Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Bia 08/11/2021

Fique comigo
Extremamente emocionante e sofrido ver a tristeza de Yejide por não poder engravidar, e o quando ela é comprada enquanto o marido não.

"Às vezes, acho que temos filhos porque queremos deixar alguém que possa explicar ao mundo quem éramos depois que morremos."

"Mas as maiores mentiras são na maioria das vezes as que contamos a nós mesmos."

LuanaLopesEscritora 11/04/2021

A delicadeza de "Fique comigo"
Um livro que se faz surpreendente do início ao fim. Eu estive pensando em quanto amor existe nesse livro. Mesmo com os acontecimentos não tão admiráveis, temas polêmicos em meio a um contexto cultural tão rico. É lindo ver a trajetória de Yejide e Akin, o amor superou todas as coisas e é assim que vejo o final desse livro. Yejide é complexa, assim como Akin também é. E a narrativa em primeira pessoa de ambos nos fez estar muito próximos deles.

Vale a pena!

Helyanny 19/07/2020

Traiu ou não traiu?
Um livro forte e lindo, cuja protagonista me inspirou muito!
danimaccedo 19/07/2020minha estante
Traiu ou não traiu é a frase do Dom Casmurro rsrsrs

Helyanny 19/07/2020minha estante
Pra mim agora é pra esse! Kkkkkkk

danimaccedo 19/07/2020minha estante
Kkk... tá certo. Tenho vontade de ler.

Helyanny 20/07/2020minha estante
Leeeeeia ?

Emanuela130 28/05/2020

Fique comigo
História forte e pouco feliz, um soco no estômago após o outro. Com características culturais e patriarcais fortes. Amei o livro, mas não consegui me apegar a nenhum personagem, muitos senti raiva.

BrunoTS 06/03/2023

Delicia de leitura
Dona Yejide me fez raiva em alguns momentos, mas que história!
Uma mulher que não pode ter filhos, vendo seu marido tomar outra esposa numa sociedade onde a poligamia é aceita, para q ela possa lhe dar filhos.
Mas o destino reservou amargas supresas pra Yejide...
Uma história emocionante!

Sumotinho 08/12/2021

Amei
Dolorosamente lindo... Não tem como não se emocionar.
Gostei muito da narrativa, da forma como a autora envolveu a política na história também.
Um livro muito sensível e cativante.

cmvies 17/03/2023

Eu não tinha força para amar o que podia perder novamente
Gente, apenas leiam esse livro! Foi escrito pela Ayòbámi Adébáyò, uma escritora nigeriana, e é um dos melhores e mais tocantes romances que eu li recentemente.

Conta a história de Akin e Yejide, um casal que embora casados há 4 anos ainda não tiveram filhos. Por pressão familiar e cultural, Akin que é o filho mais velho, acaba aceitando tomar uma nova esposa para que ela engravide, mesmo que ele e Yejide tenham concordado que seriam monogâmicos.
Com a chegada dessa segunda esposa, Yejide é levada ao limite e tudo que mais quer e precisa na vida é engravidar para salvar a si mesma e a seu casamento com Akin. Pelo menos é isso que ela pensava.

A história é narrada alternando entre Akin e Yejide que vivem na Nigéria de 1980. Um ponto bem interessante também é que o país nessa época enfrentava uma ditadura militar e isso é retratado no livro. Tanto como afetou o cenário político do país como o casal individualmente.

Se prepare pra sentir de tudo! É uma história cheia de reviravoltas, dor, agonia e uma felicidade agridoce. É impossível parar de ler porque a gente sempre quer saber mais, mergulhar mais e saber por fim o que o destino preparou para Yejide e Akin.

Esse livro me fez pensar muito sobre maternidade, a necessidade de ter filhos como se isso fosse o bem mais precioso do mundo. Sobre família e até onde nós somos capazes de passar por cima de nossas próprias vontades pra agradar quem amamos e o que a sociedade espera de nós.

Terminei o livro devastada mas muito feliz por ter tido contato com essa obra de arte.

Carlos Jorge 05/02/2020

Surpreendeu
Uma história muito bem amarrada. Um drama fantástico e uma leitura fluida e emocionante a cada página.

profa_ana_paula 05/11/2022

A força das tradições
Belíssimo livro, escrita potente marcada pelas tradições e pelas faltas que elegemos como redentoras de nossa felicidade. Apesar de dar uma sensação morna até certo ponto, é quando a autora esmiúça a história que o livro ferve, as entrelinhas são escancaradas e se percebe que as aparências nunca dão conta da brutalidade da realidade. Os capítulos são alternados nas vozes de Yejide e de Akin, seu marido, trazendo duas verdades da mesma história, e tem uma linha temporal que vai e volta, acrescentando camadas de complexidade à trama. Livro com personagem feminina muito forte. Recomendo a leitura.
Flávia 16/12/2022minha estante
Esse livro é lindo!

Maryanna 18/04/2021

Chorosa estou
Comecei a ler por ver bastante gente indicando.
Confesso que ele não me pegou muito no início, mas depois da primeira reviravolta, não consegui parar.
E o final.. ahh, o final. Foi impossível controlar as lágrimas

Kássio 14/04/2021

Não sei se tem outro modo de terminar esse livro senão aos prantos. É lindo demais ??

Vania.Evangelista 21/02/2021

Os sacrifícios que fazemos para alcançar um desejo e as responsabilidades que essas escolhas trazem para nossa vida. Emocionante, sensível e bem desenvolvido.

.claire 31/07/2022

Livro incrível!!!
"Fique comigo" é uma viagem avassaladora, a escrita de Ayòbámi Adébáyo é imersiva e super leve. Os capítulos curtos ajudam com a sensação de querer continuar lendo sem parar. O livro consegue te envolver na história de Yejide e Akin desde a primeira página, e os plot twists são muito muito muito inesperados e vão nos mostrando o quanto o relacionamento deles é complicado. O final me deixou emocionadissima e fez valer ainda mais a leitura!

Sarah Duarte 02/11/2020

Um dos preferidos
Eu fiquei muito tocada com a história, com a escrita. O contato com essa outra cultura da Nigéria. Muito emocionante. Definitivamente lerei mais e mais vezes.