Segredos de família

Segredos de família Lisa Wingate

Resenhas - Segredos de Família

JessMo - @livratario 01/10/2020

Impressionante, dolorido, maravilhoso!
"Finjo que escolhi a pulseira de libélula em homenagem a ela, mas, na verdade, é um lembrete silencioso de que as mulheres da família Stafford fazem o que precisa ser feito, mesmo quando não querem."

Acho que nada do que eu disser vai chegar a real grandeza do que a leitura desse livro nos faz. Eu tento buscar palavras, mas só me vêm sentimentos.

Contando a história entre o passado, onde acompanhamos Rill, sua luta e sofrimento e de seus irmãos, e presente com Avery Stafford que ao acompanhar seu pai em um compromisso político acabou por esbarrar na história do passado de sua família. É estarrecedor saber que essa ficção é histórica, real. O posfácio da autora mexe tanto com o leitor, quanto a história em si. O olhar de uma criança sobre tudo o que acontecia me deu um grande desconforto, e você acaba engolindo o livro para descobrir tudo.

Só não dei 5 estrelas com o livro por essas idas e vindas do passado a cada capítulo me incomodarem, mas é completamente opinião pessoal. Um livro magnífico, comovente e que nos faz refletir muito. Indico sem medo nenhum!

Vocês conhecem esse livro? Agora estou meio que louca pela autora, @globolivros, alguma notícia do próximo? E preciso perguntar, qual foi o último livro que te fez chorar?

"O passado de uma mulher não precisa determinar seu futuro, ela pode dançar uma nova música se assim escolher. A sua própria música. Para ouvir a melodia, basta parar de falar. Com ela mesma, é o que quero dizer, nós sempre tentamos nos convencer sobre as coisas."

site: https://www.instagram.com/p/CDhdS5cjB-_/

Natalia.Martineli 16/03/2020

Um livro para você se emocionar...
Segredos de família é uma história baseada em fatos reais e que trata a respeito de um orfanato em Tenesse, que foi o responsável pelo sequestro e venda de crianças, as quais foram separadas de suas famílias e vendidas a famílias poderosas.
Tal história, apesar de nos trazer personagens fictícios tem um peso gigante quando se pensa que, na época, muitas crianças foram separadas de seus pais e submetidas, nesse orfanato, a maus tratos e depois vendidas. Desse modo, a leitura tem uma carga emocional intensa e nos traz uma imensidão de sentimentos à medida que descobrimos toda a verdade.
O livro intercala presente e passado. No passado, conhecemos Rill, uma jovem de 12 anos, que viu sua família ser destruída, após ser sequestrada junto com seus demais irmãos. Apesar de ser separada de sua família, ela nunca deixou de sonhar com o seu lugar de origem e que um dia voltaria para seus pais e todos os seus irmãos.
Por outro lado, no presente, conhecemos Avery Stafford, a filha de um político extremamente influente, que volta para sua casa, após a doença de seu pai. Além disso, sua avó também está adoecida e se encontra em uma casa de repouso. Supostamente, ao encontrar uma idosa, ao visitar um lar para idosos, ela passa a se interessar pelo passado de sua avó e descobre segredos que não esperava poder encontrar em sua família.
A narrativa é extremamente envolvente e ao intercalar passado e presente a história flui ainda mais visto que não vemos a hora de descobrir todos os acontecimentos aqui relatados.
É uma leitura que eu super indico!

Dayse 31/07/2020

Segredos...
Difícil saber que foi baseado em histórias reais.
Fiquei com a sensação horrível de impotência durante a leitura. Queria tanto poder ajudar todas aquelas crianças e famílias. Não sei o que seria de mim sem os meus irmãos e ver uma família ser despedaçada por causa da ganância me parte o coração.
É um livro comovente, apesar de ser baseado em fatos reais é totalmente fictício, mas isso não desmerece nem um pouco as estórias contadas. É bem profundo em várias questões e reforça o amor familiar, a verdade ou parte dela sempre aparece mesmo que demore anos para isso acontecer.
É uma leitura instigante, dramática e comovente.
Vale muito a leitura.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 29/06/2020

História emocionante!
Essa história é muito linda! Quando iniciei a leitura não entendi a conexão entre passado e presente, mas conforme fui avançando as revelações foram me prendendo cada vez mais. O livro possui trechos pesados e bem tristes, mas ao mesmo tempo é uma leitura fluída e poética. Cheio de personagens fortes, guerreiras e cheias de personalidade.

O que mais me encantou nessa leitura foi a autora relatar que essa história apesar de ter personagens fictícios foi criada a partir de inúmeros relatos de crianças que foram raptadas para serem levadas a estes orfanatos. O orfanato que a autora utilizou foi um dos que existiu e sua diretora também. O objetivo destas entidades era enganar as mães fazendo-as abrir mão das crianças, com isso elas eram levadas a estes orfanatos onde eram muito maltratadas. Depois eram praticamente ?vendidas? a famílias ricas.

Uma leitura enriquecedora, que nos faz repensar alguns valores mostrando a importância da família e das nossas origens. Com certeza esse livro vai te emocionar e arrancar algumas lágrimas.

Resenha completa no ig @entrelinhaslivros.

Nalvinha 16/11/2021

Livro incrível
Li algumas resenhas sobre esse livro e resolvi comprar pra ler... Ele ficou parado na minha estante por volta de um ano. Sempre escolhia outro ao invés dele. Hoje me arrependo! O livro é maravilhoso ? por favor, leiam.
Mariana_ 16/11/2021minha estante
Estou louca pra ler o novo da autora!

Tainah.Cruz 10/05/2020

Segredos de Família
Avery é uma grande promotora de justiça e filha de um dos Senadores mais importante da Carolina do Sul.

Por conta do câncer do seu pai, Avery decidi dar uma estacionada no seu trabalho e passa acompanhá-lo em compromissos referente ao cargo que ele ocupa. Em um desses eventos Avery se vê em uma casa de acolhimento para Idosos e toda sua história muda quando uma daquelas velhinhas gentis vem até ela e a confunde com sua avó.

O que causa estranhamento é que nunca conheceu essa senhora, sua avó nunca teve relacionamento público a família que a velhinha pertencia, e ela parece falar da sua vó de forma bem pessoal.
Avery não consegue deixar de pensar nisso e embarca em uma grande aventura de descobertas avassaladores e dolorosas sobre a verdadeira história da sua família.

O livro é contato entre o passado e o presente, livro esse que é baseado em fatos reais e conta as grandes descobertas por trás de adoções e acolhimento de idosos.

Thaise 21/01/2024

Livro muito bom, com uma história muito triste. História narrada por duas personagens fortes, narrando passado e presente e como a história das duas se interliga. Super recomendo esse livro.

Verônica 19/03/2020

Surpreendente
Me surpreende do início ao fim, comprei inicialmente pela linda capa, mas é um ótimo livro. Muito bem narrado com personagens surpreendentes. Recomendo com certeza.

Juliane 24/08/2018

Prepare o seu coração
Esse livro foi escrito para os fortes com alma pura, para aqueles que sentem empatia.
Há muito tempo não me emocionava em uma leitura, é claro que li vários dramas e os achei ótimos, envolventes e surpreendentes, no entanto, este me prendeu, roubou meu fôlego, meu sono e inúmeras lágrimas.
É inacreditável pensar que essa história é baseada em fatos reais. Acredito que a maioria de nós sabe que o mal existe, mas parece algo tão longe de nossa realidade que não paramos mais que, talvez, alguns minutos por dia para refletir sobre ele. E esse livro nos obriga a refletir, a nos colocar naquele lugar, naquela época, como filhos como pais, como seres humanos.
É tudo muito real, tudo muito verdadeiro e nada delicado. E nem poderia ser. Não há sutilezas. Não pode haver omissões. Precisamos conhecer a história daqueles que foram roubados de seus lares, daqueles que não tinham voz.
Não vou me atrever a resenhar esse livro, primeiro por que as emoções ainda estão afloradas, segundo que eu tenho certeza que na empolgação eu soltaria mil spoillers.
EVARISTO 27/08/2018minha estante
Sensacional mesmo Juliane,muita emoção.

debora 17/10/2018minha estante
ótima resenha, amei

Fernanda 05/09/2021

Baseado em fatos reais
No Dia dos Irmãos, o livro Segredos de Família contempla com mérito os laços de amor e afeto que envolvem as relações fraternais. É uma leitura bastante forte, emocionante, com temas sensíveis envolvendo família, abuso infantil, abuso de poder e tráfico de crianças. Saber que a história é baseada em fatos reais é revoltante.

Os Foss formam uma família que foge aos padrões tradicionais: vivem em uma casa-barco no rio Mississipi com os cinco filhos pequenos. Levam uma vida de dificuldades inerentes a famílias pobres, porém são felizes com a sua realidade. Quando a mãe tem complicações no parto de gêmeos e precisa ser levada às pressas para o hospital, a filha mais velha, Rill, de apenas doze anos, fica responsável pelos irmãos Camellia, Lark, Fern e Gabion. No dia seguinte o barco é invadido e as crianças são levadas para o Orfanato do Tennessee, em Memphis, que trata-se de uma cortina de fumaça para o sequestro de crianças de famílias pobres e venda das mesmas a famílias poderosas e abastadas, com a convivência de autoridades dos mais diversos segmentos da sociedade. Nesse cenário de horror, Rill tenta lutar para manter sua família unida, mas se vê impotente diante da força de uma organização criminosa respaldada pelo poder público, porém jamais abriu mão de si ou da sua história.
"Tenho que proteger a meu irmão e minhas irmãs, mas não consigo nem proteger a mim."

No tempo presente, temos Avery Stafford, uma promissora advogada, oriunda de uma família de políticos importantes, que dá uma pausa na sua vida atribulada ao saber que o pai está doente e passa a acompanhá-lo a eventos sociais de campanha eleitoral. Em uma dessas visitas, dessa vez a um asilo, encontra May, uma idosa que a confunde com outra pessoa. Intrigada, resolve voltar ao asilo para conversar com May e, ao ver uma foto, tem a oportunidade de confrontar o passado de sua família.

Os capítulos são alternados entre presente e passado, sob a ótica de Rill e Avery. Confesso que não me identifiquei muito com Avery, porém isso não ofuscou em nada essa história maravilhosamente escrita por Lisa Wingate, que ao final do livro brinda o leitor com informações sobre esse escândalo. A família Foss é fictícia, mas milhares de famílias norte-americanas pobres foram vítimas reais, por décadas, de sequestro, abusos e venda de seus filhos no escândalo do Tennessee Children's Home Society. Georgia Tann, a responsável pelo orfanato e principal executora do esquema de tráfico, também existiu de fato. Impossível resistir ao desejo de pesquisar mais sobre esse acontecimento, que deixou uma terrível mancha na história dos EUA.

Ao terminar a leitura, levamos um pedaço dela conosco para sempre. É uma história sobre amor, raízes, resistência e insistência, que formaram o fio que uniu Rill e suas irmãs.
CPF1964 05/09/2021minha estante
Este livro eu li e gostei muito. Concordamos. O mundo ainda tem salvação.....

É muito bom!

Fernanda 05/09/2021minha estante
Tem vários que você leu e indica que eu gostei também. A variação está na nota rsrsrs

CPF1964 05/09/2021minha estante
Quem é mais generoso ? Eu ou você ? ????

Fernanda 05/09/2021minha estante
Não sei, mas raramente dou cinco estrelas rsrsrs

CPF1964 05/09/2021minha estante
Você é malvada... Este ano já li 90 livros até agora. Nenhum levou 5 estrelas.

Fernanda 09/09/2021minha estante
Noventa? Uau! Meu ritmo está bem mais lento, às vezes acontece de ficar mais de dez dias com um livro. E o pior é que não consigo mais ler dois ao mesmo tempo.

Gisele Monteiro 28/04/2021

Angustiante e desesperador
Lisa Wingate escreve uma ficção histórica retratando um escândalo de sequestro e venda de crianças pobres para famílias ricas anos 40.

Esse livro me arrebatou nas primeiras páginas e passei toda a leitura com o coração na mão e lágrimas nos olhos.

?Eles são um quadro em branco. Nasceram imaculados, e se vocês os adotarem quando ainda são bem pequenos e os cercarem com beleza e cultura, eles se tornarão qualquer coisa que vocês desejarem.?

É uma leitura incomoda, além de todo absurdo que é o centro da história, a discussão sobre famílias disfuncionais, classes sociais, ganância e a total falta de empatia e respeito ao próximo traz um peso ainda maior para a experiência que é ler esse livro

?Quero sentir uma dor que eu compreenda, e não essa que não consigo e entender. Quero uma dor que tenha começo e fim, e não essa que continua sem parar e me perfura até os ossos?

Me conectei com todos os personagens e me vi em cada um deles, torci, chorei e me senti impotente lendo (e sabendo) que tantos daqueles abusos são perpetuados nos dias atuais e continuam camuflados na nossa sociedade.

É o tipo de livro que te desperta todos os sentimentos e é impossível sair dessa leitura sendo a mesma pessoa.

Natalia.Franca 27/03/2022

Aí meu coração ...
Que história ... Ao mesmo tempo comovente e triste de tantas maneiras. O que fazer ao ser arrancada de sua família aos 12 anos e se ver num mundo cruel ? Se agarrando a pequenas esperanças ?
A autora constroe uma história que me deixou o tempo inteiro me sentindo na beirada de um lugar alto antes de cair, segurando a respiração, pensando que sempre que eu virasse a próxima página algo ruim aconteceria. E como aconteceram coisas ruins. Mas lendo da pra perceber que mesmo assim a vida continua...
Livro baseado em acontecimentos reais, pesado e doloroso, mas vale a pena ler.
Esse livro é um drama familiar, caminhos que a vida toma, mudanças causadas por pessoas ruins, crianças aprendendo a sobreviver.

CPF1964 05/04/2020

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.
Os temas abordados no livro são extremamente pesados.
Porém a narrativa da autora é extremamente sútil.
Um dos melhores livros que li em 2020.
Recomendo a leitura.
Helô 08/05/2020minha estante
Ficção ou fatos reais?

Segundo a própria autora:
Um livro de ficção baseado em diversos fatos ocorridos entre 1920 e 1950. Algumas pessoas e situações realmente ocorreram.

CPF1964 08/05/2020minha estante
Este material colhido principalmente em artigos de jornal serviu como ponto de partida para a elaboração do livro. Em alguns casos havia uma linha muito tênue entre realidade e ficção.

Helô 08/05/2020minha estante
Obrigada pelo retorno. Estou muito animada para começar.

CPF1964 08/05/2020minha estante
Espero que você curta a leitura.

Jaqueline @icontextualize 20/06/2020

PERFEITO
É incrível como um livro pode ser extremamente doloroso, mas ao mesmo tempo aquecer o seu coração. Prepare-se para chorar e se emocionar com essa história. O livro é uma ficção histórica baseado em fatos reais. Não tem como não se sentir impactado de alguma forma. A autora construiu personagens extremamente fortes e determinados e o final é sem palavras!!!!!!!!!!!!! ??