Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

Karol 16/05/2020

Boa ideia, desenvolvimento nem tanto...
Um livro que não me prendeu por momento algum. Ao contrário, tive que me forçar para ler até o fim. É um livro que contém uma "ideia principal" que tinha tudo para dar certo e... não deu. O desenrolar de cada uma das histórias é extremamente previsível, não cativante ou sequer comovente, assim como os protagonistas de cada etapa do livro.
Não gostei da escrita e a tradução deixou um pouco a desejar. Pode-se encontrar algumas frases confusas e algumas palavras grafadas incorretamente.
Os Imortalistas, ao menos, conseguiu me fazer sentir algumas coisas. Indignação com a previsibilidade das sequências de ações impensadas, questionamentos incompletos sobre a existência de Deus (o que me faz parecer desnecessário ficar trazendo à tona o tempo todo, já que não há uma preocupação tão profunda filosoficamente falando). Em alguns momentos senti raiva e desapontamento, eu realmente torcia para que o livro ficasse melhor no final. Quando terminei de ler pensei "acabou?". E não é como se eu quisesse mais, o final simplesmente ficou solto.
Vi muitos comentários positivos sobre as duas primeiras histórias no livro, e ruins sobre as duas últimas. Para mim foi justamente o contrário. As duas primeiras muito mais previsíveis. Talvez pudesse alegar que é um livro cotidiano, para reflexão simples sobre como as nossas escolhas afetam nossa vida, de como podemos ser irracionais e previsíveis com nossas ações. Mas mesmo se esse for o caso, eu optaria por outra leitura.
Por fim, fica claro que não recomendo a leitura.

Murilo Lorençoni 15/05/2020

Leitura interessante e instigante
Essa era para ser a leitura de marc?o. Mas como em marc?o comecei 3 livros, esse e? o segundo que finalizo. Desde que encontrei esse livro estou ansioso para comec?ar a leitura. .
Se voce? soubesse a data da sua morte, como voce? viveria sua vida? E? a partir dessa questa?o que Chloe Benjamin desenvolve seu romance. Quatro irma?os marcados para sempre apo?s visitarem uma vidente enquanto ainda eram crianc?as.
No encontro, eles ficam sabendo exatamente quando suaa vidas acabara?o e, a partir dai, cada um reage de uma maneira diferente com o veredito que lhes e? dado.
Isso e? tudo o que posso adiantar sobre o livro sem entrar em spoilers.
Esse e? um livro que aborda a maneira como escolhemos viver, a maneira como somos condicionados a viver. E? um livro sobre sau?de mental e sobre transtornos de ansiedade e sobre como isso pode impactar, salvar ou ruir com nossa vida.
Mais vale viver uma vida longa ou uma vida hedonista? A urge?ncia de viver, os protocolos adotados para viver (ou para viver em seguranc?a), a magia de viver (e de se transformar) e os dilemas de viver/conviver sa?o abordados atrave?s dos quatro irma?os Gold.
Uma o?tima leitura, envolvente, instigante e cheia de refere?ncias a personagens e locais verdadeiros. O u?nico defeito na minha opinia?o foram alguns detalhes na traduc?a?o que me fizeram ter de reler algumas frases para me certificar qual seria seu exato sentido. .
"o poder das palavras. Elas escapavam sob rachaduras da porta e através de fechaduras. Elas se prendiam em indivíduos e penetravam em gerações".

Novack 13/05/2020

Aquele livro que faz cair lágrimas no final
Para voltarmos no tempo e lembrarmos da nossa infância, nostalgia gostosa...

Évelin Noah 13/05/2020

O livro é muito interessante! Seu tema central traz um assunto que ainda é um tabu no ocidente, a morte!
Se você soubesse quando fosse morrer, como você viveria a sua vida?
Essa é a grande questão abordada no livro.
O livro é bom, a proposta é bem surpreendente!

Kamylla Cristina 12/05/2020

Uma tarde tediosa leva os irmão Varya, Daniel, Klara e Simon em busca de uma vidente, que pode lhes dizer a data de sua morte. ‘A mulher’ fascina e amedronta as crianças, e a profecia quebra o último elo de afeto entre os irmão, que se tornando cada dia mais distantes. Ao longo dos anos eles vão em busca de suas vidas, mas o peso do ultimato paira sobre eles.

Simon não tem muitas ambições e seu futuro está determinado, assumir a alfaiataria do pai e cuidar da dependente mãe viúva. Porém, ele não se enquadra nessa vida, e ao que parece não se enquadra em lugar nenhum. Em São Francisco ele busca encontrar sua identidade, e irá desbravar as dificuldades de um homem no mundo da dança enquanto uma doença devasta a comunidade gay nas ruas da cidade.

Klara sempre foi fascinada por mágica e pela avó, que conheceu apenas por fotos. Sua única ambição é ser uma mágica reconhecida como a avó foi, mas ser mulher em um ramo dominado por homens é um grande desafio. Klara embarca junto com Simon para São Francisco, e se dedica a colocar em prática tudo o que aprendeu desde sua infância. Para Klara, a mágica não é apenas um show, mas uma forma de ver o mundo e uma fonte de inspiração, e é esse sentimento que ela busca despertar em seu público.

“Alguns mágicos dizem que a mágica despedaça nossa visão de mundo. Mas eu acho que a mágica é o que mantém o mundo inteiro. É matéria escura; é a cola da realidade, a argamassa que preenche os buracos entre tudo que sabemos ser verdade. E é preciso mágica para revelar quão inadequada a realidade é.”

Daniel tornou-se um médico, responsável por atestar a saúde de jovens que desejam entrar para o exército. Casou-se com Mira, uma mulher extraordinária, que o apoia em tudo, exceto no desejo de ter filhos. Quando seus superiores começam a questionar o baixo número de aprovações médicas para os alistados, Daniel se vê em uma berlinda ética.

Varya precisou se dividir entre os cuidados com a mãe e a vontade em dedicar-se à ciência. Mesmo com suas limitações ela conseguiu se tornar uma notável cientista, e comanda a área de estudos sobre longevidade, focada em controle de ingestão de calorias em primatas alterando o padrão de envelhecimento dos animais. A pesquisa tem um prazo total de vinte anos e suas conclusões podem revolucionar a história. A ciência é sua vida, e sua inspiração e dedicação refletem em sua vida pessoal em um nível tão forte que não se pode separar a mulher e sua pesquisa.

“[…] homens constroem calçadas, vendem carros usados, fazem trabalho corporal e reparos -, mas mesmo que o mundo pare de fazer calçadas, mesmo que ninguém nunca mais use carros, qual é a coisa que vai permanecer tanto quanto os serem humanos? Nosso desejo por saber. E pagamos qualquer coisa para isso.”

Apesar de suas crenças, cada irmão absorveu e refletiu em suas vidas a profecia da vidente de uma forma totalmente diferente, e essa foi a grande mágica do livro. Existem muitos tópicos levantados durante a narrativa que me fizeram refletir bastante. Esse livro é sobre escolhas, identidade, redescoberta, família, mas também é sobre libertar-se e viver a vida em sua plenitude.

A Harper Collins manteve o design da capa original e acertou em cheio na decisão! A revisão está muito boa e encontrei dois errinhos que não incomodaram em nada a leitura. A narrativa foi escrita em primeira pessoa, de acordo com o personagem. O livro está dividido em partes, uma para dar início a história e uma para cada irmão.

Se você soubesse o dia de sua morte, o que faria com essa informação?
Reflitam!

Edianne.Novaes 11/04/2020

O enredo é bastante interessante, um bom livro que prende sua curiosidade até o final.

Geisa 31/03/2020

Ahhh que livro. Impactante. Sem spoiler mas é um livro que fala sobre família, sobre medos, sobre superar esses medos. Sobre inevitabilidade e o medo de não controlar tudo. Mexeu muito comigo e ainda tô analisando tudo que aconteceu. Recomendo bastante. Personagens muito bem construidos. São 4 protagonistas e você se importa com todos intensamente. Um dos mais importantes que li.

Cidiane 24/03/2020

Imortalistas
Os Imortalistas é uma perfeita metáfora da vida e de sua finitude. É um retrato das consequências de nossas escolhas, do apego humano ao passado e da fixação doentia para com um futuro incerto.

Amanda 21/03/2020

Muito boa a abordagem sobre o impacto da fé e das crenças na pessoa.
A história teria potencial para ser uma ótima fantasia contemporânea ou algo do gênero, que é o que eu esperava começando a leitura, apesar de seguir outra direção

Giuliane.Souza 21/03/2020

Destinos
Uma história muito bonita sobre laços e sobre como a morte afeta a vida das pessoas...

Fabiana 08/03/2020

Escolhas
Com capítulos curtos e sob quatro perspectivas diferentes, a autora no faz conhecer os irmãos Gold, de uma família judia de NY.
O leitor acompanha a vida deles a partir de 1969, o encontro com a vidente, até 2010, aprofundando-se nas aflições que invadem a alma humana.
Uma linda história sobre o amor fraternal e as escolhas que cada um de nós faz durante nossa passagem pelo mundo.

Ana | @anacarolinafl 27/02/2020

Te conquista mesmo nos capítulos lentos
Este é meu primeiro livro da autora Chloe Benjamin e digo com convicção que foi muito bom conhecê-la por meio dessa leitura. Os Imortalistas é primeiro de tudo sobre relacionamentos familiares. O leitor acompanha como cada um seguiu a vida depois de ter falado com a vidente e como tudo isso impactou nos laços entre os irmãos e os pais.

No livro os quatro irmãos não conseguem se desvencilhar da “sentença” que os foi dada. Simon e Klara veem que precisam aproveitar o tempo que têm e ir em busca de seus sonhos. Varya se torna uma pessoa muito auto protetora, sempre evitando situações que a coloquem em risco. Já Daniel escolhe uma vida calma e comum. A verdade é que eles escolheram os rumos da vida por conta do encontro com a vidente.

Os Imortalistas é um pouco lento, o leitor sente que a autora enrola um pouco, mas isso não me afetou em nada. Ele me fez refletir bastante e valeu muito a pena a leitura. A morte é inevitável, todos nós iremos morrer, mas o que nós fazemos antes disso, o nosso percurso, é o que importa. O livro também me fez valorizar mais os laços familiares e desejar aproveitar ao máximo o tempo que tenho com a minha família e com as pessoas que eu amo.

site: https://www.instagram.com/submundo.literario/

Paola66 04/02/2020

[...]
Um livro certamente denso, porém não deixou de ser uma leitura prazerosa. Os personagens são apresentados um por vez (essa "configuração" me lembrou bastante de Ecos, de Pam Muñoz Ryan, apesar das histórias não terem pontos em comum). Os sentimentos são bem reais, a ponto de me deixar com um nó na garganta ao final de cada "parte" do livro. Apesar de me deixar com aquela sensação de "já vi isso antes" acho que foi uma leitura realmente muito boa.

Michele 19/01/2020

O INCONSCIENTE MEDO DE MORRER
"Os Imortalistas" conta a história de quatro irmãos que quando crianças procuraram uma vidente conhecida por revelar a data da morte do consultante com precisão. Com a sua curiosidade infantil, não esperavam que a morte de alguns poderia ser algo a acontecer ainda muito cedo. A história segue em quatro partes, cada uma dedicada a um dos irmãos, mostrando o destino de cada um e a forma como a previsão funesta os afetou.
A trama trata de forma muito direta do medo inerente que o ser humano traz da morte: o destino certeiro para cada um de nós. Lembra-me um pouco o mito dos ciclopes que pediram a Zeus o poder de enxergar o futuro e para isso abriram mão de um de seus olhos, mas todo o poder que conseguiram adquirir foi o de enxergar a própria morte, tornando-se eternamente infelizes.
É uma trama que vale a pena, traz reflexão e é contada de forma muito inteligente em relação ao mistério a ser desvendado: será que essa vidente é confiável?

site: https://youtu.be/jdXewSU7GGs