Eros e Psiquê

Apuleio de Madauros

Resenhas - Eros e Psiquê

Lolo 06/03/2022

Mais ou menos
Gostei da história, apesar de não gostar de mitologia , achei a leitura um pouco complicada, pois haviam muitas palavras que eu não sabia o significado, mas é um livro bem rápido de ler, eu recomendo para quem gosta desse gênero literário.
Black Flower 19/01/2023minha estante
O fim é trágico! Achei essa leitura bem chatinha, cheia de redundâncias.

Marcos Faria 02/09/2013

A tradução de Ferreira Gullar renova o frescor da história de “Eros e Psiquê” (FTD, 2009), séculos depois de Lúcio Apuleio escrever as “Metamorfoses”. A jornada de Psiquê parece familiar não por ter sido recontada das mais diversas formas, e sim porque todos nós passamos pelos mesmos caminhos. Análises filosóficas e psicológicas à parte, como história de amor. Como a história arquetipal de amor, com seus estágios de encanto, de provação, de dúvida e de júbilo. Continua sendo preciso buscar o reencontro com Eros a todo custo, mesmo depois de magoá-lo.

site: http://almanaque.wordpress.com/2013/09/02/meninos-eu-li-38/

Rúbia 24/03/2020

Obstáculos que amadurecem o amor
Psiquê é o retrato da moça transformando-se em esposa e Eros do rapaz, em marido. Como esse processo ocorre está descrito no mito, onde deuses de sentimentos humanos e humanos de sentimentos animalescos são derrotados pelo "amor que se recusa a desistir".

Julianna Freres 01/07/2020

Nas asas do amor embebido em ódio
Psiquê é uma das três princesas de um reino. Suas irmãs mais velhas apresentam uma beleza estonteante mas, que podem ser expressa em palavras. Já Psiquê, possui uma beleza arrebatadora, beleza essa que conquistou multidões de todo o país e até de países estrangeiros.
Dotada de uma beleza incomparável, essa jovem é reverenciada como se fosse a própria deusa Vênus, recebendo ofertas de vítimas, banquetes, buquês de flores e grinaldas. Enquanto isso, já quase nenhuma alma contemplava os templos de Vênus resultando em altares vazios, abandonados e cobertos por cinzas.
Enfurecida com a afronta de ter sido trocada por uma mortal, Vênus ordena a seu filho Eros, deus do desejo, que vingue essa traição castigando Psiquê a uma paixão cruel e monstruosa. Sendo assim, um oráculo ordena que Psiquê seja deixada sozinha no alto de um rochedo para se casar com um monstro.
Com o desenrolar da narrativa, temos contato com os sentimentos da própria Psiquê que esta casada com um ser da qual ela não sabe nada e nem o rosto pode avistar, com sua ingenuidade e sua saudade arrebatadora da família; com os sentimentos de inveja das irmãs; sentimentos de tristeza dos pais; sentimentos de ódio de Vênus e com testes improváveis impostos à Psiquê para provar ser digna do amor e de viver.

Logo, podemos notar que essa é uma narrativa sobre sentimentos. Sentimentos conhecidos por todo e qualquer ser humano: o amor e a inveja. O amor entre Psiquê e o marido se vê diversas vezes cercado de ameaças, pondo em perigo essa relação. A inveja das irmãs de Psiquê e o ódio nutrido por Vênus mostra o quão desafiador o amor pode ser quando rodeado por maldade.
Apesar de ser um livro com muitas interpretações devido as diversas simbologias, é com certeza uma obra capaz de apresentar os aspectos subjetivos dos sentimentos humanos. A tradução de Ferreira Gullar renova a história, tornando essa obra clássica mais palpável aos leitores das novas gerações. É um livro, se me permitem o linguajar, "gostoso" de ler e logo se tornou um dos meus livros favoritos.

Sobre o autor: Apuleio foi um escritor romano que nasceu em Madura, na província Numídia (atual M'Daouoruch, Argélia) em 125 e morreu em Cartago por volta de 170. Foi escritor, filósofo, romancista e poeta. Casou-se com uma viúva rica e foi acusado pelos parentes de sua esposa de ter utilizado magia para obter seu amor. Defendeu-se através de uma uma obra denominada Apologia, que se conservou até os nossos dias. Sua obra mais famosa é Metamorfoses, mais conhecida como O asno de ouro.

luiza 25/06/2021

não gostei muito, li pq era pro colegio, acredito que tenha livros melhores sobre esse assunto. achei razoável

Vic 01/02/2022

adorooo
fui reler esse livro que já tinha lido na escola e continua muito bom, mitologia greco-romana não tem erro, né? impressionante!

Gabi 04/02/2022

É um dos primeiros livros sobre deuses que leio e apesar de ter uma linguagem um pouco complicada, é fácil e rápido de ler. No início a história parece ser chata, mas depois melhora muito. O final foi meio de repente, nem percebi que já tava acabando, mas a história em si é muito interessante. E também a Psiquê às vezes era ingênua demais, me deu um pouco de raiva

Liazoio 03/03/2022

Bem vago
(Lido para escola)
Livro não me agradou muito, talvez pela linguagem e poucos detalhes. É um clássico, amo mitologia, muito bom para citar em enem.

Mih 19/03/2022

Eros e Psiquê
Simplesmente amei, é um romance gostoso de ler, com um plot twist MARAVILHOSO e cheio de lições!
Além de mostrar como a inveja pode te cegar e te levar a morte (literalmente), e que as vezes a confiança PRECISA prevalecer sobre a curiosidade!

Não conhecia essa história até então (foi uma leitura escolar), e apesar de ser um conto relativamente curto, te prende de uma forma extraordinária!

Bibi vitt 01/04/2022

Eu sinceramente achei um ótimo livro e com lindíssimas ilustrações. Com ele eu realmente consegui compreender um pouco mais sobre o modo como era visto que os deuses se relacionavam entre si mesmo alguns não se gostando muito. E também foi aprender mais sobre a mitologia, adoro esses "pequenos" contos, são fáceis e gostosos de se ler.

Louise 23/05/2022

Mais ou menos
Gostei da história, apesar de não gostar de mitologia, achei a leitura um pouco complicada, pois haviam muitas palavras que eu não sabia o significado, mas é um livro bem rápido de ler, eu recomendo para quem gosta desse gênero literário.

kimura2 18/06/2022

foi a leitura mais suave que eu já tive, a história por si só já é perfeita e com certeza irei ler novamente

paula554 31/07/2022

leitura rápida e perfeita, o livro trás diveeersos ensinamentos e a história prende muito a atenção. a ana paula criança que amava mitologia grega tá feliz ???

Grishaverso's version 16/09/2022

Ora tenha santa paciência
Gente, não gostei, achei fraco, chato, e com algumas frases bem suspeitas... Só li porque tenho que fazer prova. A única coisa boa desse livro é o vocabulário, se você quer treinar vocabulário, pode ler tranquilo, que você sai formado em língua portuguesa...
Achei CHATO PACAS