Você Tem a Vida Inteira

Você Tem a Vida Inteira Lucas Rocha

Resenhas - Você Tem a Vida Inteira

ranylson.carvalho 26/10/2023

O livro conta a história de jovens que receberam o diagnóstico de soropositivos. Daí em diante, vemos como eles lidam com isso, os dramas que essa situação carrega... A trama em si é construída com uma narrativa bem simples, sem muitas camadas ou complexidades, acredito que seja devido ao público mais jovem. Apesar disso, o autor não poupou informações concretas e precisas, de forma muito responsável e humana, sobre o HIV. Fui conquistado pela forma como a história mostra o processo de atendimento, as explicações sobre as medicações, o CD4, a realidade do tratamento pelo SUS... Tudo muito bom, - até grifei algumas informações que eu ainda não conhecia - . Indico a leitura a todos, porque nela muitos vão encontrar conhecimento, conforto e, até mesmo, esperança.

VinAcius49 23/10/2023

Nao sei fazer resenha ;-;
Esse livro conseguiu trazer esse tema MUITO importante de uma forma extremamente leve, o desenvolvimento dos personagens são muito bons, faz se apegar a cada um deles... amei ??

JoAo.Nhan 22/10/2023

Quando minha mãe disse pra um eu criança/pré adolescente que um primo meu que na época tinha 25-28 anos tinha aids, eu fiquei em choque pq me vendiam que aids era a peste do século, pegou = morreu, e etc.

O começo do livro é sensacional, tinha tuda pra ser um dos livros mais tocantes que eu já li, mas acho que o livro a partir dos 80% fica muito utópico ao meu ver. Mas apesar disso é um ótimo livro que normaliza uma coisa normal da sociedade, vemos 3 personalidades completamente diferentes com suas próprias batalhas internas. Achei bem interessante como o livro mostra que o Victor que é uma pessoa desenvolvida, mesmo assim carrega um preconceito que nem é dele, é enraizado. Muito interessante, vale a pena a leitura.

Ps: Leiam ele ouvindo Johnny Hooker.

Emilly Marrichi 17/10/2023

Esse livro?
Eu devorei. Achei tão sensível, tão bem escrito e com um tema tão relevante que muitas vezes não paramos para analisar, uma verdadeira lição de empatia e aceitação

kirstein0 16/10/2023

Necessário
Favoritadíssimo. Amei os personagens, a construção da história, o tema, está tudo perfeito. Esse livro é tão necessário de tantas formas, como o lucas abordou o tema, não tenho palavras!! Amei cada singularidade de todos os personagens e como a leitura é fluída.

Precisamos falar mais sobre isso.

clara 14/10/2023

"o hiv é um novo armário que prende as pessoas lgbtqiap+"
Um dos melhores do ano, com certeza! nunca tinha parado pra pensar na realidade de um soropositivo e nao imagina a dimensão de sentimentos e angustias que o mesmo encara no dia a dia. me surpreendeu positivamente!

Eloah44 13/10/2023

"HIV NAO MATA PRECONCEITO SIM"
Nao tenho nem palavras pra descrever o quanto esse livro descontruiu mil e um preconceitos que eu tinha que mostrou a realidade de pessoas soropositivas e que mostrou tudo isso de uma maneira triste engraçada e real. LIVRO LINDO!!!!

Brenofrtss 12/10/2023

Soropositividade e luta
Quando comecei a ler o livro, não me senti muito prendido e, para falar a verdade, fiquei desinteressado. Com o desenrolar da narrativa esse desinteresse tornou-se uma ambição e agitação para terminar e consumir a obra. Com uma escrita jovem e referências da música e cinema modernos, a obra escancara a difícil realidade vivida por pessoas soropositivas no Brasil e como elas se relacionam com a sociedade. Confesso que me emocionei com a obra e tenho certeza de que não fui o único. Uma narrativa romântica mas, acima de tudo, de muita luta, garra e união. É sobre defender quem amamos e nos unirmos contra a mentira e o ódio. Uma leitura ótima para iniciar um entendimento sobre soropositividade e entender que, apesar dessa infecção, as pessoas tem a vida inteira para viver. Recomendo a leitura.

Ygor Araujo 11/10/2023

O que mata é o preconceito
As histórias dos três personagens principais nos permitem pensar sobre pontos como aceitação, amizade, amor, família e perseverança. Apresenta informações necessárias sobre o HIV. É preciso quebrar o tabu e o preconceito. Nesse sentido, a literatura se apresenta com o poder de derrubar muros que impedem as pessoas de perceberem a realidade.

mahzinhaa 04/10/2023

Necessário e informativo
O livro é muito reflexivo e importante, por se tratar de algo que é considerado um tabu na nossa sociedade. O autor, através dos personagens, mostra aos leitores como a vida dessas pessoas ficam após descobrirem que são soropositivas e como lidam com essa questão, uma vez que não é fácil.

Para representar da melhor forma que conseguisse, Lucas fez com que as vidas de 3 jovens fossem entrelaçadas: um deles acabou de receber positivo para HIV, o outro sentiu alívio por estar negativo e o último, já era alguém que convivia sendo soropositivo há anos. O escritor retratou os diferentes pensamentos de cada um e abordou o preconceito que ronda o vírus por falta de informações a respeito.

Me senti bastante sensibilizada ao lê-lo e quero o recomendar a todos, para que leiam, principalmente, com a mente aberta.

Val 20/09/2023

Um romance jovem contemporâneo, divertido e importante
O livro aborda três perspectivas, três rapazes de idades próximas. Um acabou de descobrir que é soropositivo (HIV), o outro já convive com o diagnóstico e tratamento há 3 anos, e um terceiro, que teve relação sexual com um soropositivo e teve o seu teste negativo. Tratando de diferentes perspectivas à relação com o vírus, os pensamentos e inseguranças que envolvem ter uma IST.
O livro tem a maestria de abordar um tema importante, como o HIV, dentro de uma história descontraída e super verossímil, com personagens tridimensionais, ao trazer cenas, ações, pensamentos e medos palpáveis a idade apresentada (sem infantiliza-los para "dramatizar" as cenas), narrando uma história leve e juvenil sem fugir da profundidade da temática. Além de passar informações concretas que quebram o paradigma e pré-jugamento que envolve a infecção, confortando o "conhecimento" que as pessoas carregam e no que acreditam envolver a dinâmica de viver com ela e/ou se relacionar com pessoas soropositivo; ao trazer informações relacionadas ao tratamento, a vivência (do portador e das pessoas aos redor), os conflitos sociais e relações interpessoais.
Leitura super positiva e leve, com dosagens ricas de informação (que faz jus com o estudo minucioso do autor durante a escrita), personagens e uma história sensível, com muitos sentimentos de coragem, vida e esperança, feridas, medos, verdades, luta e apoio emocional.

bruna 20/09/2023

Você tem a vida inteira
Livro bom e necessário, conforme trata sobre HIV de forma sensível e explicativa: ao mesmo tempo que abordava informações sobre o vírus de maneira bem clara, também trabalhou a subjetividade e desafios das pessoas que vivem com HIV e daquelas próximas a elas. aprendi muito. no entanto, muitas vezes, o livro me pareceu mais informativo do que uma obra de ficção/um drama/um romance, de modo que o desenvolvimento das personagens e das relações pareceu ter ficado superficial e perdido em meio a uma urgência de informar o leitor sobre o HIV e quebrar estereótipos e preconceitos. senti, então, que faltou certo equilíbrio na construção da narrativa. o casal principal também não me convenceu muito, mas tudo bem?

mariana 19/09/2023

Cara, que livro sensível e impactante com poucas palavras.

Primeiro, queria falar que AMO livros que se passam no rio. Sensação de casa indescritível ??
Outra coisa, uma das melhores leituras que já fiz. Um tópico tão delicado e que as pessoas ainda tropeçam em informações falsas (e extremamente prejudiciais a aqueles que vivem) foi tratado de uma maneira leve (na medida do possível), real e esperançosa. Lindo lindo lindo!

duda131 16/09/2023

Eu amei! incrível como o autor conseguiu trazer informações importantes sobre o HIV, eu aprendi muito tbm. e os personagens muito bons ???? lindinho demais