Fique Comigo

Fique Comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Suellen 05/10/2023

Um livro devastador! Trata-se de um romance nigeriano, nos apresenta costumes, culturas. Por diversos momentos fiquei com um nó na garganta, e terminei livro emocionada. Vale a pena a leitura, diria que livro é triste e surpreendente.

Andreia 02/10/2023

Impactante
O livro narra a história Yejide, uma mulher que nunca conheceu o amor, sua mãe havia falecido no seu nascimento, e com isso ela viveu mais por si pois suas madrastas viviam a maltratando. Quando conhece seu marido acha que encontrou o amor e um porto seguro. Confesso que teve momentos que chorei com ela, a vontade dessa mulher em ter um filho é de cortar o coração de qualquer um. O ódio quando a gente descobre o motivo de ela não os ter.
Achei o final meio corrido, mas é um livro muito bom e que trás uma carga sentimental muito grande. Recomendo, mas as pessoas tem que ficarem atentas pois trás alguns gatilhos.

Karoline141 22/09/2023

Surpreendente
Gostei demais dessa leitura. Sofri muito também. Há vários temas importantíssimos abordados nesse livro sobre tradições e cultura nigeriana. Vale a pena ler!

Princesa_enrolada 12/09/2023

Complexo, mas não tão profundo
Fique comigo é um livro sobre política, maternidade, relações interpessoais, traição, mentira e luto. É um livro que fala sobre a maternidade no seu íntimo mais profundo, sobre infertilidade de forma estarrecedora, que te transporta pra dor e pro medo de um casal infértil. Mas também é sobre machismo, julgamento feminino, historia sociopolítica da sociedade nigeriana, religião e muitas outras nuances de uma realidade por vezes hostil. Achei a narrativa incrível, mas um pouco superficial. Temas diversos e muito complexos são tocados, mas pelo limitado número de páginas de forma um tanto quanto superficial. Recomendo pra quem gosta de sentir as dores dos personagens, é pungente a forma como isso acontece na narrativa.

@folhasecha 07/09/2023

Que leitura!
Meu Deus, eu não esperava NADA do que li. O livro me surpreendeu positivamente de diversas formas: sobre o que ele é de vdd, com a riqueza de detalhes de uma cultura tão diferente, com a humanidade dentro dos personagens, com a escrita linda e imersiva e com plot no final. Que leitura incrível e memorável!

Pamela 05/09/2023

Um verdadeiro Perigo aos ansiosos!
Este livro deveria conter uma placa de "perigo" para todos os ansiosos de alma (como eu), pois é um livro cheio de reviravoltas e repleto de dramas, um livro que faz você querer sugar até as últimas gotas desse romance dramático que sabe muito bem como abordar os perigos da ditadura que ocorreu na Nigéria, na década de 60.
Eu senti que a escritora não soube bem desenrolar o enredo dessa história, o livro é repleto de dramas que a autora não soube desenvolver de forma pacífica para melhor entendimento do leitor, a história parece sempre corrida e vc vai ter que parar várias vezes para refletir sobre os acontecimentos trágicos do livro. É um livro que vc sente o peso de diversas problemáticas vividas pelas mulheres nigerianas daquela época.
Por fim, não permito que vc ao ler minha resenha, tire conclusões erradas de um livro que eu realmente destaquei em minha estante, portanto corra e leia oq será o livro com mais plots da sua vida.

Carol Cantanhêde 29/08/2023

Forte e impactante
Essa é uma leitura triste e revoltante do início ao fim. Aborda sobre cultura, maternidade, e tantos outros temas que nos deixam desconfortáveis.

A autora sabe como nos levar para cenários devastadores, sem romantizar.

Ainda assim, fiquei decepcionada com o fim, eu tinha esperança de um desfecho mais digno para os protagonistas depois de tanto sofrimento e caos.

Thaygaleao 29/08/2023

Maternidade e força.
Um livro que mexe diversas barreiras
Que expõe culturas e práticas comuns
Que fala de amor, de um casal. Da pressão social.
Fala-se de desejos e de suas realizações, mas, não no sentido retilíneo.
É envolto de sofrimentos e desistência.

O amor de um casal, desejo de filhos, desejo pela mãe, por ter alguém e, o encontro com a morte.

No livro, há sempre dois lados, dela e dele.
As vezes eram heróis, outros vilões no melhor sentindo da palavra.
É um retrato da vida em cotidiano e da busca por felicidade.

Ariane.Monteiro 28/08/2023

Um livro regado a muito sofrimento e muitas dores. Forte e necessário! Muitas reflexões sobre as relações familiares e tudo aquilo que estamos dispostos a fazer em prol de suprir as expectativas sociais que nos são impostas. E também fala sobre amor... maternal, conjugal... O que somos capazes de fazer por amor? O que é amor? A autora escreve de uma forma intimista e pura. Me fez sentir vivendo os fatos junto com as personagens. Altamente recomendável!!

isa.fsgomes 28/08/2023

Fique comigo, Ayòbámi Adébáyò (2017)
Uau, que belo livro.
Ayòbámi, obrigada por dar vida à Yejide e nos dar a oportunidade de acompanhar seus pensamentos e sentimentos mais profundos. Essa leitura tirou meu chão e me emocionou a cada página.
Não foi um caminho cheio de alegrias, como se espera de uma grande história de amor. Mas só amor não basta. O livro retrata com muita realidade o fardo pesado que as mulheres carregam até hoje na maioria das culturas. Akin também tem seus fardos a carregar, uma carga que poderia ser dividida, mas, no fim, sempre é a mulher que carrega o mundo em seus ombros. Triste realidade.
Recomendo muito a leitura.

Julinha007 13/08/2023

MUITO BOM!
Uau. Esse livro é extremamente impactante e destroi o coração de qualquer um. Passei horas refletindo depois e fiquei simplesmente impressionada com o modo que a escritora conseguiu retratar diversos temas (poligamia, questões políticas na Nigeria, maternidade, adultério, violência) em uma trama que flui muito bem. Fazia um bom tempo que eu não lia uma OBRA de verdade e não um livro vazio que estamos acostumados a ver adolescentes lendo por aí. Recomendo essa obra de arte para aqueles que buscam enxergar fora do seu próprio contexto e dentro de uma realidade diversa. Recomendo ele para aqueles que tem um bom gosto literário e que tem uma mente aberta para analisar questões angustiantes. ?Fique Comigo? é para leitores de verdade. Para aqueles que leem com o intuito de sentir algo.

Paula 12/08/2023

Então, até a metade do livro estava achando bem arrastado e confuso...que talvez não tivesse me encontrando na escrita da autora, mas acho que foi a forma como ela realmente construiu a história.. após 60% do livro a construção foi se encaixando e o final bem emocionante. Nos faz refletir muito como é importante termos diálogo num relacionamento e sermos sinceros sempre.. e nos mostra como as questões culturais acabam atrapalhando, interferindo e destruindo relacionamentos e famílias.

Nessa 06/08/2023

Adoro quando me surpreendo com livros .
A premissa que eu conhecia é que haveria conflitos sobre a chegada da segunda esposa no casamento de Yejide. Mas essa é só a ponta do iceberg . O livro é escrito em camas e ao se aprofundar cada vez mais na história mais coisas perturbadoras acontecem. E é claro todo o problema da história se findaria se as pessoas simplesmente fossem honestas.
Gostei da leitura e recomendo .

Mariana 06/08/2023

Que história! composição maravilhosa das personagens (a complexidade de Akin ? parece amor mas é doença, né?) e minha nossa, quanto sofrimento, quanta entrega...para mães é uma leitura difícil pra continuar, mas amei ter terminado (um alívio) e é sempre incrível ler sobre outras culturas. Ayòbámi arrasa muito