Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Carlos Jorge 05/02/2020

Surpreendeu
Uma história muito bem amarrada. Um drama fantástico e uma leitura fluida e emocionante a cada página.

Deia 18/04/2022

Recomendação de olhos fechados
A história é muito bonita, apesar de você sofrer junto da personagem, ao final tudo se resolve de uma forma profunda e emocionante

Sarah Duarte 02/11/2020

Um dos preferidos
Eu fiquei muito tocada com a história, com a escrita. O contato com essa outra cultura da Nigéria. Muito emocionante. Definitivamente lerei mais e mais vezes.

Manu 02/04/2021

Ainda anestesiada com esse Romance! ?
Quando iniciei, achei a narrativa um pouco amarrada, desinteressante. ????? Mas fiquei pensando ?, o pessoal tá falando tão bem... Resolvi persistir (a meta é começa e ir até o fim).
E digo a vocês: ainda bem que eu persisti. O romance contado por Akin e Yejide na Nigéria, no período de 1980 a 2008 é surpreendente.
Por questões culturais, Yejide queria muito engravidar, porém, parecia uma meta inalcansável, motivo pelo qual o seu esposo terminou sendo pressionado a ter outra esposa (poligamia de cara).
Todos os esforços foram feitos para que Yejide engravidasse, e ela sempre levava a culpa por não dar os filhos desejados ao seu marido e família. Mas finalmente, ela conseguiu.. no entanto, eles não esperavam ter abikus (filhos que morrem cedo).
Yejide, infelizmente, muito se culpou pelas fatalidades que acometeram a sua família, mas ela não esperava algumas revelações.
Ficou curioso/a, né?? ??
Pois bem, quer saber mais? Corre pra conhecer essa história. ?????????? Garanto que não irá se arrepender. São tantas reviravoltas que deixará você boquiaberto/a.
Boa leitura! ??
#lereexistir #lendomulheresnegras
#lendomulheres
#fiquecomigo
#lendonegres

.claire 31/07/2022

Livro incrível!!!
"Fique comigo" é uma viagem avassaladora, a escrita de Ayòbámi Adébáyo é imersiva e super leve. Os capítulos curtos ajudam com a sensação de querer continuar lendo sem parar. O livro consegue te envolver na história de Yejide e Akin desde a primeira página, e os plot twists são muito muito muito inesperados e vão nos mostrando o quanto o relacionamento deles é complicado. O final me deixou emocionadissima e fez valer ainda mais a leitura!

Emanuela130 28/05/2020

Fique comigo
História forte e pouco feliz, um soco no estômago após o outro. Com características culturais e patriarcais fortes. Amei o livro, mas não consegui me apegar a nenhum personagem, muitos senti raiva.

AndrAia.Maria 10/08/2020

Delicadeza
Delicado, nem por isso deixa de ser expressivo e questionador. Obra jovem, 2018. Mas a história é remetida à década de 80 na Nigéria. Tem narração dupla, marido e esposa contam as dificuldades de seu casamento naquele país, naquela época, com aquela cultura.
É muito difícil tentar resenhar este livro sem dar spoiler, mas vou tentar ser breve. Ele relata o drama de uma mulher que teve uma infância difícil, uma vez que a mãe faleceu durante o seu parto e ela fora "criada" pelas outras esposas do pai, sem nenhum cuidado e compaixão. A casta da mãe era desconhecida, portanto nenhuma das duas tiveram valor social reconhecido. Mesmo assim Yejide se lançou ao mundo e entrou em uma universidade. Conheceu o marido e o drama de sua vida começou de verdade. Tinha a obrigação socio- cultural em ter filhos e também era de sua vontade. Sofria pressões familiares, mas não conseguia engravidar. Por vários motivos surpreendentes a relação se enfraqueceu. O livro mostra como a evolução humana causa transtorno quando o indivíduo decide escapar do gesso que a cultura impõe. Romance dinâmico, pé no chão, sem idealizações surreais. Vale a pena. Faria a leitura novamente. Mexeu comigo.

BrunoTS 06/03/2023

Delicia de leitura
Dona Yejide me fez raiva em alguns momentos, mas que história!
Uma mulher que não pode ter filhos, vendo seu marido tomar outra esposa numa sociedade onde a poligamia é aceita, para q ela possa lhe dar filhos.
Mas o destino reservou amargas supresas pra Yejide...
Uma história emocionante!

Vanessa 05/12/2020

Um livro pra chorar e refletir
Um romance tocante e sensível demais, de fazer qualquer um chorar. Com capítulos pequenos e uma escrita maravilhosa, você fica tentado a querer saber mais da história que tem tantas reviravoltas. Traz tantas reflexões sobre família, papel da mulher, e muitas outras coisas.

Mariana Coutinho 20/09/2021

Uma série de desventuras dramáticas e muito bem escritas
Dramático, emocionante, bem escrito, de tirar o fôlego, triste, inteligente, surpreendente. O livro me prendeu do início ao fim. Ao longo da narrativa, a autora constrói uma sociedade abalada por conflitos políticos alinhados as tradições e dramas familiares dos personagens impossíveis de desviar o olhar. Merece muito a leitura.

Rayanna.Santos 18/04/2020

Fique Comigo
Quando li o título desse livro eu achava que se tratava de um romance, de um casal apaixonado (Não gosto de ler sinopses) é de fato tem um casal apaixonado, e de fato esse livro é sobre amor. Amor de mãe por um filho, por todos os filhos e sobre a dor de não poder tê-los mesmo que muito se queira e sobre perde-los também mesmo que eles nunca vai embora na memória!
Nunca li um romance tão rico, contrata a política caótica de um pais caótico e uma mulher lutando com seus fantasmas para tentar ser uma mãe. Em meio crendisses e a medicina todos os recursos são usandos nessa empreitada.
Fique Comigo não é o apelo que se faz quando o homem da sua vida está indo embora e sim o apelo ao universo pra que mais um filho não se vá!
Jota 26/04/2020minha estante
após essa resenha, fiquei com vontade ler esse livro

Rayanna.Santos 28/04/2020minha estante
Não vai de arrepender. Muito interessante e com uma história muito rica sobre a Nigéria, os costumes tão diferentes dos nossos.

Jota 28/04/2020minha estante
E minha lista de leitura só vai aumentando ???

Nayara 07/10/2021

"...o que seria do amor sem a verdade exagerado lá até o limite, sem as versões melhoradas de nós mesmos que apresentamos como se fossem as únicas que existem?"

Nicolas 04/05/2020

Lindo, dolorido e sensível. Leiam.
??As razões pelas quais fazemos as coisas que fazemos nem sempre serão lembradas. Às vezes, acho que temos filhos porque queremos deixar alguém que possa explicar ao mundo quem éramos depois que morremos. [...] Contei muitas histórias a Olamide, na esperança de que, um dia, ela também contasse ao mundo a minha.??

profa_ana_paula 05/11/2022

A força das tradições
Belíssimo livro, escrita potente marcada pelas tradições e pelas faltas que elegemos como redentoras de nossa felicidade. Apesar de dar uma sensação morna até certo ponto, é quando a autora esmiúça a história que o livro ferve, as entrelinhas são escancaradas e se percebe que as aparências nunca dão conta da brutalidade da realidade. Os capítulos são alternados nas vozes de Yejide e de Akin, seu marido, trazendo duas verdades da mesma história, e tem uma linha temporal que vai e volta, acrescentando camadas de complexidade à trama. Livro com personagem feminina muito forte. Recomendo a leitura.
Flávia 16/12/2022minha estante
Esse livro é lindo!