O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera

Resenhas - O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Messim 08/10/2021

Que livro, meus amigos!
[Não é uma resenha, só estou documentando minhas leituras]

Que livro perfeitoooo!
Toda a atmosfera nordestina, as falas, a história do povo, tudo é identificável. Poderia ser facilmente uma Uiraúna da vida, sério, muito bom.
Não tenho nenhum ponto negativo, o final foi intenso, não conseguia parar de ler. Foi perfeito. Até o lobisomem sendo revelado me surpreendeu, suspeitei de um monte de gente menos de quem era kk. Aiai.
Mas, sério, muito bom ser nordestino. Livros nacionais e regionais são uma salvação.

Jaime.Azevedo 30/08/2018

Oralidade e horror
O capeta caolho contra a besta fera, novela de Everaldo Rodrigues (booktuber do canal Estante Etérea) é certeira. O autor investe na oralidade, explorando o sotaque nordestino dos habitantes do sertão e entrega uma trama bem planejada, com plot twists surpreendentes porém enraizados profundamente na história.

A escrita é fluida e flerta com a prosa poética (tem um ou outro adjetivo sobrando; questão de gosto). A escolha dos sertanejos entre enfrentar um lobisomem ou pedir ajuda aos terríveis cangaceiros mexe com a vila de formas inesperadas e emotivas, e a história avança rápido, sem muita enrolação - dinamismo muito bem vindo!

Um texto imagético, surpreendente, rápido e divertido. E custa apenas 1,99 na Amazon.

Marcos Antonio 10/09/2018

História
a cidade é Terezinha de Moxotó, no interior de Pernambuco. Cidade pequena que tem como prefeito e Coronel Jesuíno de Cândida que por causa de mortes causadas por um lobisomem contrata o bando do cangaceiro Jeremias Fortunato Silveira, conhecido como Capeta-Caolho, figura aterrorizante, tão maléfica quanto o monstro que os ataca, na esperança de que o bandido terrível dê cabo da besta-fera. Mas quando os cangaceiros chegam na cidade, o povo se recorda do que esse bando fez na cidade a anos atrás e se rebelam contra o bando, pena que a besta fera morra também. Historia muito boa me fez lembrar de minha infância.

Edkarl 11/09/2020

Gradecida ao autor desse livro por esse primor
Me senti muito assistindo o auto da compadecida (referência). Amei a imersão na cultura nordestina, e o frenético das últimas cenas, nossa amei muito.

Kit 19/08/2020

Bom demais! A forma como o Everaldo escreve é muito natural, escrita leve, direta e muito gostosa de ler. Adorei a ambientação em Terezinha de Moxotó; me senti lá no meio dos personagens, todo nervoso com a besta-fera e com o capeta-caolho.
Primeiro contato que tenho com o escritor e espero ler mais algum livro dele em breve. Terror BR me surpreendendo cada vez mais!

Fabio.Dimant 10/01/2020

Quer se sentir na caatinga?
Ótimo livro, não pelo terror, mas pela maneira que Everaldo Rodrigues é meticuloso tanto das descrições como no uso das palavras e costumes. A leitura é fluida e divertida.

Fábbio (@omeninoquele) 12/11/2018

Maravilhoso!
❝As vezes as circunstâncias não parecem boas, mas o destino dá um jeito...❞
⠀⠀
Terezinha de Moxotó é uma pequena vila no sertão do Pernambuco que como muita cidade de sertão sofre com a pobreza e a falta d'água. E é lá que a lenda do lobisomem surge, quando pessoas começam a serem mortas quando a lua cheia aparecia.
⠀⠀
Não demorou muito para que a história do lobisomem se espalhasse e deixasse aquele povo sofrido com medo e se trancasse à noite em casa. Pois a lenda era mais do que apenas história e vinha matando conhecidos.
⠀⠀
O coronel da cidadezinha, de uma família tradicional, os Cândida, que eram os donos do lugar e governavam a mãos de ferro, logo teve a idéia de acabar com o Lobisomem, mas nenhum dos seus capangas e sertanejos tinham coragem para tal feito. E depois de muito pensar ele decide oferecer uma gorda recompensa em dinheiro para o bando de cangaceiros que eram o segundo terror do vilarejo.
⠀⠀
E lá se vai um capanga do coronel rumo à levar a proposta do homem ao líder dos cangaceiros, também conhecido como capeta caolho e batizado como Jeremias Fortunato, que aceita sob suas condições nada altruísta, e mesmo relutando o coronel acabara aceitando e selando o trato com o cangaceiro.
⠀⠀
O lobisomem vinha tirando a vida de muitos inocentes e pondo medo em toda uma cidade e precisava ser parado. Mesmo que o custo fosse a cidade estar nas mãos do mais terrível cangaceiro do lugar.
⠀⠀
Muita morte, sangue e mistérios ao redor dos dois, lobisomem e cangaceiro vão ser revelados nos capítulos que se seguirão. Um livro curto mais muito bem elaborado e escrito, uma história passada de geração em geração que ganha nova releitura e que faz com que o leitor se surpreenda a cada capítulo.
⠀⠀
Se você gosta de uma leitura com ambientação no Brasil e mais especificamente o do sertão nordestino contado de forma fidelíssima, recontando uma lenda do folclore brasileiro e acima de tudo com muito terror e sangue, esse livro está mais do que indicado pra você!
#OCapetaCaolhoContraABestaFera #EveraldoRodrigues #LiNoUnlimited

site: https://www.instagram.com/p/BqF-anhA2rN/

Jô Santos 18/03/2020

História com cheiro de nordeste
O livro trata de uma batalha épica entre um lobisomem e um perverso cangaceiro, figuras presentes no imaginário popular do Nordeste, e de uma pequena cidade que é assolada por essas duas figuras terríveis.
O livro é dotado de uma linguagem típica nordestina e traz muita representatividade para o nosso povo. Apesar disso a figura dos cangaceiros ainda é um pouco estereotipada, ainda assim o livro cumpre seu proposito, afinal ele não busca fazer uma análise aprofundada do fenômeno do cangaço e sim, divertir o publico que se sente identificado com a história e sua narrativa peculiar. Um enredo simples, mas com uma narrativa deliciosa, bela em seus detalhes, caprichosa. Uma história sobre medo, sertão e sobre a maldade humana.

Denaldi 28/10/2019

Terror nacional incrível
Ultimamente não tenho muito muitos livros nacionais. Mas criei vergonha na cara e fui ler esse que, só pelo título, já merece sua atenção.

A história se passa no sertão nordestino. Mostra como é dura e sofrida a vida de quem mora e tenta arrancar um pouco de sustento da miséria.

Como não bastasse isso, o vilarejo de Teresinha de Moxotó ainda tem que lidar com uma criatura diabólica. Que quando ataca deixa os pedaços das vítimas totalmente irreconhecíveis.

Como ninguém tem coragem de ir atrás do ser demoníaco, o coroné do lugar resolve contratar um bicho tão ruim quanto a besta-fera, o Capeta Caolho.

Eu simplesmente adorei! O autor passa bem a história do lugar e os acontecimentos que vão se desdobrando. Mistura de um jeito muito interessante elementos regionais, como cangaceiros e superstição, com fortes teores de terror.

Certo trecho me lembrou um outro de It, de Stephen King.

Super recomendado

Scariot 19/01/2019

Western nacional
O título do livro me chamou a atenção de primeira. Então resolvi comprar sem nem ter lido a sinopse. Depois de ler a sinopse, coloquei ele na frente de todas as minhas leituras e li numa única tarde. Foi uma das minhas melhores leituras de 2018.
Um provável Lobisomem começa a assombrar a pequena cidade de Terezinha De Moxotó, e, sem muitas alternativas, o prefeito resolve contratar os serviços de Capeta Caolho, um dos mais temíveis cangaceiros da região.
O autor trás muito bem o sertão para dentro do livro. Faz o leitor parecer que está lá junto dos personagens no forte calor que chega parecer o inferno.
O livro também tem uma forte pegada western, já que toda a ambientação do cangaço é muito parecida com velho oeste americano. O cangaceiro pode fazer o papel de justiceiro, de bandido, de caçador de recompensa, de mercenário, enfim, de praticamente todas as figuras do western, e nesse livro, o bando de Capeta Caolho vira de bandidos a heróis em poucas páginas.
E claro, o final do livro é surpreendente, com um plot twist de te deixar de cabelo arrepiado, que claro, não irei contar, compre o livro e descubra.
Pelo fato de unir várias das coisas que amo, lobisomens, cangaço e western, esse é um dos livros que sempre indico a amigos, e Everaldo é um dos grandes escritores de terror da nossa geração.

Bob 03/06/2020

Adoro histórias envolvendo lendas do nosso folclore. O uso de cidades do interior auxilia muito na criação de uma atmosfera de suspense. Nesse caso, o uso do sertão nordestino e o cangaço é um grande acerto. Mas creio que faltou um pouco mais de ambientação pois não senti de fato que a história se passava nos anos 30 ou no sertão. Mas o saldo é mais positivo que negativo. O capítulo final com o embate é sensacional.

Yasmim 08/05/2020

Divertido
Essa história foi como viajar num conto estilo ?o auto da compadecida?, com muito humor e suspense.

Thiago.Moreira 26/04/2024

Ótimo livro
Everaldo Rodrigues escreve muito bem. Sigo seu canal do YouTube há mais de 10 anos e fico imensamente feliz por vê-lo em sua jornada como escritor. A narrativa é viciante, me lembrou as histórias do Stephen King. É uma ótima pedida para curar a ressaca literatura. Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6