Fique Comigo

Fique Comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Julianna 15/04/2023

Incrível
Apenas leiam esse livro, aborda não apenas um romance como questões históricas e reflexões sobre a vida como tudo todo

Nathália Có 15/04/2023

Um romance que te prende, tem reviravoltas, te faz se conectar com os sentimentos dos personagens. Muito bom! Inclusive um ótimo desfecho da história
Adeilma.Machado 15/04/2023minha estante
Uma narrativa que nos joga pra dentro dela e de nós mesmos.

Pandinha 07/04/2023

Uau
Eu não sei nem o que dizer sobre esse livro.
São tantas camadas: maternidade, machismo, guerra, amor e o perpetua isso é as palavras não ditas.
Termino essa leitura devastada pela historia contada.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 04/04/2023

"Hoje digo a mim mesma que foi por isso que me esforcei para aceitar cada nova humilhação: para ter alguém que procurasse por mim caso eu desaparecesse."
Ainda não processei por completo a leitura, mas foi completamente diferente do que eu esperava e uma surpresa que me deixou puta da vida e super revoltada, ao mesmo tempo que eu sofri horrores.
booksluv_ 14/01/2024minha estante
amg o final é bom??? já tô passando tanta raiva com essa segunda mulher...

Luiza Helena (@balaiodebabados) 15/01/2024minha estante
o final é satisfatório kkkkkkk

Stella 03/04/2023

Eu não aguento mais ler livro triste e ficar obcecada por eles e eles acabarem no nada pelo amor de deus!!!!!!!! mas vale a pena pq são todos MUITOS bons. esse eh aqui bom demais, juro
vale a pena do começo ao fim

Nick 27/03/2023

Já tinha uma certa expectativa com este livro, mas agora finalizando ele vejo que era muito mais do que eu poderia imaginar. ?
Primeiramente foi uma experiência muito incrível viver está leitura Nigeriana, a autora entrega muita vivência e cultura do país, com uma escrita muito fluida e envolvente.
Olhando para o título a primeira vez, você imagina que a história deve tratar sobre um romance, mas não se engane, a história dentro desse livro é muito mais profunda e dolorida.
Você irá encontrar assuntos como poligamia, adultério, machismo, maternidade, morte e muito mais.
E além disso o livro todo os personagens precisam tomar decisões, algumas bem difíceis, e é impossível não sofrer junto com eles.
? Nota: 4,0

_lauracrs 25/03/2023

Ah, o amor!
Ler esse livro foi uma experiência sinestésica! Senti o que a personagem principal sentia, me imaginei vivendo como uma iorubá, tive vontade de rir e chorar, às vezes na mesma frase. Todos os pedaços da história do casal são profundos, bem construídos, nada banais e, principalmente, nada idealizados.

caroldearrascaeta 25/03/2023

Fique comigo
Quando comecei a ler esse livro nao imaginei que ia ler tantas coisas que nunca tinha lido na vida. apesar de ser um livro relativamente curto, tem tantas camadas e cada uma delas me envolveu tao fortemente como se estivesse dentro da casa deles sem precisar de descrição, sem saber como é a Nigéria, mas mesmo assim, muito envolvida. apesar de ter esperado mais do final com o então reencontro, ainda assim entendo e imagino eles resolvendo isso. merecem tanto ter paz, nossa como a vida pode ser injusta.

excelente leitura, é de engolir o livro mas ainda sim viver cada parágrafo.

Isabella.Siqueira 20/03/2023

Fique Comigo discute maternidade e solidão
Para Akin e Yejide, ter um filho é o maior objetivo e, ao mesmo tempo, a maior decepção de ambos nos 5 (?) anos de casamento. Na obra, a família de Akin culpa Yejide pela situação e determina que ele case com outra mulher. A partir daí, a personagem se sente extremamente pressionada por estar no papel de primeira esposa em casamento poligâmico.

O pano de fundo do romance é o cenário de instabilidade política na Nigéria nos anos 80. Apesar de não influenciar nos acontecimentos da obra, vemos os personagens vivendo esse contexto de maneira sútil, seja pelas notícias do rádio ou lendo jornal. No começo, imaginei que a história iria seguir por um determinado caminho, estava completamente enganada.

Fique Comigo é uma história muito sensível e cheia de angústia. É impossível não se emocionar com a realidade de Yejide, absolutamente tudo impede que a personagem encontre a felicidade plena. A obra é repleta de revelações que formam um círculo perfeito no final.

Gabrielle.Quinlan 18/03/2023

Melhor do ano!
Estamos em março, mas já digo com segurança: nada do que eu ler esse ano será capaz de superar isso aqui. Até porque, nada do que veio antes supera, só empata.
Eu achei que tava lendo "Todas as suas imperfeições", se transformou em "Verity" e virou uma coisa única.
O livro nos permite conhecer traços da cultura da Nigéria, tem riso, tem choro, suspense e a escrita é viciante.
Começa com a protagonista, Yejide, casada há um tempo, mas que não consegue engravidar. Esse casal sofre muita pressão de ambas as famílias pra que esse homem se case com uma segunda esposa e consiga ter filhos.
As consequências dessa intromissão é o que a gente vai ver aqui, acontece tanta, mas tanta coisa em tão poucas páginas.
Recomendo muito muito muito.
Estou apaixonada.
ekatherinah 18/03/2023minha estante
me fez colocar na lista pra ler

Gabrielle.Quinlan 18/03/2023minha estante
Depois me conta.

LucAlio.CAmara 18/03/2023

Rotimi
A leitura de país africanos o que pude perceber que os poucos livros que já li envolve política como:
"Um golpe de estado", "guerra civil", novas eleições", e tal. Esse livro de romance não é diferente. Mas o foco dele mesmo é voltado no casal Yedije e Akin. Akin faz umas cagadas para esconder seu segredo enquanto o peso de engravidar fica tudo nas costas de Yedije. Estou contando entre linhas pra dar o mínimo de spolier rsrs... Cada capítulo é uma reviravolta que nos surpreende. Acho que as merdas no desespero que Akin faz para que Yedije fique grávida seja mais por amar muito ela. É o que creio.
Rotimi é o nome do título do livro e recomendo a lerem para que vocês entenda esse plot e também se emocionem.

cmvies 17/03/2023

Eu não tinha força para amar o que podia perder novamente
Gente, apenas leiam esse livro! Foi escrito pela Ayòbámi Adébáyò, uma escritora nigeriana, e é um dos melhores e mais tocantes romances que eu li recentemente.

Conta a história de Akin e Yejide, um casal que embora casados há 4 anos ainda não tiveram filhos. Por pressão familiar e cultural, Akin que é o filho mais velho, acaba aceitando tomar uma nova esposa para que ela engravide, mesmo que ele e Yejide tenham concordado que seriam monogâmicos.
Com a chegada dessa segunda esposa, Yejide é levada ao limite e tudo que mais quer e precisa na vida é engravidar para salvar a si mesma e a seu casamento com Akin. Pelo menos é isso que ela pensava.

A história é narrada alternando entre Akin e Yejide que vivem na Nigéria de 1980. Um ponto bem interessante também é que o país nessa época enfrentava uma ditadura militar e isso é retratado no livro. Tanto como afetou o cenário político do país como o casal individualmente.

Se prepare pra sentir de tudo! É uma história cheia de reviravoltas, dor, agonia e uma felicidade agridoce. É impossível parar de ler porque a gente sempre quer saber mais, mergulhar mais e saber por fim o que o destino preparou para Yejide e Akin.

Esse livro me fez pensar muito sobre maternidade, a necessidade de ter filhos como se isso fosse o bem mais precioso do mundo. Sobre família e até onde nós somos capazes de passar por cima de nossas próprias vontades pra agradar quem amamos e o que a sociedade espera de nós.

Terminei o livro devastada mas muito feliz por ter tido contato com essa obra de arte.