Os Noivos do Inverno

Os Noivos do Inverno Christelle Dabos

Resenhas - Os Noivos do Inverno

Julia.Santos 27/09/2021

Que jogo político incrível
A estratégia, a manipulação, as reviravoltas, e os personagens te deixam de queixo caído, cada um tem suas personalidades fortemente marcadas, com seus lados bons e ruins, não dá pra confiar em ninguém, e é incrível como eles mostram isso, um livro incrível com uma escrita gostosa de ler, uma estrutura e história fantásticas com um mundo q com certeza merece ser conhecido super recomendo!!!!!!

Yasmin577 23/12/2023minha estante
O melhor livro que li esse ano disparado!!

yaslendo0 12/04/2022

????
Descobri que ou amam ou odeiam esse livro? EU AMEI! POR QUE EU DEMOREI TANTO PRA COMEÇAR ESSE LIVRO????? absurdo de incrível, os personagens, os plots, o universo, eu só quero ler o 2º????me identifiquei absurdamente com a principal de um jeito que quase nunca aconteceu, amei! ?Quando as ilusões somem, só resta a verdade.?

solitteraire 29/01/2023

Resenha - Os Noivos do Inverno
Os Noivos do Inverno é o primeiro volume de uma série de quatro obras que foi encerrada recentemente em 2021, saga entitulada de ?A Passa Espelhos?. É um livro francês, lançado em 2013, escrito pela Christelle Dabos e publicado no Brasil pela editora Morro Branco; Apesar de um pouco denso (417 páginas), ?devorei? esse livro tão rápido que durante o tempo de leitura pareceu ter bem menos! Eu simplesmente lia e lia cada vez mais, não consegui parar de ler em nenhum momento e estava A CADA INSTANTE pensando sobre a trama da história.

Para entendermos um pouco o universo precisamos compreender como o mundo no livro foi dividido em ?arcas?, quebrado em vários pedaços de continentes que flutuam. Cada uma dessas arcas é regida por um espírito familiar: uma pessoa muito antiga, que detém uma série de poderes. Além disso, cada arca possui seu próprio funcionamento e peculiaridades em relação à política, à sociedade e ao funcionamento da magia. Ao começo, iremos conhecer ?Ânima?, que é a arca onde vive a nossa protagonista Ophélie; na sua arca, todos possuem laços de parentesco que os tornam uma grande família, e é justamente por isso que todos referem uns ao outros de primos e primas. Nessa arca, as pessoas têm dons variados permitindo a construção e restauração de objetos, um profundo conhecimento da história e do passado de seus habitantes, a recuperação de relíquias ou, no caso de Ophélie, a leitura, habilitando o usuário a visitar o passado das coisas tocadas por ele. Inclusive, o cachecol de Ophélie possui vida própria, e já até tentou ?esganar? a protagonista. No entanto, ambos possuem uma relação única especial, fato importante para o desenrolar da história, por isso ela não se desfez do mesmo após o ocorrido.

A Ophélie em questão, assim como supracitado, possui habilidades especiais que vão desde ler o passado dos objetos a conseguir atravessar espelhos, sua primeira habilidade é uma descendência de sua família, que possui Ártemis como espírito familiar, já a segunda a possibilita viajar entre dimensões. Em Ânima, a protagonista é considerada como uma garota peculiar; sem vaidades, sem ambições, desastrada, desatenta, uma verdadeira confusão de roupas, cabelos desgrenhados e com traços de personalidade marcantes como a honestidade e a teimosia. Sem se importar muito com aparências e se vestindo com roupas autênticas, Ophélie passa a maior parte do seu tempo trabalhando no museu, junto ao tio avô. Até que certo dia, Ophélie precisa lidar com a informação que sua família a prometeu em casamento para um rapaz de outra arca, o Thorn, herdeiro de um distante e poderoso clã, Importante ressaltar que ela não pode recusar esse pedido, pois já rejeitou dois pretendentes anteriormente. O casamento sendo uma relação completamente diplomática organizada pelas autoridades familiar de ambas as arcas, pois asseguram a família de Ophélie que Thorn possui uma posição política importante na outra arca, chamada Polo e que tal feito significaria benefícios para Ânima. Então, a única alternativa de Ophélie é deixar sua arca e sua família para trás e acompanhar o seu noivo até a Cidade Celeste, em Polo, um lugar completamente hostil e diferente de sua terra natal, muito maior que a arca a qual Ophélie viveu sua vida inteira. Diferentemente de Ânima, a comunidade em Polo não é uma grande família, mas sim uma sociedade formada por inúmeros clãs, com costumes e funcionamentos políticos completamente diferentes entre si que, de certa forma, surgem como aspectos ruins para Ophélie, já que muito cedo ela acaba descobrindo que aquele lugar é completamento inamistoso para ela em relação ao conhecimento de mundo que ela possui, tendo em vista que a protagonista era acostumada com uma arca onde todos se ajudavam e de repente ela se encontra num local completamente frio, onde todas as pessoas querem matar umas às outras em busca de poder político. Desde o começo, Ophélie também percebe que Thorn não quer se casar com ela, mas que por algum motivo ele precisa, motivo esse que a protagonista ainda não descobriu já que, diferentemente dele, ela não possui nenhum status politicamente importante. Ophélie então precisa lidar com a sua situação atual, dando rumo as descobertas dos porquês em meio a tantas aventuras e perigos que ela irá viver nesse novo mundo. Sua tia irá acompanhá-la nesse trajeto até o dia do seu casamento, a jovem terá que conviver com pessoas e costumes completamente diferentes de onde ela veio. E mal sabe que será preciso enfrentar pessoas que a odeiam sem nem mesmo conhecê-la. Ela não poderá confiar em ninguém e terá de fazer de tudo para honrar a sua família e cumprir a promessa desse casamento.

O livro é narrada em terceiro pessoa, pelo ponto de vista da Ophélie. Confesso a vocês que o mais interessante dessa trama é ver uma garota entrar em um mundo completamente desconhecido, hostil e perigoso para ela e como ela lida e se adapta ao meio. Esse com certeza é um dos pontos mais interessantes. Contudo, um segundo ponto é que o livro é altamente gráfico, e você consegue imaginar e viajar em cada página, em relação aos cenários e os acontecimentos como um todo. A Ophélie não é simplesmente ingênua e inocente, o fato é que ela nunca foi exposta a um mundo que ela nunca conheceu antes, já que ela passou sua vida inteira em Ânima e de repente se encontra em uma realidade cheia de ilusões, mentiras, perigos e pessoas má intencionadas; ela precisa aprender a não confiar em ninguém, sendo que a mesma veio de um lugar onde todos eram uma família com a qual ela estabelecia uma relação de confiança, proximidade e intimidade. Agora ela está em um lugar adverso onde ela não pode dar confiança a ninguém, uma vez que o mais provável é que qualquer pessoa irá tentar se aproveitar dela.
Ver a trajetória dela é muito estimulante porque você torce por ela, visto que ela é esperta, inteligente, bem intencionada, e além disso tem os seus valores bem consolidados. Assim, apesar de aparentar uma aura de garota fraca e frágil em um primeiro momento, eventualmente compreedemos que é porque ela ainda não aprendeu a se impor. No entanto, quando ela chega o Polo, precisa aprender muitas coisas: primeiramente, a não depositar confiança em ninguém e segundamente, a subir o seu tom de voz. Nessa sua aventura, ao mesmo tempo que ficamos angustiados porque muitas, repito, MUITAS coisas dão errado, é interessante acompanhar como ela se ergue diante dos ocorridos e encontra soluções para os problemas de uma forma inteligente, nunca perdendo a sua essência. Em síntese, ela simplesmente se adapta a essa nova realidade, mas nunca deixando de ser a Ophélie.

Uma coisa sobre esse livro é que você precisará ter paciência com a leitura. Em determinados momentos você não saberá que caminho a a história está tomando, e a todo instante estão subestimando a Ophélie diante da sua narrativa. Contudo, como eu disse anteriormente, ela é extremamente inteligente e apesar de começar o livro não possuindo muita voz, termina fortificada. Isto é, apesar de ser manipulada incialmente, ela também passa a manipular. Uma sensação incrível quando você finaliza o livro é de que ainda tem muito mais por vir, que é apenas o começo de uma trama incrível e envolvente, você termina sentindo que uma porta acaba de se abrir, e não de de fechar.

Acerca de Thorn, nós não vemos muito dele nesse primeiro livro, mas conseguimos conhecer ele e o seu passado devido a algumas situações e acontecimentos, mas também finalizamos o livro com a sensação de que ainda existe muito mais pra ser explorado desse personagem. É nítido que ele é um homem extremamente fechado e esse é um dos principais motivos que sentimos dificuldade de conexão com o personagem à primeira instante, mas eu acredito que seja um aspecto intencional provocado pela autora; conhecendo o passado dele, nós conseguimos perceber que não foi um passado fácil e isso fez ele se tornar uma pessoa muita fria, calculista e extremamente prática. Só tenho uma coisa a dizer sobre ele e a Ophélie: eles são completamente diferentes um do outro, tudo que a Ophélie é, o Thorn simplesmente não é, e vice versa. Mas, importante dizer que no decorrer da história é notório que algo dentro dele começa a mudar desde o momento que a Ophélie chega em Polo, apesar de ocorrer com uma sutileza enorme. Então, já digo a vocês para não lerem esperando um romance, mas que existe uma delicadeza enorme na relação deles dois que vai ser absurdamente necessária futuramente.

Quando Ophélie vai para a Cidade Celeste, ela passa a viver mais com a família do Thorn do que com ele, a tia e a avó dele que são algumas das poucas pessoas que ele realmente confia; a tia de Thorn é uma pessoa extremamente influente e rica com um pico de alpinismo social, possui um aspecto de aspirante à vilã, mas acredito que exista uma complexidade enorme nessa personagem, porque a primeiro instante, esse pode ser o exterior dela mas a respeito da sua personalidade ainda existe mais ali prestes a emergir, exatamente como o Polo em si, porque ninguém ali é realmente do bem. Além disso, na arca há uma alta sociedade extremamente corrupta! Até mesmo o ambiente de Polo é extremamente poluído, contudo, alguns clãs possuem a magia de fazer ilusões e eles maquiam todo o ambiente com magia, fazendo parecer que as cidades são bonitas e harmônico mas quando se tira a ilusão é tudo completamente caótico; então, essa alta sociedade se esconde atrás das magias e ilusões mas quando se observa afundo, existe uma sociedade montada sobre pessoas pobres que trabalham na sujeira, enquanto os ricos estão festejando no meio da mentira. Isso é uma crítica imensamente significativa, pois o quanto esse tipo de situação tem valor enquanto vemos a Ophélie, que é uma garota que surge com uma perspectiva nova de um lugar diferente e ela observa tudo de uma forma que nos transmite uma reflexão indescritível, justamente porque esse é o mundo a qual a Ophélie precisa se acostumar. É um choque de realidade acompanhar essa desconstrução através da perspectiva dela porque é, de certa forma, a nossa própria desconstrução da realidade subjetiva para a construção de uma visão de mundo como um todo. A respeito da época do livro, eu senti uma vibe de século dezenove em relação a costumes sociais, como por exemplo a Ophélie não poder ficar sozinha em um recinto sem acompanhante e esse tipo de coisa. Essa atmosfera fantástica é deliciosa, possui uma sensação de não saber o que vai acontecer a qualquer instante porque estamos em um mundo novo e a Ophélie não é preparada para esse mundo, o Thorn simplesmente chega pra ela e fala ?não sei se você vai sobreviver? e, apesar dele tentar protegê-la, Ophélie é uma garota curiosa e acaba descobrindo esse mundo novo com um outro olhar, então o leitor não sabe as coisas que podem acontecer porque, assim como a protagonista, estamos conhecendo aquele mundo pela primeira vez.

Sobre romance, é extremamente lento, encontramos apenas a superfície de algo que pode ou não se desenvolver. Não classificaria como um ?haters to lovers? porque eles não se odeiam, eles simplesmente não se conhecem, estão se conhecendo e apesar de sabermos que eles não querem se casar não é como se ele se odiassem, são apenas estranhos um para o outro. Encontramos na relação deles um sentimento de estranheza mas não chega a ser ódio, ambos simplesmente não se gostam ao ponto de se casarem porque, afinal, o casamento estava sendo arranjado, além de que ambos possuem visões de mundo completamente diferentes; resumiria como complexo, eles desprezam coisas específicas um no outro mas não se odeiam, apenas reconhecem que precisarão cooperar por diversos motivos, mas principalmente porque aquilo é um casamento e futuramente a Ophélie descobre o porquê dessa união. Então, eles entendem que precisam entrar nesse acordo e durante a leitura muita coisa fica implícita e é extremamente estimulante para o leitor tentar tirar significado de momentos e conversas, é como se a autora entregasse o livro e escancarasse que aquilo tudo está apenas começando, como eu falei, você termina a leitura com a sensação que ainda tem muito por vir e que uma nova jornada se inicia.

Em diversos momentos dessa leitura eu fiquei simplesmente sem reação, as tramas e reviravoltas são todas feitas dentro dessa atmosfera de expectativa e esse sentimento de perigo.

Milla 11/03/2021

Completamente apaixonada
Eu não esperava muito dessa história, logo no começo da de perceber que a personalidade da protagonista é mto complacente, ela é passiva ao ponto de ser agoniante.
Gostaria de ter visto mais da personalidade do Thorn, o contato deles eram breves demais pra desvendar o personagem.
Entretanto, me surpreendi positivamente e me vi ansiosa pelas sequencias, é evidente o crescimento da Ophelie em se impor e lutar por si, admiro a força e a coragem dela tb de tentar fazer dar certo mesmo com O TANTO DE EMPENCILHO que os dragões colocam.

Não vejo a hora de concluir essa trilogia que iniciou TAO INCRÍVEL!

Mah 01/08/2021

Bem vindo ao Polo
Comecei 30/07/2021
Terminei 30/07/2021

Talvez eu tenha lido ele em um dia, tô processando certos momentos, é um livro interessante. Assim, pelo título você espera um romance de cara, mas não é isso que você recebe, na vdd vc n tem romance algum kkk, ele demora bastante tentando te explicar o universo (não entendi até agr), algumas coisas são complexas e até agr eu n entendi pq eles sentem tanto medo do Cavalheiro, a Ophelie me dá nos nervos pq ela n faz nada e espero que no próximo livro ela acorde pra vida, levemente lerda para tudo que passa ao seu redor. Mas tirando isso o livro é muito bom, te prende mesmo sendo um pouco confuso, o universo é muito interessante, as arcas, a Terra sendo dividida, se passando num "futuro" distópico, tem tudo para ser um livro perfeito, a escrita da autora é leve e da para ler para relaxar um pouco. Recomendaria por ser de fácil leitura, diria que é para qualquer um.

maria 28/05/2022

q livro!
que fantasia incrível, realmente algo fora do comum! a escrita é super fluida, me apeguei muito aos personagens, realmente incrível!

Bru 22/11/2020

Me surpreendeu
Confesso que comecei a leitura sem muito interesse, depois de alguns capitulos a história me prendeu. É interessante, se você estiver sem nada pra ler, eu recomendo.

Nanda Carvalho 19/10/2021

Muita expectativa pra nada!
Queria tanto gostar desse universo mas infelizmente não funcionou.
Eu tenho um sério problema com fantasia, não são todas que me cativam e essa foi uma das que não me conquistou.
O universo e ok mas nada extraordinário no meu ponto de vista. O romance achei sem sal e sem ânimo em todos os aspectos. Não me convenceu e não me deu aquela vontade de continuar infelizmente. Só deixo claro que essa é minha opinião e sei que tem muita gente que amou e tá tudo bem.
librianaliteraria 19/10/2021minha estante
Eu tbm tive essa sensação qnd li, mas a continuação vale muito a pena. Esse primeiro é meio parado mesmo. O segundo e o terceiro livro são MT bons.

Nanda Carvalho 19/10/2021minha estante
Mas esse é o problema a vontade de continuar ?.

Isabelle.Furtado 15/11/2021

Diferente
Eu sabia que a história não tinha o foco no romance, apesar do título sugestivo, e confesso que a capa chamou minha atenção rs.
Gostei da escrita da autora, apresenta o mundo criado com detalhes, é descritiva, mas achei a leitura bem fluida.
Boa parte do livro trata da explicação desse mundo, com informações dos personagens e os relacionamentos entre si, dos clãs e os poderes de cada um.
Me incomodou um pouco a indiferença dos personagens principais na primeira parte, mas depois as coisas acontecem e eles mostram mais personalidade. Com o andamento da história,  temos revelações e acontecimentos que empolgam.
Gostei do livro mais do que esperava. É introdutório, e acredito que os próximos volumes são promissores.

Suzz 04/08/2021

ótimo!
Tô muito apaixonada pelo universo desse livro, tudo é simplesmente incrível e totalmente novo! A autora simplesmente é genial por criar algo assim, o modo como tudo funciona, as arcas, os poderes, tudo te faz querer ler mais e mais sem parar.
O livro tem migalhas de romance, mas quando tem alguma interação mais ""íntima" entre o thorn e a Ophélie, você simplesmente precisar reler várias vezes, pq o gostinho de "quero mais" que dx é muito forte!! Então não dx nada a desejar, pq apesar de serem poucas, são muito boas
Os personagens são muito interessantes, principalmente o thorn, ele foi o personagem que mais me intrigou, a Ophélie é simplesmente muito esperta, mas quero muito ver o lado mais afiado dela(assim como quero ver o lado mais maleável do thorn) ver ela desfiando e se pondo como dona de si nesse jogo todo que foi colocada.
Dei 4,5 pq apesar de ter gostado muito, os caps são muito grandes e acho que tem partes que são muito arrastadas:)
Tô muito ansiosa pro segundo livro!!

Mfarits 12/09/2021

Único
Amei MUITOS aspectos desse livro.
Eu adorei o jeito de como as coisas não demoram a acontecer. Você pode até falar que no começo não começa já num ritmo acelerado, mas em certo ponto do desenvolvimento, as coisas acontecem bastante SIM. O que contrastou com outros livros que eu já havia lido parecidos e acabou me surpreendendo positivamente.
A nossa heroína não é igual ao que a gente tá acostumado. Ela fica mansa quando a gente espera que ela exploda, mas não deixa de explodir quando ela se sente no direito, embora ela seja de uma simplicidade interessantíssima!
Um ponto que eu anotei que eu gostaria de enaltecer nessa resenha foi o modo como a autora narra sonhos. Eu AMEI, eu entendia e encaixou perfeitamente com o meu modo de pensar. Amei muito.
Recomendo bastante e desejo em breve ler os próximos!!

wadsrafinha 26/10/2021

Se você quer ler esse livro esperando que seja um romance fofinho, aviso de antemão que você veio ao livro errado. Digo o mesmo se você espera que os personagens sejam insentos de erros e que sejam perfeitos, muito pelo contrário, praticamente todos os personagens aqui são moralmente cinzas.

Esclarecido isso, o universo é muito criativo, algo que eu nunca tinha lido antes. E mesmo que tenham sido pouco explorados nesse livro, os poderes, a história e os personagens, realmente me surpreenderam.

Infelizmente, eu só tenho que reclamar que o livro é MUITO lento, principalmente o início da história que eu ficava meio perdida tentando entender tudo. E teve algumas partes meios chatas de se ler, com mais narração das cenas do que diálogos em si, fazendo com que a leitura ficasse um pouco maçante, confesso. Contudo, eu fiquei envolvida o suficiente nessa história, então definitivamente lerei os outros livros.
Parsekian 26/10/2021minha estante
o segundo é o melhor de todos!! vale mt a pena

Liv 28/10/2021minha estante
Eu me animava mto qdo ela conversava c o Thorn ???

@caixas_e_livros 20/09/2021

Um universo incrível
Os Noivos do Inverno

Ophelie leva uma vida tranquila em Anima, sua Arca, onde tudo vive em equilíbrio, onde todos são família e possuem dons especias, como consertar objetos magicamente, ler o passado dos objetos, restaurar papel, entre alguns outros. Ela acaba sendo prometida em casamento a Thorn, um homem poderoso e cheio de mistérios, de um clã distante, então acaba tendo que se mudar para outra Arca, muito diferente da sua , chamada Polo, onde o perigo espreita em cada esquina.

?O medo ainda dava frio na barriga, mas ela sabia agora a opção que lhe restava. Ela devia enfrentar o desafio.?

E lá que as coisas pioram muito, a vida de Ophelie muda drasticamente e ela vai ter que aprender a viver nessa nova realidade sem poder voltar atrás.

Essa história me cativou muito, Ophelie é uma protagonista nada convencional, ela é totalmente atrapalhada, não liga para as aparências, é incrível ver sua evolução e acompanhar ela tentando encontrar seu caminho.

O livro não tem um ritmo rápido, mas não é maçante, muito pelo contrário , é muito intrigante, te deixa querendo saber mais e mais desse universo. Também vamos encontrar muitas intrigas políticas, personagens complexos e cheios de suas próprias motivações, boas e ruins. Ophelie acaba se tornando um peão em um jogo perigoso, sem saber em quem confiar.

E por falar e universo, que cenários incríveis essa autora criou! A todo momento toda a construção me lembrava muito do filme ?Alice no país das Maravilhas? do Tim Burton.

O final do livro ainda deixa algumas questões a serem resolvidas nos próximos volumes, eu não preciso nem falar que eu estou doida para começar ?Desaparecidos em Luz da Lua?.

Espero que você de uma chance a ?Os Noivos do Inverno? e a esse universo incrível qua a autora Christelle Dabos escreveu em sua estreia.

?Passar por espelhos exige enfrentar a si mesmo. É preciso ter estômago, sabe, para se olhar bem nos olhos, se ver como é, mergulhar no próprio reflexo.?

rayssa.13 11/01/2022

os noivos do inverno
QUE LIVRO BOM!!
eu ouvi falar dessa série já faz quase 1 ano, me interessei e coloquei na lista, mas nunca tive coragem pra ler de verdade. pois bem, decidi iniciar as leituras de 2022 com esse livro e que decisão boa essa!

como em todo início de livros de fantasia eu não tava entendendo nada, mas se tem algo que eu posso afirmar é que esse livro me prendeu desde o primeiro capítulo!
a escrita fluiu muito bem pra mim, o universo que a autora criou foi maravilhoso, e apesar desse livro não ter muita "ação", pra mim não foi problema nenhum. me identifiquei várias vezes com a protagonista, devo dizer que criei um carinho muito grande por ela.

agora vamos falar sobre o ROMANCE!! olha, apesar do nome do livro ser "os noivos do inverno", não se engane, o romance quase não existe nesse livro!!! mas gente, eu já li tcp q teve só algumas migalhas do casal e eu não me importei, pq com esse livro seria diferente?
no começo eu não sabia se iria gostar do Thorn, pq ele era muito fechado e quase n interagia com a Ophélie, mas na medida q as coisas foram acontecendo, eu fui lentamente criando um apego por esse casal
ao que me parece a gente vai receber poucas migalhas deles dois, mas eu gosto de surtar por pequenas interações então tá tudo bem ?

o livro é ótimo, sinto que essa série vai ser uma das minhas favs de 2022