Fique Comigo

Fique Comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Debora.Oliveira 30/12/2023

Esse livro me DILACEROU! 5??
Uma dos melhores livros que li na vida! Daqueles livros que você termina e fica pensando: como é possível que isso ainda aconteça?

Plot atrás de plot! Me surpreendeu demais!

Nesse livro você vai encontrar:

- Questões políticas e sociais da Nigéria nos anos de 1980
- O papel da mulher durante esse período e todas as pressões sofridas
- Um vislumbre da poligamia que é comum no país

Se você gosta de conhecer outras culturas, não deixe de ler esse livro!

Foi meu primeiro contato sobre a realidade da Nigéria e seus costumes e me surpreendi! O livro que me trouxe diversos aprendizados, além de ser muito emocionante!

Mah Mac Dowell 29/12/2023

Que livro fofo! Fala de família, maternidade, luto, amor, perdão? achei muito fofo mesmo. A narrativa é incrível, vc simplesmente mergulha na história. Gostei muito mesmo S2

Beatriz 28/12/2023

Que livro potente! Acho que foi um dos poucos livros de literatura africana que já li e com certeza tenho que ler mais. A autora descreve a cultura nigeriana de uma forma fascinante e, mesmo com suas grandes diferenças, mostra como o patriarcado impacta todas as mulheres. É incrível como o livro não te leva para os lugares mais óbvios e a cada plot twist você percebe que essa é uma leitura especial. Você se sente na pele da protagonista e torce muito pela felicidade dela, como se fosse alguém que você conhece. Demais!

Kelita.Angelo 27/12/2023

Pesado
Livro pesado.
A sinopse mostra a ponta de iceberg que é esse livro então digo para se preparar para vários momentos inesperados e difíceis de serem digeridos.
A protagonista começa com esperança e bom ânimo e vai decaindo com os acontecimentos da vida.
Poucos páginas, mas suficientes para emocionar.

Dani Teodoro 22/12/2023

No início, a história não me prendeu muito. Eu comecei a me sentir fissurada pela leitura do meio para o final, momento em que são revelados os reais motivos da morte de um personagem importante e o motivo de a protagonista não conseguir engravidar. Ao final do livro, me emocionei bastante com o desfecho dos personagens.

gabriely222 20/12/2023

Rotimi
Quão viciante é a escrita desse livro, uma história delicada, simples sem ser simples. Mostra uma dor verdadeira e traz a realidade de um desconhecido que te instiga a querer conhecer mais e mais. É cultura, é cotidiano, é força, é cru. Esse tipo de leitura que está me interessando, então se me perguntarem qual o meu tipo de livro no momento, não hesitaria em citar esse.

Caroline1321 18/12/2023

Esperava muito mais
Amei saber mais sobre costumes e tradições da Nigéria, nunca tinha lido nada sobre. Gostei muito da escrita da autora também.

A história tinha muito potencial porém não consegui nem me emocionar porque achei todos os acontecimentos muito previsíveis e óbvios, principalmente pelas informações dadas no capítulo 1.

Liliane225 14/12/2023

Sensivel, pesado e muito parecido com Carla Madeira
Se você leu Tudo é Rio da Carla Madeira e amou, vai gostar muuuuuito desse livro que também é muito sensível, muito pesado mostrando nu e cru os sentimentos, as contradições e erros e acertos de se viver. Você vai achar errado, certo e etc cada personagem, vai odiar o jeito que eles não resolvem os problemas e perceber que no seu dia a dia muitas coisas poderiam ser resolvidas se você falasse com quem você ama de forma completamente livre, mas a gente não consegue as vezes e é isso que esses livros mais captam da nossa essencia, eu amo e me sinto sempre muito tocada!

Pêpe 12/12/2023

Yejide é casada com Akim, se conheceram na faculdade se apaixonaram e logo se casaram.Contrariando os costumes na Nigéria, onde Akim pudesse ter várias esposas, ele nunca quis.
Yejide sonha em ser mãe e teme que se não engravidar, a família de Akim vá pressiona-lo para que arrume outra esposa, para que possa dar continuidade a sua família.
Yejide passa por vários problemas pessoais, e mesmo procurando vários médicos, curandeiros tomando vários tipo de chá, ela não consegue ficar grávida.
Um belo dia, a família de Akim, aparece com uma jovem, que será sua segunda esposa.Yejide fica furiosa e muito enciumada e tem certeza que a única maneira, de salvar seu casamento é engravidando.
Yejide finalmente, consegue o que tanto queria, o tão sonhado bebê, mas a um custo muito alto, que ela jamais ia imaginar.
O livro nos trás, muitas reflexões, sobre a mulher, sobre a sociedade Nigeriana, sobre a maternidade a qualquer custo.
É bem surpreendente e a escrita da autora é muito boa.
Eu adorei e recomendo

Andresa 12/12/2023

"[...] nenhum deus é como uma mãe, porque ninguém é capaz de apoiar o próprio filho como uma mãe quando o filho está sofrendo."

Maria Amélia 06/12/2023

"Fique comigo" (Stay with me), de Ayobami Adebayo ??
?finalista do Women's Prize for Fiction 2017

"Um romance eletrizante e de enorme poder emocional, Fique comigo não apenas debate as questões familiares da sociedade nigeriana, como também demonstra com realismo as mazelas e as dificuldades políticas enfrentadas pela população desse país nos anos 1980. No entanto, acima de tudo, o livro faz a pergunta: o quanto estamos dispostos a sacrificar em nome da nossa família?"

Beatis 05/12/2023

INCRÍVEL
Surpreendente, incrível, lindo, emocionante, demorei pra ler mas que livro incrível. Agraciada por essa leitura de uma cultura tão forte e vivências tão nuas e cruas ?

Luiza.Surita 04/12/2023

Muito forte
Primeira vez que leio um livro com uma cultura totalmente diferente da minha e me surpreendi com o quanto gostei. Livro forte e comovente, conta a história de um casal nigeriano ao qual me apeguei muito, sofri e vibrei com eles.

Achei o final injusto mas gostei muito e recomendaria.