O Diário de Myriam

O Diário de Myriam Myriam Rawick
Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

SemAria.Freire 17/09/2021

Foi uma leitura rápida, mas que me fez pensar em alguma coisas.
Como é tentar levar a vida normal quando se esta no meio de uma guerra, se preocupar com notas da escola se em muitos momentos você precisa ficar no subsolo por que estão jogando bombas, atirando ou tem ate misseis próximos. Ter que correr na volta para casa por que tem atiradores no caminho.
É um relato simples, um diário, mas muito forte se você for pensar essas coisas.

Mi 15/03/2020

Lágrimas...
Inicialmente uma leitura para o meu TCC, ao fim, uma leitura para a vida...
?A Guerra da Síria já deixou quase meio milhão de mortos e fez com que metade da população síria se tornasse um imenso e desorganizado exército de 12 milhões de refugiados?.

Ler sobre a guerra aos olhos de uma criança é sempre uma experiência diferente, quanta dor, quanta tristeza. Falta amor no mundo, é o fim dos tempos...

Larissa @laridallabrida 29/03/2020

Lindo, simples porém intenso
?O Diário de Myriam? foi mais um presente do nosso amigo secreto do nosso grupo de leitura @bookfriends4eveer, ganhei da amiga @uinayara_emanuely ?.
Mais um livro para minha coleção da @darksidebooks ?.
Myriam é uma criança que mora em Alepo na Síria, e que começou a escrever em seu diário em novembro de 2011 sobre a Guerra da Síria. É pelos seus olhos que acompanhamos como é a vida durante uma guerra que já deixou quase meio milhões de mortos.
A inocência, incertezas e medos de uma criança que vê sua casa ser destruída, seus vizinhos serem mortos e seus parentes indo para guerra e nunca mais voltando, é isso que o ?Diário de Myriam? nos traz.
Uma leitura rápida, alguns dias Myriam escreve pequenas passagens, então você consegue ler o livro em poucas horas.
Uma obra incrível, que faz a gente pensar e refletir sobre a vida.
Vale a leitura ?.

Camps 08/04/2020

Uma história emocionante do diário de uma menina na guerra

Elineuza.Crescencio 18/04/2023

Darkside – RJ - 2018
Avaliação: 5/5
Término da leitura: 18/04/2023

Autora
A menina Myriam Rawick nasceu na Síria, em Alepo de onde escreveu seu diário dos 6 aos 13 anos.
Seus escritos foram divulgados a partir do jornalista de guerra, francês Philippe Lobjois que após uma grande pesquisa encontrou Myriam e seus escritos.

Sobre o livro
Em 2011 Myriam começou o seu diário.
Ela o escreveu até 2017. Philippe Lobjois garante que a menina ainda é viva e reside na Síria.
O que narra? O período do início da guerra síria pelos olhos de uma criança.
As dificuldades passadas pelos seus parentes, vizinhos e amigos.
Nenhuma criança deveria passar por tamanha dificuldade e privação.
Falta água, energia elétrica, alimentos.
Uma criança é capaz de conhecer pelo som os tipos de arma que são lançadas mas não consegue ler e escrever.´
Ao longo de tantos anos e com aproximadamente meio milhão de mortos a Síria é hoje uma grande população de refugiados.
Os escritos são de uma sensibilidade extraordinária. Os medos, a fome, a perda da casa e dos brinquedos...
Antes de qualquer coisa esse diário representa as atrocidades de que são capazes de cometer os grandes e podres poderes políticos.
O livro é lindo. A história triste. São atrocidades de uma guerra.
Recomendo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2023/04/2023-abril8-leitura-anual-45-o-diario.html

Aliffer.Pereira 08/10/2020

A guerra pelos olhos de uma criança..
Myriam tinha apenas 6 anos quando começou a escrever em seu diário, quando começaram as manifestações contra o presidente Bashar al-Assad. E continuou até 2017, quando felizmente tudo teve um fim, após bombas, mísseis e tiros sem fim, após viver a se esconder com sua família, sem poder brincar ou estudar como qualquer criança normal de outros lugares do mundo.

Dói muito ler sobre qualquer guerra, mas dói ainda mais ler sobre a perspectiva de uma criança que junto muitas outras estavam em meio a uma guerra lutando para sobreviver e ao mesmo tempo crescer..

Como ela mesmo diz: "Adoraria que um dia as estrelas da minha bandeira fizessem parte de uma constelação e pudessem ser vistas por qualquer pessoa de qualquer parte do nosso planeta" - Myriam Rawick

Jhess 07/06/2020

A guerra pelos olhos de Myriam
O Diário de Myriam, se trata dos relatos do cotidiano de uma menina de 6 anos, sobre a guerra de 4 anos entre os revolucionários e o Governo.
Em seu diário ela descreve os acontecimentos, reações e sentimentos que se instalam em Alepo cidade onde mora na Síria, com os bombardeios e como essas invasões afetaram a sua vida.
Detalhes simples como a falta espaço para brincar, até a morte de parentes e vizinhos, é assim que Myriam registra sua vida em seu diário. Então é chegado o momento de deixar sua casa e viver em outros regiões para conseguir sobreviver com sua família.
De maneira inocente, Myriam escreve como sente falta das coisas simples e o sobre seu medo de que essa guerra nunca acabe.
Quando você começa a folhear as primeiras páginas, você se encanta pela historia de como esse livro veio parar no Brasil. Crianças de Osasco/SP que acessaram a Página Joca( um jornal virtual pada crianças) ficaram sabendo dos relatos de Myriam e pediram em cartas e abaixo assinado a tradução do Dário de Myriam para o português e eu fiquei maravilhada ao ler as cartas que estão no livro.
O livro possui uma escrita simples e que te deixa devastada. Ler sobre a guerra, através dos olhos de uma criança é muito triste.
Em muitos momentos do livro ela faz perguntas simples que te fazem refletir e a forma como ela fala que deseja ir a escola, acabou com meu coração .
De todas as partes do livro, a última página me deixou mais impactada ainda:

"Tenho treze anos. Cresci rápido, rápido demais. Sei reconhecer as armas, sei reconhecer as bombas. Sei quando é preciso se esconder e como se deve esconder. Mas, principalmente, sei o que é a morte. A perda de pessoas que se ama, e o medo de morrer. Eu me vi encurralada em um conflito sem nome, sem palavra para as crianças. Não o entendi. Falava-se de guerra civil, falava-se de bombardeios russos, de coalizão internacional. Para mim, era só medo, tristeza, angústia. E as lembranças de uma vida de antes que não recuperarei nunca mais."

O Diário de Myriam é sobre medo, dor, força e esperança.

Letícia Góis 14/02/2020

Um livro inspirador e emocionante, que conta a história de uma garotinha, forte e guerreira, que vive em meio à guerra na Síria, que se iniciou em 2011. Nesse livro vamos nos deparar com os acontecimentos sobre os olhos dessa esperançosa criança, que lida com diversas perdas de pessoas que ama e de sua, antiga e alegre, vida na cidade em que vivia.

Erika Almeida 21/09/2020

O diário de Myriam
" Sei reconhecer as armas, sei reconhecer as bombas, mas, principalmente, sei reconhecer a morte "

Um verdadeiro tapa na cara...
Ver a dor e o sofrimento que o povo sírio é obrigado a conviver dia a dia...
São tantas vidas perdidas....
Tantas famílias desabrigadas...
Tanta dor "(

Keith 11/03/2020

Quotes: "O Diário de Myriam"
"Quando a gente abre as janelas, não tem um barulho de vida sequer. Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram."

Eu me vi encurralada em um conflito sem nome, sem palavra para as criancas. Não o entendi. Falava-se de guerra civil, falava-se de bombardeios russos, de coalizão internacional. Para mim, era só medo, tristeza, angústia. E as lembranças de uma vida de antes que não recuperarei nunca mais."

"Adoraria que um dia as estrelas da minha bandeira fizessem parte de uma constelação e pudessem ser vistas por qualquer pessoas de qualquer parte do nosso planeta."

Déborah Tesser 14/03/2020

Relatos extremamente necessários
O Diário de Myriam começou a ser escrito por Myriam Rawick aos 6 anos de idade. Myriam e sua família são refugiados sírios que viviam em Alepo no auge dos conflitos e da guerra civil que até hoje vitimiza milhares de inocentes no país.
Com a visão de uma criança que assim como tantas outras foi obrigada a crescer muito cedo, com medos, angústias e incertezas sobre o futuro, o Diário de Myriam é uma leitura extremamente tocante é necessária não apenas para entendermos melhor as vertentes do conflito, mas também para refletirmos e demonstrarmos empatia por um povo que vem sofrendo por anos em decorrência de questões políticas e brigas pelo poder.
Recomendo bastante a leitura!

Dan Lazarini 28/03/2020

A guerra pelos inocentes olhos de uma criança
Neste livro acompanhamos a guerra civil da Síria pelos olhos inocente de Myriam uma criança de 6 anos.
Pelo seu diário acompanhamos como a vida da sua cidade vibrante, cheia de cores, sons e sabores foi destruída .
Sua família tentando manter a rotina, a esperança de que tudo acabe em breve e que possam viver normalmente de novo...
Acompanhamos seu diário dos 6 aos 11 anos. Aos 11 ela teve acesso a um período de relativa paz que não durou pois o conflito dura até os dias de hoje.
Emocionante e tocante. Deve ser lido!
Renata Fernandes 28/03/2020minha estante
Myriam é um personagem ou realmente existe/existiu?

Renata Fernandes 28/03/2020minha estante
Acabei de ler "O Diário de Nisha", mas é ficção. Mas é excelente msm assim.

Dan Lazarini 28/03/2020minha estante
Existe. Ela ainda está viva e vivendo na Síria. O livro retrata seu diário de junho de 2011 a março de 2017

Ahhhhh. Bom saber! :)