O Diário de Myriam

Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

Andressa.Santos 16/04/2020

Lendo Myriam
Ler esse diário me fez ver a vida com uma nossa perspectiva.
E valorizar a minha realidade por mais dolorida que seja.

um olhar de boneca 15/04/2020

Uma necessidade de leitura Publica
“Foi ali, pela primeira vez, que entendi o que significa a guerra.
A guerra era a minha infância destruída sob essas ruínas e fechadas em uma caixinha”.

Este livro, é o diário de uma menina, a Myriam, iniciado quando ela tinha seis anos de idade, durante o início de uma guerra em Alepo, na Síria. Em seu diário ela narra a sua trajetória entre novembro de 2011 e março de 2017.
O livro em si é bem leve, escrito por uma criança, com o filtro da inocência. Ela descreve coisas que desconhece, que não entende. O problema fica para quem lê. Cada acontecimento vem carregado de significado, despertando a reflexão e o sentimentos.
O relato dessa criança que viveu a sua infância em uma guerra, me emocionou muito, confesso que chorei, principalmente pela inocência do que estava acontecendo.

Essa história é muito especial, espero que todos possam um dia ler e conhecer como foi a Guerra na Síria aos olhos de uma criança! ❤️

site: https://www.instagram.com/umolhardeboneca/

Daniela -@livroterapiamylife 15/04/2020

Uma historia dolorosa, surpreendente e cheia de empatia. Myriam entrou no meu coração para nunca mais sair. super indico essa leitura.

Camila Todesqui 15/04/2020

Perfeito!
Estou em choque até agora. Este livro realmente mexe com nossas emoções.
Em meio a todo o caos da Guerra Civil na Síria, Myriam, relata, mesmo sem entender o real motivo de tudo, a sua convivência diante dos conflitos.
Tão pequena, tendo de enfrentar momentos tão difíceis e assim acaba por perder sua infância..
Muito emocionante, ainda mais quando nos mostra como crianças podem reagir e "camuflar" esses momentos tão cruéis, diante de sua inocência.
Ao mesmo tempo um livro muito chocante. Que nos faz refletir sobre tantos momentos em nossas vidas que achamos difíceis e, que talvez, nem sejam tanto assim.

Mariana 14/04/2020

Um livro necessário
Surpreendente conhecer a história de Myriam e sua família em meio à guerra da Síria.
Me impactou ainda mais o fato de ser apenas uma criança contando acontecimentos tao terríveis.
Que Deus realmente proteja essas famílias que ainda vivem em um ambiente instável.

@livrosmundofantastico 13/04/2020

Triste e sensível
"Essa manhã, um milagre. A energia elétrica voltou ao apartamento. Foi a primeira vez que teve luz aqui’’

Tudo começou em 2012 os barulhos de tiros e os tremores nos bairros, Myriam tinha 12 anos e sua infância mudou completamente, como toda criança ela gostava de sair e brincar no parque mais agora era perigoso até ir para escola.

Quando seu bairro foi invadido por homens armados, sua família não viu outra saída tinham que se mudar, de apartamento e apartamento as mudanças constantes de escola Myriam via tudo com muita tristeza os bairros destruídos, sangue e corpos por todos ao lados era algo que nenhuma criança poderia suportar.

“Continuamos cercados, mas pelo menos podemos andar na cidade sem medo de morrer. O inverno está desaparecendo devagarinho. O sol está voltando’’

Diante de tudo Myriam não desistia de ir para escola mesmo que todas as vezes eles precisassem se esconder por causa das bombas, sua família sempre permaneceu unida. Em 2016 os bairros foram liberados mas as pessoas não tinham mais casas, então precisavam de força e coragem para continuarem.

Infelizmente a guerra continua na Síria algo que não entendemos o objetivo, Myriam relata tudo em seu diário e isso me fez ficar envolvida e emocionada com o seu relato. Agradeço a Nati @livrosdanati pela leitura coletiva em poder dividir toda essa angústia com outras pessoas, foi uma leitura que nunca vou esquecer.

site: https://www.instagram.com/p/B-xdHlLj_sZ/
Matheus 13/04/2020minha estante
Infelizmente não aprendemos nada com Anne Frank

Luisa - @livrementefalando 12/04/2020

Pôde-se dizer que esse livro é o Diário de Anne Frank contemporâneo. Infelizmente nossas crianças continuam perdendo a infância por guerras travadas pelos adultos.

Camps 08/04/2020

Uma história emocionante do diário de uma menina na guerra

Helen 07/04/2020

Nem consigo falar muito nesse momento, mas posso resumir como um livro absurdamente necessário!

Luana 07/04/2020

Novo Anne Frank?
Dizem que os relatos são tão parecidos.
A guerra é sempre tão igual, injusta, mortífera, insana...
Em qualquer época, em qualquer lugar, a guerra sempre assolará a humanidade.
O mais interessante comum entre as duas obras, é a visão de meninas que, apesar de todo o entorno, tentam viver uma vida ?normal?.
Lindo! Vale muito a pena!!!
Demorei cinco dias para ler um livro que se lê em apenas um. O motivo? A digestão é difícil.

FalaLud 06/04/2020

Necessário
Um diário de uma menina que num dia, conta sobre um acidente terrível que viu provocado por uma explosão e, no outro, fala que precisa melhorar sua nota em matemática. E assim ela vai tentando levar uma vida normal no meio do caos, tentando sobreviver, tentando ter esperança. Um livro simples, que terminei no mesmo dia em que comecei, mas que derramei lágrimas involuntariamente.
Em tempos de corona vírus, sugiro a leitura para colocarmos as coisas sob outra perspectiva e, principalmente, termos mais empatia.

Maíra Marques | @literamai 05/04/2020

Siga: @literamai
ESSA É UMA LEITURA QUE VAI MARCAR A SUA VIDA.

❝Outro dia, mamãe me disse que meus olhos não eram os únicos guardiões de minhas lembranças.❞

A guerra da Síria é algo que vem manchando o mundo desde 2011. Imagina-se que já morreram em média mais de 450.000 pessoas no conflito, na tentativa de fuga, na esperança de tentar sobreviver. Um conflito que se deu início contra um governo ditador, e que se transformou em um dos maiores do mundo, envolvendo exércitos de diversos países.

Neste livro nós temos o relato de Myriam, uma menina que tinha apenas seis anos quando a guerra começou. Ela relata tudo o que viveu durante a guerra, seus medos, complicações, a falta de ir para escola e de brincar com seus amigos... Essa menina viveu o que nenhuma criança deveria ter vivido. A ausência de luz e água, o vai e volta das aulas por medo da escola ser bombardeada, o costume com as bombas. Sim, Myriam acaba se acostumando com o barulho das bombas, as ruas ensaguentadas, o terror no olhar das pessoas.

O que nos encanta nessa pequena menina que descreve seus relatos até meados de 2017 é que em nenhum momento ela deixou de sonhar. A narrativa do livro é como "O Diário de Anne Frank", Myriam nos conta seu dia-a-dia e compartilha seus sentimentos em cada página. A diferença entre os relatos de Anne com Myriam é que Anne nos emociona com uma história que estudamos e conhecemos o grau de crueldade, enquanto Myriam nos traz a crueldade dos dias atuais, crueldade esta que nem todo mundo tem conhecimento da proporção que é. A cada data, eu procurava pensar no que estava fazendo naquela época enquanto uma criança sofria do outro lado do mundo. É muito injusto que algo assim ainda aconteça nos dias de hoje.

Essa é uma leitura feita para você refletir sobre a sua vida e o que tem feito dela. Também preciso elogiar a tradutora Maria Clara Carneiro que fez um trabalho incrível faciltando o ritmo do texto.

❝Aqui, até mesmo Deus não tem mais casa.❞

site: https://www.instagram.com/literamai

Lisaclarck 05/04/2020

Comovente
5 - O Diário de Myriam

Sinopse: Myriam é uma garotinha que vive na Síria. Sua vida era normal, igual a de qualquer outra criança, até que a guerra começou e ela viu sua realidade ruir diante dos seus olhos. E sua inocente infância ser substituída por bombas, medo e caos.

Opinião : Em primeiro lugar, vale constar que a história é verídica, e o livro é o diário dela relatando os fatos. Dessa forma, o livro é composto por capítulos curtos e a leitura flui muito bem. É muito triste ver que ela teve que amadurecer tão rápido em um cenário como esses. Ela descreve os fatos que passou de uma forma infantil mas muito tocante e profunda. Digo que, é um livro que todos deveriam ler, para se informar sobre a guerra na Síria e para que todos nós sejamos apoiadores da paz e tenhamos mais empatia.

Playlist: ?Zombie - The cranberries? - uma música que fala sobre guerra

Quote: ?Quando a gente abre as janelas, não tem barulho de vida sequer. Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram.?

Paulascrap 05/04/2020

Leitura forte expressada de uma forma que abrange todas as idades!..
Meu nome é Myriam tenho treze anos . Cresci em Jabal Sayid, bairro de ALepo, onde também nasci. Um bairro que não existe mais ......." ....................📚" Para mim, da minha infância , só resta isso, Só uma caixinha amassada " ... se referindo ao ver no seu retorno a caixa de bonecas deixada quandi partiu de sua casa fugindo da guerra .......📝 Myrian tinha seis anos em 2011 quando passou a conviver com as mudanças de sua rotina pacata e feliz com a chegada da guerra civil na Siria ......... 📝Em forma de diário ela nos relata sua infância antes e durante o bombardeio , como perdeu seus parentes, a dificuldade de se manter estudando e como se alimentavam tendo que permanecer em suas casas até serem obrigados a buscar refúgio em outros lugares para se manterem vivos.........................📝Temos aqui a guerra narrada pela visão de uma criança que cresce muito rápido entendendo o pior do ser humano , e vê sua infância escapando entre seus dedos sem nada poder fazer ....................: 📚A tradução desse livro foi obtida pelo empenho de alunos de uma escola brasileiro em Osasco que por meio de cartas no Jornal do Joca tiveram essa obra lançada pela Darkside ...........................📚Como todos os demais relatos de Guerra essa obra em forma de diário nos traz o conhecimentos de como Alepo foi destruída e de como as pessoas sobreviveram nesse momento em mais um conflito desnecessário da nossa História...

Gaby @gata.literaria 05/04/2020

Pesado.
Eu gostei muito do formato de diário, gosto de capítulos rápidos, isso da uma fluidez à leitura. Por ser uma história real, triste e muito pesada, o diário me passa uma impressão de que estou mais próxima da Myriam. Não cheguei a me apegar a nenhuma das ?personagens?, na verdade. Mas acho que é porque são pessoas que existem. O que o relato dela fez foi mexer muito comigo por pensar que enquanto temos ?dificuldades?, nada se compara com o que ela, tão jovem, teve que enfrentar.
Não cheguei a chorar, mas me tocou muito a história dela. As imagens ao final do livro trazem o ar de realidade para o que ela descreve em seu diário. Senti falta de ar em alguns momentos , me pondo no lugar daquela menina tão inocente. E que, mesmo passando por tudo o que passou, ainda pensava em outros. Me entristece demais pensar que o ser humano se mostra tão egoista e ganancioso, e que pessoas inocentes morrem a todo minuto por causa de conflitos sem sentido nenhum.