Fique Comigo

Fique Comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Sparr 04/08/2023

Que livro, senhores!
A tensão que um relacionamento baseado em inseguranças, moldado em mentiras e cheio de muitos vieses culturais é algo inimaginável. O que vemos aqui é uma pressão social que coloca uma responsabilidade, sem comparação, às costas da mulher. Gerar filhos passa a ser uma responsabilidade, um símbolo, um dever. Ao homem, cabe a tarefa de zelar para que isso aconteça e colher os frutos provindos do bem-estar social que uma família, formada para um fim, trará aos seus caminhos. Ao fim, ninguém sai feliz, ninguém sai pleno. Há solidão por todos os lados, há uma imputabilidade de cobranças e regras para a mulher, um sufoco do qual ela não consegue se livrar, mesmo quando sai da situação.

Só quem ler essa obra entenderá tamanho desenho e peso. Além disso, podemos chegar próximos de costumes provindos de outros povos, os quais ainda categorizam o tipo de liberdade que existe, seja a liberdade de seu corpo, a liberdade de seu pensamento ou mesmo a liberdade, tão frágil, de um país.

Livraço!! Perfeito demais!

Rfgaugustin 04/08/2023

Maravilhoso!
Livro de estreias arrebentando??
Cheio de reviravoltas, fatos inesperados e erros humanos.
Recomendadíssimo.
Mas cuidado com os gatilhos, podem ser bem fortes.

Yuki.Yahiro 31/07/2023

Fique comigo: um livro sobre amor, traição e luto.
"Fique comigo" é o que eu gostaria de dizer a esse livro se ele fosse uma pessoa.
Uma história sensível sobre amor, traição e luto.
Quando cheguei a última página chorando desejei apagar essa leitura da minha mente só para poder ler de novo como se fosse a primeira vez.
Yejide você me ensinou tanto em apenas 237 páginas!!!!!
Aprender sobre a cultura nigeriana e o caos político dos anos de 1980 foi muito especial para mim.
A autora retrata com maestria a pressão que Yejide vivia por não conseguir engravidar e suas escolhas desesperadas pela aceitação da comunidade, me fazendo sentir todo o livro com muita intensidade.
O leitor experimenta todas as emoções de Akin e Yejide do início ao fim, não há nada que eu teria alterado ou acrescentado, sentir a dor da protagonista pela perda e depois viver seu luto junto com ela foi particularmente devastador.
Fique comigo é a leitura favorita do ano até agora!

buttercup 28/07/2023

Rotimi
Foi um livro que começou como uma típica história normal que acontecem na vida das pessoas e no casamento, mas com o passar das páginas foi me envolvendo bastante tanto com a cultura (a história se passa na Nigéria) como com a história, bem trágico e triste mas bem real..
Lucas Jobim 28/07/2023minha estante
Hmmm parece bom

Lucas Jobim 28/07/2023minha estante
Senti q vc ia gostar

buttercup 28/07/2023minha estante
sentiu? que fofo amor

Jennifer.Castro 28/07/2023

Desperta diferentes emoções
É um livro pesado que mostra a verdadeira face da maternidade e como ela funciona na Nigéria. Nessa história temos a Yejide uma cabeleireira casada um tempo com Akin um contador, e eles decidem ter filhos, e esse livro e baseado nisso, na tentativa desse casal em construir uma família, os conflitos, as cobranças que essa escolha trás pra vida dele. É uma história de se emocionar e você vai se pegar o tempo todo torcendo pra que tudo dê certo e que eles consigam construir uma família. Dei 4 porque não é um livro que fez muito sentido pra mim, mas quem tiver passando pela maternidade, esse livro vai ser muito bom.

Emi_Jr 22/07/2023

MARAVILHADO
Comecei a ler esse livro como desafio de ler um livronde outra cultura. Estou em choque como essa história me tocou em tantos sentidos.
O livro fala de uma cultura tão diferente da minha que me surpreende, me irrita muitas vezes, mas também me toca.
A história tem reviravoltas inimagináveis, e é tão bem escrito, onde o ritmo não para, sobe e desce com perfeição.
Me senti preso, cativado e a cada página o papel "vilão" e "herói" são trocados a ponto de você entender que são pessoas apenas vivendo e fazendo escolhas.
Também uma grande ressalva a imersão a lingua Iorubá, que dá toda uma representatividade pro livro e enquanto a história acontece a autora conta sobre a história política do país e ainda faz sua crítica também misturada com a história principal que você embarca como se estives dentro do livro fazendo parte da história.
Simplesmente perfeito, arrancou boas lágrimas de mim.

moana071 19/07/2023

Uma amiga me indicou pra colocar na maratona literária, e, apesar de gostar de entrar em contato com uma cultura diferente, o tema abordado no livro (maternidade) não me agrada. Por isso, a leitura de estendeu por mais tempo do que eu planejava e não funcionou legal pra mim.

Gabriella.Gardin 19/07/2023

Surpreendente
O maniqueísmo foi dilacerado por essa história que foi profundamente narrada. os personagens são construídos com tantas camadas que quando você acaba de ler você sente falta deles. além de uma história envolvente o livro é muito muito muito bem escrito, fiquei completamente entregue.

Marcus 18/07/2023

Apesar de tudo, uma história de amor
Como se manifesta o amor e o que se faz em nome dele? A história de Yejide e Akin, que vivem na Nigéria da década de 80 é repleta de reviravoltas, tragédias e recomeços. Tudo isso permeado por costumes, que aos olhos ocidentais podem parecer absurdos, mas que são parte da cultura de um povo.

Raquel Araújo 15/07/2023

Surpreendente!
Plot twist- vários
Para mim, faltou um final mais sólido. Mas eu penso que caso seguisse a linha do enredo, poderia ser um final triste. Então, melhor assim.

"Além disso, o qie seria do amor sem a verdade exagerada até o limite, sem as versões melhoradas de nós mesmos que apresentamos como se fossem as únicas que existem?" Akin

Edi 15/07/2023

Um livro sobre silêncios
Um livro sobre amor, dor, tradições, cultura e silêncios. Fiquei impressionado como a autora constrói uma narrativa que te deixa sem do início ao fim. É doloroso, mas é incrível.

Stefânea 14/07/2023

Tu gosta de treta? Esse livro é para você
Treta em cima de treta, barraco embaixo de barraco. que sabor. pena que achei realmente a parte histórica vaga e desconectada da história, poderia ter se passado em qualquer outro momento que só faria real diferença no final. mas enfim. gostei bastante e achei muito boa a escrita da autora, gostei da reviravolta e a yejide jamais errou nessa história. certíssima sempre e é isso. recomendo.

Gabriela.Andrade 09/07/2023

Você começa do lado de um personagem, depois pula pro outro, no meio já entende os dois e no final você percebe que na verdade todos de uma certa forma são vítimas de uma cultura cruel?

Se todos os escritores nigerianos tiverem este nível de qualidade, me sinto pronta pra conhecer pelo menos a maioria!

Lerica 09/07/2023

Quando iniciei essa obra, fiquei pensando que o título seria sobre o casal, mas ao longo da leitura fui descobrindo que "fique comigo" traduzia exatamente o sentimento de Yejide em relação aos seus filhos.

O livro de Ayòbámi trata de muitas questões sociais, primeiramente, o papel social da mulher na Nigéria, vivendo em função do marido, sendo quase que obrigada pela família a ter filhos e aceitar que o marido tenha outras esposas.

Além disso, trata de assuntos dolorosos como gravidez psicológica, levando a personagem principal a viver em função de ter filhos.

A vida de Akin e Yejide é maravilhosa, no entanto, tudo muda completamente quando a mãe do rapaz resolve que ele precisa ter uma segunda esposa. Isso leva a nossa protagonista a buscar cada vez mais ajuda para que o sonho de se tornar mãe se realize.

A busca por filhos mergulha o casal numa série de escolhas que pode pôr um fim em seu relacionamento. Será que Yejide realiza o sonho de tornar-se mãe?

Leia e me conte o que achou!
Yuki.Yahiro 31/07/2023minha estante
Acabei o livro ontem e posso dizer que o primeiro parágrafo da sua resenha realmente descreve todo o livro!
Essa leitura marcou meu 2023!

Sophia709 07/07/2023

Surpreendentemente bom
Fazia tempo que eu queria ler esse livro e aproveitei que tava na lista da escola e é maravilhoso. A forma como a autora retrata as questões culturais da poligamia e a infertilidade na Nigéria em um enredo eletrizante