Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

Toninha 18/08/2022

Gostei muito desse livro, apesar de às vezes ser um pouco parada, a história é bem original. Me senti completamente imersa cada vez que eu lia, e cada irmão teve uma história profunda e interessante. O final me pareceu um pouco ?solto? em relação ao resto do livro, mas não foi ruim. É uma boa leitura.

Karina Greco 10/12/2022

Talvez eu quisesse saber o meu dia final!
Um livro que mistura diversos estilos literários: tem muito hot na vida de Simon, tem um quê de drama na de Klara, um lado policial investigativo na de Daniel e uma sensação de ficção científica na de Varya.

São tantos os temas difíceis de abordar: sexualidade, carreira profissional, crenças e religião? E ainda assim a autora conseguiu sair do outro lado de forma muito satisfatória.

Senti dificuldade de me conectar com a história no início, mas quando a história de Simon teve início, não consegui largar o livro. Chorei muito, me enxerguei nos dramas de todos e senti muito por tudo no final. Um livro
que divide opiniões, mas na minha, vale muito a pena a leitura por toda reflexão que ele nos deixa. Pra pensar por muitos dias!

duda.mens 14/12/2022

Gostei bastante
Demorei um tempão para terminar esse livro por que estava lendo outras mulheres coisas mas sempre que pegava ele eu lia umas 50 páginas muito rápido, a história me pegava. A história da virya foi a que mais mexeu comigo, e eu gostei bastante da proposta do livro

Déborah Tesser 06/01/2023

Em Os Imortalistas temos a história de Varya, Daniel, Klara e Simon, quatro irmãos que, entediados com as férias escolares decidem visitar a tão comentada vidente que se instalou na região e que promete adivinhar a data de morte de quem se consulta com ela.
A trama traz toda a história dos irmãos após este episódio e enfatiza como eles precisaram lidar com culpa, afastamento, e até mesmo a ansiedade, fatores que tiveram grande influência no resto de suas vidas.
É um livro interessante, mas não consegui me conectar com os personagens individualmente. Acredito que a forma como os capítulos foram dispostos tenha contribuído para isso, já que a história de cada irmão é separada por blocos, tornando a leitura um pouco menos fluida.
Em geral, uma boa leitura. Recomendo!

Emanuelly.Rosa 23/01/2023

O ser humano é o único ser vivo que sabe que vai morrer
A morte é traumática. Muito da nossa sociedade se constrói em torno de negar nossa mortalidade e em tentativas de aprender a lidar com o fato de que um dia não estaremos mais aqui.
Os Imortalistas é um livro que leva seus personagens a enfrentar, mais do que qualquer um, o trauma da morte: eles não apenas sabem que vão morrer, como também sabem em que dia isso irá acontecer.
É um livro que entrega ao que propõe: mostra quatro reações muito humanas a essa ideia fantasiosa. É um livro trágico e, apesar de os quatro protagonistas serem irmãos, cada um deles é muito diferente, dando oportunidade para que o leitor tenha boas opções sobre com quem se identificará mais.
Comprei esse livro esperando algo diferente - eu queria relações familiares complicadas, mas os irmãos não vivem muito em conjunto. Pensam uns sobre os outros o tempo todo - ou, mais especificamente, pensam sobre o dia em que encontraram a vidente o tempo todo - mas não interagem ou deixam as ações dos irmãos afetarem a própria vida. Acho que o drama familiar que resultaria da interação deles poderia deixar o livro mais profundo; apesar que, com certeza, o obrigaria a ser muito maior do que é. Não estou decepcionada: gostei da história, mantenho que o livro entrega o que se propõe a fazer. Não é um livro favorito, mas não é um livro odiado. É um bom livro. Leitura leve que consegue te fazer refletir. É mais do que normalmente se pode pedir de muitas leituras.

Beatriz 06/02/2023

Reflexão sobre o tempo
A proposta do livro é muito interessante e desde o início nos faz questionar e refletir sobre a vida e o tempo. Confesso que esperava um fechamento melhor e mais surpreendente. Mas, de qualquer forma é uma leitura profunda, com um final aberto e que nos põe à prova de como aproveitamos nossa vida da melhor forma, considerando a única certeza que temos: a morte.

Tassi.Oliveira 11/02/2023

?Klara não será a mulher que é serrada ao meio ou presa em correntes ? nem será resgatada ou salva. Ela vai salvar a si mesma. Ela será a serra.?

Vanessa99 12/02/2023

Até que ponto devemos acreditar no misticismo?
Eu imaginava que a história fosse mais um drama familiar onde eles iriam se unir após anos separados e aprender o valor da família e etc, já que eles só tinham uns aos outros. Mas é a história de 4 irmãos completamente diferentes, que tem propósitos distintos para o futuro e que seguem seus caminhos após ouvir de uma vidente as datas de suas mortes.
Eu gosto de como a autora mexe com essa questão de previsões para o futuro e como isso moldou a vida deles, afinal eles não só sabiam que iam morrer, algo que todos sabemos, mas sabiam as datas exatas e isso despertou neles uma ânsia de conquistar o futuro principalmente aqueles que morreriam mais jovens segundo a vidente.
No fim os 4 tinham apenas 2 escolhas, viver tudo que queriam e aguardar a data que lhes foi dada, ou ter uma meia vida e ficar buscando soluções ou meios para se distanciar dela. Mas eu me pergunto se eles só tinham mesmo essas 2 escolhas, ou era mais confortável pensar desse modo?!
Não acredito em profecias ou nada do tipo, na verdade tento não acreditar, elas são uma benção e uma maldição ao mesmo tempo. Mas esse livro mexeu com minha cabeça, principalmente porque o que aconteceu na vida deles foi moldado pelas escolhas que eles tomaram e isso criou o caminho que levou até o fim. Então é inevitável não me perguntar se teria sido diferente se eles não soubessem da profecia. A história de Klara foi a que mais me fez pensar dessa forma, um turbilhão de coisas se passavam na cabeça dela enquanto a vida real acontecia, não posso deixar de pensar que a história dela teria sido diferente.
Tenho algumas ressalvas com a história, achei cronologia bagunçada o que deixou a leitura cansativa e confusa em alguns momentos, e como as histórias de Simon e Klara estavam interligadas houve uma linha do tempo interessante, porém quando chegou em Daniel e Varya, o salto no tempo foi grande então eu queria ter visto mais deles no momento dos acontecimentos que marcaram suas vidas. Apesar disso, amei o livro, os personagens e as sensações que eles me causaram, com certeza é favorito.

gabi 18/02/2023

?Vidente, drama, reflexão?
Antes de tudo devo dizer que li diversos comentários ruins sobre esse livro, acerca da leitura ser um pouco demorada, capítulos longos e acontecimentos desnecessários. De início, achei que nada disso se adequava a experiência do livro, mas, depois que o Simon morreu( não é spoiler.

A premissa do livro é a morte dos 4 irmãos), achei a narrativa bem densa, principalmente na parte da Klara. Achei muitos detalhes desnecessários, um final aberto sem sentido algum ao enredo, falta de desenvolvimento para a história em si e os personagens. No entanto, considero um livro bom pois a premissa da história é bem interessante, te faz refletir em alguns momentos com frases marcantes ao ponto de tirar algumas lágrimas.

Luana.Praxedes 29/03/2023

Gostei bastante! Achei que pudesse ser um livro muito focado na morte, mas na verdade é sobre a vida e nossas escolhas, mostrando o que cada um dos quatro irmãos fez a partir do momento que souberam a data em que iam morrer. Faz refletir! Vale a pena!

LaysMareco 06/06/2023

A história de vida de Simon, Klara e Daniel são maravilhosas. Dei nota 5 por essas três e estou tentando esquecer a história da ?V?, pois fechar esse livro maravilhoso com essa história meia boca da ?V? foi uma paulada no leitor.

Livro maravilhoso, porém, um final horroroso.

Ainda bem que não prolongou até a morte de ?V?, não aguentava mais tanta encheção de linguiça. Infelizmente ficou bem vago a história e o desfecho.

Patricia 20/08/2023

Gostei do livro mas não amei. Pra mim foi uma leitura meio cansativa, não sentia vontade de saber o que ia acontecer, mas deu pra tirar algum insight interessante no final.