Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Vanessa.Carla 12/10/2022

Fique comigo
Fique comigo é aquele tipo de livro que antes mesmo de chegar na minha casa eu já sabia que iria mexer comigo e de fato se tornou um dos favoritos do ano.
É um livro complexo e intenso, é incrível como em poucas páginas autora consiguiu reproduzir tantos marcos importantes na vida dos personagens.
Embarquei na leitura do jeito que eu gosto, sem saber de quase nada, a não ser que se passava na Nigéria. Sempre é uma experiência enriquecedora ler livros de autores não americanos.
A intensidade e a complexidade dos personagens faz com que o livro seja ainda mais incrível. São extremamente reais, com seus defeitos, vontades, crenças, vaidades, belezas e amores.
É muito lindo ver personagens negros complexos e bem trabalhados e ver isso sendo feito por uma autora tão talentosa é mais lindo ainda.
Um dos livros que mais me fizeram chorar em vários trechos, só de imaginar como é estar no lugar dos personagens.
Muito bom também ver os dois lados da história, ver que ninguem é perfeito e cada um tem sua individualidade, trás perspectiva e riqueza para o livro.
Amei essa leitura.

Hilsa Camargo 29/01/2022

Inesquecível
Esse livro consegue ser triste e leve ao mesmo tempo, a autora acerta no tom de cada narrativa.

Yejide sofre muito, principalmente pela cultura que exige tanto... que maltrata a mulher, transformando ela numa máquina de reproduzir filhos

O drama vivido pela protagonista parece nunca ter fim, mas ela nos ensina a sermos fortes e mantermos a esperança

Luiza Helena (@balaiodebabados) 04/04/2023

"Hoje digo a mim mesma que foi por isso que me esforcei para aceitar cada nova humilhação: para ter alguém que procurasse por mim caso eu desaparecesse."
Ainda não processei por completo a leitura, mas foi completamente diferente do que eu esperava e uma surpresa que me deixou puta da vida e super revoltada, ao mesmo tempo que eu sofri horrores.
booksluv_ 14/01/2024minha estante
amg o final é bom??? já tô passando tanta raiva com essa segunda mulher...

Luiza Helena (@balaiodebabados) 15/01/2024minha estante
o final é satisfatório kkkkkkk

Aline @contandoleituras 15/07/2020

Surpreendente!
Quantas reviravoltas nessa história!! Tive diversos sentimentos durante a leitura, mas sem dúvida é uma leitura que vale a pena.
A autora faz menções durante a historia sobre o que estava acontecendo na Nigéria nos anos 90, mas de forma leve.
@contandoleituras

Lesabino 04/03/2022

Rotimi, fique comigo?
Deus, esse livro me destruiu do início ao fim. Eu nunca sofri tanto com um livro e literalmente do segundo capítulo ao último é só sofrimento. Yejide merece tudo na vida dela, as melhores coisas. Por um lado, também consigo ter dó de todos os envolvidos, mas nada supera o que a Yejide passou ????

Fernanda.pl3 26/04/2021

Fique Comigo
Gente, que história emocionante. Um drama familiar que envolve a maternidade. Um casamento que se agarra no amor, na maternidade. Uma mulher guerreira que faz de tudo para ser mãe. Um relacionamento de fachada, são o que a sociedade quer ver, até que pontoa cultura passada de geração para geração influência nesse relacionamento. Emocionante, triste e lindo ao mesmo tempo.?

Princesa_enrolada 12/09/2023

Complexo, mas não tão profundo
Fique comigo é um livro sobre política, maternidade, relações interpessoais, traição, mentira e luto. É um livro que fala sobre a maternidade no seu íntimo mais profundo, sobre infertilidade de forma estarrecedora, que te transporta pra dor e pro medo de um casal infértil. Mas também é sobre machismo, julgamento feminino, historia sociopolítica da sociedade nigeriana, religião e muitas outras nuances de uma realidade por vezes hostil. Achei a narrativa incrível, mas um pouco superficial. Temas diversos e muito complexos são tocados, mas pelo limitado número de páginas de forma um tanto quanto superficial. Recomendo pra quem gosta de sentir as dores dos personagens, é pungente a forma como isso acontece na narrativa.

Manu 02/04/2021

Ainda anestesiada com esse Romance! ?
Quando iniciei, achei a narrativa um pouco amarrada, desinteressante. ????? Mas fiquei pensando ?, o pessoal tá falando tão bem... Resolvi persistir (a meta é começa e ir até o fim).
E digo a vocês: ainda bem que eu persisti. O romance contado por Akin e Yejide na Nigéria, no período de 1980 a 2008 é surpreendente.
Por questões culturais, Yejide queria muito engravidar, porém, parecia uma meta inalcansável, motivo pelo qual o seu esposo terminou sendo pressionado a ter outra esposa (poligamia de cara).
Todos os esforços foram feitos para que Yejide engravidasse, e ela sempre levava a culpa por não dar os filhos desejados ao seu marido e família. Mas finalmente, ela conseguiu.. no entanto, eles não esperavam ter abikus (filhos que morrem cedo).
Yejide, infelizmente, muito se culpou pelas fatalidades que acometeram a sua família, mas ela não esperava algumas revelações.
Ficou curioso/a, né?? ??
Pois bem, quer saber mais? Corre pra conhecer essa história. ?????????? Garanto que não irá se arrepender. São tantas reviravoltas que deixará você boquiaberto/a.
Boa leitura! ??
#lereexistir #lendomulheresnegras
#lendomulheres
#fiquecomigo
#lendonegres

Beca 25/08/2022

Me surpreendeu
Não esperava ser envolvida tão rápido na história e ler tão fácil, fluido. Vivenciar uma sociedade diferente, ainda que não tão diferente assim, a cobrança pelos filhos tão presente e tão insistente ao ponto de causar uma pseudociese nela, adicionar uma cobraça e um peso além do que Yejide já carregava. O machismo de Akin não conversar com sua própria esposa com franqueza e sinceridade.
Adorei esse livro.

Bibis8 28/09/2022

Meu coração está completamente partido, porém ainda batendo.
Aviso logo que estou escrevendo essa resenha com os olhos cheios de lágrimas.
Como foi essa leitura pra mim??
Terrível.
Revoltante.
Linda.
Quente.
Vital.

Adébáyò me presentou com a indestrutível Yejide {ela jamais sairá do meu coração} que dá um show de protagonismo na sua insignificância enquanto mulher nigeriana sem filhos e todas as pessoas que orbitam e são orbitadas pela mesma ao longo das fundamentais duzentas e cinquenta e seis páginas desta obra arrebatadora.

Como história já estaria mais do que satisfeito com o resultado deste livro dentro de mim, porém a autora decide encorpar seus personagens transformando eles em matéria física pois não existiria outra explicação para toda a dor que senti na pele enquanto as duras palavras de Ayòbámi eram atravessadas na minha alma. Sem contar com a sensação de declínio aterrador superado apenas pela força da esperança que somente uma história bem feita com bons motivos para existir pode fazer.

Façam um favor para vocês mesmos e leiam essa experiência de tom laranja.
Valeria 28/09/2022minha estante
Esse livro entrou pro meus preferidos da vida

Bibis8 28/09/2022minha estante
É marcante mesmo

Sarah Duarte 02/11/2020

Um dos preferidos
Eu fiquei muito tocada com a história, com a escrita. O contato com essa outra cultura da Nigéria. Muito emocionante. Definitivamente lerei mais e mais vezes.

.claire 31/07/2022

Livro incrível!!!
"Fique comigo" é uma viagem avassaladora, a escrita de Ayòbámi Adébáyo é imersiva e super leve. Os capítulos curtos ajudam com a sensação de querer continuar lendo sem parar. O livro consegue te envolver na história de Yejide e Akin desde a primeira página, e os plot twists são muito muito muito inesperados e vão nos mostrando o quanto o relacionamento deles é complicado. O final me deixou emocionadissima e fez valer ainda mais a leitura!

Mariana Coutinho 20/09/2021

Uma série de desventuras dramáticas e muito bem escritas
Dramático, emocionante, bem escrito, de tirar o fôlego, triste, inteligente, surpreendente. O livro me prendeu do início ao fim. Ao longo da narrativa, a autora constrói uma sociedade abalada por conflitos políticos alinhados as tradições e dramas familiares dos personagens impossíveis de desviar o olhar. Merece muito a leitura.

Vanessa 05/12/2020

Um livro pra chorar e refletir
Um romance tocante e sensível demais, de fazer qualquer um chorar. Com capítulos pequenos e uma escrita maravilhosa, você fica tentado a querer saber mais da história que tem tantas reviravoltas. Traz tantas reflexões sobre família, papel da mulher, e muitas outras coisas.