Sob a Luz da Escuridão

Sob a Luz da Escuridão Ana Beatriz Brandão

Resenhas - Sob a Luz da Escuridão

danda 13/01/2022

Achei que não fosse gostar muito do livro,mas me surpreendi.A narrativa é fluída,o livro vai te levando...indico para aqueles que gostam de fantasia com emoção e romance

Samuel.falco 31/01/2022

Julguei um livro pela sinopse
Eu levei quase 1 ano para ler esse livro porque eu achei ele muito chato, eu parei de ler ele umas 3 vezes até acabar, mas acho que foi mais culpa das minhas expectativas mesmo.

O livro tem potencial para ser muito bom, tem uns personagens brabos e independentes, mas foi focado muito no romance adolescente, o que tornou o livro enjoado, foi mais do mesmo. O final do livro é um pouco inesperado, se você ainda estiver no hype da leitura você vai gostar do final, mas se você for igual a mim que tava lendo só para acabar mesmo, vai achar o final razoável.

Pra finalizar, ainda não sei se vou ler o segundo livro, talvez eu leia para saber o final da história.

Flora Maker 03/03/2022

Nacional né mores
Óbvio que eu ia ler um nacional pós apocalíptico, ta achando oq???? Bom visse, pode ler. Meio fanfic, clichezin mas isso nn que dizer q é ruim. Confia fi

Paty 24/05/2022

Emocionante
Gostei muito da leitura, ela é fluida e te faz querer saber mais sobre o universo
Gostei bastante dos plots twist e não esperava o final, minha amiga me emprestou e não me arrependo de dedicar meu tempo a essa obra prima

yasmim294 29/05/2022

"Durante esses cento e cinquenta anos, eu não esqueci você nem por um segundo."
Inicialmente, estava com um leve "preconceito" porque um dos personagens é um vampiro. Enrolei para ler, mas acaba que submergi ao mundo em que a Ana criou.
As pessoas sofreram mutações por conta da radiação, dando origem aos metacromos (singulares), que são seres humanos com poderes, mas cada um tem sua característica. Lollipop, a protagonista, tem o poder da telecinese, ou seja, pode mover coisas com a mente. A descrição dos poderes dela é incrível, assim como da Jazz, a melhor amiga da Lolli, que é basicamente uma tocha humana.
As Guerras, o cenário pós apocalíptico, o modo como as pessoas vão contra seus princípios para sobreviver, O Instituto, Eles, a história do passado do Evan (o vampiro milenar), e o desenvolvimento da Amélia, Destiny, Celena, até se tornar Lolli , me deixou encantada, realmente um enredo único e envolvente. As cicatrizes da Lollipop sendo esclarecidas, a descoberta do que elas realmente são, e aquele final que atiça a curiosidade.
No geral, a história do Evan e da Lolli é muito linda. O Sam e a Jéssica também são uns fofos. Acho que poderia ter um aprofundamento melhor com relação ao Instituto e os metracomos. A história do Liam (irmão do Evan), Violet e Leonard ficou breve, fiquei com algumas dúvidas, espero que sejam esclarecidas no livro seguinte.
Tudo é mais focado no desenvolvimento da relação amorosa dos personagens. Mesmo assim, estou satisfeita com a leitura. Fiquei rindo igual uma criança com as gracinhas dos personagens. Nada como um livrinho nacional!!!

Lá vai algumas frases que marquei:

"Se eles não reconhecem o seu esforço, é porque não merecem a sua atenção."

"Amélia me ensinara o que era amor, e Celena, apesar de tudo, o que era esperança e perdão. Mas nenhuma das duas tinha sido capaz de mostrar que cada uma daquelas coisas valia a pena. Ao contrário de Lollipop. Porque a primeira tinha o meu coração; a segunda, a minha alma; e a terceira tinha tudo o que eu era."

"Eu amo você. E, se for preciso destruir o mundo inteiro ou reconstruí-lo para te provar isso, então é o que eu vou fazer."

"Dicas lendárias arcaicas de moda para ser estiloso até num mundo pós-apocalíptico" (te amo emily, espero que ela tenha mais protagonismo no segundo livro)

"Um vampiro e uma singular, separados várias vezes pelo tempo, mas sempre voltando um para o outro, independente do que se colocasse entre eles."

"Não importa que eu viva mais um dia ou um milênio, desde que você esteja ao meu lado."

"Os covardes morrem várias vezes antes da morte, mas o corajoso experimenta a morte apenas uma vez"

Aliel 22/06/2022

Melhor fantasia que li
Da autora de O Garoto do Cachecol Vermelho, Ana Beatriz Brandão conta uma história que, dessa vez tem um cenário pós-apocalíptico.
Experimentos genéticos originaram uma nova espécie, os metacromos (pessoas que desenvolveram mutações genéticas, assim um tipo de poder). O mundo que conheciam havia sido arruinado pelo homem e sua ganancia, onde era quase impossível confiar em alguém.
Lollipop e Jazz, se conheceram em um Instituto que "caçava" metacromos para a realização de estudos torturantes. A primeira possui telecinese, enquanto a outra tem pirocinese (capacidade de controlar o fogo).
As duas conseguem fugir e são regatadas por Chirs, que se torna um tipo de pai para as garotas (mesmo que não por muito tempo, mas sem spoilers). O que elas não contavam era com as perdas da memória, e por isso não se lembram como foram parar lá, o porquê, suas vidas antes e nem de seus nomes.
A partir daí elas precisam recomeçar, construir novas memórias (tentar lembrar das antigas) e treinar, pois sempre serão alvos do Instituto. Sabem que enquanto ELE estiver no poder, nada será seguro.
De repente, seus caminhos se cruzam com os de Evan, um vampiro líder de um dos clãs sobreviventes do mundo pós apocalíptico, e Sam, um garoto metacromo com o poder de fogo.
Ao longo da trama, Lolli e Evan descobrem coisas sobre um passado distante, om
que os unem ainda mais, trazendo também sentimentos "novos". E enquanto isso, as chamas vão se unindo e crescendo.
Achei o livro super bem escrito e detalhado (sem muito ou pouco), tudo sobre a medida certa. A autora (sendo maravilhosa como sempre) consegue nos cativar no início. Adorei como as amizades foram criadas, sendo tão puras e verdadeiras. Há uma mistura incrível de distopia (mundo pós apocalíptico), fantasia (metacromos, vampiro milenar...) e romance.

eli 28/07/2022

É neah?
Não escrevo uma resenha há um bom tempo, mas me obriguei a vir aqui pq mds?

A ideia do livro é muito boa, a premissa me encheu de anseio e o universo parecia espetacular, principalmente por aparentar se passar no Brasil. Mas a execução é péssima.

A autora simplesmente esqueceu o que é worldbuilding kkk e focou num romance broxante, sem química e sem sal, de dois dois casais. E o livro é apenas isso, esse romance.

Não tem desenvolvimento dos personagens. Não tem desenvolvimento dos poderes dos personagens, não faz sentido nenhum o que acontece com a pp Lollipop, ela tem um poder enorme e não é explicado o porque, aliás.

Além desses vários pontos negativos, há muita descrição nisso aqui, descrições inúteis que poderiam facilmente ser retiradas. É uma encheção de linguiça muito grande, sabe?

E o plot mais interessante só vem a ser apresentado no final do livro, no antepenúltimo capítulo. Porque o final final mesmo não tem sentido algum.

Não recomendo. Perdi meu tempo.

Julia3023 12/09/2022

Não é uma distopia
O livro se passa supostamente em um mundo pós apocalíptico em que Lollipop e Jessica tem que sobreviver após seu Salvador Chris morrer.
Depois disso elas são capturadas por Evan, uma vampiro líder de um clã da área 4.
Agora as minhas considerações, o livro se propõem a ser uma ficção científicap, porém não tem nada disso só tem um romance e do pior tipo possível ela é toda grudenta e ele é tô babaca e depois de fazer mínimo eles se casam.
A história teve seus momentos porém todos clichê demais era um atrás do outro.
Minha última consideração é o único personagem que se salva é o Sam.

sarah 06/02/2023

Os livros da Ana Beatriz Brandão são maravilhosos ! A escrita dela é bem descritiva e gostosa de ler, fazendo com que você se veja imerso na história. Os personagens são incríveis, os casais bem estruturados e um ótimo enredo. Mal vejo a hora de ler a parte dois :)

Nathy @peculiareslivros 10/03/2023

Eu achei a estória muito boa, com uma linguagem perfeita, mas achei que o foco no romance acabou sendo exagerado, deixando a desejar em saber mais sobre o mundo em que estavam vivendo, nos treinamentos, nas guerras e tal. Espero que os próximos volumes da série mostrem mais isso!

E que final, hein, gente? Previsível, mas deixa aquele gostinho bom de "quero mais" 😍

site: https://www.instagram.com/p/BmWC2qFn4re/?igshid=MDJmNzVkMjY=

@estantedajulia 29/04/2023

Uma fantasia nacional

A sociedade já não é mais a mesma. Diversas guerras acabaram com o mundo que conhecemos e muita coisa mudou, inclusive os humanos. Novas raças foram geradas graças ao contato com a radiação e agora os metacromos dividem os espaços com a raça humana. É nesta realidade que Lollipop e Jazz vivem.

As garotas não possuem lembrança alguma sobre os últimos anos, sabem apenas que foram resgatadas de um Instituto responsável por explorar metacromos. Agora, sozinhas e sem um tutor, ambas precisam aprender em quem confiar se quiserem sobreviver.

É quando conhecem Evan, um vampiro milenar e misterioso responsável por liderar uma das maiores comunidades resistente no atual mundo, que pode ter mais respostas do que elas imaginam sobre o passado.

“Os covardes morrem várias vezes antes da morte, mas o corajoso experimenta a morte apenas uma vez”.

A narrativa da obra é leve, divertida e mesmo se tratando de uma fantasia com um quê de apocalipse e seres místicos, o foco principal do enredo são os protagonistas e todo o desenvolvimento em torno deles. É nítido como os personagens vão amadurecendo algumas ideias e atitudes ao longo dos capítulos. Além disso, temos ai amizades e romances que farão o leitor torcer e em outros momentos bufar em alguns capítulos.

Já a escrita da autora é muito fácil e leve, ou seja, a leitura fluiu rapidamente. Confesso que achei um acontecimento final um tanto quanto previsível, pois já matei a charada ainda no início, mas não tornou o livro ruim. Indico a obra para aqueles que estão a procura de algo mais simples, não muito complexo, ou querendo conhecer mais o gênero de fantasia.

site: https://www.instagram.com/estantedajulia