Você tem a vida inteira Lucas Rocha

Resenhas - Você Tem a Vida Inteira

júlia 29/04/2023

Os 3 POVs mostrando perspectivas diferentes sobre o HIV traz tantos ensinamentos.
poder enxergar a vivência de cada um com relação impacto do vírus na vida deles é fundamental pra mergulhar de cabeça na história e entender o que realmente significa ser portador do HIV.

todo mundo deveria ler esse livro.

a escrita é perfeita, além de ser nacional e ambientado no rj (eu lembrava dos meninos toda vez no caminho da faculdade e voltando pra casa).

é engraçado e lindo e sensível e super importante, um dos melhores que li esse ano E EU SOU APAIXONADA NO IAN ???? meu cristalzinho

Pedro 12/04/2023

Um assunto importante
Muito importante a leitura desse livro, o Lucas Rocha trouxe o assunto do HIV de uma forma muito clara e descomplicada, achei muito rica as informações abordadas no livro, sem contar que a história é linda, eu amei o jeito que tudo se desenrolou, amei que a amizade é uma das coisas mais importantes do livro, além do romance, por que é difícil ver histórias onde 2 homens gays são só amigos e se apoiam, se ajudam, etc. Ian, Vitor e Henrique estão no meu coração!

juliaamoreira 25/03/2023

HIV ??????
"Você tem a vida inteira" intercala a leitura nos pontos de vista de Ian, Victor e Henrique. Três jovens que lidam com os desafios de ser um soropositivo e de se relacionar com um na sociedade que nós temos.

Geralmente, os livros que tratam disso se passam em 1980/1990 (epidemia da AIDS). Obviamente, esses livros são retratados de acordo com a época; quando o tratamento era bem sofrido, o indíce de mortes era altíssimo...
Na maioria das vezes, esse é o tipo de livro que (muito raramente) as pessos têm acesso. Acredito que de alguma forma, isso vai alimentando a ideia de que o HIV é um bicho de sete cabeças como era a anos atrás.

Atualmente, existem medicamentos super eficazes e a possibilidade do soropositivo ficar indetectável (não transmite a doença).

Além de trazer essa pegada da concientizacão, a obra tem uma história muito bem construida.

Uma escrita levinha e muito simples de entender.

O autor fez um trabalho ÓTIMO!!!!

nini 02/03/2023

Começo dizendo que é fenomenal estar lendo um livro e entender a maior parte das várias referências à cultura pop.

Comprei esse livro porque estava na promoção sem saber nada sobre ele, mas me surpreendi ao ler e perceber que além de ser extremamente informativo (genuinamente aprendi muitas coisas importantes), ele também me entreteu bastante com partes que me fizeram chorar, mas, muito mais importante, as que me deixaram feliz e me fizeram rir, cumprindo a intenção do autor de quebrar esse estereótipo da tragédia e HIV andando juntos.

Mary Melo 28/02/2023

Obrigatoriedade para leitura
Impossível sair a mesma depois dessa leitura, venho através desta parabenizar o escritor Lucas Rocha , por nos presentear com esse romance e seu tema tão fundamental. Através desta leitura é possível enxergar que por mas que as coisas sejam difíceis, elas podem se tornar leve com o decorrer do TEMPO. É incrível a forma como esses personagens relatam o assunto HIV/AIDS, sendo cada um na sua perspectiva e concluo aqui com os meus parabéns ao personagem Vitor, por todo seu crescimento no decorrer dos capítulos!

Teus 28/02/2023

Não prometeu nada e entregou tudo
Eu estou totalmente surpreso com esse livro, eu realmente não estava esperando nada e o livro me surpreendeu do início ao fim.

A escrita do autor é maravilhosa e por ser um livro nacional, fez com que eu conseguisse me enxergar muito mais na história.

Os conflitos desse livro são incríveis, porque os três personagens principais tem seus motivos para agir do jeito que eles agem e nenhum deles está errado por isso. Ao longo do livro eles vão se descobrindo mais e se colocando no lugar do outro, é lindo ver essa trajetória.

Obviamente, o assunto HIV é muito presente no livro e na minha opinião foi abordado de uma maneira incrível, que faz o leitor conhecer sobre a doença e conhecer todo o preconceito em torno dela. No início do livro eu senti que alguns diálogos estavam ali puramente pra explicar sobre a doença, mesmo que não acrescentem tanto assim pra história, acho muito importante pra conscientização.

Amei muito esse livro e recomendo ele dms. Leitura rápida, persongens cativantes, simplesmente perfeito.

Tbm gostaria de declarar meu amor pelo Henrique, nunca vi um coitado sofrer tanto num livro kakakakaakak

duda 22/02/2023

Gostei muito
Não foi meu livro favorito, mas valeu super a pena a leitura.
a escrita é boa, e a história também, gostei bastante.

João Tailor 21/02/2023

Você tem a vida inteira
Nesse livro o autor consegue retratar o cotidiano de pessoas que precisam conviver com o HIV. A obra retrata a trajetória de Ian após descobrir sua sorologia. Na trama, acompanhamos todos os medos e inseguranças do personagem após saber do diagnóstico, realidade que está diretamente ligada ao cenário atual acerca do vírus.
A narrativa traz informações de suma importância sobre o tratamento e o dia a dia com a doença. A leitura é de muito necessária como meio de informação, para que cada vez mais pessoas possam perceber que nos dias atuais, estando em tratamento, é completamente possível ter uma vida normal para pessoas soropositivas.
O livro também foca na importância de uma rede de apoio sólida, atrelando uma equipe médica qualificada ao apoio familiar. O assunto abordado é delicado e deve estar inserido cada vez mais no cotidiano da população, incluindo na literatura.
Na obra, temos as vidas de Ian, Victor e Henrique que de alguma forma se cruzam através do centro de tratamento. A partir daí ocorre o desenrolar da história, abordando as perspectivas do trio acerca do assunto.
O autor consegue retratar o HIV de forma leve e direta, intercalando as seriedades do assunto com a vida e o cotidiano dos personagens. O livro é cheio de representatividade e referências Pop. A cada capítulo vamos adentrando cada vez mais na trama da história e torcendo pelos personagens.
Foi uma leitura muito proveitosa que com certeza serve para vermos o mundo de outra perspectiva. Indico muito ??

Aninha 20/02/2023

Um romance bem água com açúcar, p tirar da ressaca. muito importante ler livros que desmentem mitos sobre o hiv, entre outras doenças. bomm

Duda 12/02/2023

Que livro necessário, só isso que eu digo! Devia ter nas bibliotecas das escolas, foi bem didático e deu aula \o/

Mari_Cardinho 11/02/2023

Você tem a vida inteira
??Nesse livro nós encontramos Victor, Ian e Henrique, personagens cujas vidas são entrecortadas pelo HIV.
??Victor após descobrir que Henrique é soropositivo resolve fazer um teste, mesmo que eles tenham usado camisinha. Após o resultado do teste negativo, ele conhece Ian, um universitário que acaba de receber a resposta de que é soropositivo. Nesse contexto a vida dos três é entrelaçada, mostrando uma história com três perspectivas diferentes, o preconceito sofrido pelas pessoas que tem HIV, e a forma como ainda se pode continuar vivendo sendo soropositivo no mundo de hoje.
??Um livro necessário, que mostra uma paixão, os preconceitos do mundo atual, e o HIV na atualidade.
?? Classificação indicativa: +14

Lucas1185 11/02/2023

Simplesmente o melhor livro que li em 2022, personagens muito bem construídos, reflexões e altas risadas, um livro extremamente necessário para qualquer ser humano que além de trazer entretenimento atua adicionando conhecimento principalmente direcionado ao hiv

MatthewsVianna 10/02/2023

Há tempos que eu não lia um livro com uma narrativa tão gostosinha. O texto é de uma fluidez e trata de um assunto tão importante de uma maneira tão equilibrada e consciente.

O autor, como tantos outros, prova a indiscutível qualidade da literatura nacional. Super indico!

Vynuee_ 28/01/2023

Livro fofo, leitura fácil e que trás um assunto muito importante nele, o HIV. Não só ele, como trás também a amizade, empatia, medo, entre outros.

Sempre irei recomendar essa leitura pra todos!