Fique Comigo

Fique Comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Luiza.Surita 04/12/2023

Muito forte
Primeira vez que leio um livro com uma cultura totalmente diferente da minha e me surpreendi com o quanto gostei. Livro forte e comovente, conta a história de um casal nigeriano ao qual me apeguei muito, sofri e vibrei com eles.

Achei o final injusto mas gostei muito e recomendaria.

Luane 03/12/2023

SENSACIONAL
Uma leitura maravilhosa, fluida. No inicio o impacto cultural veio forte, mas a escrita é tão leve que logo você fica imersa naquela cultura. Sinceramente nao sabia pra onde o livro iria encaminhar, mas foi tudo surpreendente e triste ao mesmo tempo. terminei o livro com lágrimas e todo o significado do nome do livro deixa ainda tudo mais agridoce. Enfim, amei toda a leitura.

clingriid 03/12/2023

Não sei direito qual é a minha opinião
Geralmente eu gosto de escrever umas resenhas bonitinhas mas hoje eu vou só escrever o que vier na minha cabeça

primeiro ponto é que eu gostei muito do livro, ele é bem escrito, a história é extremamente instigante e interessante e tem muitas reviravoltas.
porém, apesar disso tudo, eu confesso que o final do livro se tornou um pouco tedioso e um pouco maçante (talvez pelo excesso de sofrimento ao decorrer de toda a história)

agora sobre a história em si eu posso dizer que eu senti muita raiva. Eu senti muita raiva de ler tudo que a personagem principal passou, senti muita raiva da sogra dela, senti muita raiva do marido dela, do cunhado dela, mas principalmente, eu senti muita raiva dela.

essa história é sobre uma mulher que sofreu muito, que teve que passar por muita coisa e a maioria dessas coisas aconteceram com ela por culpa de um marido mentiroso e egoísta, mas essa é uma outra discussão.

só que mesmo tendo todas essas outras questões, no final eu só consegui sentir raiva da personagem principal.

e aqui nos chegamos num ponto extremamente pessoal, isso claramente aconteceu porque eu sou uma pessoa com muitos problemas com a mãe e quem cuidou de mim foi o meu pai, então o final desse livro me incomodou demais, eu só consegui sentir raiva dessa mulher e eu sei que isso não tem nada a ver com a história, é sobre mim e sobre a minha história, então por causa disso eu não consegui dar 5 estrelas, mas certamente esse livro será abordado na minha terapia da semana que vem!
Rute.Lessa 20/04/2024minha estante
Esse livro é magnífico. A narrativa, a sensação pós leitura, a vontade de abraçar todos, de bater na cara do marido.

clingriid 20/04/2024minha estante
concordo com você!!

vanessa.pivotto 02/12/2023

Novelão
Esse livro tem um plot a cada capítulo ?
Muita coisa acontece nas vidas dos protagonistas. Traições, mortes, depressão, pressão familiar extrema. Temas delicados e bem trabalhados pela autora, que é Nigeriana.
A leitura me cativou profundamente, principalmente pelas experiências da protagonista, mulher forte, mas obrigada a se adequar aos costumes de sua cultura, que mesmo contrários a sua vontade, estão enraizados no subconsciente.

Julia 01/12/2023

Estou destruída? amei
Esse aqui eu nem sei por onde começar? as desgraças já começam a acontecer logo no início do livro e assim seguimos até o final, quando temos uma pitadinha de felicidade rs.

No entanto, eu simplesmente AMEI conhecer um pouco da cultura e história da Nigéria, através desta autora incrível, de nacionalidade nigeriana, e com a presença impactante da escrita dela. Fiquei interessada na história do início ao fim, sofrendo com todos os persongens. Foi como se eu tivesse acompanhando uma grande novela das 9, cheia de drama familiar e acontecimentos inacreditáveis.

Não é uma história feita para agradar, e sim para refletir, criticar, conhecer e aprender com ela. Não julgo nenhum dos personagens por seus erros cometidos, são realidades que muito dificilmente conseguimos nos colocar no lugar deles.

Recomendo a experiência a todos que se interessam por histórias de romance, maternidade, e família, mas que tenham ao mesmo tempo muita tristeza, traumas e acontecimentos intrigantes rsrsrs.

Luísa 29/11/2023

Eita atrás de eita
Dos 20% aos 70% o livro é impecável. não conseguia parar de ler. drama familiar nível novela das 21h/23h.

torci muito pelos personagens, me apaixonei junto com eles na juventude, me frustrei junto com eles com as imposições e chorei com eles também.

tirei uma estrela porque achei o final um pouquinho arrastado.

Kakau 26/11/2023

Lindo, poético, amargado e verdadeiro.
O amor dói de todas as formas possíveis e nesse livro "o lado feio do amor" veio com a pressão cultural de ter uma descendência. Por isso, eu entendo Akin e fiquei torcendo pelo casal, e depois de todo sofrimento a felicidade encontrou eles de alguma forma.
Só sei sentir ...

Alana Paola 26/11/2023

Fique Comigo?
Foi a primeira vez que li uma obra que se passa na Nigéria e as diferenças culturais são tão grandes que por muitas vezes eu precisei parar de sentir raiva dos personagens (A FAMILIA/SOGRA) e lembrar que eu vivo em um contexto totalmente diferente dos personagens.
No início eu amei o casal principal. Torcia por eles e ficava pensando como eles eram diferenciados quando comparados aos demais em sua volta. Mas com o passar da história percebemos como a cultura, religião e costumes influenciam totalmente as pessoas, até mesmo as mais "abertas" e "modernas".
Senti muita tristeza ao acompanhar a história desta mulher. Tudo o que ela passou, sua infância como filha sem mãe, e depois, toda pressão psicológica por ser uma esposa que, por não conseguir engravidar, perdeu todo o seu valor para sua família (A sogra é o cão).
A gravidez psicológica é tão bem escrita, me deixava agoniada com a situação. Os sentimentos dela tão aflorados internamente, mas por fora ela mantia a calma, principalmente com a segunda esposa, e sempre tentando manter a imagem de uma boa esposa.
Os demais personagens muito bem desenvolvidos, principalmente o Akin, que, como marido, protagoniza essa história junto a sua esposa e é tão pressionado quanto ela (embora por ser homem não sofra nem 1% da pressão que ela sente). Ao passar do livro, quando vamos descobrindo tudo o que ele fez e sente, percebemos como esse personagem é bem escrito.
É um livro que se inicia com uma relação bonita e admirável, mas aos poucos vai desvendando todas as faces escondidas desse casal. Isso é totalmente crédito da autora e a forma que ela desenvolveu esses dois.
Minha única ressalva é que, principalmente no inicio, fica um pouco confuso as trocas de capítulos e a época que está se passando naquele momento e essa troca de timeline e narradores acaba prejudicando o entendimento da história.
No mais, muito bom!
Indicado.

Aninha 25/11/2023

Dilacerante
Esse livro pode ser descrito como uma história de amor, mas com tanto sentimento, tanta complexidade, humanidade e falhas no meio, que ao terminar o livro você se pergunta qual versão de amor é essa contada
Que história dolorosa, triste, e por que não bonita

Diana 24/11/2023

Um baita drama (gosto!)
O livro é curto, mas acontece tanta coisa, um enredo de novela mexicana, mas das boas que te prende e duas sentadas vc lê...

Muito bom, gostei bastante. No início se fala bastante da cultura nigeriana e vc fica WHAAAAT...pois é muito diferente da nossa cultura, eu gosto desse aprendizado.

O enredo em si é bomba atrás de bomba, muitos acontecimentos e vários Plots.

Me emocionei em várias partes, mas não a ponto de debulhar lágrimas rsrs, acho que justamente por acontecer tudo muito rápido e muita coisa não dá tempo..
Enfim gostei muito, só não favoritei pelo final (os últimos 5%) que gostei, mas achei , digamos, estranho alguns pontos não fecham...sei lá enfim kkk

Ygor Araujo 23/11/2023

Fique Comigo
Fique Comigo apresenta os relatos de Yediji e Akin ao longo de suas vidas. Aborda seu relacionamento, conflitos, a imposição familiar e cultural, além da poligamia. O romance tem como pano de fundo alguns acontecimentos históricos e políticos da história nigeriana.
Dor, perda, luto, decepções e recomeço são palavras que caracterizam a narrativa. O livro reflete sobre o significado de família e das relações, com foco na maternidade.

Trechos que merecem destaque:
"Talvez, quando pedimos ao Senhor que nos livre do mal, estejamos na verdade pedindo que nos livre de nós mesmos."

"Quando o fardo é pesado demais e o carregamos por muito tempo, até mesmo o amor se verga, racha, fica prestes a despedaçar, e às vezes se despedaça de fato. Mas, mesmo quando está em mil pedaços aos nossos pés, não significa que não seja mais amor."

Eline.Amorim 23/11/2023

Sinceramente, doloroso. Quis chorar a cada linha, senti ódio, revolta, vontade de rasgar o mundo com as mãos.
Me odiei por sentir pena do marido, minha opinião sobre ele ficou em guerra.
Queria poder abraçar Yejide.

@Estantedelivrosdamylla 21/11/2023

Uaw!
"Fique comigo" é um livro que já tenho há muitos anos, mas que tinha desistido de ler em razão de alguns comentários negativos que havia lido. Porém, este ano vi duas amigas do instabook recomendando muito, então resolvi colocar no meu projeto literário de Novembro no qual leio livros escritos por mulheres pretas, e olha...que livro!

Esse livro tem muita coisa que eu gosto, mas o principal é a escrita envolvente. A autora escreve de uma forma que a gente fica querendo saber o que vai acontecer depois, e assim, não conseguimos largar o danado do livro kkkk.

Quanto à história foi um enorme drama familiar que até agora não sei ao certo o que eu penso. Mas como já foi escrito em algumas resenhas aqui, o que mais faltou foi comunicação entre os envolvidos, principalmente Akin e Yejide. Desde as primeiras páginas vemos o início da destruição do lar e da confiança desses dois. No momento em que AKin deixa seus familiares decidirem o seu futuro, o seu lar começa a desmoronar.

Durante toda a história achei que Akin foi o principal culpado do seu destino e do de Yejide. Ela foi uma coitada, que foi manipulada por todos do início ao fim (quando decide, enfim, se libertar). Yejide sofreu demais, e entendo seu sentimento em muitas partes da história. Me incomodou um pouco certas atitudes que me pareceram um desvio de caráter, mas que é possível de acontecer com qualquer pessoa magoada, então tento compreender a personagem.

Enfim, é isso. Vejam como foi uma enrolação grande essa resenha, mas é pq o livro traz um dilema bem complexo. Super recomendo

site: https://www.instagram.com/estantedelivrosdamylla/

beckkkj 20/11/2023

Visceral
Simplesmente visceral. "Fique comigo" é o tipo de livro que depois que se inicia a leitura, é impossível parar. É cheio de reviravoltas que, às vezes, acabam se tornando previsíveis, mas ainda assim é impossível se sentir alheio. Um livro que fala sobre maternidade, relacionamentos, culpa e muitas zonas cinzas que podem permear a existência humana.