Fique Comigo

Fique Comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Paula 25/01/2023

Dificil definir se gostei ou não desse livro. Tinha muito potencial a discussão sobre maternidade, sobra a pressão da sociedade em fazer as mulheres terem filhos, sobre uma mulher se definir inteiramente baseada se é mãe ou não, sobre o que deve ser para uma mãe perder o filho. E de fato, o livro fala um pouco sobre tudo isso, mas de forma muito rasa. Em alguns momentos eu senti que a autora só queria fazer uma história cheia de reviravoltas e sofrimento, e não conseguiu me tocar. Além de que odieiiiiiii o final.

Bruna 24/01/2023

É um livro pra se emocionar e se comover, sem dúvidas! O tema principal é a maternidade e o matrimônio mas também fala sobre relações familiares, traições e mentiras.
Não tenho filhos e não sei ainda se pretendo ter, mas é se colocar no lugar da personagem principal pra sentir sua dor, seu luto. Impossível não chorar no final.. Definitivamente um livro que recomendo pra todos!

Denise506 19/01/2023

Que final surpreendente

Simplesmente apaixona por essa história que mulher quanto sofrimento para ver um sonho seu se realizar quanta exposição, incerteza, humilhação mas com um final feliz meu Deus que vida sofrida

Cristina.Melo 18/01/2023

O primeiro 5 estrelas do ano e com muito orgulho. Senti todas as emoções possíveis do ser humano, lendo esse livro, raiva, tristeza (muita), arrependimento... Indico demais, excelente e reflexivo, vale apena a leitura!!

Nicole710 12/01/2023

Profundo
Escrita impactante e bonita, os personagens foram bem construídos e a história nos leva a caminhos inesperados. Gostei bastante dos traços psicológicos e das reflexões abordados. Uma leitura bem interessante.

Gabriel.Albuquerque 11/01/2023

a linguagem é meio robusta e rebuscada, mas tem uma premissa TAO interessante, profunda, intensa e cativante, que vale muito a pena, pra ler num ritmo mais calmo

Vitorcfab 10/01/2023

Fique Comigo
Um daqueles livros que conseguem ser extremamente profundos, reflexivos e de grande valor social.

Um recorte da vida da mulher nigeriana, que destaca o peso da pressão social a respeito dos papéis de gênero a serem desempenhados, principalmente a maternidade, no caso das mulheres.

Um ideal de maternidade construído socialmente, que passa a ser imposto como o único objetivo da vida de uma mulher.

E quando a mulher não consegue desempenhar esse papel, mesmo que por uma limitação biológica, as consequências emocionais podem ser devastadoras.

Temos também algumas reflexões a respeito da poligamia (mas a poligamia construída para beneficiar apenas ao homem), o contexto histórico da Nigeria dos anos 80, e sobre a evolução do sentimento de amor (desde o surgimento e ascenção, até sua queda).

Mas o livro não fica apenas nas reflexões sociais, pois conta com uma história longa, que abrange vários anos das vidas desses personagens, proporcionando um drama familiar repleto de reviravoltas.

Ainda é cedo para falar, mas acredito que existam fortes chances desse livro estar entre meus favoritos do ano.

A. M. 09/01/2023

Esse livro fala sobre amor, traição, dores e perdas. Na minha opinião Yejide, Akin e Dotun agiram de maneiras erradas e sofreram as consequências. Fiquei triste pela perca das crianças, mas é uma história interessante e emocionante.

Lu Mendes 06/01/2023

Devastador
??????????

Fique Comigo, romance da nigeriana Ayòbámi Adébáyo é uma história forte, comovente e devastadora.

Destas para as quais não estamos preparados para nenhuma página!

Trata-se da história de Yegide e Akin, casados há quatro anos e sem filhos. A falta de filhos nos revela toda uma infinidade de situações patriarcais extremamente dolorosas que vamos notando, não recai somente sobre a mulher.

Esse livro poderia inaugurar uma nova forma de classificação : Desejo que todos leiam mas não tenho coragem de pessoalmente indicar.

Isso pois a leitura é linda, fluida, calma ? mas em inúmeros momentos parece nos sufocar por dentro .

Há gatilhos MUITO FORTES e que talvez nem todos tenham a sensibilidade de saber digerir.

Toda essa história comovente ainda tem como palco, a própria história da Nigéria e seu golpe de estado. São sempre os próprios personagens a narrar tudo.

Hoje, dia 06 do mês 01 eu já posso afirmar que esse está entre os melhores livros lido esse ano!

Termino o livro contabilizando muitas lágrimas!

Samara 05/01/2023

Uma lição de vida
Acompanhar a história de Yejide e toda sua saga para se tornar mãe é uma daquelas maravilhas que a vida nos proporciona. Como algo com que se sonha pode ser ao mesmo tempo sua bênção e sua ruína?

Fique comigo é um livro altamente reflexivo e nos questiona sempre até quando devemos manter a chama da esperança acesa.

Ao contrário de que muitos pensam, desistir não é para os fracos. Quantas vezes não pensamos em desistir de tudo e ir vender nossa arte na praia? Em muitas situações a desistência é sinal de fortaleza.

Fique comigo nos mostra que nunca é tarde para voltar e fazer um novo começo.

Mi_lendo23 04/01/2023

Linda leitura!
Yejide tem o sonho de gravidar, seu marido deseja ser pai. Sua sogra exige que tenha filhos. Mas ela não consegue essa graça.

Quando sua sogra arranja uma segunda esposa para seu marido (para que ele possa ser pai), a protagonista começa a usar de todas suas armas para consegui-lo.

De uma gravidez psicológica até o mistério de por que não conseguir engravidar, muitas situações envolventes acontecem.

Amor, luto, laços, história, traição, mentiras, tradição e cobranças permeiam esse livro tão gostoso de ler.

Giselle.Paula 31/12/2022

Um romance com um contexto da história da Nigéria
Um livro ambientado na Nigéria . Narrado por duas pessoas, o marido e a esposa, Akin e Yejide. Ao mesmo tempo que narra a história de golpe de estado da Nigeria, conta a historia do casal que passa por reviravoltas em seu casamento. Na Nigeria os homens podem ter mais de uma esposa. Yejide tenta engravidar e não consegue de forma nenhuma, o que leva Akin a procurar outra esposa. Yejide fica muito triste com isso e ao meu ponto de vista, ela até possui traços de loucura após este incidente. Daí em diante o romance tem muitas reviravoltas, perdas e aprendizados. Uma historia bem característica da região. Vale muito a pena ler.

Fe Salau 31/12/2022

Emocionante
Livro muito muito bom... Fala da realidade da mulher na Nigéria e sobre maternidade... Leitura muito sensível e escrita impecável...

Deysinha 15/12/2022

Ramiti
Escrita impecável, te prende do início ao fim, lhe deixando ansioso para saber tudo o que está se passando na família além da aflição da não gravidez da personagem principal.
O livro se passa em um cultura totalmente diferente da do Brasil, o que já lhe deixa muito curioso sobre todos os aspectos culturais diante do casamento, poligamia , filhos, sorte, milagres e morte!
O livro te deixa triste, com raiva, angustiada, feliz e triste de novo! Foi possível sentir cada emoção de cada personagem! É grotesco em alguns momentos, imaginar o que cada um renunciou e ocultou para manter a família unida, para dar o que não podia a quem tanto desejava!
Por isso penso na frase de Lacan que diz, amar é dar o que não se tem a quem não pediu nada. São trocas , compensações , mas, até que ponto, a que preço !
Esperava um pouco mais do final, acho que merecia uma continuação, o que aconteceu com essa família ? Não sabemos?