Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá Lewis Carroll

Resenhas - Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Atráves do Espelho e o que Alice Encontrou por lá

1 | 2 | 3 | 4

Suphie 19/08/2022

?È tarde demais para corrigir?, disse a rainha vermelha; ?depois que se diz uma coisa , ela está dita, e você tem de arcar com as consequências.?

Esse livro deveria se chamar ?as loucuras de Alice nos país dos devaneios? kkkkkk é muito louco quando você para pra refletir ou interpretar algum trecho desse livro, e divertido.

Meir 15/01/2022

Você precisa ler Alice
"Os leitores não sabem que precisam dos livros de Alice até que descobrem e leem a obra de Carrol, percebendo como os seus escritos daí voz às suas próprias experiências nunca pronunciadas antes disso." (Alberto Manguel)

'Alice' é um daqueles clássicos que estão tão popularizados na cultura ocidental que eu me pegava citando frases dele sem nunca tê-lo lido, seja por causa do musical da Disney, seja por apresentações de Ballet, seja por adaptações literárias que eu costumava ler das bibliotecas da escola. Mas, como uma boa história de fadas (embora Tolkien discorde que se trata de uma história de fadas), é uma história para todas as idades. Virginia Woolf dizia que ao ler Alice, nós voltamos a ser criança. Não sei se é bem isso. Mas, certamente, na voz infantil de Alice está muitos dilemas humanos profundos que se expressam por meio dos trocadilhos lógicos e das profundas perguntas do "nonsense" de Carrol.

O primeiro livro é um sonho de verão. O segundo livro é um sonho de inverno. Cada um dos sonhos é genial por si. Mas, Alice Através do Espelho me surpreendeu sobremaneira em sua genialidade, transparecendo claramente a paixão de Carrol pela matemática e pela lógica. O livro é extremamente diferente da adaptação recente da Disney. Na verdade, se trata de um jogo de xadrez durante toda a história, com regras próprias que vão desenrolando a viagem de Alice através daquele espelho. Com certeza, é um livro para se ler várias vezes, tendo em vista que é impossível que em uma leitura eu possa alcançar toda a profundidade dos diálogos previstos.

Em resumo, creio que o "nonsense" de Carrol mostra, em verdade, o nonsense da vida mundana. Nosso mundo, muito embora pareça fazer sentido, muitas vezes não o faz. Há regras bastante inerentes da nossa sociedade que existem apenas porque sim, mas sem um propósito definido.

O questionamento lógico por meio das perguntas dos personagens é uma manifestação dos questionamentos humanos mais naturais. O "por quê?" lógico está ali, porque temos sede de sentido. Temos a necessidade de encontrar sentido nesse mundo "nonsense".

????? - relível demais!

#literaturaclassica #literaturaredimida

Raul 01/09/2021

A Mais Pura Linguagem dos Sonhos
As aventuras de Alice são a verdadeira expressão de uma literatura fantástica. Não há o que dizer desta célebre criação além de: LEIA!

Daniella.DAfonseca 13/02/2021

Não faz meu estilo
Vai muito do gosto para leitura de cada um. Para mim foi bem dificil de terminar o livro, chegou um momento em que já nao fluia mais, nonsense demais para o meu gosto.

Mirian 13/01/2021

Maluquices que fazem todo sentido!
Uma leitura muito gostosa!
Cada personagem é importante para construção da fantasia.

Queria que não tivesse terminado.

Recomendo a leitura em qualquer idade

yomaeli 27/12/2020

Um clássico que vale a pena ser lido. Tem uma dimensão onírica que traz diversas reflexões envoltas por fantasia e literalidade. Algumas frases dos personagens parecem descabidas à primeira vista, mas analisando o fenômeno fazem muito sentido. Outras são completamente literais e isso me lembrou muito o método fenomenológico, a curiosidade da criança, etc. Ou seja: um fenômeno sendo olhado de modo cru e curioso.

Deu pra entender o motivo de Alice causar tantas análises e ser até hoje alvo de diversas obras que se inspiram em sua premissa, mas vendo de um contexto mais individual, achei Alice uma criança MUITO CHATA, as criaturas são extremamente arrogantes em sua maioria, mesmo que seja isso uma simplicidade e uma forma de existir fora dos costumes e condutas sociais que somos acostumados. Eu entendi isso e valido todo o peso analítico da obra mas a opinião pessoal também faz parte do tom do que foi lido.

Enfim, achei que Através do Espelho não é tão bom quanto o seu antecessor, mas no geral foi uma leitura super prazerosa e mágica.

Gustavo Medeiros 13/12/2020

Uma aventura
O livro é uma dádiva do nonsense, você se delicia com as coisas mais inusitadas possíveis. É interessante comparar com a animação da Disney e perceber que o filme se baseou nas duas obras ao mesmo tempo.

Flávia Clemente 25/11/2020

Gostei bem mais da primeira história (Alice no País das Maravilhas) do que da segunda (Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá).
A história toda é fofa e gostosa e super leve de ler! Mas quando chega no meio da segunda história começa a ficar repetitivo demais, tudo muito parecido, e acaba sendo meio cansativo.
Mas é um livro fofo, e um super clássico, vale a leitura!

mona6 01/10/2020

Foi de fato um experiência bem maluca, com certeza irei ler novamente alice no país das maravilhas! Em relaçao a Através do espelho, eu me surpreendi por não ter nada a ver com o filme mas não gostei tanto quanto o 1

Josiane 06/09/2020

Em se tratando de um clássico da literatura infantil, eu certamente teria gostado mais de o tivesse lido 30 anos atrás... ;-) Gostei mais de Alice no País das Maravilhas. Talvez por já conhecer a história, a leitura fluiu melhor. Achei Através do Espelho mais arrastada. Como li essa edição com as duas histórias no mesmo volume, creio que fiquei cansada de tanta bizarrice. Teria sido melhor dar um tempo entre a leitura das duas histórias.

Karen 20/07/2020

Um clássico que não combinou comigo
A escrita é boa, fluida, mas que não deu certo para mim, é nonsense demais. Gosto da Alice, uma criança muito esperta e com alguns pensamentos divertidos, mas da narrativa mesmo eu não gostei. Parece que as coisas vão acontecendo de forma aleatória e sem conexão. Não lembro se no desenho também é assim, só lembro que foi um desenho que gostei na infância, e por isso esperava gostar do livro também.

Pris_ 29/06/2020

"Ora, algumas vezes cheguei a acreditar em até seis coisas impossíveis antes do café da manhã."
Com certeza um clássico que todos deveriam ler.

Xandy 26/06/2020

Finalmente conseguir ler esse clássico e tenho que dizer que "No País das Maravilhas" é muito melhor e bem mais divertido do que "Através do Espelho", que parece mais arrastado e não é tão interessante quando seu sucessor. O importante é que é uma leitura que vale muito a pena.

Alanni 17/06/2020

Eu que gostava tanto de Alice...
Após ler os dois livros, a achei insuportável, além de grossa e incoveniente. Não sei por que tinha como referência os filmes da Disney... No mais, acredito que todos os demais personagens têm seu quê de importância e agregam valores, mesmo ela mantendo uma postura mimada na maioria das vezes.

1 | 2 | 3 | 4