sem melhores alternativas, ela embarca no veículo junto com o motorista e uma jovem no banco de trás, que parece ter fugido das mesmas instalações que ela.

Dois anos após seu caótico despertar Lollipop, (nome que a própria escolheu por não lembrar de seu real nome) ainda está aprendendo sobre o mundo e suas mudanças. Ela descobriu, através dos fatos relatados por Chris, o homem que a salvou, que estão vivendo em um mundo pós-apocalíptico que passou por 4 Guerras Mundiais e que tudo começou quando o homem errado foi eleito a um cargo de poder. E isso foi apenas o início do fim do mundo. Após guerras e mais guerras, os humanos foram expostos a armas nucleares e a radiação, e isso começou a mudar seu código genético, fazendo com que pessoas com certos “dons” começassem a nascer, os Metacromos.

Essas pessoas estão sendo caçadas por um grupo nada cordial, os seres humanos restantes e os Metacromos, que sobrevivem como podem, em um mundo sem leis e sem regras. Ou seja, sobreviver é tudo o que importa, não interessa os meios.

Chris toma para si a responsabilidade de cuidar e proteger Lollipop e Jéssica, a outra jovem que também foi resgatada por ele naquele dia. Jess se tornou uma irmã caçula para Lollipop, que desenvolveu um grande carinho por ela. Os três conseguiram sobreviver da melhor forma possível nos últimos dois anos, entretanto Lolli e Jess são Metacromos e isso significa que precisam tomar o triplo de cuidado. Um dia o lar em que habitavam, que deveria ser um refúgio seguro, é atacado e para dar uma vantagem as meninas, Chris fica para trás enquanto elas fogem.

Sozinha com a responsabilidade de cuidar de si mesma e de Jess, Lolli tenta o seu melhor, porém não consegue por muito tempo e em menos de um mês elas acabam sendo capturadas... Mas, não é de todo ruim, na verdade não é nada ruim, pois elas acabam indo parar em uma das Áreas (que são tipo cidades) mais desenvolvidas, se é que se pode usar esse termo. Lá as pessoas vivem relativamente melhor do que a maioria espalhadas por outras Áreas. Entretanto, Lollipop é lavada para confrontar Evan, um vampiro milenar que governa aquela área e o vampirão é uma tentação completa, mas tem um humor e tanto. E para piorar, ao que parece Lolli lembra a ele alguém de seu passado e isso não o deixa muito feliz.

Para conferir a resenha na integra, acesse Blog Carpe Diem Literário

site: http://www.carpediemliterario.com.br/2018/10/resenha-sob-luz-da-escuridao-ana.html

My | @_pequenabibliotecaria 30/10/2018

Livro com plot twist muito bom
Lollipop e Jessica são jovem que ficaram presas no laboratório do Instituto e que por causa de uma explosão, conseguiram sair. Ao fugir, elas encontram Chris que as ajuda a sobreviver nesse novo mundo em segurança. Após serem encontradas e Chris tentar retardar aqueles que as querem de volta ao laboratório, elas fogem e são obrigadas a começar uma nova vida.

Esse é meu primeiro contato com a autora e foi uma boa experiência apesar de achar algumas partes do livro desnecessárias ou até mesmo enroladas demais. Foi um livro que eu demorei para entender o que estava acontecendo, o que acabou dificultando na minha proximidade com os personagens, mas que depois eu acabei gostando muito.

Os momentos bons do livro começam quando as jovens encontram o vampiro Evan, que já tem uma longa história de reencontros com a Lolli, o que faz com que eles vivem feito cão e gato. Na maior parte do tempo, esse clichê de jovens que se odeiam mais se amam são super legais, engraçados e rápidos de ler, mas em outros, a leitura fica repetitiva. Além deles não saberem conversar, simplesmente.

O suposto casal secundário foi bem mais gostoso de acompanhar. Jovens conhecendo o mundo, sem nunca ter amado e com medo de sentir isso no mundo em que vivem. Gosto de como as coisas se desenvolveram e como elas permaneceram quando finalmente aconteceu.

A ambientação do livro foi algo que gostei muito, mas o motivo do conflito político não me cativou, apesar de entender. Pelo menos nesse primeiro volume, pouco descobrimos sobre a sociedade em si, o básico que nos é informado serve para acompanhar as descobertas das personagens.

O final foi algo que eu imaginei que poderia acontecer, assim que Lolli e Jazz fugiram, mas que ao decorrer do livro, acabei desencanando e achando que a autora não ia colocar esse plot twist, mas aí vem ela e coloca. POR ISSO, NÃO LEIAM A ÚLTIMA PÁGINA.

Apesar de todas essas observações, o livro com um todo é muito rápido e gostoso de ler. Os personagens são cativantes e a história que vai acontecendo é bem instigante. Estou ansiosa pelo segundo para ver como vai se desenrolar o gancho que foi deixado nesse.

site: https://www.instagram.com/_pequenabibliotecaria/

Debyh 07/11/2018

Confesso que nunca tinha lido nada da autora antes, porém já sabia mais ou menos pelo que esperar, seja por resenhas de outros livros ou por saber por cima qual é o tipo de escrita que iria encontrar. Então eu esperava uma escrita mais juvenil e coisas do tipo, e boa parte disso eu encontrei aqui.
Em uma Terra onde há destruição por todos os lados e a sobrevivência é questão de matar ou morrer. Lollipop e Jazz não sabem muito sobre seu passado, já que foram resgatadas do laboratório, o mundo pós-apocalíptico parece difícil de sobreviver, mas aos poucos elas vão se adaptando. Já Evan, é um vampiro que lidera um grupo que sobrevivem separados então ele encontra uma mulher que pensou que nunca mais veria novamente e o passado volta para atormentá-lo.

► continua no link: http://euinsisto.com.br/sob-a-luz-da-escuridao-ana-beatriz-brandao/

site: http://euinsisto.com.br/sob-a-luz-da-escuridao-ana-beatriz-brandao/

Maddulobo 12/11/2018

Não é ruim, mas esperava mais
Só comecei a realmente me interessar pelo livro muitas páginas depois. A história não é ruim, ela prende muito o leitor depois de determinado momento, mas pela sinopse imaginei algo totalmente diferente.

Vi mais romance do que fantasia nesse livro, a autora deveria ter explorado bem mais o mundo que criou já que ele é desconhecido para nós. Ela falhou nesse ponto de exploração, se importou demais em construir o relacionamento dos personagens e em alguns pontos senti como se ela tivesse esquecido que eles estão no meio de uma fantasia em um MUNDO PÓS-APOCALÍPTICO.

Como eu disse antes, ela construiu bem a relação dos personagens, não tem como você não se apaixonar por um casal aí... Mas por outro lado, achei algumas cenas em que os protagonistas são bem infantis e imaturos, muitas vezes brigando por coisas bem bobas.

Apesar de tudo que eu citei aqui, recomendo que vocês leiam.
O final foi arrasador e eu fiquei MORRENDO de vontade de ler a continuação.

Gabi 28/12/2018

Que final foi esse? Preciso urgente da continuação. Lolli e Evan brigam mais que gato e rato haha. Jazz me irritou muito do começo ao meio do livro, mas ela melhorou. Achei ela cm atitudes bem infantis, mas é uma ótima garota. A relação da Jazz e da Lolli é mãe e filha, uma amizade linda! Evan é bem bad boy, sensual e muito delícia ? O livro tem diálogos fluídos, é de fácil leitura. Cheio de ação, aventuras e romance.

Carol | @carolmariotti 18/01/2019

Resenha do blog Leitura Virtual
O mundo ruiu. Leonard Travis Goyle, um ditador terrível tomou o poder e mostrou todo o seu ódio. Uma raça considerada superior foi criada: alta, magra, branca, olhos e cabelos claros. Todos que não se encaixavam nisso deveriam ser eliminados. Terceira Guerra Mundial, morte, horror, medo. O mundo resolveu brigar, se defender. Quarta Guerra Mundial e dois terços da humanidade foi destruída.

"Era tão monstruoso que, em certo momento, a humanidade perdeu o medo de morrer. E deu sua resposta. Assim se iniciou a quarta guerra mundial." p. 20

Agora, Lollipop vive num mundo onde o medo não existe, como também não existe compaixão, amor, empatia. É cada um por si, se defendendo da morte e tentando sobreviver. Todas as guerras, bombas e radiações deram origem aos Metacromos, seres parecidos com os humanos mas com a genética peculiar: Lollipop move coisas com a mente. Jessica e Sam controla o fogo.

Mas toda essa genética rara despertou o interesse dos seguidores de Goyle, que embora tenha morrido, deixou um legado de ódio e destruição. Um instituto foi criado para pesquisar sobre os Metacromos e muitos são torturados e mantidos presos lá dentro. Foi assim que Lolli e Jéssica se conheceram. Elas fugiram juntas com a ajuda de Chris, sem ideia de quem era e como chegou ali, Lollipop teve que aprender a ser alguém naquele mundo assassino.

Tudo muda drasticamente quando o local onde eles moram é invadido e as meninas são obrigadas a deixar Chris para trás, que morre para que elas fujam. Sem saber como viver nesse mundo, e sem a proteção de Chris, as meninas são raptadas e levadas até Evan, um vampiro milenar que tem memórias sobre Lollipop que ela mesma não possuí.

Logo no primeiro encontro nós conseguimos ver a química do casal, que em meio a uma discussão que quase se torna uma briga física, percebem que há sentimentos mal resolvidos entre ambos. Em meio ao caos pós guerra mundial os dois iniciam um romance intenso e Lollipop passa a conhecer mais do seu passado misterioso. Porém, num mundo onde matar e morrer estão diretamente ligados, os dois logo percebem que vão precisar enfrentar muitos desafios se quiserem realmente ficar juntos.

Sob a Luz da Escuridão é o retorno de Ana Beatriz Brandão para a fantasia, depois do grande sucesso de O garoto do Cachecol Vermelho e A Garota das Sapatilhas Brancas, ela nos apresenta uma distopia fantástica com uma proposta inovadora e ousada. Evan é o badboy que amamos odiar ou odiamos amar, quem sabe ao certo? Ele consegue ser irritante e adorável ao mesmo tempo e desperta nossas mais intensas emoções.
Lollipop foge da mocinha indefesa que precisa de um vampiro sanguento para ser salva, mesmo com muitos receios desse mundo que ela pouco conhece ela sabe se defender e defende Jessica como se fosse sua irmã mais velha, mas alguns de seus dilemas pessoais podem ser bem irritantes (como uma outra mocinha que a Ana criou, só que não tanto hehe)
Mas o meu personagem preferido de toda essa história é o Sam, ele foi criado pelo Evan mas manteve uma essência pura que trás uma leveza unica para a história, ter ele em determinadas cenas é tranquilizador.

De maneira geral, Sob a Luz da Escuridão é a introdução de um universo único, que Ana Beatriz nos trouxe com maestria e que vai te fazer suspirar e tremer ao mesmo tempo.

site: http://www.blogleituravirtual.com/2018/08/resenha-sob-luz-da-escuridao-ana.html

Bianca - @ZumbiLiterário 16/01/2019

"Sob a Luz da Escuridão" Recomendo!
“Nós não vivemos num mundo pós-apocalíptico... Estamos presenciando o apocalipse. “ Pág. 81.

Em um mundo pós-guerra a civilização que conhecemos já não existe mais. É necessário lutar pela própria vida e matar tornou-se um hábito. Nas guerras foram utilizados até armamentos nucleares e a radiação afetou o DNA de alguns indivíduos que ficaram conhecidos por metacromos, eles desenvolveram poderes especiais. Os metacromos correm ainda mais perigo, pois são perseguidos pelo Instituto: uma organização altamente equipada que faz experimentos obscuros com seres humanos.
Nesse caos, conhecemos nossa personagem principal: Lollipop. Ela acorda sem memória em um dos prédios do Instituto que está sob ataque. Ela terá muitos desafios pela frente: descobrir em quem confiar, como utilizar seus poderes e evitar ser capturada novamente pelo Instituto.

Nessa história temos um ambiente pós-apocalítico, organizações secretas, seres com poderes, vampiros, tudo que adoro em uma fantasia. Com todos esses elementos fiquei com receio da história não ser bem trabalhada e os personagens surgirem do nada, sem explicações plausíveis. O bom é que me enganei: a autora soube criar os personagens muito bem e desenvolver a história de forma que a leitura é cativante e a cada capitulo faz você querer mais e mais. No desenvolvimento da história temos romance, conspirações, treinamentos, batalhas, desentendimentos, flashbacks e muito mais. Na minha opinião os personagens principais são engraçados, mas meus prediletos foram os secundários.
Devorei “Sob a Luz da Escuridão” e já quero o próximo! Sabe aquele final que você até para de respirar e pensa "agora ferrou"!

site: https://www.instagram.com/p/BsrGUGVgyaF/

Ana Gabriela 16/01/2019

Uma ótima introdução!
❝[...] As pessoas matavam por nada e brigavam por tudo. O planeta tinha sido tomado pelo caos.❞ - p. 20

Sob A Luz da Escuridão traz a história de Lollipop, ela e Jazz vivem em um mundo pós apocalíptico (depois da 3ª e 4ª guerra mundial) em que existem os metacromos, que possuem habilidades especiais e alguns são levados pra um Instituto onde são feitos de rato de laboratório. Lolli e Jazz são resgatadas de lá e ficam no “clã” de Chris, o problema é que no processo de pesquisa do Instituto suas memórias são apagadas.

Elas tentam sobreviver no que restou do mundo - Chris treina Lolli para ser uma espécie de guerreira - e procuram saber do próprio passado. Numa dessas tentativas de fugir mais uma vez do Instituto, elas esbarram no vampiro Evan, líder de uma das mais poderosas áreas e esse encontro tem respostas tanto pra Lolli quanto Evan.

❝O mundo não está a salvo dos humanos.❞ - p. 32

A história é bem fluida, a escrita da Ana é cativante, apesar de eu ter tido problema com alguns dos diálogos, às vezes não se encaixam bem na personalidade do personagem. O livro é uma ótima introdução ao que vai acontecer em seguida e o final é um cliffhanger que me deu vontade de esganar a Ana (mas pelo menos ninguém morreu, quer dizer…). Já tô prevendo que vai dar TRETA.

❝[...] Os covardes morrem várias vezes antes da morte, mas o corajoso experimenta a morte apenas uma vez.❞ - p. 163

O livro tem algumas reviravoltas e o Evan é muito espirituoso, pra dizer o mínimo haha. Nesse universo, vampiros não são mitológicos, eles eram humanos que sofreram mutação, precisam de sangue pra sobreviver e tem imortalidade - só pra vocês entenderem a diferença. Lolli foi uma personagem complicada pra mim. Não odiei, mas também não foi gostei muito. Jazz e Sam são secundários maravilhosos e dão um climinha de romance chove não molha engraçado pro livro (também dá vontade de bater na cabeça de ambos pra ver se eles param). Evan e Lolli tem um relacionamento de décadas/séculos (sem exagero, eles vivem pra caraca) e a dinâmica deles é… interessante rsrs.

No todo, eu gostei bastante da história e participar da leitura coletiva foi MUITO legal, a Ana sempre tava lá no grupo rindo da nossa desgraça enquanto liamos hahahaha. No aguardo do segundo livro porque espero conhecer mais dos personagem principais de forma mais individual, fora dos romances e focando nas suas habilidades e personalidades.

site: https://www.instagram.com/p/BssnMBCA-XY/

Sabendo Ler 16/01/2019

Surpreendente!
O livro se passa em um mundo pós-apocalíptico, séculos antes um líder foi escolhido e ao invés de governar, sua ganância deu origem a uma Terceira Guerra Mundial e logo depois surgiu a Quarta. Cidades inteiras foram dizimadas e pessoas sofreram mutações genéticas graças à radiação das bombas nucleares.
Centenas de anos depois, conhecemos Lolli e Jazz, duas garotas que são resgatas de um instituto onde eram mantidas prisioneiras, com suas memórias apagadas e totalmente confusas, as duas amigas se tornam inseparáveis e dependem da ajuda e treinamento de Chris, um homem bondoso que as ensina tudo que sabe. Mas durante um ataque as duas são obrigadas a fugir, tentando salvar suas próprias vidas. Durante a fuga as garotas são capturadas e levadas para a Área 4, um clã de pessoas que estão tentando se reerguer e retomar suas vidas. É lá que elas conhecem Evan, o lindo líder do grupo, mas aparentemente Evan conhece Lolli a muito mais tempo do que ela imagina...
Bom, eu não consigo mais falar sobre o livro sem soltar algum spoiler, então vou parar por aqui kkk
Eu nem tenho como dizer o tanto que esse livro me surpreendeu, eu não sou o tipo de pessoa que lê distopias, são poucas as que realmente me agradam, mas Sob a Luz da escuridão me prendeu de uma forma que eu realmente não esperava. A leitura é extremamente fluída, com cada capítulo contado por um personagem, acho esse um ponto muito positivo, pois conseguimos ver diversos pontos de vista. É muito fácil também, nos identificarmos com os personagens, seus medos e desejos, mesmo em uma realidade completamente diferente.
Parabéns a autora por esse livro incrível e quero que o final me tirou do eixo, como pode acabar daquele jeito?! Não vejo a hora do livro 2 ser lançado, já não me aguento de curiosidade.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 16/01/2019

Sob a luz da escuridão é uma distopia com traços de fantasia, achei que a autora soube fazer uso destes elementos tornando a história sempre instigante e misteriosa. Tem bons plots no enredo mantendo nós leitores sempre presos. O romance é bem presente no livro, e eu achei tão fofo esse casal, eles são meio “cão e gato” sabem? Esse tipo de casal sempre me ganha! Além do romance, temos lindas lições sobre amizade ao longo de todo o livro.
As críticas da autora quanto a sede de poder e a ganância humana são outro ponto positivo para mim. Eu favoritei porque adorei o casal, gostei muito de como a autora mesclou distopia, fantasia e romance e achei a escrita da Ana muito envolvente. Tem descrições na medida certa e diálogos bem desenvolvidos, foi meu primeiro contato com a autora, mas já adicionei os outros livros dela aos desejados...
E por falar nisso quero pedir por favor que a Ana e editora Verus lancem o próximo logo! Aquele final acabou comigo!
Leitura recomendada para quem gosta de livros jovens, que prendem do início ao fim!

BArbara1326 24/05/2024

Um dos melhores livros que já li, sem brincadeira. É nacional e merece muito mais reconhecimento. Eu achei que ia odiar e não ia entender nada (cometi o grande erro de julgar pela capa), mas, ao contrário do que eu esperava, cada vez eu me via mais envolvida nessa trama. É uma mistura de mundo distópico com romance na medida certa, cheio de reflexões mas ao mesmo tempo muito bem humorado. Ele é perfeito na medida certa, foi uma leitura sem erros ou arrependimentos

Pâm Possani 17/01/2019

Apocalíptico com uma pitada de drama, romance e descobertas
E se os humanos não fossem mais a população predominante depois de uma Quarta Guerra Mundial? Muitos séculos e mutações depois, os humanos mudaram no seu DNA e uma nova espécie surgiu: os metacromos, seres humanos especiais e com poderes.
Depois de guerras e lutas, duas garotas sobreviventes - Lollipop e Jazz - eram prisioneiras do chamado Instituto até que foram resgatadas, mas nem tudo é exatamente como elas se lembram, principalmente para Lollipop, que não pode considerar sua memória a verdade absoluta sobre a sua vida e existem segredos que ela nem se recorda.... Será que o que ela pode descobrir a deixará mais feliz ou triste consigo? Até que ponto recordar é saudável ou, ainda, até que ponto seguir em frente é necessário? Ou é melhor deixar o coração falar mais alto?

Talvez Lollipop descubra que Evan, o vampiro milenar que está por trás de alguns recentes acontecimentos, na verdade pode ter mais em comum e mais respostas para tudo isso do que ela imagina e Samuel, seu melhor amigo, também é um grande cúmplice do que está por vir. O problema é que Evan tem uma resposta para o seu nublado passado que para ele é bem nítida enquanto que para ela fica bem obscuro... O que aconteceu? Por onde ela esteve durante todos esses anos?
SALDE, carinhosamente apelidado, é um livro cheio de reviravoltas, personagens que tem muitos segredos, é um livro revelador de segredos e surpresas, bem escrito e te deixa sem fôlego porque são muitos acontecimentos - além dos capítulos não serem tão grandes, o que acaba sendo bem fluido. Lollipop é uma garota corajosa, dá a cara a tapa e muito curiosa e vamos dizer que, por ser a nossa protagonista, muitas coisas desenvolvem por causa de sua atitude - Evan vem pra reconstruir um quebra-cabeça da personagem e isso é muito bonito de ver como as peças se encaixam e as cenas passam como um filme pelas palavras de Ana Bia. Jéssica, a melhor amiga, tem um humor explosivo, ás é vezes impertinente, mas achei uma personagem leve, apesar do humor louco que a garota tem, ela é aliviada por uma veia cômica chamada Samuel, e a interação entre os dois foi muito bacana, até porque vai amadurecendo ao longo da narrativa.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: https://www.interruptedreamer.com/2019/01/resenha-sob-luz-da-escuridao-de-ana.html

Mari 18/01/2019

Em SALDE vamos conhecer um mundo pós-apocalíptico que passou pela Terceira e Quarta guerra mundial. Lollipop e Jazz vivem nele. As duas são metacromos, pessoas com habilidades especiais, que foram presas dentro do Instituto para serem estudadas e para serem usadas também. Todos os tipos de remédios, antídotos e besteira criada ali dentro são testados nos metacromos ali presentes.

Porém, acordam sem memória e quando fogem de lá são resgatadas por Chris e passam a sobreviver juntos nesse mundo maluco. Ele as treina para que saibam se virar sozinhas quando não puderem mais viver com ele. E quando menos esperam, esse momento chegam e elas precisam fugir do lugar que vivem e o deixar para trás. Lolli e Jazz tentam usar todos os ensinamentos dele, mas parece não ser o suficiente.

Logo elas são raptadas e vão parar em uma das áreas habitadas por um grande clã. Lá elas conhecem Ethan e Samuel. Lollipop é colocada nos holofotes quando precisa encarar Ethan: líder do clã e um vampiro milenar que tem um humor daqueles, mas que a deixa atraída logo de cara. E para piorar, ele parece saber muito mais da sua vida do que ela mesma...

Já conhecia a autora e até tenho um outro livro dela, mas foi a primeira vez que tive contato com a sua escrita. Ela escreveu esse livro quando tinha apenas 16 anos e isso me impressionou bastante. Achei a ideia muito boa e confesso que a forma como os capítulos foram separados para as metas semanais me deixavam louca para saber o que ia acontecer nas próximas páginas.

Apesar de ter capa, sinopse e talvez passe a impressão de ser um livro cheio de ação, mortes e sangue, o livro conta com muito romance. Muito mesmo. Se ele fosse único e não o primeiro de uma trilogia, eu acharia muito estranho, mas levei em consideração que esse é só uma introdução para tudo o que ainda vai acontecer. Claro, ele tem sua importância e serve para conhecermos um pouco mais dos personagens, mas acredito que a verdadeira ação esteja nos próximos volumes.

Essa foi uma das poucas leituras que não me fez ter muita simpatia pela protagonista. Acho que o nome atrapalhou um pouco, porque eu lia Lollipop e me dava vontade de dar risada, porque convenhamos, né? hahaha Tem a explicação dessa escolha e é bem legal, mas achei estranho conforme lia. Porém, Ethan e Samuel foram os melhores personagens que Ana poderia ter criado.

Ethan tem um humor louco, mas que me fez sorrir em diversos momentos. Ele tem um passado muito longo com Lolli e que vamos descobrindo aos poucos. Na verdade, eles se conhecem há séculos e por mais que ela não se lembre de nada, todos os sentimentos dele ainda estão ali. Ele foi um personagem que foi me surpreendendo aos poucos, mesmo com algumas birras de criança que ele fez hahaha Já Sam... Ah Samuel! Que pessoa! Ele traz uma atmosfera de romance e de normalidade ao livro que é impossível de ignorar. Gostar dele não é uma opção e invejei Jazz em alguns momentos. É isso! Ana, não mate o Sam, pelo amor de Deus!!!!

Além de todo o problema que eles tem por simplesmente viverem nesse mundo, existem outros que vão aparecendo conforme as páginas vão passando. Isso não deixa com que a trama fique monótona e cada nova informação nova me prendia mais àquela atmosfera. Sem falar do cliffhanger no final que foi sensacional! Eu até desconfiei um pouquinho, mas mesmo assim, fiquei EITA!

Sob a Luz da Escuridão é um livro rápido, uma ótima introdução para a trilogia e com um final de deixar louco! É impossível não gostar dos personagens, mas não se apeguem tanto ao Sam, porque ele já é meu ;) haha Se está buscando um livro divertido e leve, esse é o certo para você.

site: https://galaxiadosdesejos.blogspot.com/2019/01/sob-luz-da-escuridao-ana-beatriz-brandao.html