Segredos de família

Segredos de família Lisa Wingate

Resenhas - Segredos de Família

Fernanda 05/09/2021

Baseado em fatos reais
No Dia dos Irmãos, o livro Segredos de Família contempla com mérito os laços de amor e afeto que envolvem as relações fraternais. É uma leitura bastante forte, emocionante, com temas sensíveis envolvendo família, abuso infantil, abuso de poder e tráfico de crianças. Saber que a história é baseada em fatos reais é revoltante.

Os Foss formam uma família que foge aos padrões tradicionais: vivem em uma casa-barco no rio Mississipi com os cinco filhos pequenos. Levam uma vida de dificuldades inerentes a famílias pobres, porém são felizes com a sua realidade. Quando a mãe tem complicações no parto de gêmeos e precisa ser levada às pressas para o hospital, a filha mais velha, Rill, de apenas doze anos, fica responsável pelos irmãos Camellia, Lark, Fern e Gabion. No dia seguinte o barco é invadido e as crianças são levadas para o Orfanato do Tennessee, em Memphis, que trata-se de uma cortina de fumaça para o sequestro de crianças de famílias pobres e venda das mesmas a famílias poderosas e abastadas, com a convivência de autoridades dos mais diversos segmentos da sociedade. Nesse cenário de horror, Rill tenta lutar para manter sua família unida, mas se vê impotente diante da força de uma organização criminosa respaldada pelo poder público, porém jamais abriu mão de si ou da sua história.
"Tenho que proteger a meu irmão e minhas irmãs, mas não consigo nem proteger a mim."

No tempo presente, temos Avery Stafford, uma promissora advogada, oriunda de uma família de políticos importantes, que dá uma pausa na sua vida atribulada ao saber que o pai está doente e passa a acompanhá-lo a eventos sociais de campanha eleitoral. Em uma dessas visitas, dessa vez a um asilo, encontra May, uma idosa que a confunde com outra pessoa. Intrigada, resolve voltar ao asilo para conversar com May e, ao ver uma foto, tem a oportunidade de confrontar o passado de sua família.

Os capítulos são alternados entre presente e passado, sob a ótica de Rill e Avery. Confesso que não me identifiquei muito com Avery, porém isso não ofuscou em nada essa história maravilhosamente escrita por Lisa Wingate, que ao final do livro brinda o leitor com informações sobre esse escândalo. A família Foss é fictícia, mas milhares de famílias norte-americanas pobres foram vítimas reais, por décadas, de sequestro, abusos e venda de seus filhos no escândalo do Tennessee Children's Home Society. Georgia Tann, a responsável pelo orfanato e principal executora do esquema de tráfico, também existiu de fato. Impossível resistir ao desejo de pesquisar mais sobre esse acontecimento, que deixou uma terrível mancha na história dos EUA.

Ao terminar a leitura, levamos um pedaço dela conosco para sempre. É uma história sobre amor, raízes, resistência e insistência, que formaram o fio que uniu Rill e suas irmãs.
CPF1964 05/09/2021minha estante
Este livro eu li e gostei muito. Concordamos. O mundo ainda tem salvação.....

É muito bom!

Fernanda 05/09/2021minha estante
Tem vários que você leu e indica que eu gostei também. A variação está na nota rsrsrs

CPF1964 05/09/2021minha estante
Quem é mais generoso ? Eu ou você ? ????

Fernanda 05/09/2021minha estante
Não sei, mas raramente dou cinco estrelas rsrsrs

CPF1964 05/09/2021minha estante
Você é malvada... Este ano já li 90 livros até agora. Nenhum levou 5 estrelas.

Fernanda 09/09/2021minha estante
Noventa? Uau! Meu ritmo está bem mais lento, às vezes acontece de ficar mais de dez dias com um livro. E o pior é que não consigo mais ler dois ao mesmo tempo.

Maria.Batagin 12/11/2023

Amor
Um livro fácil leitura, intercalando passado e presente.
Assunto levantado importante é o tráfico de crianças com crianças vindas de famílias menos afortunada e que mesmo após essas adoções as irmã se encontram quando adultas.

Natalia.Franca 27/03/2022

Aí meu coração ...
Que história ... Ao mesmo tempo comovente e triste de tantas maneiras. O que fazer ao ser arrancada de sua família aos 12 anos e se ver num mundo cruel ? Se agarrando a pequenas esperanças ?
A autora constroe uma história que me deixou o tempo inteiro me sentindo na beirada de um lugar alto antes de cair, segurando a respiração, pensando que sempre que eu virasse a próxima página algo ruim aconteceria. E como aconteceram coisas ruins. Mas lendo da pra perceber que mesmo assim a vida continua...
Livro baseado em acontecimentos reais, pesado e doloroso, mas vale a pena ler.
Esse livro é um drama familiar, caminhos que a vida toma, mudanças causadas por pessoas ruins, crianças aprendendo a sobreviver.

Zila.Mara 01/03/2020

Uma triste realidade..
Conta a historia de crianças que viviam em casas flutuantes e foram arrancada a força por mentiras de seus lares para serem adotadas mas antes viverem em um orfanato terrivelmente...

É uma história linda e triste com personagens fictícios mas com um contexto real.

Vale a pena ler...

Gisele Monteiro 28/04/2021

Angustiante e desesperador
Lisa Wingate escreve uma ficção histórica retratando um escândalo de sequestro e venda de crianças pobres para famílias ricas anos 40.

Esse livro me arrebatou nas primeiras páginas e passei toda a leitura com o coração na mão e lágrimas nos olhos.

?Eles são um quadro em branco. Nasceram imaculados, e se vocês os adotarem quando ainda são bem pequenos e os cercarem com beleza e cultura, eles se tornarão qualquer coisa que vocês desejarem.?

É uma leitura incomoda, além de todo absurdo que é o centro da história, a discussão sobre famílias disfuncionais, classes sociais, ganância e a total falta de empatia e respeito ao próximo traz um peso ainda maior para a experiência que é ler esse livro

?Quero sentir uma dor que eu compreenda, e não essa que não consigo e entender. Quero uma dor que tenha começo e fim, e não essa que continua sem parar e me perfura até os ossos?

Me conectei com todos os personagens e me vi em cada um deles, torci, chorei e me senti impotente lendo (e sabendo) que tantos daqueles abusos são perpetuados nos dias atuais e continuam camuflados na nossa sociedade.

É o tipo de livro que te desperta todos os sentimentos e é impossível sair dessa leitura sendo a mesma pessoa.

Jaqueline @icontextualize 20/06/2020

PERFEITO
É incrível como um livro pode ser extremamente doloroso, mas ao mesmo tempo aquecer o seu coração. Prepare-se para chorar e se emocionar com essa história. O livro é uma ficção histórica baseado em fatos reais. Não tem como não se sentir impactado de alguma forma. A autora construiu personagens extremamente fortes e determinados e o final é sem palavras!!!!!!!!!!!!! ??

Gabriella 03/12/2020

Rill Foss é a mais velha de quatro irmãos e vive em um barco à beira do rio Mississipi com eles e seus pais. Quando sua mãe está prestes a dar à luz ao sexto filho e sofre complicações, é levada às pressas ao hospital e as crianças ficam sozinhas. Após isso, a casa é invadida por estranhos que sequestram as crianças e as levam para um orfanato comandado por uma rede de tráfico infantil.

Em paralelo, acompanhamos a história de Avery: uma mulher bem-sucedida e com a vida perfeita. Ao retornar para sua cidade natal, ela conhece uma senhora que traz à tona informações transformadoras para a sua vida. A partir daí, ela começa a investigar seu passado e descobre que sua família esconde muitos segredos.

Durante a leitura, acompanhamos uma narrativa que alterna entre presente (Avery) e passado (Rill). Ao passo que as páginas vão avançando, começamos a entender juntamente com Avery, qual é o vínculo entre essas duas pessoas de origens tão diferentes.

A história é baseada em fatos reais e retrata o que ocorria dentro do orfanato Tennessee Children's Home Society, comandado por Georgia Tann, que contribuiu para o tráfico de mais de 5 mil crianças durante o período entre 1924 e 1950.

Sua leitura é intensa, dolorosa e traz inúmeras reflexões sobre comportamento humano, busca pela sua identidade, privilégios, pertencimento e redenção. A força das personagens nos faz ampliar nossas perspectivas, ao mesmo tempo que a carga forte de drama traz um misto de sentimentos para os leitores.

Obs.: O livro traz gatilhos sobre abuso e violência infantil.

@nossosprefacios

Nivea31 14/11/2018

Sem Palavras
Quando a gente lê um livro ficção baseado em fatos reais, sabemos que não devemos esperar um final feliz perfeito e que podemos ter tristes passagens durante a leitura. Esse livro quebrou meu coração varias vezes, porque quando se fala em vidas que tem seu rumo modificado, sempre fico triste pelo que podia ter sido. Quando envolve crianças aí meu coração pula mais forte. Autora foi uma grata surpresa. Quero ler outros livros dela, a escrita facil sem frescura me pegou logo no inicio do livro e fiquei totalmente absorvida pelo trama. Chorei incontáveis vezes durante a leitura e no final ( feliz para um livro quase real) . Amei Rill ( May) pela sua força, amor e sua luta com apenas 12 anos em tentar manter os irmão juntos até o fim de sua vida e amei Avery por não desistir e conseguir de certa forma dá um alento a um grande e sujo erro do passado e amei Trent por ser Trent.

DrieleCouto 16/10/2020

Nunca vou me recuperar.
Acho que nunca vou me recuperar, enquanto eu lia eu só queria entrar na história e abraçar aquelas crianças defender e fazer todo o possível pra mudar o destino delas . Chorei de soluçar,fiquei durante muito tempo pensando no livro.

Simone de Cássia 26/02/2019

Esse é o tipo de livro que a gente fica com vergonha de dizer que amou... como afirmar que é "ótimo" quando retrata a escória humana? Mas, ao mesmo tempo, como não dar créditos à autora que soube mesclar com maestria fatos com ficção? Então é isso, um livro que conquista pela narrativa bem feita, pelos personagens cativantes e pela pesquisa sobre um fato cruel da história e , ao mesmo tempo, um livro que enoja pela podridão que mostra ser possível em seres que se dizem humanos. Livro "duo".
Riva 26/02/2019minha estante
Esse livro me deixou traumatizada, talvez em razão pelo número altíssimo de vítimas diretamente atingidas.
Bem como em razão de perceber de quão sórdido o ser humano consegue ser.

Andrea 09/04/2020

Segredos de família
Não sei como deixar essa resenha atrativa para que todos leiam. Simplesmente fantástico!!! Triste, comovente, fluído. Baseado em fatos reais e que me prendeu tanto que li em 2 dias!!! Sempre tive o livro Pássaros Feridos, como meu livro preferido e achei que seria eternamente assim, mas Segredos de Família ganhou meu coração, estou totalmente emocionada e vou ficar com ressaca literária por muito tempo !!!

Joice 18/04/2021

Entre a ficção e a realidade
Por se tratar de um livro baseado em fatos, a leitura se torna ainda mais dolorida, imaginar que crianças sofreram tudo isso é muito triste.
Durante a leitura entrei em estado de reflexão pelos últimos acontecimentos, pois infelizmente muitas crianças não estão seguras nem sob a redoma familiar. Enquanto um livro retrata o sofrimento delas em um orfanato os jornais noticiam situações piores nos lares. Dói, dói muito!

Foi o melhor momento para ler este livro, gostei muito já é um dos meus favoritos.??

Roberta 04/07/2021

Fundamentado em fatos reais...
A base da leitura retira fundamento do escândalo oriundo da sociedade de orfanatos no Tennessee, a qual, sob a direção de Georgia Tann, roubava crianças com o pretexto de lhes dar uma vida mais digna e depois as revendia para pais riquíssimos.

A partir disso, a autora construiu a história da família Foss, que foi duramente marcada pela interferência daqueles que trabalhavam para Tann.

Intercalando presente e passado, Lisa Wingate elaborou um paralelo interessante, demonstrando a forma como as decisões de décadas atrás ainda podem interferir nos dias de hoje.

Não é um romance, mas é, sim, uma história de amor.

Nayara 25/04/2020

Queee livro!
Um livro que meche com a gente a leitura é mto fluída, a estória é misto de sentimentos. Amei demais

Renata 01/09/2020

SEGREDOS DE FAMÍLIA

Só pelo título eu já sentia vontade de ler este livro. A capa desta ediçao também me convidava!

Esta leitura me fisgou de tal maneira que eu me via como adolescente, esperando chegar o momento em que eu poderia parar para me dedicar a ela, sem precisar ser interrompida…

Se você é um leitor assíduo, com certeza, já aconteceu com você também: sentir que tem um encontro marcado com “aquelas pessoas”. Sim, com os personagens. Pois é, eu tinha um encontro marcado com Rill ou May, Judy e Avery.

Um encontro casual, numa casa de repouso, entre May, uma senhora idosa, e Avery faz a vida desta ter um rumo totalmente diferente do esperado, levando-a a descobertas impensáveis sobre seus antepassados e consequentemente sua origem.

Disposta a descobrir toda a verdade, Avery traz à tona segredos guardados a sete chaves, como diz o clichê, os quais envolveriam diretamente seu pai, um senador de prestígio, recentemente perseguido pela mídia.

Uma família tradicional de políticos americanos jamais poderia imaginar que tivera seu destino cruzado com o de crianças levadas a uma casa de adoção, onde viveram todo o drama da carência, do abandono, da fome, além de maus-tratos e abusos. Um passado oculto e confidencial que se assemelhava a uma trama de telas de cinema.

Baseada em fatos reais, a autora se inspirou num escândalo dos Estados Unidos que revelou adoções ilícitas, orfanatos inadequados, dirigidos por pessoas sem escrúpulos cujo único interesse era tirar dinheiro de pessoas abastadas, tratando crianças como objetos de lucro, numa época em que não havia legislação que as defendesse e protegesse, preservando-lhes sua integridade.

O caminho o qual percorreram Rill, Camellia, Lark e Fern não foi o escolhido por elas, porém não foi o destino que fez com que pudessem sonhar com o reencontro. Foi o amor. O amor pelas irmãs alimentava uma chama de esperança no coração de May, chama que seria capaz de levá-la à Lark, Fern e Judy.

No fim das contas, só o amor verdadeiro é realmente capaz de enterrrar qualquer segredo!