Travessuras da Menina Má

Travessuras da Menina Má Mario Vargas Llosa

Resenhas - Travessuras da Menina Má

Paô 10/06/2022

eu senti tantas emoções diferentes lendo esse livro, que viagem doida! me prendi muito nessa história, o vargas llosa conseguiu me cativar muito com a sua forma de escrever?sempre que eu achava que a história ía ficar um pouco tediosa, ele ía lá e largava uma bomba. coisa boa poder ler livros assim!

Rick Muniz 25/05/2022

O amor só é bom quando doí?
Que baita livro meus amigos, que baita livro. Mario Vargas Llosa escreve com maestria, há tempos não lia nada tão bom.
O enredo prende a atenção do leitor do início ao fim, ora sentimos pena do narrador, ora temos vontade de esbofetear a cara dele e mandarmos criar vergonha na cara. Mas no fundo, todas as pessoas que já tiveram um relacionamento atribulado vão entender suas atitudes.
Ricardo, o protagonista, vive uma paixão avassaladora pela “chilenita” da história ou “menina má”, que ao longo da história dá razão à acunha que recebe. Ela usa o cotado de joguete o tempo todo, manipulando, seduzindo, reduzindo-o a um joguete nas mãos de uma hábil jogadora.
Os extremos tanto de dor, como nos momentos de prazer, fazem com que Ricardo fique preso nessa teia de aranha da qual não consegue escapar . Mas ele parece não se importa, se resigna a ser um brinquedo nas mãos da menina má.
O livro é ao mesmo tempo um lembrete para se evitar os extremos da paixão romântica como uma aviso de que existem pessoas mau caráter em ambos os sexos e que as mulheres podem e são (muitas vezes) tão perversas em seus atos quanto os homens.

Linara.Chaves 21/05/2022

Um romance fora dos padrões
Esse livro fugiu totalmente dos romances que estava acostumada a ler, me tirando da minha zona de conforto. Ao mesmo tempo que traz uma história de amor que tem mais tristezas, do que alegrias, nos faz se encantar pelo amor que Ricardo nutre pela menina má, um amor que rompe as barreiras do tempo, que sobrevive mesmo após tantas decepções e que é capaz de perdoar. Ricardo realmente se prova um "Bom menino" ao longo do livro, e se torna aquele para quem a menina má sempre recorre quando algo dá errado, uma espécie de Porto seguro em meio a uma vida de incertezas comandada apenas pelo dinheiro. Não posso negar que senti raiva dela em diversos momentos e julgava o Ricardo por sempre voltar atrás naquilo que dizia, mas... O que seria dela, sem ele?

Willian 18/05/2022

Vargas Llosa no seu auge
Mario Vargas Llosa escreve aqui um romance quase autobiográfico de sua vida adulta (os anos de juventude no Peru serão melhor romanceados em "Tia Julia e o Escrevinhador). E aqui tudo funciona quase à perfeição. temos um romance magnificamente bem escrito, um enredo cativante e, como pano de fundo, as mudanças políticas, sociais e comportamentais que marcaram a segunda metade do século passado.

Acho que é inegável o talento que MVL tem para a escrita. Ninguém recebe um Nobel de Literatura se não tiver muitos méritos. Mas o que me chama a atenção em "Travessuras" é a transparência da escrita. Por muito tempo, e em várias de suas obras, o autor tentou imitar o estilo de alguns de seus escritores favoritos (notadamente Faulkner). O resultado foi que livros como "A Casa Verde" e "Conversa no Catedral", por exemplo, têm uma estrutura complicada apenas pelo prazer de parecer complicado, sem que isso agregue valor ao texto.

Felizmente, nesse livro, Vargas Llosa resolveu escrever de forma mais simples, sem firulas estilísticas, e o resultado foi espetacular. Tal como em seus melhores ensaios críticos ("A Orgía Perpétua", sobre Madame Bovary e " A tentação do impossível", sobre Os Miseráveis, por exemplo), o brilhantismo da prosa do peruano salta aos olhos em "Travessuras".

Vinder 08/04/2022

Mais um excelente livro do Vargas Llosa. Dessa vez, uma história de ?amor torto? passando por Lima, Paris, Londres, Tóquio, Madri?

Mari 04/03/2022

Uma das mais maravilhosas histórias de amor
Ricardo (também conhecido como Ricardito, bom menino e coisinha à toa) narra a história de sua vida e de seu amor pela "menina má", cujo verdadeiro nome só descobrimos no fim. Eles se conhecem no bairro de classe média, Miraflores, em Lima quando eram adolescentes e Ricardo se apaixona à primeira vista por ela, que se apresenta como a chilena Lily. Ele se declara inúmeras vezes mas nunca consegue arrancar um mero sentimento dela, até que descobrem que a garota não passava de uma farsa e ele não a vê mais até alguns anos, em Paris. Ricardo é um jovem romântico que sonha em passar a vida na cidade do amor e, assim, acaba se tornando intérprete, uma profissão pouco ambiciosa mas que lhe proporciona o suficiente para sobreviver e para ele a vida vai muito bem assim, até o dia que reencontra a menina má, agora uma guerrilheira a caminho de Cuba para ajudar na revolução (pelo menos é o que ela diz aos outros, pois não tem o menor interesse em lutar por nenhuma causa que não seja ela mesma e a entrada na guerrilha não passou de um pretexto para deixar o Peru, do qual tem lembranças dolorosas). Mais uma vez ele se declara e recebe em retorno uma extrema frieza, mas também a ilusão de que, um dia, pode ser que consiga algo. E assim, o bom menino e a menina má vão se reencontrando e se separando ao longo dos anos (sempre por fugas abruptas dela com um homem de posses), ele a amando e ela o desprezando, mas ao mesmo tempo o iludindo.

Se essa história tivesse sido escrita por um autor menos talentoso, ela poderia ter sido um completo fracasso, mas nas mãos de Vargas Llosa é um verdadeiro tesouro. É maravilhoso acompanhar essa história de amor torta e imperfeita, mas que foi perfeitamente escrita. É impossível gostar da menina má, embora às vezes, é possível compreendê-la, mas é impossível também não torcer para aquele relacionamento finalmente dar certo, pois é o melhor para ambos. O pior de tudo é que até certo ponto ela o ama, mas não consegue ficar com ele. Mas, quando se trata da menina má, não dá para se ter certeza de nada.

O romance também tem outro encanto, que são os contextos históricos, já que a história percorre desde a década de 50 até a de 90, em inúmeros países, como Peru, França, Inglaterra e Japão. Mas isso não chega nem perto do romance entre niño bueno e niña mala.

Heley 01/03/2022

Perfeito!
Desde que voltei ao hábito da leitura (cerca de um ano e meio), esse foi o primeiro livro com história de amor do início ao fim. Tava com saudades de ler algo assim.
A leitura é leve e a história lhe prende do início ao fim. Traz a história de Ricardo, um menino peruano de 15 anos, e Lily, uma adolescente deslumbrante que afirma ser chilena. A partir desse primeiro encontro Ricardo se apaixona perdidamente por Lily, e assim começa essa incomum história de amor.
A história traz os encontros e desencontros dos dois. Lily, que durantes os anos possui muitos nomes, maridos, casas e nacionalidades, sempre volta para a vida de Ricardo, e depois some de forma bruta e dolorosa. A "menina má" sempre vai em busca de dinheiro e luxo, mas é no "menino à toa" que encontra amor e segurança.
Nada que eu escreva vai ser a altura da perfeição que é este livro. Você se encanta é sente raiva ao mesmo tempo, pois é difícil compreender a devoção de Ricardo pela menina má, a única que ele amou em sua vida.
Uma história maravilhosa! Não é a toa que ganhou o Nobel da Literatura.
O amor deles "está solto no ar, na vida, e sujeito aos imponderáveis do destino".

mardelivross 23/02/2022

Gostei muito deste livro!

Além de trazer a história de uma paixão arrebatadora e complexa, o livro traça um panorama das transformações sociais européias e a política da América Latina.

Juli 05/02/2022

A vida do menino bom
Ricardito, o menino bom, passa a vida com amor travado na menina má. A começar pela dicotomia do bom versus mau e se tom machista (me lembra muito a escrita de Hemingway), o livro é uma narrativa em primeira pessoa que acontece em várias cidades no mundo e perpassa várias décadas da vida desse ?menino bom?. A qualidade da escrita de Vargas Llosa com descrições bem feitas, personagens precisamente construídos e fluidez na leitura, disfarçam esse machismo (às vezes intencional, às vezes estrutural) e prendem o leitor com viradas importantes no decorrer da história. Um livro com princípio, meio e fim, de qualidade ímpar.

Andressa466 03/02/2022

Um dos melhores livros
Não sei se amo ou odeio a menina má e o ricardito. Mas definidamente amo o autor por ter feito uma quase autobiografia, com um romance tóxico e épico ao fundo, apresentando cenários políticos e sociais de diversos países ao longo do tempo, achei genial

Elane.Medeiross 23/01/2022

Que Livro incrível, personagens notáveis, narrativa deliciosa, Llosa mandou muito bem na construção dessa história.

Mariana.Gentil 22/01/2022

Idas e vindas
É surpreendente como Ricardito e a menina má conseguiam se encontrar ao redor do mundo, mesmo que por vezes ao acaso, em uma época onde a comunicação era feita basicamente por cartas e telefones fixos. Ele a amava, desde o momento que a viu pela primeira vez vez. E se submeteu a esse amor de forma incondicional e irracional. Ela, mulher de vários nomes, como o próprio título diz, uma menina má, principalmente na arte de conquistar pessoas quando a interessavam, por status ou dinheiro. Mas sem vínculo com nada nem ninguém, menos com o bom menino. O final surpreende e mostra o quanto Ricardo Somocurcio estava predestinado a esse vício que ele chamava de amor. E talvez o fosse?

Eriiket 21/01/2022

Grata surpresa
O livro tem uma narrativa inicial muito arrastada. Você tem que se esforçar ao máximo para dar continuidade a leitura, se não, a vontade é abandonar mesmo nas páginas iniciais.

Mas, não se engane! Ao desenrolar da história, a chilenita Lily vai fisgar suas emoções, junto com o seu besta e eterno cachorrinho, Ricardito.

Quando começa a desenvolver, você não tem mais vontade de parar. E tem sempre uma ideia diferente do que pode acontecer no livro. Várias reviravoltas.

Achei um Ricardo um belo idiota, mas, que breguices não fazemos por amor? E não tenho certeza se a Lily amou o Ricardo ou se foi mesmo questão de conveniência. Só sei que nada sei.