Os Noivos do Inverno

Os Noivos do Inverno Christelle Dabos

Resenhas - Os Noivos do Inverno

Steff 06/01/2022

?Você não perde uma oportunidade de ser diferente?
Essa leitura foi surreal, vejo como um livro de apresentação do universo e dos personagens, mas tudo isso foi feito de uma forma tão diferente das que estou entrando em contato que até agora eu estou impressionada.
Inicialmente fiquei meio perdida, mas ao longo da leitura eu simplesmente só desejava saber mais e adentrar o universo por completo. Me senti a própria Ophélie ao longo da leitura, envolta em toda a trama que me jogava de cilada em cilada, entrei nessa leitura desconfiada e consegui sair mais desconfiada ainda.
Todos os elementos são complexos, em uma resenha eu jamais seria capaz de refletir o quão o livro se distingue das fantasias atuais. Além de todos os elementos do universo, as peculiaridades dos personagens são muito intrigantes, deixa aquela vontade de compreender qual o limite e possibilidades de cada uma delas.
Ophélie é uma protagonista diferente, suas características são tão antagônicas entre si, elas se complementam da mesma forma que destoam e isso é muito interessante de acompanhar. Excentricidade a define, é impossível um personagem não cometer erros, mas o que me deixa apaixonada por ela é a sua persistência em enfrentar as burradas em que ela se mete, sua inconsequência chega a ser uma das suas melhores qualidades por permitir ela se fortalecer, atitude é algo que não falta. O mais incrível dela é ela não se deixar dominar em meio a um contexto tão desfavorável e desumano, ela consegue compreender suas nuances de forma autônoma e a medir onde deposita sua confiança.
Thorn me deixa confusa, achei que ele seria o personagem misterioso de todos os romances, mas ele é um pouco mais. Suas atitudes me deixam extremamente irritada, mas acredito que ele seja genuíno em alguns momentos. Eu esperava mais aparições dele ao longo da leitura, achei que ele provocaria mais intrigas, mas o destaque é totalmente para Ophélie, ela estremece as convicções dele e isso é interessante. Apesar de me decepcionar um pouco com as reações de Thorn serem um pouco rasas ou previsíveis, espero mais dele na sequência e vejo potencial.
Berenilde me desperta algo parecido, é um pouco difícil entender suas ações, acredito que ela seja uma personagem que foi machucada de inúmeras formas e junto ao seu capricho, desejo de atender às expectativas do sobrinho, da sociedade e ajudar Ophélie de alguma forma, ela se torna amarga e ambígua, mas acredito que ela não seja uma inimiga em potencial.
Muitos outros personagens mereciam destaque, os secundários são os mais acolhedores e despertam uma curiosidade em saber mais sobre suas motivações, desconfiar é algo essencial, amei por serem tão complexos quanto os principais.
Estou extremamente curiosa para adentrar mais nesse universo que envolve fantasia, política, romance, aventura e mil outros elementos que contribuem para uma experiência maravilhosa. Eu amei o fato de o livro não ser conduzido por um viés apenas amoroso, mais ainda por achar que sabia o que viria pela frente e me surpreender.
O livro não é nada parado, sempre há algo se desenvolvendo e mexendo com tudo que se possa imaginar, até mesmo e principalmente com o inimaginável, é surpreendente, apreensivo, divertido e curioso. Uma das melhores leituras da vida, sem dúvida alguma, espero me surpreender positivamente cada vez mais.
Beatriz 08/01/2022minha estante
Adoro!

kekel 22/10/2021

Poderia ser melhor
- Gostei muito do universo criado nesse livro, toda a questão dos clãs e dos poderes é bem criativa, gosto muito de intrigas políticas e nesse sentido o livro me agradou.
- Porémmm, me irritei muito com alguns personagens, entendo que todos os costumes remetem aos romances de época, mas achei simplesmente insuportável, não aguentava ler o Thorn mandando na Ophelie ou a Berenilde forçando ela a obedecer tudo o que mandava.
- Sem contar que chega a ser forçado o tanto que a Ophelie é desastrada, parece que essa é a única personalidade dela, enquanto o Thorn é descrito mil vezes como magro?
- Mas apesar dessas questões, eu gostei da fantasia no geral e vou dar continuidade na série (por enquanto), gostei de como o livro finalizou, espero que realmente a Ophelie amadureça e caia na real no próximo livro.

Thânia Deak 21/04/2021

Os Noivos de Inverno
Ophélia é uma garota que vive em ANIMA. Ela tem uma personalidade muito forte e além disso ela tem dons, consegue ver o passa dos objetos ao tocá-los. Ela trabalha em um museu em Anima onde passa a maior parte do seu tempo, e quando não está no museu ela está com seu Tio que mora e trabalha na Biblioteca da cidade como Arquivista. Ela vive tranquilamente e não se preocupa em agradar ninguém. Até que certo dia sua família e as Ducanas arranjam um noivado para Ophélia. E agora ela se vê obrigado a partir de Anima para viver no Polo com o noivo Thorn. O que Ophélia não esperava é que o Polo fosse um lugar perigoso. Ela terá que aprender a ligar com as intrigas, politica, segredos e mistérios em envolve Thorn e o Polo.

Esse livro ganhou meu coração, a autora desenvolver muito bem a personagem, fazendo com que Ophélia enfrentasse vários obstáculo no polo e se tornando mais forte. Durante a leitura a autora não perdeu o ritmo e a cada capitulo uma aventura nova.

Lizzy 10/01/2022

O livro é realmente muito bom e eu amei a leitura, foi muito rápida e leve.. ansiosa pelo próximo livro. Só queria que tivesse tido mais participação do Thorn

Gab 20/06/2021

miopia, traições e incesto
Eu tinha altas expectativas sobre esse livro, porque via todo mundo falar dele no twitter e não me decepcionei! O universo criado pela autora é INCRÍVEL. Acho que nunca vi algo parecido nos livros de fantasia que já li, é super complexo e ao mesmo tempo tem altas críticas sociais ?
A escrita é excelente, apesar de ser terceira pessoa, é muito gostosa de ler e fluída. Além de ter um enredo que te prende até o último capítulo. Mesmo as partes paradas do livro, você não tem vontade de largar.
Sobre os personagens: eu amo a Ophélie. Eu ? ela: sermos míopes e desastradas. A construção dela durante a narrativa é MUITO BOA, ela começa como uma garota perdida q não quer se casar e termina com um ?TA BOM ENTÃO FODASE TD MUNDO?. Já o Thorn, não sei o que pensar, amo e odeio ele ao mesmo tempo, vamos aguardar os próximos capítulos.
Por fim, recomendo bastante esse livro pra quem tá cansado dessas fantasias tradicionais de livros, Noivos do Inverno não vai te decepcionar!

skuser02844 27/10/2021

Que livro bom de ler, achei tudo muito fora do convencional, os personagens principais e secundários, o universo do livro realmente extraordinário e rico. A personagem principal teve um desenvolvimento incrível e mau posso esperar para ver o romance acontecendo. Eu tenho certeza que só ela é enemie e ele tá no to lover a um tempão

Liv 01/06/2022

Que livro gostoso meu deus, mas eu sobrevivi com migalhas ao tempo todo. E eu ainda não acredito que acabou nisso. Coitada da Ophélie, só sofre a bichinha meu deus.

Kamy 21/06/2020

Simplismente maravilhoso!
Apesar se ser diferente do que eu esperava, esse livro me surpreendeu muito.
No começo achei a escrita um pouquinho diferente do que estou acostumada, mas que escrita incrível, me prendeu do começo ao fim, não queria parar de ler (apesar de ter que parar em alguns momentos).
Toda a sociedade desse livro é machista e isso me incomodou muito, mas ver uma mulher enfrentando não só o machismo mas uma sociedade louca por sangue, foi sensacional e impressionante.
Ophélie é uma protagonista muito única, com uma personalidade única e nada clichê. E esse livro tem vários personagens peculiares e misteriosos. Aaaaaa simplismente demais.
(Nossa o Thorn é um personagem muito peculiar, diferente. Gostei tanto dele, mas não explicar o pq kkkkkk)

@biblio.sah 14/04/2023

Que noivos?
Os Noivos do Inverno é o primeiro livro da série a Passa-Espelhos, uma série de fantasia com uma construção de mundo muito boa e com uma mitologia por trás que é bem interessante, com arcas flutuantes, famílias com poderes diversos, muita treta e intriga política e um suspense...zinho.
Mas não funcionou para mim como achei que seria. O livro tem um ritmo muiiiiiitooooo lento, tem muita descrição, fora que tem momentos em que nada acontece, fica só uma repetição de cenas, acho que tudo isso só para introduzir o mundo, alocar bem o leitor.

Minhas amigas que leram junto no clube do livro avisaram que ele é assim mesmo, mas que melhoraria do meio pro final, mas para mim só ficou bom e minimamente interessante (que eu sentia vontade de ler e lia sem nem sentir) depois dos 80%. Então, até chegar nessa parte, você tem que ter MUITA PACIÊNCIA.

E outra, quem vende isso como migalhas de romance tá equivocado, não tem romance nenhum e o personagem que deveria ser o noivo do inverno não tem apelo, o achirbald era mais legal e me deu mais vontade de saber dele do que o Thorn.

A Ophelie passa o livro inteiro apanhando, coitada. Achei que ela não ia acordar para a vida nunca. Tomara que o livro dois seja realmente melhor pois já comprei e ele está na meta desse ano.

solitteraire 29/01/2023

Resenha - Os Noivos do Inverno
Os Noivos do Inverno é o primeiro volume de uma série de quatro obras que foi encerrada recentemente em 2021, saga entitulada de ?A Passa Espelhos?. É um livro francês, lançado em 2013, escrito pela Christelle Dabos e publicado no Brasil pela editora Morro Branco; Apesar de um pouco denso (417 páginas), ?devorei? esse livro tão rápido que durante o tempo de leitura pareceu ter bem menos! Eu simplesmente lia e lia cada vez mais, não consegui parar de ler em nenhum momento e estava A CADA INSTANTE pensando sobre a trama da história.

Para entendermos um pouco o universo precisamos compreender como o mundo no livro foi dividido em ?arcas?, quebrado em vários pedaços de continentes que flutuam. Cada uma dessas arcas é regida por um espírito familiar: uma pessoa muito antiga, que detém uma série de poderes. Além disso, cada arca possui seu próprio funcionamento e peculiaridades em relação à política, à sociedade e ao funcionamento da magia. Ao começo, iremos conhecer ?Ânima?, que é a arca onde vive a nossa protagonista Ophélie; na sua arca, todos possuem laços de parentesco que os tornam uma grande família, e é justamente por isso que todos referem uns ao outros de primos e primas. Nessa arca, as pessoas têm dons variados permitindo a construção e restauração de objetos, um profundo conhecimento da história e do passado de seus habitantes, a recuperação de relíquias ou, no caso de Ophélie, a leitura, habilitando o usuário a visitar o passado das coisas tocadas por ele. Inclusive, o cachecol de Ophélie possui vida própria, e já até tentou ?esganar? a protagonista. No entanto, ambos possuem uma relação única especial, fato importante para o desenrolar da história, por isso ela não se desfez do mesmo após o ocorrido.

A Ophélie em questão, assim como supracitado, possui habilidades especiais que vão desde ler o passado dos objetos a conseguir atravessar espelhos, sua primeira habilidade é uma descendência de sua família, que possui Ártemis como espírito familiar, já a segunda a possibilita viajar entre dimensões. Em Ânima, a protagonista é considerada como uma garota peculiar; sem vaidades, sem ambições, desastrada, desatenta, uma verdadeira confusão de roupas, cabelos desgrenhados e com traços de personalidade marcantes como a honestidade e a teimosia. Sem se importar muito com aparências e se vestindo com roupas autênticas, Ophélie passa a maior parte do seu tempo trabalhando no museu, junto ao tio avô. Até que certo dia, Ophélie precisa lidar com a informação que sua família a prometeu em casamento para um rapaz de outra arca, o Thorn, herdeiro de um distante e poderoso clã, Importante ressaltar que ela não pode recusar esse pedido, pois já rejeitou dois pretendentes anteriormente. O casamento sendo uma relação completamente diplomática organizada pelas autoridades familiar de ambas as arcas, pois asseguram a família de Ophélie que Thorn possui uma posição política importante na outra arca, chamada Polo e que tal feito significaria benefícios para Ânima. Então, a única alternativa de Ophélie é deixar sua arca e sua família para trás e acompanhar o seu noivo até a Cidade Celeste, em Polo, um lugar completamente hostil e diferente de sua terra natal, muito maior que a arca a qual Ophélie viveu sua vida inteira. Diferentemente de Ânima, a comunidade em Polo não é uma grande família, mas sim uma sociedade formada por inúmeros clãs, com costumes e funcionamentos políticos completamente diferentes entre si que, de certa forma, surgem como aspectos ruins para Ophélie, já que muito cedo ela acaba descobrindo que aquele lugar é completamento inamistoso para ela em relação ao conhecimento de mundo que ela possui, tendo em vista que a protagonista era acostumada com uma arca onde todos se ajudavam e de repente ela se encontra num local completamente frio, onde todas as pessoas querem matar umas às outras em busca de poder político. Desde o começo, Ophélie também percebe que Thorn não quer se casar com ela, mas que por algum motivo ele precisa, motivo esse que a protagonista ainda não descobriu já que, diferentemente dele, ela não possui nenhum status politicamente importante. Ophélie então precisa lidar com a sua situação atual, dando rumo as descobertas dos porquês em meio a tantas aventuras e perigos que ela irá viver nesse novo mundo. Sua tia irá acompanhá-la nesse trajeto até o dia do seu casamento, a jovem terá que conviver com pessoas e costumes completamente diferentes de onde ela veio. E mal sabe que será preciso enfrentar pessoas que a odeiam sem nem mesmo conhecê-la. Ela não poderá confiar em ninguém e terá de fazer de tudo para honrar a sua família e cumprir a promessa desse casamento.

O livro é narrada em terceiro pessoa, pelo ponto de vista da Ophélie. Confesso a vocês que o mais interessante dessa trama é ver uma garota entrar em um mundo completamente desconhecido, hostil e perigoso para ela e como ela lida e se adapta ao meio. Esse com certeza é um dos pontos mais interessantes. Contudo, um segundo ponto é que o livro é altamente gráfico, e você consegue imaginar e viajar em cada página, em relação aos cenários e os acontecimentos como um todo. A Ophélie não é simplesmente ingênua e inocente, o fato é que ela nunca foi exposta a um mundo que ela nunca conheceu antes, já que ela passou sua vida inteira em Ânima e de repente se encontra em uma realidade cheia de ilusões, mentiras, perigos e pessoas má intencionadas; ela precisa aprender a não confiar em ninguém, sendo que a mesma veio de um lugar onde todos eram uma família com a qual ela estabelecia uma relação de confiança, proximidade e intimidade. Agora ela está em um lugar adverso onde ela não pode dar confiança a ninguém, uma vez que o mais provável é que qualquer pessoa irá tentar se aproveitar dela.
Ver a trajetória dela é muito estimulante porque você torce por ela, visto que ela é esperta, inteligente, bem intencionada, e além disso tem os seus valores bem consolidados. Assim, apesar de aparentar uma aura de garota fraca e frágil em um primeiro momento, eventualmente compreedemos que é porque ela ainda não aprendeu a se impor. No entanto, quando ela chega o Polo, precisa aprender muitas coisas: primeiramente, a não depositar confiança em ninguém e segundamente, a subir o seu tom de voz. Nessa sua aventura, ao mesmo tempo que ficamos angustiados porque muitas, repito, MUITAS coisas dão errado, é interessante acompanhar como ela se ergue diante dos ocorridos e encontra soluções para os problemas de uma forma inteligente, nunca perdendo a sua essência. Em síntese, ela simplesmente se adapta a essa nova realidade, mas nunca deixando de ser a Ophélie.

Uma coisa sobre esse livro é que você precisará ter paciência com a leitura. Em determinados momentos você não saberá que caminho a a história está tomando, e a todo instante estão subestimando a Ophélie diante da sua narrativa. Contudo, como eu disse anteriormente, ela é extremamente inteligente e apesar de começar o livro não possuindo muita voz, termina fortificada. Isto é, apesar de ser manipulada incialmente, ela também passa a manipular. Uma sensação incrível quando você finaliza o livro é de que ainda tem muito mais por vir, que é apenas o começo de uma trama incrível e envolvente, você termina sentindo que uma porta acaba de se abrir, e não de de fechar.

Acerca de Thorn, nós não vemos muito dele nesse primeiro livro, mas conseguimos conhecer ele e o seu passado devido a algumas situações e acontecimentos, mas também finalizamos o livro com a sensação de que ainda existe muito mais pra ser explorado desse personagem. É nítido que ele é um homem extremamente fechado e esse é um dos principais motivos que sentimos dificuldade de conexão com o personagem à primeira instante, mas eu acredito que seja um aspecto intencional provocado pela autora; conhecendo o passado dele, nós conseguimos perceber que não foi um passado fácil e isso fez ele se tornar uma pessoa muita fria, calculista e extremamente prática. Só tenho uma coisa a dizer sobre ele e a Ophélie: eles são completamente diferentes um do outro, tudo que a Ophélie é, o Thorn simplesmente não é, e vice versa. Mas, importante dizer que no decorrer da história é notório que algo dentro dele começa a mudar desde o momento que a Ophélie chega em Polo, apesar de ocorrer com uma sutileza enorme. Então, já digo a vocês para não lerem esperando um romance, mas que existe uma delicadeza enorme na relação deles dois que vai ser absurdamente necessária futuramente.

Quando Ophélie vai para a Cidade Celeste, ela passa a viver mais com a família do Thorn do que com ele, a tia e a avó dele que são algumas das poucas pessoas que ele realmente confia; a tia de Thorn é uma pessoa extremamente influente e rica com um pico de alpinismo social, possui um aspecto de aspirante à vilã, mas acredito que exista uma complexidade enorme nessa personagem, porque a primeiro instante, esse pode ser o exterior dela mas a respeito da sua personalidade ainda existe mais ali prestes a emergir, exatamente como o Polo em si, porque ninguém ali é realmente do bem. Além disso, na arca há uma alta sociedade extremamente corrupta! Até mesmo o ambiente de Polo é extremamente poluído, contudo, alguns clãs possuem a magia de fazer ilusões e eles maquiam todo o ambiente com magia, fazendo parecer que as cidades são bonitas e harmônico mas quando se tira a ilusão é tudo completamente caótico; então, essa alta sociedade se esconde atrás das magias e ilusões mas quando se observa afundo, existe uma sociedade montada sobre pessoas pobres que trabalham na sujeira, enquanto os ricos estão festejando no meio da mentira. Isso é uma crítica imensamente significativa, pois o quanto esse tipo de situação tem valor enquanto vemos a Ophélie, que é uma garota que surge com uma perspectiva nova de um lugar diferente e ela observa tudo de uma forma que nos transmite uma reflexão indescritível, justamente porque esse é o mundo a qual a Ophélie precisa se acostumar. É um choque de realidade acompanhar essa desconstrução através da perspectiva dela porque é, de certa forma, a nossa própria desconstrução da realidade subjetiva para a construção de uma visão de mundo como um todo. A respeito da época do livro, eu senti uma vibe de século dezenove em relação a costumes sociais, como por exemplo a Ophélie não poder ficar sozinha em um recinto sem acompanhante e esse tipo de coisa. Essa atmosfera fantástica é deliciosa, possui uma sensação de não saber o que vai acontecer a qualquer instante porque estamos em um mundo novo e a Ophélie não é preparada para esse mundo, o Thorn simplesmente chega pra ela e fala ?não sei se você vai sobreviver? e, apesar dele tentar protegê-la, Ophélie é uma garota curiosa e acaba descobrindo esse mundo novo com um outro olhar, então o leitor não sabe as coisas que podem acontecer porque, assim como a protagonista, estamos conhecendo aquele mundo pela primeira vez.

Sobre romance, é extremamente lento, encontramos apenas a superfície de algo que pode ou não se desenvolver. Não classificaria como um ?haters to lovers? porque eles não se odeiam, eles simplesmente não se conhecem, estão se conhecendo e apesar de sabermos que eles não querem se casar não é como se ele se odiassem, são apenas estranhos um para o outro. Encontramos na relação deles um sentimento de estranheza mas não chega a ser ódio, ambos simplesmente não se gostam ao ponto de se casarem porque, afinal, o casamento estava sendo arranjado, além de que ambos possuem visões de mundo completamente diferentes; resumiria como complexo, eles desprezam coisas específicas um no outro mas não se odeiam, apenas reconhecem que precisarão cooperar por diversos motivos, mas principalmente porque aquilo é um casamento e futuramente a Ophélie descobre o porquê dessa união. Então, eles entendem que precisam entrar nesse acordo e durante a leitura muita coisa fica implícita e é extremamente estimulante para o leitor tentar tirar significado de momentos e conversas, é como se a autora entregasse o livro e escancarasse que aquilo tudo está apenas começando, como eu falei, você termina a leitura com a sensação que ainda tem muito por vir e que uma nova jornada se inicia.

Em diversos momentos dessa leitura eu fiquei simplesmente sem reação, as tramas e reviravoltas são todas feitas dentro dessa atmosfera de expectativa e esse sentimento de perigo.

Mah 01/08/2021

Bem vindo ao Polo
Comecei 30/07/2021
Terminei 30/07/2021

Talvez eu tenha lido ele em um dia, tô processando certos momentos, é um livro interessante. Assim, pelo título você espera um romance de cara, mas não é isso que você recebe, na vdd vc n tem romance algum kkk, ele demora bastante tentando te explicar o universo (não entendi até agr), algumas coisas são complexas e até agr eu n entendi pq eles sentem tanto medo do Cavalheiro, a Ophelie me dá nos nervos pq ela n faz nada e espero que no próximo livro ela acorde pra vida, levemente lerda para tudo que passa ao seu redor. Mas tirando isso o livro é muito bom, te prende mesmo sendo um pouco confuso, o universo é muito interessante, as arcas, a Terra sendo dividida, se passando num "futuro" distópico, tem tudo para ser um livro perfeito, a escrita da autora é leve e da para ler para relaxar um pouco. Recomendaria por ser de fácil leitura, diria que é para qualquer um.

Julia.Santos 27/09/2021

Que jogo político incrível
A estratégia, a manipulação, as reviravoltas, e os personagens te deixam de queixo caído, cada um tem suas personalidades fortemente marcadas, com seus lados bons e ruins, não dá pra confiar em ninguém, e é incrível como eles mostram isso, um livro incrível com uma escrita gostosa de ler, uma estrutura e história fantásticas com um mundo q com certeza merece ser conhecido super recomendo!!!!!!

morfeu 13/03/2021

Dava pra ser melhor
O universo que a autora criou é incrível, magnífico, mas a protagonista é bem sem graça. A Ophelia só reagia ao que acontecia, quase nunca fazia algo realmente. Embora eu ache que isso tenha sido proposital, por se tratar da protagonista, é meio chato de ler um livro assim (mesmo que eu tenha lido bem rápido), mas acredito que no próximo livro ela tenha mais atitude. Quanto aos outros personagens eu achei bem mais ou menos a maior parte deles.
No que diz respeito aos acontecimentos, acho que podia ser melhor, mas por ser um livro mais introdutório, eu dou um desconto, mas confesso que eu estou meio preocupado com o rumo que os próximos livros terão.
Eu tinha as expectativas muito altas, mas vou mante-las altas por que eu ainda acredito que dê pra melhorar.
morfeu 13/03/2021minha estante
ophelie*

sara 18/03/2021

Gente, que livro maravilhoso.
Existem alguns livros que deixo o sentimento de expectativa crescer ao limite. Fico ansiando pela leitura e adiando até que a curiosidade vença e assim eu possa desfrutar de verdade do momento que acaba sendo mágico. Os Noivos do Inverno resumiu completamente esse sentimento. Deixei a ânsia pelo livro crescer e crescer até não aguentar mais e a leitura foi com certeza a melhor impossível. Sem palavras pra descrever como mergulhei e amei cada parte dessa aventura que parece estar só o começo!