Segredos de família

Segredos de família Lisa Wingate

Resenhas - Segredos de Família

Karinabparaujo 03/02/2020

Emocionante
Gostei bastante do livro, no começo achei que seria uma história óbvia, mas ele surpreende bastante!! De leitura rápida e fluida!

Clara.Andrade 25/04/2020

Maravilhoso
Terminei a Leitura com uma sensação de que essa história irá me acompanhar por muitos e muitos anos.. É uma lição de vida enorme, uma historia cheia de aprendizados, luta e superação . Dolorosa mais real. E imaginar que isso realmente aconteceu é de cortar o coração.
Maravilhoso. Leiam.

Ingrid 25/04/2020minha estante
O que vc escreveu me deixou com vontade de ler o livro. Adicionei em minha lista de ?quero ler? ??

Helô 08/05/2020minha estante
Peguei o livro hoje pra ler. Mas nas primeiras páginas, fala que o livro é ficção. Inclusive fala que quaisquer semelhança com nomes ou fatos é mera coincidência. ?

Clara.Andrade 08/05/2020minha estante
Quando digo que isso realmente aconteceu, me refiro aos fatos em que a história se baseou. A história foi realmente baseada em um caso de uma mulher que sequestrava crianças para as vender. É doloroso imaginar os fatos. Uma historia tocante que me acompanhará para sempre.

Clara.Andrade 08/05/2020minha estante
Que bom Ingrid. Leia mesmo, vale muito a pena.

Helô 08/05/2020minha estante
Obrigada pelo retorno. Já estou com o livro aqui. Doida pra ler. ?

Clara.Andrade 08/05/2020minha estante
Imagina. Leia sim Helo, vale muito a pena. Depois me conte o que achou.. ??

Helô 09/05/2020minha estante

Inspirações Literárias 21/05/2020

A dor do sequestro de crianças
O livro traz a história inspirada em datos reais no Tennesse sobre o sequestro de crianças para adoção. Um crime hediondo que somente em 1995 tiveram os documentos tornados públicos. Vidas defastadas. Uma história que irá inspirar sentimentos profundos e grandes reflexões sobre os casos atuais que ainda ocorrem do tráfico de crianças no Brasil e no mundo.

Bia - Resenha de Unicórnio 16/06/2020

Tão lindo que dói
Eu realmente não sabia o que esperar da história, mas depois fui me apegando tanto aos relatos da Rill e dos seus irmãos que isso pareceu parte de mim.
E saber que as coisas e algumas pessoas ali são reais, é de partir a alma em mil pedaços. Simplesmente incrível, doloroso de uma forma necessária! Uma história sobre pertencimento.

Victor Dantas 24/08/2020

Vidas roubadas.
Memphis, sul dos Estados Unidos, ano de 1939. Rill, Camellia, Fern, Lark e Gabion são irmãos e vivem com seus pais no Arcádia, um barco, no qual eles consideram como sua moradia e o rio Mississippi como seu lar. Esta é a vida da família Foss. Só que tudo está prestes a mudar...

Quando a mãe de Rill está prestes a dar luz a seu filho, durante o parto acaba tendo umas complicações de risco a vida, e sua parteira pede para que o marido a leve para um hospital na cidade. Em meio a tais circunstâncias delicadas, Rill acaba ficando responsável por cuidar dos seus irmãos mais novos enquanto seus pais estiverem no hospital.

Sozinhos no barco, na manhã seguinte, Rill e seus irmãos são surpreendidos por uns policiais que estavam monitorando o rio. Quando os policiais avistam o barco Arcádia e percebem que as crianças estão sozinhas, perguntam onde os pais foram, Rill então conta a situação que ocorreu e avisa que logo seus pais estarão de volta. Entretanto, os policiais decidem que vão acompanhá-los até o hospital para ver seus pais, pois segundo eles, a mãe de Rill já teve o bebê e está bem.

Mesmo com um pressentimento ruim e desconfiança, Rill e seus irmãos decidem acompanhar os policiais. Ao chegarem ao destino, Rill percebe que algo está errado, pois os policiais os entregam a uma mulher, Georgia Tann, que os aguarda ansiosamente.

O lugar para onde eles são levados, a Sociedade de Orfanatos do Tennessee, deixa claro que tão cedo vão voltar a ver seus pais. Aliás, eles agora nem tem mais pais.
São órfãos. Na verdade...são mercadorias.
E estão à venda.

Do outro ponto da história, atualmente, acompanhamos a Avery, uma jovem advogada, que vive na Carolina do Sul, filha de pais políticos e que está prestes a se candidatar futuramente, além de um noivado a caminho.

Em meio a campanhas eleitorais do pai, uma dessas acaba levando Avery a um asilo para idosos, e lá ela acaba conhecendo May Crandall em uma situação bem estranha, pois, May Crandall a chamou de Fern.

Dias depois, Avery vai visitar novamente a May Crandall, intrigada pelo que aconteceu na primeira vez que a via. Na ocasião, Avery acaba vendo uma foto de May com mais duas mulheres, e tem um choque ao perceber que uma delas é a sua avó. Logo, Avery percebe que May tem alguma ligação com a sua avó, e pergunta a ela sobre a foto, só que acaba ficando no escuro, pois May não revela muita coisa em razão do seu estado de saúde mental e físico.

A partir daí, Avery acaba entrando numa jornada investigativa sobre o passado de sua avó, e qual a relação dela com May. O que ela não imagina é que mais perguntas surgiriam no caminho, enquanto a resposta está longe de ser encontrada...por enquanto.

Passado e presente estão prestes a se cruzar. Segredos estão prestes a ser revelados.
E isso pode ser doloroso.

A OBRA:

Como você leu acima, Rill e seus irmãos se tornaram mercadorias. O que era para ser uma ajuda, uma visita ao hospital para ver sua mãe, na verdade, foi um sequestro. Tiveram suas vidas roubadas da noite para o dia.

E é esse o principal tema que a autora aborda na obra, o sequestro de crianças e bebês e a comercialização destes para famílias de alto poder aquisitivo. A obra foi inspirada em fatos que ocorreram durante a década de 1920-1950 no sul dos Estados Unidos.

A Sociedade de Orfanatos do Tennessee e Georgia Tann realmente existiram, e, nas notas da autora ela relata com detalhes a respeito desse período sombrio, a repercussão e que fim teve o orfanato.

Estima-se que 500 crianças foram sequestradas e comercializadas por intermédio de Georgia Tann na época. Mesmo sendo um fato que ocorreu décadas atrás, sabemos que o tráfico de humanos, principalmente de crianças e mulheres, ainda é uma realidade.

É através do ponto de vista de Rill Foss durante a infância, que nós sabemos das situações quais as crianças eram submetidas no orfanato. Além de estarem expostas a venda, eram também vítimas de violência física, sexual e principalmente, psicológica.
Nos sentimos impotentes frente ao absurdo que é relatado nas páginas.

Em relação a narrativa da autora, o enredo e como ela aborda o tema, só tenho elogios a tecer. A escrita da Lisa é sútil, no sentido de que ela vai entregando a história aos poucos, preparando o leitor aos poucos para o clímax do livro.

A alternância entre passado e presente, bem como os pontos de vista das personagens (Rill e Avery) foi bem executada, nada que dificulte a leitura, no que se refere a articulação dos fatos.

A ambientação de livro é muito palpável e visível, a autora conseguiu criar uma aura claustrofóbica que incomoda o leitor durante todo o tempo que as crianças vivem no orfanato.

Por fim, o desfecho da história apesar de não ser o esperado, é ainda um desfecho real diante todas as circunstâncias que envolveram os personagens.
Um livro tocante, com um assunto importante. Leia.

DrieleCouto 13/09/2020minha estante
Sofri muito com essa história ?

Isa Maravilha 15/02/2021

segredos de família
demorei um pouco pra engatar na leitura, mas depois fluiu muito bem!! é triste saber que possivelmente existem tantos casos como esse ?

Recomendo a leitura!

Karol.Rodrigues 25/10/2021

Demorei bastante a engrenar na leitura, simplesmente não fluía no começo, mas depois foi ganhando ritmo e no final das contas gostei bastante.

É chocante imaginar que histórias semelhantes realmente aconteceram, eu não fazia ideia.

Yas 28/10/2021

INCRÍVEL
Não tenho palavras para descrever o quanto esse livro é tocante, é baseado em fatos reais e isso torna a leitura dolorida. Eu dei 5 estrelas pois mesmo que desejasse um final diferente durante toda a leitura, acho q a autora acertou demais, nos personagens, no enredo, na escrita e a até no final. Me apaguei muito aos personagens... Esse livro me surpreendeu, ele me fez sentir um mix de emoções, ele merece mais hype!!

Emília 25/04/2022

Triste
Foi triste saber q aquelas coisas, aconteceram de verdade com pessoas reais, embora no livro, os personagens sejam fictícios.

Mirian.Lima 14/05/2022

O que dizer
Cenas fortíssimas meneiam o início do livro, uma família sofrida que se mantém unida apesar de todo o sofrimento, irmãos que são colocados em uma situação pior do que a que enfrentavam quando estavam com seus pais, contra partida uma jovem buscando respostas para o seu passado, sem ter idia do vespeiro ao qual estava colocando as mãos

Ivania Welter 22/05/2022

Crianças não são objetos
Essa obra conecta realidade com ficção de uma maneira surpreendente. Traz um recorte de uma parte da história que remete a dores, rompimentos e destinos desconectados e vazios.
A leitura traz desconforto diante das situações vividas pelos personagens, porém nos remete a refletir o quanto as origens necessitam ser presentes na vida de todos e todos merecem respeito.

Janaina.Borges 23/05/2023

Entre os anos 1920 e 1950 crianças pobres americanas eram roubadas de seus lares e entregues para adoção. Um negócio lucrativo que rendeu milhões a dona da Associação dos Orfanatos do Tennesse. O caso foi arquivado e nunca totalmente elucidado. Esse livro é baseado nas histórias dessas crianças e do seu destino. Avery conhece uma idosa em um asilo que se parece muito com sua avó, e descobre que elas tem lembranças em comum. Mas como se ninguém na família conhece ou ouviu falar de May. O que existe no passado, quais segredos elas escondem.