Segredos de família

Segredos de família Lisa Wingate

Resenhas - Segredos de Família

Roberta 04/07/2021

Fundamentado em fatos reais...
A base da leitura retira fundamento do escândalo oriundo da sociedade de orfanatos no Tennessee, a qual, sob a direção de Georgia Tann, roubava crianças com o pretexto de lhes dar uma vida mais digna e depois as revendia para pais riquíssimos.

A partir disso, a autora construiu a história da família Foss, que foi duramente marcada pela interferência daqueles que trabalhavam para Tann.

Intercalando presente e passado, Lisa Wingate elaborou um paralelo interessante, demonstrando a forma como as decisões de décadas atrás ainda podem interferir nos dias de hoje.

Não é um romance, mas é, sim, uma história de amor.

Simone de Cássia 26/02/2019

Esse é o tipo de livro que a gente fica com vergonha de dizer que amou... como afirmar que é "ótimo" quando retrata a escória humana? Mas, ao mesmo tempo, como não dar créditos à autora que soube mesclar com maestria fatos com ficção? Então é isso, um livro que conquista pela narrativa bem feita, pelos personagens cativantes e pela pesquisa sobre um fato cruel da história e , ao mesmo tempo, um livro que enoja pela podridão que mostra ser possível em seres que se dizem humanos. Livro "duo".
Riva 26/02/2019minha estante
Esse livro me deixou traumatizada, talvez em razão pelo número altíssimo de vítimas diretamente atingidas.
Bem como em razão de perceber de quão sórdido o ser humano consegue ser.

Joice 18/04/2021

Entre a ficção e a realidade
Por se tratar de um livro baseado em fatos, a leitura se torna ainda mais dolorida, imaginar que crianças sofreram tudo isso é muito triste.
Durante a leitura entrei em estado de reflexão pelos últimos acontecimentos, pois infelizmente muitas crianças não estão seguras nem sob a redoma familiar. Enquanto um livro retrata o sofrimento delas em um orfanato os jornais noticiam situações piores nos lares. Dói, dói muito!

Foi o melhor momento para ler este livro, gostei muito já é um dos meus favoritos.??

Paula Aono 15/01/2021

De embrulhar o estômago
Acreditar que todos os horrores narrados nessas paginas realmente aconteceu é não apenas de embrulhar o estômago, é de tirar o sono, de gerar revolta.
"Segredos de família" conta a história dos Foss, uma família cigana que vove em uma casa flutuante, Queenie e Briny são os pais de cinco crianças: Camellia, Lark, Rill, Fern e Gabion, apesar das dificuldades e escassez de alimentos, são uma família feliz e unida.
Até o dia em que Queenie tem complicações no parto de seus filhos gêmeos, entre a vida e a morte ela é levada as pressas ao hospital da região e as crianças acabam ficando sozinhas sob os cuidados de Rill que é a mais velha (12 anos). E é aí que o horror todo começa, as crianças são capturadas e levada a um orfanato por uma organização criminosa que comercializa crianças para familias ricas.
Num cenário horrendo, as crianças passam por abusos fisicos, psicogicos e sexuais, as que não se enquadram para "venda", acabam desaparecendo e é desesperador acompanhar os esforços e sofrimentos de Rill para manter os irmãos juntos e voltar pra sua casa.
A familia Foss não existiu, porem o Orfanato do Tenesse foi real, a prática de venda de crianças também e é isso que torna tudo 1000 vezes mais aterrorizante.
Impossível sair dessa leitura, sem se emocionar, sem se impactar!

@livrosmundofantastico 20/07/2023

Tensa e Emocionante
“A vida pode mudar em um piscar de olhos. A agenda reforça essa minha nova consciência em relação a isso. Nós planejamos os nossos dias, mas não os controlamos”

Duas histórias, uma no passado e outra no presente que se entrelaçam. Avery tem uma vida muito corrida filha de político ela deixa seu cargo de advogada para ajudar o pai senador e na saúde que está debilitada. Em uma visita ao asilo ela conhece May e o que a deixa intrigada é uma foto no quarto da May tem uma mulher que parece muito com sua avó Judhy.

May teve um passado muito difícil, ela morava no rio com seus pais e seus quatro irmãos, mas quando sua mãe vai ao hospital ter seu sexto filho as crianças são levadas da casa flutuante para um orfanato onde são criadas como objetos. O tempo que passa no orfanato faz ela ver sua irmã Camélia desaparecer e seus outros dois irmãos sendo adotados. Mas o destino fez com May a mais velha com 12 anos e Fern com 6 anos não se separarem, mas ela guarda o desejo de voltar para os pais.

Uma história triste, tensa e bem reflexiva, Avery descobre segredos do passado de sua avó que faz ela mudar sua vida completamente.

Fer 01/07/2021

Uma escrita primorosa
Nesta primorosa obra de ficção histórica Lisa Wingate nos presenteia com sua coragem de revisitar um dos escândalos que abalou os Estados Unidos envolvendo o sequestro e a venda de crianças pobres para famílias ricas em todo o país. Detalhe: POBRES não necessariamente ÓRFÃOS.

Em uma narrativa que alterna passado e presente conhecemos duas mulheres fortes dispostas a vencer qualquer obstáculo para defender suas famílias e reinventar suas próprias vidas.

Em 1939 Rill Foss era uma garotinha de apenas 12 anos que vivia com seus pais e seus 4 irmãos em uma casa flutuante no rio Mississipi. Sua mãe estava grávida do 6º filho e enfrentou complicações durante o parto e este não foi possível de ser realizado no barco onde viviam e seu pai a levou às pressas para o hospital deixando Rill tomando conta de seus irmãos menores.

Quando amanheceu o barco foi invadido por homens e as crianças foram levadas para um orfanato em Tennessee o qual era dirigido por uma mulher cruel e contava com empregados inescrupulosos que a ajudavam no tráfico dessas crianças. O mais impressionante é que policiais de alto escalão também estavam envolvidos e, portanto, faziam vistas grossas. Rill ficou horrorizada com as barbáries lá ocorridas e se sentia extremamente culpada por não ter conseguido cuidar de seus irmãos como lhe fora pedido, lutava para mantê-los unidos num mundo perigoso e incerto e acreditava que tudo aquilo passaria e que seus pais, em breve, os encontrariam. Triste e difícil ingenuidade.

Atualmente em Aiken, Carolina do Sul, Avery Stafford tinha uma vida invejável: uma carreira de sucesso como promotora, um noivo bonito e promissor, uma festa de casamento para planejar e organizar, vários sobrinhos aos quais amava. Entretanto, sua vida muda quando seu pai adoece e ela precisa retornar para sua cidade natal para ajudá-lo, pois ele era um político influente e, além de sua doença, um escândalo de opinião pública o cercava. Foi em uma das reuniões às quais o acompanhava que se deparou com uma senhora intrigante que a faz seguir uma jornada pelo passado de sua família encontrando segredos os quais a fazem repensar suas escolhas e tudo aquilo que julgava como sua verdade.

Segredos de família é um romance doloroso, lindo, inspirador e emocionante - nos faz refletir sobre os caminhos que escolhemos. A capa desse livro tem um significado muito especial!

Separei algumas quotes que me marcaram:

?Esse é um dos paradoxos da vida. Você não pode ter tudo. Você pode ter um pouco disso e um pouco daquilo, ou tudo isso e nada daquilo. Fazemos as escolhas que julgamos melhores na época.?

?O que a mente não se lembra, o coração ainda sabe. Amor é a coisa mais forte de todas. Mais forte que todo o resto.?

Camila1856 27/12/2021

Doi na alma
Ao começar a leitura já sentimos um aperto no peito pelo cenário inicial, acompanhamos a história de 5 irmãos que vivem em um barco ou casa flutuante como eles chamam... No decorrer da leitura, o aperto no peito se transforma em angústia, tristeza e dor, pois é impossível ficar indiferente diante dessa história contada com perfeição por Lisa Wingate. O fato de ter sido baseado em fatos reais só faz doer mais ainda na alma... Difícil acreditar que coisas tão horríveis aconteceram com tantas crianças e no decorrer de tantos anos... Principalmente por isso a leitura se faz necessária... É triste, dói, chorei em vários momentos, mas é uma leitura incrível! Do tipo que te muda por dentro. Recomendo a todos... Foi emocionante acompanhar Rill e seus irmãos nessa jornada tão intensa! Não é o tipo de livro que se comenta muito, apenas se sente... E muito! ???

mirna 12/03/2020

Segredos de Família
Terminei Segredos de Família.
????

Um drama bem escrito e com muitas surpresas. Faz a gente chorar vendo o sofrimento que as crianças passaram e saber que houve uma época tão sombria e verdadeira pois a história é baseada em fatos reais. Não sou muito fã de dramas por conta de tanto sofrimento que vejo rsrs, mas leio de vez em quando.

Larissa.Marcal 20/03/2020

Gente que história. Que tristeza e dor durante vários momentos. Não sei o que falar mais só vou sentir essa leitura por muito tempo.

Suellen 28/08/2023

Gostei do enredo, mas achei o livro cansativo.
Achei muito interessante a parte das crianças, ficava curiosa pra saber o que iria acontecer com elas, mas a parte da Avery eu não consegui me conectar, achei sem graça, minha vontade era pular os capítulos. Porém no geral, sinto que valeu a leitura.

Isacaeetano 29/03/2020

Necessário
Há historias que estão presas e que precisam ser libertadas.
Este livro conta a história de cinco irmãos que foram sequestrados de sua família e levados para um orfanato para serem vendidos, isso mesmo, VENDIDOS, para famílias ricas no EUA.
É importante ressaltar que apesar deste livro ser uma obra fictícia ele contém marcas reais de vitimas de Georgia Tann, uma mulher cruel e sem alma que vendia crianças sem dó e piedade.
Esse livro é maravilhoso, é forte, é triste, comovente, angustiante... Ele é verdadeiro!
Se tiver a oportunidade de lê-lo, então leia, você não irá se arrepender.
Helô 08/05/2020minha estante
Não entendi. É ficção ou baseado em fatos reais? Peguei pra ler hoje mas estou confusa sobre essa questão.

Isacaeetano 08/05/2020minha estante
Na verdade é uma ficção BASEADA em fatos reais, toda a história sobre o sequestro de criança é verdadeiras, mas os personagens foram criados diante de fatos que ocorrem naquela época relatado por vitimas

Helô 08/05/2020minha estante
A tá agora entendi. Muito obrigada pela sua resposta tão rápida. Vc foi muito gentil. ?

Isacaeetano 08/05/2020minha estante
???

Nayara 25/04/2020

Queee livro!
Um livro que meche com a gente a leitura é mto fluída, a estória é misto de sentimentos. Amei demais

Marcos.Trindade 13/09/2019

Muito Necessário
Essa pode não ser uma história muito agradável para aqueles que se sensibilizam ao ouvirem sobre sequestros, abusos de menores e a triste realidade de crianças que tiveram suas vidas interrompidas e seus laços familiares cortados após golpes de pessoas ruins gananciosas. Apesar de ter personagens fictícios essa é a história real da Sociedade de Orfanatos do Tennessee. Uma rede que era manipulada pela pessoa real de Gergio Tann que acreditava no bem maior ao tirar filhos de suas famílias biológicas e obrigar as crianças a passarem por tratamentos severos em seus orfanatos para serem oferecidas como produtos de um mercado cruel entre a classe alta, pessoas que pudessem pagar por esse produto. Essa é a história de um mundo e de uma época onde a conquista por direitos era difícil, contando que a classe social e a influência do ser humano o classificava como melhor, melhor até pra disfarçar e transformar cenários cruéis em cenários aparentemente justos e transformadores (não muito diferente de hoje em dia não é mesmo!?). Essa pode não ser uma história feliz mas até as histórias tristes nos trazem lições. Lições que valem quando você enxerga a vida de uma perspectiva real e você se deslumbra com a capacidade do ser humano de dar a volta por cima e contornar traumas e marcar feitas na almas, aceitando o rumo que a vida deu e transformando esse rumo num caminho a partir daí feliz.

Thaísa 06/02/2022

Baseado em um fato real, livro comovente
A história se alterna entre relatos do passado e do presente, prendendo o leitor na narrativa. O livro é baseado em um fato real, relacionado à adoção de crianças em condições questionáveis, e traz muitas reflexões. Li em 7 dias e não consegui parar enquanto não li tudo... Indico muito a leitura. Mas prepare-se para a emoção

Day 16/07/2020

Amei
Gostei muito do livro. Me emocionou, me deixou curiosa... Tem um tempinho que li, então não lembro dos detalhes, mas com certeza me deixou bem apaixonada.