Fique Comigo

Fique Comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Vanessa Simão 19/11/2023

Envolvente
Um livro inesquecível , bem escrito , envolvente , divertido e dramático , emocionante e estimulante!Os personagens são bem construídos e marcantes , uma história que vai deixar saudade !

milenavifer 18/11/2023

Rápido de ler
Uma história cheia de reviravoltas com a história política da Nigéria de pano de fundo. Recomendo.

Camila.Felippio 18/11/2023

História para os fortes
Primeiro essa história tem muitos gatinhos?.eh uma história triste, com problemas que um casal normal poderia ter?mas, o que vemos é q a falta de diálogo pode destruir um relacionamento. Não podemos imaginar que a outra pessoa está imaginando o q vc está pensando ou não vai aguentar a verdade. Falar sempre eh a melhor saída.

Sophia1909 16/11/2023

Meu Deus
Eu pensei muito quanto dar de estrelas pra este livro.. e cheguei a conclusão que 4,5 é o suficiente, mas como estou pelo computador vou dar 5 pq a história está mais perto do 5 do que de 4.
Acho que nunca um livro com tão poucas páginas que me causou tantos sentimentos seguidos como este, até a parte 2 do livro o que eu mais sentia era ódio pela situação da pp em relação a tudo, mas da parte 3 em diante tinham cachoeiras saindo dos meus olhos que simplesmente não paravam. Ainda acho que tudo que podia dar errado neste amor deu o que é bem destrutivo na minha opinião. Eu só tive um milésimo de simpatia pelo Akin no capitulo final do livro pq no resto eu sentia ódio, raiva, amargura ainda mais depois do que ele fez junto com o Dorun e depois do nascimento da primeira filha. Essas ações absurdas não me descem de modo algum. Senti muito nojo e pedia mentalmente o tempo toda para a Y correr pra fora daquela situação. Ela, sem querer kkkk, me ouviu, porém o preço que pagou pela sua paz foi alto demais e com certeza vai assombrar ela pro resto da vida.
Recomendo demais a leitura desse livro de escritora nigeriana pq o modo que ela escreve é MUITO bem feito e te transporta para as situações que ela narra com exatidão, eu senti tudo que a Y sentiu e por isso o final me deu tanta angustia.
Estou indo atrás dos outros livros dessa escritora para me apaixonar por mais histórias tocantes.

Dida 10/11/2023

Acho que é impossível ler a primeira página ou o primeiro curto capítulo desse livro e não se sentir impactado com essa escrita e não ter vontade de devorá-lo. Demorei a querer lê-lo, apesar de estar na minha lista há anos, por saber que provavelmente trataria de temas de relacionamentos que despertariam gatilhos em mim, e acredito que agora tenha sido um bom momento, pois apesar disso, a experiência talvez tenha sido melhor justamente por me identificar com a personagem principal em vários pontos por coisas que vivenciei (Ele nunca tinha falado assim comigo antes. Suas palavras iam se repetir em minha mente por semanas, fazendo-me estremecer todas as vezes), e essa é a maravilha da experiência de leitura ser diferente para cada pessoa de acordo com sua própria vivência.
A escrita da autora é poética, simples e direta, mas ao mesmo tempo dolorosa. Esse livro é escrito em camadas, você vai desbravando ele a medida que lê, e vai entendendo que se trata de vidas que poderiam ser a sua, ou de alguém que você conhece, com as mesmas complexidades, dores, paixões? A história do casal se desenrola junto com a crise política do país, paralelamente, mas ainda relacionados de alguma forma. Se você já está familiarizado com a escrita de outros autores nigerianos, entenderá o contexto social que se passa o livro, diminuindo a possível sensação de choque cultural que pode haver ao traçar diferenças entre como vivemos aqui e lá. Caso contrário, pode ser um pouco difícil de início entender que a forma como as relações se constroem e se desenvolvem, os papéis sociais de homens e mulheres são bastante diferentes daqui, não significando porém que são certas ou erradas, apenas distintas. É um livro sobre relacionamentos, sobre pessoas, sobre maternidade, e acima de tudo sobre perda: de alguém, de si mesmo, de relações, de lembranças.
?Além disso, o que seria do amor sem a verdade exagerada até o limite, sem as versões melhoradas de nós mesmos que apresentamos como se fossem as únicas que existem??
?Uma mentira pode viajar por vinte anos, por cem anos, mas basta um dia?basta um dia para que a verdade a alcance.?
?As razões pelas quais fazemos as coisas que fazemos nem sempre serão lembradas. Às vezes, acho que temos filhos porque queremos deixar alguém que possa explicar ao mundo quem éramos depois que morremos.?
Manuela222 10/11/2023minha estante
parabéns pela leitura!! me cativou p querer ler também

decaol 08/11/2023

Ai. O melhor que li esse ano até então. Queria estar mais animada pra comentar, mas infelizmente achei o final fraquíssimo e não sei fingir contentamento. Dito isso, não poderia acusar o livro inteiro pelas últimas 50 páginas. O tema da história é simples, crise no relacionamento, mas é abordado tão profundamente que parece que somos parte íntima dos personagens. É um livro muito doloroso, impossível não se emocionar pela yejide e seus filhos e não ficar indignada com a forma como a sociedade os trata. Não bastasse isso, o livro contém muitos plots, o que surpreende a leitura, que já é bastante fluída pela escrita excepcional da autora.
Enfim, ótimo livro. Recomendo demaissss

Ise 08/11/2023

Um grande drama sobre relações familiares, o luto, a maternidade e quebra de confiança. A história é muito bem contada sob a ótica de dois pontos de vista e no contexto da cultura nigeriana. Impossível não se comover e não de apegar à humanidade dos personagens.

Geise @leiturasdageh 06/11/2023

Esse livro é uma grande lição
Yejide, a personagem principal, vive em uma cultura onde a mulher é cobrada demais, maltratada demais. E onde você só é considerada mulher de fato, quando tem um filho. E mais, um filho só não basta, tem que ter vários. Então, a mulher se torna uma máquina de reproduzir filhos.

" As mulheres fabricam crianças, e se você não consegue fazer isso então não passa de um homem."

E após 4 anos de casada, Yejide ainda não é mãe. E por conta disso, tanto seus familiares quanto os familiares do seu marido, se acham no direito de se intrometer na sua vida e tomar decisões por ela. Isso é surreal. Ver o quanto ela é desvalorizada, desmerecida, julgada como nada, é revoltante. Dói.

E uma mentira, apenas uma mentira, muda drasticamente seu destino.

" Uma mentira pode viajar por vinte anos, por cem anos, mas basta um dia...basta um dia para que a verdade a alcance."

Que história dolorosamente triste. Acompanhar todos os acontecimentos da vida de Yejide, sendo eu mãe, doeu na minha alma. Consegui sentir seus medos, suas dores. E apesar de eu ter sentido raiva por ela ter feito uma escolha, eu sei que Yejide foi uma vítima da sua cultura, da sociedade, das pessoas que ela mais amava. E infelizmente as consequências vieram e não tiveram dó dela.

Uma história sensível, mas como eu disse, nos deixa uma grande lição. A verdade sempre é o melhor caminho.

Apenas leiam esse livro.

lo.souza 31/10/2023

Rotimi: fique comigo.
O que dizer desse livro? Por Deus, eu comecei sem nem saber do que se tratava, acreditando apenas na promessa de uma recomendação de que seria daqueles livros que nos fazem pensar por muito tempo.
Que história deslumbrante, não sei nem colocar em palavras tudo o que estou sentindo, que livro magnífico, Ayòbámi me deixou obcecada pela protagonista, de modo que desde o primeiro capítulo, sabia que seria um livro impactante. Você começa e não quer parar mais, que escrita incrível! O segundo capítulo mal tinha terminado e já estava disposta a fazer tudo para defender a Yejide. Que livro cruel, puro de sentimentos, a cada capítulo eu sentia algo novo, e as reviravoltas? Meu Deus, vou pensar nelas por muito tempo.
Quando iniciei a leitura não imaginava ficar tão interessada pelo enredo, fui dormir e acordei pensando nele, não existem palavras para descrever tudo que eu senti dentro desses 42 capítulos, só posso afirmar que me sinto mais rica após essa leitura.
O tipo de livro que me faz valorizar o privilégio de saber ler, de poder ler, de ter a capacidade de mergulhar nesses livros e transformá-los na minha realidade. Sou grata ao mundo da leitura, pois através dele vivo mil vidas.
Que leitura incrível.
PS: o momento em que você entende o título do livro, é destruidor e impiedoso, mas ainda sim lindo.

leiturasdabiaprado 28/10/2023

Fique Comigo já estava na minha estante há alguns anos e por algum motivo eu adiava a leitura!
Essa semana peguei pra ler junto com o @clubedeleituradamanu e simplesmente não conseguia largar!
Foram três dias conhecendo mais sobre a Nigéria (eu já li algumas outras autoras nigerianas e cada vez quero ler mais)!
O livro se passa em dois tempos, começa nos anos 80 e tem passagens em 2008 também!
Aqui acompanhamos a vida da protagonista e a ditadura nigeriana!
Yejide é uma jovem universitária que casa virgem, ela é órfã de mãe e menosprezada pelas mulheres de seu pai.
Yejide vive uma forte pressão da família de seu marido por não conseguir engravidar, então, dentro dessa cultura machista e de submissão, sua sogra arruma um novo casamento para o seu marido.
Yejide continua com a pressão pela gravidez e fazendo vários tratamentos alternativos, com isso acaba tendo uma gravidez psicológica o que abala fortemente o seu casamento!
O livro ainda vai tratar de perdas de filhos, anemia falciforme, abandono, traição...
E o que mais me chocou no livro é ver a submissão feminina mesmo com mulheres que trabalham, que estudam e que são independentes!
É um livro muito forte, com muitos gatilhos sobre maternidade e controle familiar, mas é uma obra extremamente importante para furar a nossa bolha, para ir além da branquitude e do eurocentrismo!
E preciso ainda dizer que virou um dos meus livros favoritos da vida!
Se permitam sair da zona de conforto e leiam esse livro!

Karina 27/10/2023

Fique Comigo
"Fique Comigo", livro de estreia da autora Ayòbámi Adébáyò, é uma obra que vai além das expectativas de um bom romance.

Finalista do Baileys Women's Prize for Fiction, explora temas profundos e complexos por meio de uma narrativa simples e poética.

Yejide, é o coração da história. Embora ela venha de uma cultura diferente da nossa, suas lutas e aspirações são universalmente identificáveis. A autora habilmente aborda questões que tocam as vidas de mulheres, mães e esposas, tornando a experiência de Yejide ressoante para todas as leitoras.

A narrativa nos mostra as complexidades da maternidade, do amor conjugal e das expectativas sociais, revelando as pressões emocionais que podem corroer até os relacionamentos mais sólidos. Uma história que flui fácil e traz emoções profundas.

O desfecho do livro me incomodou mas é realista. Tive uma sensação semelhante a de quando li "Tudo é Rio" da Carla Madeira. Aquela sensação de que "não aceitei bem o final, mas faz sentido por ser realista".

Seja você mulher, mãe, esposa ou alguém que aprecia uma narrativa tocante e rica, este livro certamente deixará uma marca em seu coração e mente.

oslivrosdagiu 24/10/2023

Triste e envolvente
Uma das minhas mais rápidas leituras, narrativa envolvente e escrita bem fluida, Fique Comigo é um dos melhores livros que li nos últimos meses. Um história sobre as escolhas desesperadas que fazemos para salvar a nos mesmos e a quem amamos, do sofrimento.

Dandarams 22/10/2023

Interessante
Eu amei a escrita. Tem outros pontos de vista, tem plot twist bons. É um livro que despertar várias emoções e bem fortes.
Um livro que fala sobre maternidade, política, cultura, poligamia. Um livro muito profundo e traz reflexões interessantes.
Porém, achei que o final poderia trazer mais respostas. Nem que fosse um capítulo a mais.

Manoela138 22/10/2023

Fique comigo
Definitivamente não é um livro leve. Trata de temas como a dificuldade de engravidar, poligamia, traição e diferenças culturais. É preciso ler o livro com a cabeça aberta e ciente de que trata de uma cultura diferente da nossa. Os personagens cometem erros e, muitas vezes, tomam decisões questionáveis.
O livro alterna entre capítulos narrados pela Yejide e pelo seu marido, Akin. A angústia para ter um filho permeia a história e mexe com o psicológico das personagens. Além disso, a situação política na Nigéria também é um tema presente no livro e que intensifica um momento que já é muito difícil para as personagens.
Foi uma leitura diferente e muito boa, recomendo!

analice 16/10/2023

Minha leitura mais devastadora
Provavelmente vou pensar nesse livro pro resto da vida e todas suas camadas e injustiças.

mas todo capítulo é uma tragédia diferente