Fique Comigo

Fique Comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Gi 25/02/2023

Poderia ser bem melhor
A história é boa, mas é triste demais. Também acho que a escritora poderia ter se aprofundado bem mais nos personagens. Foi uma leitura rápida mas não me marcou, e o final é previsível.

diliterando 19/02/2023

Que magnetismo de história.
" Quando o fardo é pesado demais e o carregamos por muito tempo, até mesmo o amor se verga, racha, fica prestes a se despedaçar, e às vezes se despedaça de fato. Mas, mesmo quando está em mil pedaços aos nossos pés, não significa que não seja mais amor."
" Às vezes, acho que temos filhos porque queremos deixar alguém que possa explicar ao mundo quem éramos depois que morremos."

????
Pra mim é difícil eu fazer resenha de um livro que gostei d+ ? sempre acho que não consigo escrever tudo..
??Fique Comigo é um romance nigeriano lançado no Brasil em 2018.
É uma leitura com uma carga emocional enorme. De fato entendi todos os lados dessa história e os motivos de cada um para suas atitudes.
Durante os anos 80 e 90 a instabilidade política era uma constante na Nigéria. E esse é o plano de fundo para a história do casal recém casados de Yejide e Akin, que a 4 anos não conseguem ter filhos, embora ambos não apresentam nenhum problema aparentemente.
Na sociedade nigeriana naquela época é permitido a poligamia, mas eles 2 prometeram que seriam um casal monogâmico.
Um dia a família de Akin aparece com uma segunda esposa e tudo se complica quando ele não consegui impor o seu desejo.
Yejide aceita participar de inúmeros rituais para atrair fertilidade. Essa problemática se torna um grande peso na vida do casal. Resultando até em um triste gravidez psicológica. ?(é desconfortável ler todo o sofrimento da ilusão de um filho imaginário por).
Um pouco antes dela ter o tão sonhada filha, o irmão de seu marido Dotun aparece na história.
Eu gostei muito que a autora inseriu o contexto histórico/político e social na história naquele período da Nigéria.
É uma leitura cheia de nuances, mentiras, angústias com a trama principal: a maternidade. Mas retrata muitos outros assuntos pertinentes.
Eu entendo o ponto de vista de cada personagem. O grande segredo no Akin para com sua esposa. Yejide é uma mulher que passou por tantas coisas e no final eu entendo o seu distanciamento da última filha. Dotun também errou, mas entendo seus motivos.
No final da leitura eu tive a sensação que Yejide não voltaria para o marido de forma alguma.
Fique comigo acompanhamos as cobranças e tensões e complexidade de um drama familiar incrível. Foi um ótima leitura para mim de partir o ? de grande magnetismo, um grande romance com toda sua dualidade.
Virou um favorito de 2023 com toda certeza. Indico mais não para todos.
Núbia Cortinhas 20/02/2023minha estante
Parabéns pela resenha! ?? ?? ??

diliterando 03/05/2023minha estante
Obg??

leticia1280 17/02/2023

Uau uau
Ainda em busca de palavras pra descrever o que tô sentindo depois dessa leitura, esse livro foi muito mais do que eu podia imaginar, e minhas expectativas já eram bem altas. tem tantas camadas, tantos sentimentos, e acima de tudo uma intensa e triste história de amor.
LEIAM, apenas.

ismailde_ns 16/02/2023

Livro incrível!
Escrita impecável e instigante.
Realmente não esperava nada e recebi tudo desse livro, que história, que força essa mulher teve até mesmo quando desistiu.
Não adepta à romances ao final conclui que essa é uma verdadeira história de amor.

Duda Short 12/02/2023

Essa foi uma leitura muito intensa e que me pegou desprevenida (até porque eu não cheguei a ler exatamente a sinopse). É o tipo de livro que te faz pensar e é repleto de dramas que te colocam em uma posição de confrontar a realidade mesmo. Vale demais a leitura.

deca4 04/02/2023

Acho que esse é um dos livros mais tristes que eu já li. Todos os personagens tem suas culpas e seus pesares, e, apesar de achar que alguns acontecimentos (tipo o ritual da cabra) foram demais, quando Ayòbámi escreve sobre dor você realmente a sente.

Andressa 31/01/2023

Sem Palavras
Sobre um livro potente que fala da força feminina, maternidade, casamento, cultura nigeriana? e ainda com reviravoltas surpreendentes. Realmente me faltam palavras para sequer resenhar essa leitura, uma experiência intensa 5????

?É a verdade - exagerada, mas ainda verdade. Além disso, o que seria do amor sem a verdade exagerada até o limite, sem as versões melhoradas de nós mesmos que apresentamos como se fossem as únicas que existem.?

Rebeca.Bueno 30/01/2023

Tudo por amor
Quando um casal não consegue ter filhos. A sogra faz de tudo para q o filho arrume uma segunda mulher.

29/01/2023

Eu não esperava tanta reviravolta num único livro.. Hahaaha.. so não dou 5 estrelas porque esperava mais respostas no final... Mas um livro sensacional!!

Kelly.Jesus 29/01/2023

Que linda história, cheia de mágoas e ressentimentos, de palavras não ditas. Amor intenso de marido por esposa e de mãe para filhos. Maravilhosa autora!

Cida Zientarski 28/01/2023

Tórrido, emocionante, absolutamente encantador
Yejide está casada há quatro anos com Akin, mas ainda não engravidou. A família do marido espera avidamente por uma criança, uma vez que a tradição local está bastante ligada à continuidade da linhagem familiar. Por isso, eles pressionam Akin a aceitar uma nova esposa, chamada Funmi, embora ele e Yejide tenham concordado em serem monogâmicos. A chegada da segunda mulher de Akin coloca Yejide no limite, e disposta a tudo para engravidar.

É uma leitura sensível e extremamente emocional. A escrita de Ayòbámi Adébáyò é precisa, sendo capaz de expressar as emoções dos personagens e torná-las parte do leitor. Por sua linguagem fluida e muitas vezes poética, devorei o livro em um misto de querer avançar pelas páginas e precisar interromper a leitura, sufocada por todas as dores a que o casal é submetido. A narrativa principal em primeira pessoa é de Yejide, mas há algumas também de Akin, além de alguns capítulos se passarem no futuro da narrativa, durante o ano de 2008. Com isso, a autora antecipa ao leitor parte do desfecho da história do casal, potencializando as angústias do que estamos lendo.

O cenário principal de Fique Comigo é a Nigéria dos anos 1980, de maneira que o contexto político da trama é bastante presente e importante na narrativa. De certa forma, Ayòbámi Adébáyò traça um paralelo entre a história individual do casal e a história do país naquele momento, afetado pela ditadura militar, como se ambos desenrolares acontecessem em ritmo e trajetórias semelhantes.

Embora o romance de Ayòbámi Adébáyò retrate uma realidade bastante diferente da brasileira — o que faz de Fique Comigo interessante por, também, nos aproximar de outra cultura —, a maneira de como os sentimentos dos personagens são trabalhados é universal. Acima de tudo, essa é uma história sobre os sacrifícios feitos em nome de um desejo maior, e o preço a ser pago quando se escolhe vivê-lo em detrimento de tudo mais. As relações familiares são trabalhadas com cuidado e sinceridade, e as reviravoltas do livro fazem dele ainda mais viciante, além de surpreendente. Antes da metade do romance, eu já não sabia mais o que esperar em termos de eventos.

No geral, Fique Comigo me devastou por tudo que Yejide e Akin são obrigados a viver, com seus três filhos, Olamide, Sesan e Rotimi. Porém, mais do que os acontecimentos em si, fui impactada pela escrita de Ayòbámi Adébáyò, capaz de tornar tudo ainda mais visceral e ao alcance do leitor. Finalizei o livro, sabendo que carregarei essa história comigo por ainda muito tempo.

"Além disso, o que seria do amor sem a verdade exagerada até o limite, sem as versões melhoradas de nós mesmos que apresentamos como se fossem as únicas que existem?"

"Mas as maiores mentiras são na maioria das vezes as que contamos a nós mesmos."

Thay 28/01/2023

Fique comigo
Superou minhas expectativas! Tem um ótimo ritmo de leitura, personagens com tantas camadas que a cada novo capítulo você se surpreende.

A história é de um casal nigeriano que não consegue ter filhos mas estão a espera de um milagre. Ao decorrer disso existe conflitos familiares, politicos e psicológicos!

Você nunca sabe tudo que está acontecendo de fato pois cada um conta o seu ponto de vista! Recomendo para quem gosta de romances não óbvios e que engloba cultura tudo em uma mesma leitura.

Mota 28/01/2023

Meu coração ficou apertado com essa leitura. Esse casal foi submetido há tanta pressão familiar e social, que acabaram perdendo o que tinham os unido a princípio.

Nine 27/01/2023

tristezas e mentiras
Esse livro é doloroso do começo ao fim, todo a angustia dela de seu marido ter uma segunda esposa, já é incômodo. As Mulheres mais velhas são cruéis. É uma outra cultura e com isso podemos não entender certas atitudes e meu deus como podemos entender Akin?
O medo de perder o "amor" em minha opinião o tornou o maior vilão dessa historia.
Dotun pra mim é o personagem mais sensível.