O Diário de Myriam

O Diário de Myriam Myriam Rawick
Philippe Lobjois




Resenhas - O Diário de Myriam


373 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Gaby @gata.literaria 05/04/2020

Pesado.
Eu gostei muito do formato de diário, gosto de capítulos rápidos, isso da uma fluidez à leitura. Por ser uma história real, triste e muito pesada, o diário me passa uma impressão de que estou mais próxima da Myriam. Não cheguei a me apegar a nenhuma das ?personagens?, na verdade. Mas acho que é porque são pessoas que existem. O que o relato dela fez foi mexer muito comigo por pensar que enquanto temos ?dificuldades?, nada se compara com o que ela, tão jovem, teve que enfrentar.
Não cheguei a chorar, mas me tocou muito a história dela. As imagens ao final do livro trazem o ar de realidade para o que ela descreve em seu diário. Senti falta de ar em alguns momentos , me pondo no lugar daquela menina tão inocente. E que, mesmo passando por tudo o que passou, ainda pensava em outros. Me entristece demais pensar que o ser humano se mostra tão egoista e ganancioso, e que pessoas inocentes morrem a todo minuto por causa de conflitos sem sentido nenhum.
comentários(0)comente



Ci.Bonatto 04/04/2020

Uma leitura importante e necessária a todas as idades.
Um livro extremamente triste e doloroso, mas que se faz necessário conhecer uma guerra que não teve fim ainda.
Acho que com o momento atual ela foi muito importante pra rever valores, empatia e solidariedade e deixa uma mensagem de esperança, força e capacidade de lutar.
comentários(0)comente



Vivi 01/04/2020

A Guerra da Síria pelos olhos de uma inocente
Nunca havia me aprofundado tanto sobre a Guerra da Síria como após a leitura desse livro. De maneira rápida e fluida, conhecemos o início e os primeiros anos do conflito pelo olhar de Myriam, uma criança inocente que vivencia o caos de morar em um país em guerra.
Não tem como não se emocionar.
comentários(0)comente



Koala Leitora 01/04/2020

Transformador
Ler os relatos de uma criança no meio de uma guerra política e ver seu entendimento, seus medos, suas incertezas e esperanças aflorarem é doloroso.
A gente vê na tv pessoas falando sobre isso, mas ler um relato real é ainda mais doloroso, ainda mais vindo daqueles que são a esperança do mundo.
Essa leitura entrou para a lista das leituras mais transformadoras que já tive o prazer de ter e preciso agradecer a Nati por ter feito essa leitura agora, em um momento tão necessário. Obrigada!
comentários(0)comente



aaline.- 31/03/2020

A história é contada com uma sensibilidade incrível, descrevendo aos olhos de uma criança como é viver em meio a guerra, e ter de deixar sua casa, suas memórias e as diversas mudanças ocorridas em sua vida, como ter que mudar diversas vezes de escola ou casa.
Uma obra incrível e muito impactante, que faz a gente pensar e refletir sobre a vida.
comentários(0)comente



Dinny 31/03/2020

Esse livro mexeu demais comigo, passei a segunda metade dele inteirinha chorando. Todo mundo devia ler pra ter um pouco de conhecimento sobre o assunto, e quem sabe, talvez, pensar um pouco mais no próximo.
Natália Tomazeli 02/04/2020minha estante
Realmente esse livro é muito tocante


Dinny 11/04/2020minha estante
Muito




Camila.Guntzel 30/03/2020

descreve aos olhos de uma criança como é vista e entendida uma guerra e suas consequências para sua família, sua casa e suas memórias em espaço e tempo. O livro é realmente impactante se prestarmos atenção na duração do conflito e principalmente entender de que maneira real oficial e política isso tudo ocorreu, ao chegarmos no apêndice final do livro.
Intenso, necessário, comovente.
comentários(0)comente



Gabriela 30/03/2020

Que história contada com uma sensibilidade incrível!

?Ele disse que era um crime deixar milhões de pessoas passarem fome, mas que ninguém fazia nada para nos ajudar.?

Me interessei pelo livro pois vi que iria ocorrer uma Leitura Coletiva da Nath, como nunca participei de uma e achei a história interessante resolvi me arriscar.

?Aqui, até mesmo Deus não tem mais casa.?

Myriam é uma garota síria que vai contando em seu diário o decorrer da Guerra Civil da Síria que ocorre a anos e não conseguimos ver fim nesse conflito até hoje. É de uma sensibilidade e delicadeza incrível a forma que ela conta a mudança da sua vida e da sua família no decorrer de dias, meses e anos. Nesse livro vamos acompanhando desde o ano de 2011 a 2017 e como a guerra mudou completamente a infância e a sua forma de ver a vida.

?Quando a gente abre as janelas, não tem um barulho de vida sequer. Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram.?

Nesse período de quarentena foi bom e ruim ler esse livro, bom porque percebemos que temos muito mais a agradecer por mas que seja um momento difícil para todos, temos uma perspectiva de mudança e ruim pois é um tema sensível que nos faz refletir muito.

?Não sabemos quando podemos sair tranquilamente nas ruas. Eu me sinto como se estivesse aprisionada na cidade.?

Mas no fim, o que fica é que em meio ao caos sempre existe esperança de dias melhores enquanto tivermos pessoas que lutam para isso.

?Eu me vi encurralada em um conflito sem nome, sem palavra para as crianças. Não o entendi. Falava-se de guerra civil, falava-se de bombardeios russos, de coalização internacional. Para mim, era só medo, tristeza, angustia. E as lembranças de uma vida de antes que não recuperarei nunca mais.?
comentários(0)comente



Rosabel Poetry 29/03/2020

Um mundo que não é de criança
A história de Myriam é tocante, tenho que admitir, mas não classificaria este como um livro que mudou minha vida.
Como a maioria das histórias reais, têm uma certa tensão nos acontecimentos. Por ter sido escrito por uma criança, apesar de toda revisão, não podemos esperar muitos detalhes é claro. Ela descreve o que viu e ela viu e viveu uma realidade sem dúvida difícil, porém, não chegou a compreender a situação por completo e por sua vez não teve como nos fazer entender a situação por completo também. Os pulos gigantescos que ela dá no tempo complicam um pouco também.

Ainda sim, Myriam descreve sua vida de criança em um mundo nem um pouco infantil e isso não teria como não ser emocionante. A história cativa, você fica intrigado apesar de não receber muitas informações do que está acontecendo (não mais do que uma criança saberia). Dá para perceber verdades desagradáveis que a narração da menina não entrega, mas que nós como adultos podemos captar no ar.

Eu leria de novo, achei interessante a forma como ele expande nossa visão para vida fora desse cotidiano moderno e prático a que estamos acostumados, além de nos fazer valorizar um pouco mais a paz que temos sem saber.
comentários(0)comente



Larissa @laridallabrida 29/03/2020

Lindo, simples porém intenso
?O Diário de Myriam? foi mais um presente do nosso amigo secreto do nosso grupo de leitura @bookfriends4eveer, ganhei da amiga @uinayara_emanuely ?.
Mais um livro para minha coleção da @darksidebooks ?.
.
Myriam é uma criança que mora em Alepo na Síria, e que começou a escrever em seu diário em novembro de 2011 sobre a Guerra da Síria. É pelos seus olhos que acompanhamos como é a vida durante uma guerra que já deixou quase meio milhões de mortos.
A inocência, incertezas e medos de uma criança que vê sua casa ser destruída, seus vizinhos serem mortos e seus parentes indo para guerra e nunca mais voltando, é isso que o ?Diário de Myriam? nos traz.
.
Uma leitura rápida, alguns dias Myriam escreve pequenas passagens, então você consegue ler o livro em poucas horas.
Uma obra incrível, que faz a gente pensar e refletir sobre a vida.
Vale a leitura ?.
comentários(0)comente



Pamela 29/03/2020

Muito bem escrito mas muito triste. Muito triste por não ser apenas uma ficção.
comentários(0)comente



Fran 28/03/2020

Sonhos quebrados
A descrição de uma guerra pelos olhos de uma criança. Como tem sido conviver com momentos de terror e medo durante a infância.
comentários(0)comente



Lisyane 28/03/2020

Myriam é um livro que vai te mostrar que o horror existiu no passado e que continua existindo no presente. Aos olhos de uma garotinha e mais tarde uma adolescente a guerra da Síria é descrita de forma ímpar e sensível. É uma leitura rápida, curta e "simples" se apenas se ater as páginas do livro, mas minha recomendação é: saia do livro e pesquise mais a respeito, vai descobrir o quanto somos privilegiados em vivermos em países livres e o quando ainda precisamos ser mais humanos e sensíveis ao q acontece ao redor do mundo.
comentários(0)comente



Dan Lazarini 28/03/2020

A guerra pelos inocentes olhos de uma criança
Neste livro acompanhamos a guerra civil da Síria pelos olhos inocente de Myriam uma criança de 6 anos.
Pelo seu diário acompanhamos como a vida da sua cidade vibrante, cheia de cores, sons e sabores foi destruída .
Sua família tentando manter a rotina, a esperança de que tudo acabe em breve e que possam viver normalmente de novo...
Acompanhamos seu diário dos 6 aos 11 anos. Aos 11 ela teve acesso a um período de relativa paz que não durou pois o conflito dura até os dias de hoje.
Emocionante e tocante. Deve ser lido!
Renata Fernandes 28/03/2020minha estante
Myriam é um personagem ou realmente existe/existiu?


Renata Fernandes 28/03/2020minha estante
Acabei de ler "O Diário de Nisha", mas é ficção. Mas é excelente msm assim.


Dan Lazarini 28/03/2020minha estante
Existe. Ela ainda está viva e vivendo na Síria. O livro retrata seu diário de junho de 2011 a março de 2017


Renata Fernandes 28/03/2020minha estante
Ahhhhh. Bom saber! :)




Bia 24/03/2020

Impactante
Muito interessante
comentários(0)comente



373 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR