O crime do cais do Valongo

O crime do cais do Valongo Eliana Alves Cruz

Resenhas - O crime do Cais do Valongo

Tarsila 11/04/2022

Forte
Que livro forte, intenso, pesado a se ler. Mas ao mesmo tempo que história profunda!
Lendo para escola, mas a veracidade da história... Nossa!

caiozitosz 01/05/2022

Incrível!
Por meio de uma narração fluida feita pelo ponto de vista de dois personagens diferentes, Eliana Alves consegue, em 200 páginas, nos entregar uma história muito bem construída e amarrada. Acompanhamos a vida da escravizada Muana e do homem livre Nuno, que vivenciam o assassinato do Senhor Bernardo. Em uma cidade onde todos têm motivos, quem o matou?

Em alguns momentos com aspectos místicos e fantasiosos, acompanhamos o desenrolar deste caso em que Nuno ajuda a desvendar. A história aborda constantemente a situação dos escravizados, como o tráfico negreiro impactativa em suas vidas e como eles ansiavam sair dessa situação.

Para mim, o livro teve uma conclusão ótima e um desfecho que me satisfez. No percorrer da história eu tive suspeita em outros personagens, então o/a assassino/a me surpreendeu bastante, já que eu não estava esperando.

Isabelly699 21/03/2024

Leitura necessária sobre escravidão no Brasil
Nunca tinha lido algo tão sensível e ao mesmo tempo descritivo sobre a escravidão no Brasil. A autora traz fatos super importantes misturados a um enredo com investigação e romance. Algo super genuíno. Vida longa à autora e às pesquisas que ela faz para seus escritos!

Ana 15/02/2023

3.5****

Tem umas passagens muito bonitas, algumas partes que me deixaram confusas sobre quem estava narrando e algumas cenas que me deixaram reflexiva se poderiam ter acontecido....

Mas também, por que não?

Vanessa 27/03/2023

Emocionante
O Crime do Cais do Valongo nada mais é do que o pano de fundo para conhecermos a história de Muana e de toda a crueldade que foi sua retirada da terra de seus ancestrais. Aliado a isso, um contexto histórico de crueldade com os escravizados, e também a narração de vozes pretas livres, como a de Nuno. Tudo muito bem concatenado em um livro de 200 páginas que só nos deixa com vontade de ?quero mais?.

Mandy 19/04/2023

Demorei a concatenar as ideias, não iremos esquecer! Crime?
O Brasil recebeu perto de quatro milhões de escravos, durante os mais de três séculos de duração do regime escravagista. Por ser o porto de desembarque dos africanos em solo americano, o Cais do Valongo representa simbolicamente a escravidão e evoca memórias dolorosas com as quais muitos brasileiros afrodescendentes! Nunca se comerciou tanto preto?

malu 09/05/2023

Between slaps and kisses
Olha, o enredo desse livro é muito bom, a história é muito bem desenvolvida, mass, algumas coisas fizeram a minha leitura ficar beem arrastada.
Até pelo menos metade do livro fui me arrastando. A escrita não me prendeu de início, fiquei bastante perdida a respeito da história(no início), porém fiquei bem feliz por continuar a leitura (mesmo que forçada).
O final é muito bom e a partir de um ponto começa a ficar mais interessante. Talvez eu não tenha me identificado tanto com a escrita e por isso acabei desanimando um pouco.
Ainda assim, recomendo muito a leitura para todos, principalmente para aqueles que querem entender melhor o Período Escravocrata no Brasil.

Flavinha.Lopes 06/06/2023

Muito boa a leitura, triste porém necessário para compreendermos a escravidão e vermos como é triste o que eles os negros sofreram com isso. E é bom tbm para vermos que não devemos ter diferenças entre a gente pois somos todos seres humanos com os mesmos sentimentos e sofrimentos.

Marcos Junior 02/07/2023

A história é muito interessante, cheia de referências históricas como todos os livros da Eliana.
Por vezes, principalmente até a primeira metade do livro, senti a leitura arrastada, mas mesmo assim vale a insistência para conhecer essa história.

Gabs 03/07/2023

Perfeita em tudo que se propõe
Posso dizer com tranquilidade que rssa é uma das melhores escritoras brasileiras da atualidade.
Amo sua narrativa fluida, a crítica, o passeio pela história que sua escrita possibilita. Adoro suas personagens marcantes, o protagonismo negro e como ficção e realidade se misturam. Apenas leiam!

Raissa 02/09/2023

O crime do cais
O livro de uma autora brasileira que aborda assuntos que muita gente ignora. Significante, mágico, capaz de te fazer imaginar uma cultura, um lugar, e se apaixonar por eles, querer conhecer todos eles. Assuntos sensíveis tratados de maneira responsável, sem esconder ou amenizar.

Bia 06/09/2023

Comprei esse livro quando estive no Rio em abril/23. A intenção era comprar um livro que representasse o Rio e me interessei por este. É um livro interessante mas que achei um pouco confuso no início. Demorei pra engatar e me envolver na história. De qualquer forma, é sempre muito importante ser sobre a escravidão, este período tão tenebroso em nossa história. Valeu a leitura!

clara! (taylor's version) 09/09/2023

Um giro necessário nas perspectivas históricas tradicionais, ver o período escravista brasileiro do ponto de vista de uma escrava que foca em suas memórias de África e que conta todos os seus relatos usando sua maior forma de proteção, a escrita, é algo inovador e eficiente para a compreensão da época. a investigação de um crime que realmente aconteceu, mas com elos entre mundos espirituais e reais.